martaesteves Publicado Setembro 3, 2016 Share Publicado Setembro 3, 2016 Boa noite, Venho pedir ajuda uma vez que penso que o meu Betta está doente. No dia passado domingo (28/8) montei um aquário para receber o meu Betta e apenas comprei ontem (1/9) o betta. O aquário é de 10litros, tem filtro e termostato de 25w que está nos 22 graus... Mas não tenho termómetro por isso não sei ao certo a temperatura da água mas ela está "morna". No domingo depois de montar o aquário coloquei o aquatan para eliminar o cloro e no dia seguinte coloquei o bio nitrivec da sera. Ontem (1/9) depois de fazer o teste do PH e verificar que estava tudo ok, trouxe o meu Betta. Quando chegou estava todo azul, sendo a cabeça azul muito escuro e o resto do corpo azul escuro. Passado 4 horas tinha uma pequenina mancha dourada na barriga, hoje depois do jantar a mancha já se tinha alastrado até meio da cabeça. Em 24horas parece que o meu Betta perdeu cor, em vez de azul está com uma cor um pouco dourada na barriga e em metade da cabeça. O pior de tudo é que na loja disseram-me que ele era muito "comilão" e hoje dei de manhã comida e ele só comeu 2 das 4 bolinhas que dei. A noite tentei dar mais duas mas ignorou completamente a comida. Será a tal "doença do veludo"? Ou será por na loja estar em água fria e cá em casa com a água nos 22 graus? O que posso fazer? Muito obrigada, Marta Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alvaro Silva Publicado: Setembro 3, 2016 Share Publicado: Setembro 3, 2016 Boas Marta Por acaso fizestes o Ciclo do Azoto? Lei sobre o mesmo aqui no Fórum. Cump: Álvaro Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
martaesteves Publicado: Setembro 4, 2016 Autor Share Publicado: Setembro 4, 2016 Boa tarde, Pode-me dizer o que é o ciclo do azoto? Eu deixei o aquário com o filtro e termostato ligados desde domingo à noite e na quinta à noite chegou o meu Betta... Está relacionado com deixar o aquário a funcionar algum tempo antes de chegar o peixinho? Muito obrigada Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alvaro Silva Publicado: Setembro 4, 2016 Share Publicado: Setembro 4, 2016 Boas Marta Tens aqui no Fórum,tudo sobre o Ciclo do Azoto, o ciclo do azoto,leva +ou- um mês,depois de teres o aquário todo montado,com areão,plantas,pedras, ou troncos,e o filtro sempre a trabalhar,depois e colocares dia sim dia não um pouco de comer dos peixes,e não colocas peixe algum,durante o ciclo, lá para o fim da terceira semana,ai tens que testar para ver se esta a ficar no ponto,mas o melhor e leres com atenção. Cump: Álvaro Silva Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Setembro 5, 2016 Share Publicado: Setembro 5, 2016 Olá Marta, A regra geral para aquários de água doce é: Peixes só após 3 a 4 semanas após montagem do aquário. Um pormenor importante: Um Betta é para estar num aquário de 60 litros, ou quando muito uns 30; isto se for um Betta. Outras teorias que envolvam aquários de 10 litros, etc, para mim não interessam. Mas cada um com a sua... Bem, mas agora o importante é tentar salvar o peixe. Tratamento da água: Seachem Prime Estabilização e ajuda ao ciclo: Seachem Stability. Comida: Équo; JBL; Hikari Em granulado normal ou pequeno. Convém tratar a água das TPAs um dia antes. Duas gotas de Seachem Prime para 4 litros e deixar o garrafão aberto. Se não é indiscrição, és de Lisboa? 1 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
martaesteves Publicado: Setembro 10, 2016 Autor Share Publicado: Setembro 10, 2016 Muito obrigada pela vossa ajuda. Realmente não fiz o ciclo do azoto, na loja onde comprei o material apenas me indicaram os produtos a colocar na água, não me falaram do ciclo da água. Entretanto fui à Ornimundo no norteshopping e o senhor indicou-me para colocar a água nos 28 graus e colocar sal na água porque em Portugal supostamente já não vendem produtos para tratamento de fungos de água de aquário, supostamente foi proibido por causa de um alvará qualquer. Entretanto ele está muito activo e responde bem à comida, mas agora a mancha branca está a alastrar-se por toda a cabeça, parece que está a perder a cor e andam a aparecer bolhas na superfície da água junto ao vidro do aquário, será o Betta a fazer o suposto ninho? Obrigada Marta Esteves Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gonçalo84 Publicado: Setembro 10, 2016 Share Publicado: Setembro 10, 2016 Mete umas fotos Marta para se poder analisar melhor. Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
