JoséFigueira Publicado Setembro 15, 2016 Publicado Setembro 15, 2016 (editado) Boa tarde a todos, Sou um apaixonado por aquariofilia mas nunca tive grande disponibilidade para me dedicar. Neste momento estou mais organizado e então gostava de voltar ao ativo. O meu último aquário foi algo bastante simples 60L de água quente que me durou uns bons 3 anos. Agora como não tenho muito espaço gostava de experimentar um nano. Ja vi que existem milhares de tópicos neste forum e daí estar um pouco perdido. Gostava de montar algo relativamente simples para começar e a minha ideia seria ter camarões. Sera que me poderiam ajudar sobre tópicos que sejam fundamentais eu perceber e pesquisar ? (as minhas noções sobre aquariofilia sao básicas e o meu ultimo aquário correu bastante bem) Obrigado. Cumprimentos, Jose Figueira Editado Setembro 15, 2016 por JoséFigueira Citar
Gonçalo84 Publicado: Setembro 15, 2016 Publicado: Setembro 15, 2016 Boas José, primeiro que tudo tens de analisar onde vais pôr o aqua, para veres que tamanho queres. A partir daí podes começar a pesquisar por aquas, substratos (se queres um plantado ou com plantas), filtro e iluminação. Mas primeiro decide o tamanho do aqua, que depois a malta vai acompanhando e ajudando. Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
JoséFigueira Publicado: Setembro 15, 2016 Autor Publicado: Setembro 15, 2016 Boas, Obrigado pela respota! Eu estava a pensar em algo pequeno até 30L 30x30x35. Cumprimentos, José Figueira Citar
Gonçalo84 Publicado: Setembro 19, 2016 Publicado: Setembro 19, 2016 Ok então o aqua está decidido. Já pensaste num cubo 40x40x40? Já tens mais litros e já é mais fácil equilibrar o eco sistema. Agora tens de decidir onde o vais pôr porque isso vai influenciar o tipo de filtro que vais pôr. O melhor é sempre um externo, mas também podes optar por um tipo mochila/cascata. E também há filtros específicos para camarões, os filtros de esponja. Gambas não são o meu forte por isso espera por alguém mais entendido no assunto. A seguir junta uns trocos para substrato. Existe próprios para camarões que garantem condições ideias para eles. Depois pensas na luz. Tens este site que começar a fazer contas de cabeça para veres o que podes gastar. http://www.shrimpdream.com/. Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
asol Publicado: Setembro 19, 2016 Publicado: Setembro 19, 2016 Boas, Se for só para camarões e invertebrados, uma bomba de ar com um filtro de duas esponjas chega perfeitamente (eventualmente ainda pode levar um pequeno cardume de peixes de pequeno porte, tipo 5 a 8 peixes até 5cm em adultos). No entanto, por vezes um filtro de mochila ou um externo (vai aspirar alguns camarões recém nascidos para dentro dele) liberta espaço dentro do aquário e fica melhor esteticamente falando. Para além da escolha do aquário, é preciso ver qual a iluminação e layout do aquário pois se é para camarões convém levar plantas (algum musgo incluído). A escolha da luz e do substrato vão influenciar o leque de plantas mais indicadas. Eu gosto de aquários low-tech de baixa manutenção com plantas de crescimento lento e algumas algas à mistura (anubias, fetos, cryptocorines, musgos, etc). cumprimentos Citar CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
AndrePeixoto Publicado: Setembro 20, 2016 Publicado: Setembro 20, 2016 Um externo aspira camarões para dentro dele ? Nada que uma meia de senhora não resolva Citar
