Recommended Posts

Publicado:

A verdade é que nada disto é matemática e os fatores são muitos, mais do que aqueles que imaginamos. A luz é um muito bom candidato, bem mais que as rochas

via Nokia 3310

• Votar + 1
Publicado:

Bom dia,

Obrigado por partilhares connosco estes problemas, é com esta partilha de experiências que todos podemos aprender mais um pouco.

De certa forma a porosidade da pedra de lava haveria de compensar a nível de alojamento das bactérias nitrificantes tal como o pretendido com o power sand bem como a distribuição de nutrientes. Creio que o problema se deva mesmo à intensidade de luz. Tal como o Gonçalo referiu e bem ele tem uma montagem muito idêntica à tua e ainda não se deparou com este tipo de problemas.

Qual é a periodicidade das TPA's?

Grande abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD

Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Publicado:

Bom dia,

Obrigado por partilhares connosco estes problemas, é com esta partilha de experiências que todos podemos aprender mais um pouco.

De certa forma a porosidade da pedra de lava haveria de compensar a nível de alojamento das bactérias nitrificantes tal como o pretendido com o power sand bem como a distribuição de nutrientes. Creio que o problema se deva mesmo à intensidade de luz. Tal como o Gonçalo referiu e bem ele tem uma montagem muito idêntica à tua e ainda não se deparou com este tipo de problemas.

Grande abraço

Tpas semanais.

De vez em quando faço uma mais pequena durante a semana.

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:

Bom dia,

Grande abraço

O problema é que pode ter havido desnitrificacao na fase inicial e não ter conseguido compensar convenientemente com a fert líquida. Daí eu dizer que se tivesse usado powersand aquele boom inicial de nutrientes tivesse ajudado talvez.

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:

Boa tarde,

No seguimento do que te disse no outro forum portugues:

A desnitrificação só pode acontecer em sistemas aquaticos sem oxigénio, e onde residam quantidades exageradas de de nitratos. Sem oxigénio não foi o caso. Portanto mais uma vez NO3 em excesso = "Estimativa Index".

Inclusivé posso te dizer que os nossos SMAS no tratamento de águas usam NO3 em excesso que acabam por ser catalizados como oxidantes para a decomposição de tralha orgânica nas tubagens. Essa oxidação fica bem patente nos vossos Lily Pipes (falo para todos os aquariofilistas ) na coloração que os mesmos adquirem.

A Amazonia (não tem nada a ver com a Power sand) é maioritariamente NH4/NO3/PO4/FE/oligoelementos.

A Power Sand são pedras porosas para composição de colónia de bacterias por baixo do Amazonia.

Não é em vão que a ADA usa o Bacter 100 e outros Penacs por baixo da Power Sand. É precisamente para promover uma rápida colonização da Power Sand.

O problema do teu aquario é a Estimativa Index conjugada com a água de Osmose e o Amazonia isolado.

Podes reduzir a luz (que eu discordo como já referi no outro forum) mas enquanto usares "EI" eu não tenho fé que a coisa se componha. Claro que ao reduzires a LUZ muito das algas vai à vida pois sem energia nada resiste.

Mas sou de opinião que não resolve apenas camufla.

Repara e aqui podes dar uma achega se estou errado..

No teu aquario "Through The Forest" usas-te substrato Mbreda e ADA Aquasoil Amazonia usado. Usado! Logo não libertava tanto nutriente. Não sei se é o caso neste aquario mas assumi que o Amazonia neste aquario é novo e daí o meu juizo, porque falas da libertação de amonia e isso só acontece em novo.

No "Tropical Bay" usas-te a linha completa da ADA. Não é o caso aqui também. E até tinhas 4 x T5 39w. Muito mais que esses 3500 Lumens. Tinhas perto de 12.000 lumens.E tinhas "EQuo Stilla " no filtro que para colonização não há melhor. OU seja.. toda uma serie de factores completamente diferentes deste aquario actual.

E é por isto que te disse e digo que o facto de a "EI" ter resultado no passado em condições diferentes das actuais não significa que resulte agora. E quanto a mim.. não resulta mesmo.

Eu usava água de rede mesmo com esse GH / KH elevado (que não tem mal nenhum) e um fertilizante com provas dadas no mercado. OU Tropica ou a gama ADA. Aliás GH elevado é sinal de calcio e magnésio Q.B. que as plantas agradecem e que com a Osmose o retiras e com "EI" voltas a querer introduzir. Mais.. com essas grandezas tu deves ter Nitratos na água de rede na ordem dos 20 a 30 PPM e atenção que a Osmose a menos que tenhas o cartucho especifico não remove Nitratos. É outra coisa que não sei se já alguma reparas-te.. é que podes descer o GH / KH mas o nivel de Nitratos da água de rede está lá, a somar ao que dás de "EI"..

É esta a minha opinião que partilho para os que seguem este tópico.