martaesteves Publicado: Setembro 10, 2016 Autor Share Publicado: Setembro 10, 2016 Desculpe a pergunta, mas como posso colocar fotografias nas respostas? Tirei as fotografias com o telemóvel e estou a aceder pelo telemóvel Obrigada Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Setembro 10, 2016 Share Publicado: Setembro 10, 2016 Podes usar um serviço como o Photobucket. Na foto escolhes partilhar e seleccionas o link para fóruns. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
martaesteves Publicado: Setembro 11, 2016 Autor Share Publicado: Setembro 11, 2016 (editado) Aqui deixo três fotos. Na primeira penso que se consegue ver bem a mancha branca no pescoço. Nas seguintes a que tem na cabeça e numa delas a barbatana a "desfiar". Não se consegue ver mas a parte de cima da cabeça parece estar a ficar cobre esverdeado Eu li que deveria aumentar a temperatura da água para o caso de ser um fungo. Fui subindo para os 27, depois para 28, e quando subi dos 28/29 para os 30 graus (que dizem que se deve colocar) ele entretanto perdeu ainda mais cor, desta vez na barbatana de baixo (não consigo tirar foto em que se note). Será da água estar muito quente que ele está a perder cor? Obrigada. Marta Esteves Editado Setembro 11, 2016 por martaesteves Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Setembro 11, 2016 Share Publicado: Setembro 11, 2016 Com que marca tratas a água e qual a marca da comida? Arranja umas Limnobium Laevigatum e uma Hygrophila Difformis . http://www.seriouslyfish.com/species/betta-splendens/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Abel Carvalho Publicado: Setembro 11, 2016 Share Publicado: Setembro 11, 2016 Boas, Pelas fotos não parece haver problema com ele, mas também como não tem muita luz frontal não dá para se notar algum problema com exactidão. Através de foto não dá para se ter muita noção, mas comparando com o layout, parece-me ser um juvenil, o que significa que a cor ainda não está definida e com o passar do tempo pode vir a mudar de cores(o que duvido para a linhagem/matriz em questão) e surgir essas manchas. A doença de veludo nota-se bem, cria mesmo umas saliências muito parecidas com mofo/veludo e na zona atingida o peixe não se consegue mexer. Quanto à cauda se 'desfiar', os principais factores disso é temperaturas muito altas, água ácida(abaixo de 6.5) e o principal e mais prejudicial, excesso de amónia. Acerca das bolhas na superfície, são bolhas de ninho mesmo, significa que o betta se encontra bem de saúde e pronto a acasalar. Temperatura ideal para os Splenders é de 24/25º fora da 'época' de reprodução. Os meus conselhos:- Além do que o pessoal já mencionou anteriormente acerca do ciclo de azoto, aconselho-te a baixares a temperatura para os 24/25º, além de estares a acelerar o metabolismo dele(o que fará a esperança de vida dele diminuir), estás a criar essas manchas/queimaduras. - Bettas preferem ph de cerca de 7.2, convém teres testes de ph para controlares isso mesmo. - Nunca faças um tratamento sem antes saberes que tipo de doença é que o peixe tem, seria o mesmo que estares com uma gripe e andares a tomar comprimidos para as dores de estômago, nunca irias curar a gripe e só estarias a prejudicar-te. - Não se nota bem nas fotos, mas parece-me estar com a barriga um pouco inchada, o que significa inícios de problemas de 'bexiga natatória', muito comum nos bettas devido a serem 'glutões' e comerem em demasia se houver disponibilidade. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
martaesteves Publicado: Setembro 12, 2016 Autor Share Publicado: Setembro 12, 2016 (editado) Boa noite, Muito obrigada pela sua resposta. Hoje já comecei a baixar a temperatura e amanhã vou comprar daquelas tiras de teste de Ph. Vou deixar algumas fotos agora com mais luz. Parece-me uma mancha verde na cabeça... Parece que está a descamar... Obrigada, Marta Editado Setembro 12, 2016 por martaesteves Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