JoséFigueira Publicado: Setembro 29, 2016 Autor Publicado: Setembro 29, 2016 (editado) Boa noite a todos. Tenho lido algumas coisas e acho que já tenho mais ou menos ideia do que quero comprar. (1) Nano Aquário – 30 a 40 litros no máximo por falta de espaço: Uma pergunta, alguém a viver em Londres que saiba onde posso comprar um nano a um preço porreiro? Tenho visto tudo e mais alguma coisa e não consigo por menos de 40 a 50 libras so pelo aquário. Gostava de evitar os kits comuns. (2)Filtro – Eheim Liberty 75 ou 150: Para a litragem que pretendo o 75 será suficiente ou deveria optar pelo 150 ? Para quem tem este filtro sabem me dizer se é muito barulhento já que o aquário terá de ficar no quarto. (3) Aquecedor – Eheim de 50w penso não precisar de mais. (4)Fauna – a minha ideia seria ter red cherry shrimps, pergunto quantos poderei ter para a litragem que pretendo. (5)Flora – algo de média a baixa manutenção já que poderei ter períodos de 1 a 2 semanas fora de casa (férias). O que me aconselhariam? Algo que fosse compatível com as gambas claro. (6)Iluminação – dependerá da flora que ainda tenho que decidir. (7)Substrato – seria ADA AQUA SOIL AMAZONIA (3 LITRE) e depois dependendo da flora se precisar de fertilização adiciono à parte (8)Decoração – estava a pensar numas rochas tipo seiryu stones ou dragon stones e talvez um tronco de red moor wood. (9)CO2 – caso seja necessário não será umproblema adequirir um. Dicas são bem vindas a minha experiência é limitada nesta área Obrigado. Jose Figueira Editado Setembro 29, 2016 por JoséFigueira Citar
Gonçalo84 Publicado: Setembro 29, 2016 Publicado: Setembro 29, 2016 Boas, vou me pronunciar só sobre aquilo que sei: 2 - Segundo vi em algumas reviews que tenho andado a ver porque estou à procura de um cascata/mochila esse faz algum barulho, mas existe um que não: o Marina Slim. 3- chega perfeitamente 5 - musgos, anubias e fetos de java 6 - pouca se fores para estas plantas 7 - Se a ideia é mesmo só umas gambas podes ir para um substrato especial para camarões: vê aqui http://www.shrimpdream.com/substratos-frteis 9 - se fores só para ter plantas fáceis não precisas de co2 para nada Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Alvaro Silva Publicado: Setembro 29, 2016 Publicado: Setembro 29, 2016 Boas JoseéFigueira Olha não sei se dá para te ajudar,mas vê aqui https://portuguese.alibaba.com/product-detail/pg-made-in-shanghai-custom-fish-tank-acrylic-london-aquarium-60513671847.html espero que sim,boa sorte. Cump: Álvaro Silva Citar
asol Publicado: Setembro 29, 2016 Publicado: Setembro 29, 2016 (1), (2) e (3) não tenho nada a acrescentar por falta de experiência/conhecimento... (4) é comprar uns 10 e se tudo correr bem em alguns meses devem chegar aos 100... Se não houver peixes ao barulho o aquário aguenta perfeitamente com bastante mais que 100 (5) subscrevo as indicadas pelo Gonçalo84 e acrescento algumas à lista: criptocoryne, bucephalandras. (6) para as plantas indicadas uma simples luz led (tipo esta) com um pouco de bricolage é suficiente. (7) o ADA é um excelente substrato para gambas (nos meus red cherry uso algo mais em conta, nas espécies mais sensíveis só uso ADA) ( gosto de ambos os tipos de pedra e do tipo de madeira, é uma questão de encontrar uma combinação que goste. (9) para as plantas indicadas não é necessário. cumprimentos e boa montagem Citar CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