Abração.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

Publicado: (editado)

Boa tarde,

No seguimento do que te disse no outro forum portugues:

A desnitrificação só pode acontecer em sistemas aquaticos sem oxigénio, e onde residam quantidades exageradas de de nitratos. Sem oxigénio não foi o caso. Portanto mais uma vez NO3 em excesso = "Estimativa Index".

Inclusivé posso te dizer que os nossos SMAS no tratamento de águas usam NO3 em excesso que acabam por ser catalizados como oxidantes para a decomposição de tralha orgânica nas tubagens. Essa oxidação fica bem patente nos vossos Lily Pipes (falo para todos os aquariofilistas ) na coloração que os mesmos adquirem.

A Amazonia (não tem nada a ver com a Power sand) é maioritariamente NH4/NO3/PO4/FE/oligoelementos.

A Power Sand são pedras porosas para composição de colónia de bacterias por baixo do Amazonia.

Não é em vão que a ADA usa o Bacter 100 e outros Penacs por baixo da Power Sand. É precisamente para promover uma rápida colonização da Power Sand.

O problema do teu aquario é a Estimativa Index conjugada com a água de Osmose e o Amazonia isolado.

Podes reduzir a luz (que eu discordo como já referi no outro forum) mas enquanto usares "EI" eu não tenho fé que a coisa se componha. Claro que ao reduzires a LUZ muito das algas vai à vida pois sem energia nada resiste.

Mas sou de opinião que não resolve apenas camufla.

Repara e aqui podes dar uma achega se estou errado..

No teu aquario "Through The Forest" usas-te substrato Mbreda e ADA Aquasoil Amazonia usado. Usado! Logo não libertava tanto nutriente. Não sei se é o caso neste aquario mas assumi que o Amazonia neste aquario é novo e daí o meu juizo, porque falas da libertação de amonia e isso só acontece em novo.

No "Tropical Bay" usas-te a linha completa da ADA. Não é o caso aqui também. E até tinhas 4 x T5 39w. Muito mais que esses 3500 Lumens. Tinhas perto de 12.000 lumens.E tinhas "EQuo Stilla " no filtro que para colonização não há melhor. OU seja.. toda uma serie de factores completamente diferentes deste aquario actual.

E é por isto que te disse e digo que o facto de a "EI" ter resultado no passado em condições diferentes das actuais não significa que resulte agora. E quanto a mim.. não resulta mesmo.

Eu usava água de rede mesmo com esse GH / KH elevado (que não tem mal nenhum) e um fertilizante com provas dadas no mercado. OU Tropica ou a gama ADA. Aliás GH elevado é sinal de calcio e magnésio Q.B. que as plantas agradecem e que com a Osmose o retiras e com "EI" voltas a querer introduzir. Mais.. com essas grandezas tu deves ter Nitratos na água de rede na ordem dos 20 a 30 PPM e atenção que a Osmose a menos que tenhas o cartucho especifico não remove Nitratos. É outra coisa que não sei se já alguma reparas-te.. é que podes descer o GH / KH mas o nivel de Nitratos da água de rede está lá, a somar ao que dás de "EI"..

É esta a minha opinião que partilho para os que seguem este tópico.

Abração.

Paulo usar água de osmose não tem qualquer inconveniente.

Pergunta por essa europa fora quantas lojas e aquascapers a usam.

Dependendo do tipo de hardscape podes ter que mineralizar a agua até ao parâmetro que quiseres.

Relativamente à luz estas aqui a misturar tamanhos de aquarios, e tecnologias diferentes os leds para alem de terem maior eficácia energética têm uma penetração na água muito parecida com a HQI, ao contrario do que acontece com as lâmpadas t5. Outra consideração a ter é que as lâmpadas emitem um angulo de 360º ao contrario dos 120º da maioria dos leds, o que leva a um desperdício de luz nas lâmpadas t5 considerável.

Neste aquario de 60cm tenho 3500lm teoricos para um aquario com apenas 36cm de altura.

No aquario de 300l por exemplo tenho 2000lm x 4 calhas para 50cm.

Em ambos os aquario a luz é forte...

Relativamente à fertilização como te disse neste momento não estou a seguir o metodo de EI mas sim a fert baseada na ADA.

Vamos ver como corre isto daqui para a frente...

Não quero com isto dizer que não possa vir a fazer essa experiência Paulo.

Este aquario está a servir para isso mesmo

Editado por Luís Cardoso

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:

Tem bom aspecto. Tens a calha a quanto?

Publicado:

Tem bom aspecto. Tens a calha a quanto?

Dois níveis abaixo do máximo

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:

Bom dia Luís,

Então onde foi parar a Ludwigia? Estava muito bom lá atrás, um destaque de vermelho em plano de fundo a meu ver completava bastante o layout.

Tirando isso é só uns toque com a tesoura e está no ponto.

Com calma tudo se consegue e esta montagem é um bom exemplo disso, pelo que já passou e no estado em que se encontra agora.

