Recommended Posts

Publicado (editado)
Boa tarde,


Como é sabido (ou não..) os troncos poluem a água dos nossos aquários. E consequentemente os nossos filtros ficam sobrecarregados de porcaria. Literalmente porcaria. De nada serve para o ecossistema a não ser poluir e entupir/colmatar o filtro.


Eu fiz questão de tentar apurar uma métrica que nos pudesse dar uma ideia do volume de poluição que os troncos produzem.


Usei um tronco Red Moor Wood, que foi fervido três vezes. Ferveu uma vez durante 15 minutos e logo de seguida embebido em água fria. (Choque Térmico para eliminar toda e qualquer bactéria ou fungo ou larva etc). Repeti esta operação três vezes.


Depois esteve num alguidar durante aproximadamente um mês até afundar e não vir ao de cima. Durante esse tempo mudava a água de dois em dois dias mais coisa menos coisa porque exalava um cheiro fedorento e ficava gordurosa.


Quando me apercebi que já não exalava odores nem a água ficava gordurosa executei uma simulação.


Usando naturalmente o mesmo tronco Red Moor Wood de dimensão média diga-se, introduzi-o no alguidar de 50 Litros com um filtro Sera de 400 Litros / hora. Portanto um filtro com quase 10X mais a litragem do simulado aquario (alguidar).


A partir daqui mudava 15 Litros de água duas vezes por semana (À Quarta e ao Domingo) para igualar uma TPA semanal dos aquários, uma vez que uma grande parte de vocês utiliza TPA de 50% semanal.


Fiz isto durante dois meses.


Ontem retirei o tronco e fui verificar o alguidar/contentor. Lavei uma parte do alguidar para que possam atestar do volume de poluição na parede do alguidar, que será o nivel de poluição no vidro do aquario.


O filtro da Sera quase colmatado. As Lãs estavam tipo papa cerelac. Porque durante estes dois meses não executei qualquer manutenção ao filtro já mesmo para ver o que sucederia num externo que se mantenha dois ou três meses sem manutenção.


Eu só decidi fazer esta experiência porque já à muito tempo que me parecia que muito do acastanhado que se aloja nos Lily Pipes, tubagens e Lãs e cerâmicas tinha que advir ou dos troncos ou de desintegração gradual de rochas.


Não sei se existem outros métodos de contornar ou atenuar este problema mas aqui fica o post para contributos, e para que tenham uma noção do impacto que os troncos têm nos nossos aquários.



Esta é uma das razões pelas quais não introduzi troncos na minha ultima montagem. Pelo menos os Red Moor Wood que são muito usados por todos nós. Quiçá na nossa natureza (videira e outros) não sejam tão poluentes.


Mas a foto fala por si.



Tronco_zps51hcbgbc.jpg



Abraços a todos.

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Publicado:

Eu estou numa de descasca demolhar de videiras de ferranril já cortadas e secas e estou surpreso com a água. Fica amarela mas nada demais.

  • Votar + 1
Publicado:

Convém também lembrar que as próprias plantas largam muita "sujidade" que diminui o fluxo no tubo de entrada para o filtro.