JoséFigueira Publicado: Setembro 30, 2016 Autor Publicado: Setembro 30, 2016 Boas, vou me pronunciar só sobre aquilo que sei: 2 - Segundo vi em algumas reviews que tenho andado a ver porque estou à procura de um cascata/mochila esse faz algum barulho, mas existe um que não: o Marina Slim. 3- chega perfeitamente 5 - musgos, anubias e fetos de java 6 - pouca se fores para estas plantas 7 - Se a ideia é mesmo só umas gambas podes ir para um substrato especial para camarões: vê aqui http://www.shrimpdream.com/substratos-frteis 9 - se fores só para ter plantas fáceis não precisas de co2 para nada Ok, obrigado Gonçalo ! Vou continuar na pesquisa até encontrar um aquário a um preço porreiro para avançar com o projecto Em relação à flora talvez mude de ideias, sabes me dizer que tipo de espécies são utilizadas para se agarrar aos troncos ? Há alguma gama de plantas que requira mais atenção mas que seja de crescimento lento ? Boas JoseéFigueira Olha não sei se dá para te ajudar,mas vê aqui https://portuguese.alibaba.com/product-detail/pg-made-in-shanghai-custom-fish-tank-acrylic-london-aquarium-60513671847.html espero que sim,boa sorte. Cump: Álvaro Silva Vou dar uma vista de olhos muito obrigado ! (1), (2) e (3) não tenho nada a acrescentar por falta de experiência/conhecimento... (4) é comprar uns 10 e se tudo correr bem em alguns meses devem chegar aos 100... Se não houver peixes ao barulho o aquário aguenta perfeitamente com bastante mais que 100 (5) subscrevo as indicadas pelo Gonçalo84 e acrescento algumas à lista: criptocoryne, bucephalandras. (6) para as plantas indicadas uma simples luz led (tipo esta) com um pouco de bricolage é suficiente. (7) o ADA é um excelente substrato para gambas (nos meus red cherry uso algo mais em conta, nas espécies mais sensíveis só uso ADA) ( gosto de ambos os tipos de pedra e do tipo de madeira, é uma questão de encontrar uma combinação que goste. (9) para as plantas indicadas não é necessário. cumprimentos e boa montagem Ok já fico com ideia de quantas gambas deverei adquirir para começar hehe Para iniciar o cilco de azoto poderei iniciar um camarão ou necessito mesmo de adquirir um peixe ? Obrigado a todos ! Citar
Gonçalo84 Publicado: Setembro 30, 2016 Publicado: Setembro 30, 2016 Boas, todas as plantas que te disse são para agarrar aos troncos e/ou pedras. Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
asol Publicado: Outubro 1, 2016 Publicado: Outubro 1, 2016 O ciclo pode ser com um camarão mas e mais fácil e menos arriscado com um caracol por exemplo. Basicamente para completar o ciclo do azoto é preciso haver excrementos sejam eles de peixe, camarão ou caracol. As bucephanlandras são, de certa forma, parecidas com as anúbias por isso também são de agarrar aos troncos e/ou pedras. Das plantas mencionadas anteriormente as cryptocorines são as únicas que têm que ser enterradas. Citar CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
A. Ferreira Publicado: Outubro 1, 2016 Publicado: Outubro 1, 2016 boas, quanto ao aquário vê aqui: http://www.aquariumgardens.co.uk/glass-aquariums-98-c.asp cumps, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Inácio Sanches Publicado: Outubro 1, 2016 Publicado: Outubro 1, 2016 Quanto ao filtro, o eheim 150 que tenho não faz barulho absolutamente nenhum, só de início, depois fica um "mimo" . Eu no teu lugar poria o liberty 200, vou mudar o meu 150 para um de 200 que está parado, num nano de 30 litros. Citar
A. Ferreira Publicado: Outubro 1, 2016 Publicado: Outubro 1, 2016 boas, corroboro a opinião do ignace acerca dos eheim, tenho 1 liberty 100, 2 200 e 4 150, feios, mas trabalhadores sem igual cumps, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
JoséFigueira Publicado: Outubro 1, 2016 Autor Publicado: Outubro 1, 2016 (editado) Quanto ao filtro, o eheim 150 que tenho não faz barulho absolutamente nenhum, só de início, depois fica um "mimo" . Eu no teu lugar poria o liberty 200, vou mudar o meu 150 para um de 200 que está parado, num nano de 30 litros. Obrigado ! boas, corroboro a opinião do ignace acerca dos eheim, tenho 1 liberty 100, 2 200 e 4 150, feios, mas trabalhadores sem igual cumps, Obrigado ! Para ser sincero uma das minhas grandes preocupações é mesmo o barulho ja que o aquário terá de ficar no quarto. Já agora o que acham desta aquário? é um pouco maior do que estava a pensar mas parece-me boa compra para o que tenho visto. https://www.amazon.co.uk/Waterhome-A11984-All-Glass-Aquarium/dp/B005O650JQ/ref=sr_1_6?s=pet-supplies&ie=UTF8&qid=1475355529&sr=1-6&keywords=glass+aquarium A loja que o senhor Ferreira me indicou é de facto espetacular mas fica a 3 horas de onde vivo e não fazem entregas :/ Editado Outubro 2, 2016 por JoséFigueira Citar