Grande abraço

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Publicado:

Bom dia Luís,

Então onde foi parar a Ludwigia? Estava muito bom lá atrás, um destaque de vermelho em plano de fundo a meu ver completava bastante o layout.

Tirando isso é só uns toque com a tesoura e está no ponto.

Com calma tudo se consegue e esta montagem é um bom exemplo disso, pelo que já passou e no estado em que se encontra agora.

Grande abraço

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Está lá mas foi podada.

Ja chegava ao topo do aquário.

Passando as algas é que posso começar a moldar as moitas em ambos os lados.

Vamos la ver se isto encaminha convenientemente.

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:

Boas.

Mais uma semana mais uma manutenção.

Antes

33127329125_fe1b606ed9_b.jpgIMG_2383-Editar by Luís Cardoso, no Flickr

Depois

32282103704_e5b414f7a6_b.jpgIMG_2384-Editar by Luís Cardoso, no Flickr

Como isto parece ter estabilizado vou dar-lhe mais um nível de luz à experiência.

Cumprimentos,

Luís Cardoso

• Votar + 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:

Boa noite Luis,

Como é que anda esta obra? Melhorou com o ligeiro aumento da luz?

Grande abraço

From tapatalk

Publicado:

Boa noite Luis,

Como é que anda esta obra? Melhorou com o ligeiro aumento da luz?

Grande abraço

From tapatalk

Boas.

Só te consigo dizer para a semana como está o aquário.

Como aquilo estava muito encaminhado resolvi fazer outro teste com a calha TW.

Desta vez meti-lhe um dimmer e cortei a potencia 30%.

Quando regressar de férias vou ver se se mantém tudo igual.

Abraço

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:

Viva,

O teu aquário está mesmo um espetáculo!!!

Espero vir a conseguir algo parecido!!!

Obrigado

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:

Mais um update.

Depois das férias e com a calha twinstar cortada a 70% o aquario encontrava-se neste estado

11-03-2017

33052320770_6b0ce1fd16_b.jpgIMG_20170312_181000 by Luís Cardoso, no Flickr

Feita a respectiva manutenção nesse dia.

14-03-2017

33052274620_e4069637ff_b.jpgIMG_2404 by Luís Cardoso, no Flickr

Neste momento meti a calha a 100% e dupliquei a fertilização.

A ver como se encontra no final da semana.

Cumprimentos,

Luís Cardoso

• Votar + 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:

Bom dia Luis,

Isso é que é puxar a fundo! Isso a 100% possivelmente vais ter de te bater com umas GSA/GDA nos vidros ou já estás a dar PO4 a contar com isso?

Aquelas cianobactérias da 1ª foto, tens alguma explicação para isso?

O aquário está quase no ponto para as fotos. É bem merecido depois do que esta montagem já passou!

Grande abraço

• Votar + 1

Publicado:

Bom dia Luis,

Isso é que é puxar a fundo! Isso a 100% possivelmente vais ter de te bater com umas GSA/GDA nos vidros ou já estás a dar PO4 a contar com isso?

Aquelas cianobactérias da 1ª foto, tens alguma explicação para isso?

O aquário está quase no ponto para as fotos. É bem merecido depois do que esta montagem já passou!

Grande abraço

Vamos ver Ismael.

Como te disse dupliquei a fert para ver.

Este aquário continua muito difícil de equilibrar no que toca à fert.

O motivo certo não sei dizer.

Por azar fiquei sem co2 e não sei se volto a ter ainda esta semana.

Para compensar estou a dar 15ml diários de easycarbo para evitar males maiores.

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado: (editado)

Como é que limpas os lily pipes e as mangueiras ?

Achas o easy carbono uma alternativa ao co2 pressurizado?

Editado por AndrePeixoto
Publicado:

Essa calha tem regulador de intensidade, ou pode-se instalar algum?

Estou um bocado fan dessas calhas, no meu próximo projeto estou a ponderar uma dessas.

A acompanhar o tópico ;)

Publicado:

Boas.

Para limpar ponho de molho em ada superge e depois uso um escovilhao.

O easycarbo não é uma alternativa viável neste tipo de aquários. Quanto muito em layouts com plantas de baixa manutenção.

Estou a usar sobredose para não deixar o alguedo instalar.

Abraço

Como é que limpas os lily pipes e as mangueiras ?

Achas o easy carbono uma alternativa ao co2 pressurizado?

Essa calha tem regulador de intensidade, ou pode-se instalar algum?

Estou um bocado fan dessas calhas, no meu próximo projeto estou a ponderar uma dessas.

A acompanhar o tópico ;)

Não traz nenhum.

Qualquer dimmer para LEDs funciona na calha.

Abraço

Cumprimentos
Luís Cardoso

Publicado:

Então achas quase impossível ter um aquário sem co2 que não tenha alguedo ?

Não acho de todo impossível é mais que viável.

Consegues ter perfeitamente um aquário saudavel sem co2.

Tens é que seleccionar bem as plantas.

Cumprimentos
Luís Cardoso