starkiller Publicado Junho 10, 2005 Publicado Junho 10, 2005 oix! :D tem se debatido mt sobre como repor os NPK uma vez as fontes deste nutrientes se esgotarem. E tenho lido tudo aquilo que encontro aqui no forum sobre o assunto. mas parece n haver uma opiniao clara sobre o que devemos utilizar. acham que fertilizante da HAGEN (nutrafin) pode ajudar na reposiçao deste nutrientes perciosos pras plantas? a razao dos nutrientes e de 0.6% 0.3% 0.05% respectivamente (NPK) PS: visto que é um produto proprio nao corremos riscos de afectar a fauna dos nossos aquario certo? desde ja obrigado pela paciência João Chagas APK 216
starkiller Publicado: Junho 11, 2005 Autor Publicado: Junho 11, 2005 oix! bem preciso de ajuda, tenho 0 de nitratos fiz agora testes. E agora o que faço? preciso de introduzir macro nutrientes no meu aqua senao... tenho ca um fertilizante pra plantas com a razao de N-6;P-3;K-6 e ainda tem 0.03% e oligoelementos... devo usar? me João Chagas APK 216
Just_me Publicado: Junho 11, 2005 Publicado: Junho 11, 2005 Tanto um como o outro parecem-me ter fosfatos a mais... acho estranho é o da hagen ter mais fosfatos que potássio...mas Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
starkiller Publicado: Junho 12, 2005 Autor Publicado: Junho 12, 2005 bem continuei a comparar e descobri k alem desse tal fertilizante pras plantas terrestres ter mais ou menos a mm percentagem de NPK k o fertilizante da nutrafin, em termos de oligoelementos (axo k é o mesmo que elementos traço senao for corrijam-me sffv) tem exactamente os mesmo que o meu fertilizante pra este efeito JBL-ferropol) apenas o k vendem- nas lojas especializadas tem so a mais cobalto e enxofre que sinceramente nao axo fazer grande diferença. ahh ja agora o fertilizante de plantas que tou a falar e o substral que tem: NPK (6%;3%;6%), ferro (0.03%), boro, manganes molibdenio, zinco. tendo em conta o meu caso ser o melhor a utilizar...??? apesar dos riscos Obrigado pela paciencia!!! Fikem bem *****killer João Chagas APK 216
RAM Publicado: Junho 12, 2005 Publicado: Junho 12, 2005 Tenho tambem as mesmas duvidas que tu. O que acho e que se comprares fertilizantes tipo substral ou outros nao especializados para aquariofilia contem niveis de cobre e fosfatos altos , mas o ideal era que se alguem ja tivesse utilizado esses produtos dissesse alguma coisa... Dizem que o hortrilon e o flourish seachen sao bons, mas...
Luís D. Publicado: Junho 13, 2005 Publicado: Junho 13, 2005 Acho que o grande problema é a quantidade de fosfatos desses fertilizantes. Se repararem o da Nutrafin tem 0.05% de fosfatos e os normais têm 6%...são fosfatos a mais, uma vez que estes já existem no aquário. Outro problema creio serem as concentrações, que segundo as precentagens usadas são 10 vezes maiores... ~*~ Green Shark ~*~ Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...
Miguel Silva Publicado: Junho 13, 2005 Publicado: Junho 13, 2005 StarKiller: ahh ja agora o fertilizante de plantas que tou a falar e o substral que tem: NPK (6%;3%;6%), ferro (0.03%), boro, manganes molibdenio, zinco Bem, tendo eu já usado o Substral posso te dar o meu parecer, acho que o podes usar mas muito de vez em quando e nunca o uses sem fazer primeiro um teste aos Fosfatos e verificando que ele está realmente a 0, ai sim podes usar uma quantidade de 5ml para 450L de água durante 3 dias seguidos e não mais, pois usei 5 dias seguidos e de imediato as algas filamentosas (um dos piores pesadelos do Aquariofilista) apareceram, felizmente assim que parei de fertilizar elas após 3 dias começaram a desaparecer. Nota: Obviamente, os Nitratos também têm que estar baixissimos.
starkiller Publicado: Junho 13, 2005 Autor Publicado: Junho 13, 2005 tao voces recomendam qual a utilizar um nao prorpio (tipo hortilon??) ou um fertilizante mesmo prorpio pra aquarios? e qual? obrigado pelas opinioes. abarços! *****killer João Chagas APK 216
Recommended Posts