A. Ferreira Publicado: Outubro 2, 2016 Publicado: Outubro 2, 2016 Obrigado ! Já agora o que acham desta aquário? é um pouco maior do que estava a pensar mas parece-me boa compra para o que tenho visto. https://www.amazon.co.uk/Waterhome-A11984-All-Glass-Aquarium/dp/B005O650JQ/ref=sr_1_6?s=pet-supplies&ie=UTF8&qid=1475355529&sr=1-6&keywords=glass+aquarium A loja que o senhor Ferreira me indicou é de facto espetacular mas fica a 3 horas de onde vivo e não fazem entregas :/ boas, não fazem entregas??? pareceu-me que compras de mais de 50 paus ingleses têm direito a entrega gratis... http://www.aquariumgardens.co.uk/delivery-14-w.asp quem é esse gajo senhor Ferreira??? esse áqua da amazom também é porreiro. cumps, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
JoséFigueira Publicado: Outubro 2, 2016 Autor Publicado: Outubro 2, 2016 boas, não fazem entregas??? pareceu-me que compras de mais de 50 paus ingleses têm direito a entrega gratis... http://www.aquariumgardens.co.uk/delivery-14-w.asp quem é esse gajo senhor Ferreira??? esse áqua da amazom também é porreiro. cumps, Sim realmente fazem entregas. O problema é que os nano cubes (35 libras o de 30 litros) só estão dispoíveis para recolha na loja os únicos que fazem entregas são os "evolution aqua the aquascaper" mas um de 30l vai para as 60 libras não estão a carregar um pouco no bixo ? O da amazon tem 10 reviews e parece-me porreiro ! Citar
JoséFigueira Publicado: Outubro 4, 2016 Autor Publicado: Outubro 4, 2016 Bom dia a todos, Se tudo correr bem ja vou buscar o meu cubinho no sabado Depois de 3 semanas a procura de uma loja no centro de londres finalmente encontrei uma que tem bastante material a bons precos. Paciencia a cima de tudo ! Desculpem a falta de acentos (teclado ingles) Jose Figueira Citar
JoséFigueira Publicado: Outubro 4, 2016 Autor Publicado: Outubro 4, 2016 Malta uma pergunta o que acham desta marca para o sistema de aquecimento ? E fiavel ? http://charterhouse-aquatics.com/shop/aquatics/aquarium-accessories/jager/jager-50w-aquarium-heater Obrigado. Jose Figueira Citar
Tugz Publicado: Outubro 4, 2016 Publicado: Outubro 4, 2016 Tenho um em segunda mão desde 2009 a trabalhar, já passou por vários aquários sem dar um unico problema, inclusive com peixes ciclideos africanos e com um oscar. Acho que está respondido Citar
JoséFigueira Publicado: Outubro 4, 2016 Autor Publicado: Outubro 4, 2016 Tenho um em segunda mão desde 2009 a trabalhar, já passou por vários aquários sem dar um unico problema, inclusive com peixes ciclideos africanos e com um oscar. Acho que está respondido Mais que respondido .png' alt=':biggn:'> Obrigado ! Citar
JoséFigueira Publicado: Outubro 5, 2016 Autor Publicado: Outubro 5, 2016 Boas malta, Não consigo encontrar o eheim liberty 75 aqui no UK sem mandar vir de fora ... o problema é que os portes são caros. Alguém me sabe aconselhar boas marcas de filtros de mochila ? O que acham de o marina slim alguém tem ? Abraço Citar
Alvaro Silva Publicado: Outubro 5, 2016 Publicado: Outubro 5, 2016 Boas JoseFigueira Olha ve lá se isto dá para ti http://www.hagen.es/es/p/filtro-mochila-c2-fluval/ espero que sim,boa sorte Cump: Álvaro Silva Citar
Recommended Posts