martaesteves Publicado: Setembro 12, 2016 Autor Share Publicado: Setembro 12, 2016 (editado) Só mais uma coisa pf, como evito a bexiga natatória? A ração dele é em bolinhas... dou cerca de três bolinhas de manhã e outras três à noite Editado Setembro 12, 2016 por martaesteves Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tozé Nunes Publicado: Setembro 12, 2016 Share Publicado: Setembro 12, 2016 (editado) O aquário é de 10litros, tem filtro e termostato de 25w que está nos 22 graus... Mas não tenho termómetro por isso não sei ao certo a temperatura da água mas ela está "morna". Entretanto fui à Ornimundo no norteshopping e o senhor indicou-me para colocar a água nos 28 graus e colocar sal na água porque em Portugal supostamente já não vendem produtos para tratamento de fungos de água de aquário, supostamente foi proibido por causa de um alvará qualquer. Eu li que deveria aumentar a temperatura da água para o caso de ser um fungo. Fui subindo para os 27, depois para 28, e quando subi dos 28/29 para os 30 graus (que dizem que se deve colocar) ele entretanto perdeu ainda mais cor, desta vez na barbatana de baixo (não consigo tirar foto em que se note). Será da água estar muito quente que ele está a perder cor? Marta, fiquei na dúvida, já compraste um termómetro para avaliar a verdadeira temperatura da agua do aquário? Editado Setembro 12, 2016 por António Nunes Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Bringer Publicado: Setembro 12, 2016 Share Publicado: Setembro 12, 2016 Eu tenho um Betta delta num comunitário. À alimentação é variada, incluindo Équo menu colore micro, larva de mosquito liofilizada Sera, spirulina Sera, guppy gran Sera, etc. Todos os meus peixes gostam muito do Équo e das pastilhas de spirulina da Sera. Os microgranulos da Hikari também são bons. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Abel Carvalho Publicado: Setembro 13, 2016 Share Publicado: Setembro 13, 2016 Boas, Não te preocupes com essas manchas, com as ultimas fotos nota-se bem que é um juvenil e está a começar a ganhar a cor definitiva, o que origina essas manchas apenas na zona peitoral e cabeça. Quando se tornar adulto ele ficará com essa zona preta(costuma-se chamar "máscara" a isso) e algumas manchas vermelhas.Olha bem a diferença de um juvenil como o teu para um adulto que eu tinha: O teu ficará parecido com este depois de se tornar adulto, é bastante comum ver bettas iguais a estes à venda em Portugal. Quanto à bexiga natatória, os principais factores para essa causa é excesso de alimentação, alimentação de baixa qualidade e comida granulada, nunca comprovei esta ultima, pois não gosto de dar comida granulada aos meus peixes para evitar problemas por ser uma comida dura. Mas podes estar descansada quanto a este problema também, nestas ultimas fotos já não se nota a barriga inchada. Caso comeces a ver ele com a barriga muito inchada e com dificuldades de ir à tona da água ou fundo, deixas-lhe um dia sem comer e depois reduzes a quantidade de comida. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
martaesteves Publicado: Setembro 13, 2016 Autor Share Publicado: Setembro 13, 2016 (editado) Marta, fiquei na dúvida, já compraste um termómetro para avaliar a verdadeira temperatura da agua do aquário? Sim, tenho um termostato de 25w, termómetro que agora está nos 24 graus e filtro. Boas, Não te preocupes com essas manchas, com as ultimas fotos nota-se bem que é um juvenil e está a começar a ganhar a cor definitiva, o que origina essas manchas apenas na zona peitoral e cabeça. Quando se tornar adulto ele ficará com essa zona preta(costuma-se chamar "máscara" a isso) e algumas manchas vermelhas. Olha bem a diferença de um juvenil como o teu para um adulto que eu tinha: O teu ficará parecido com este depois de se tornar adulto, é bastante comum ver bettas iguais a estes à venda em Portugal. Quanto à bexiga natatória, os principais factores para essa causa é excesso de alimentação, alimentação de baixa qualidade e comida granulada, nunca comprovei esta ultima, pois não gosto de dar comida granulada aos meus peixes para evitar problemas por ser uma comida dura. Mas podes estar descansada quanto a este problema também, nestas ultimas fotos já não se nota a barriga inchada. Caso comeces a ver ele com a barriga muito inchada e com dificuldades de ir à tona da água ou fundo, deixas-lhe um dia sem comer e depois reduzes a quantidade de comida. Abel, Fiquei bastante mais descansada, muito obrigada pela ajuda. Sou nova nestas andanças, tenho muito para aprender. Quando ele crescer coloco aqui uma foto Editado Setembro 13, 2016 por António Nunes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Abel Carvalho Publicado: Setembro 15, 2016 Share Publicado: Setembro 15, 2016 Boas, Ficarei à espera de uma foto desse menino em adulto Alguma coisa é só dizer que o pessoal está cá para ajudar Abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts