Vasco Ferreira Publicado: Fevereiro 15, 2017 Publicado: Fevereiro 15, 2017 A verdade é que nada disto é matemática e os fatores são muitos, mais do que aqueles que imaginamos. A luz é um muito bom candidato, bem mais que as rochas via Nokia 3310 1 ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
ismael_figueira Publicado: Fevereiro 15, 2017 Publicado: Fevereiro 15, 2017 Bom dia, Obrigado por partilhares connosco estes problemas, é com esta partilha de experiências que todos podemos aprender mais um pouco. De certa forma a porosidade da pedra de lava haveria de compensar a nível de alojamento das bactérias nitrificantes tal como o pretendido com o power sand bem como a distribuição de nutrientes. Creio que o problema se deva mesmo à intensidade de luz. Tal como o Gonçalo referiu e bem ele tem uma montagem muito idêntica à tua e ainda não se deparou com este tipo de problemas. Qual é a periodicidade das TPA's? Grande abraço Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Luís Cardoso Publicado: Fevereiro 15, 2017 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2017 Bom dia, Obrigado por partilhares connosco estes problemas, é com esta partilha de experiências que todos podemos aprender mais um pouco. De certa forma a porosidade da pedra de lava haveria de compensar a nível de alojamento das bactérias nitrificantes tal como o pretendido com o power sand bem como a distribuição de nutrientes. Creio que o problema se deva mesmo à intensidade de luz. Tal como o Gonçalo referiu e bem ele tem uma montagem muito idêntica à tua e ainda não se deparou com este tipo de problemas. Qual é a periodicidade das TPA's? Grande abraço Tpas semanais.De vez em quando faço uma mais pequena durante a semana. Cumprimentos Luís Cardoso
Luís Cardoso Publicado: Fevereiro 15, 2017 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2017 Bom dia, Obrigado por partilhares connosco estes problemas, é com esta partilha de experiências que todos podemos aprender mais um pouco. De certa forma a porosidade da pedra de lava haveria de compensar a nível de alojamento das bactérias nitrificantes tal como o pretendido com o power sand bem como a distribuição de nutrientes. Creio que o problema se deva mesmo à intensidade de luz. Tal como o Gonçalo referiu e bem ele tem uma montagem muito idêntica à tua e ainda não se deparou com este tipo de problemas. Qual é a periodicidade das TPA's? Grande abraço O problema é que pode ter havido desnitrificacao na fase inicial e não ter conseguido compensar convenientemente com a fert líquida. Daí eu dizer que se tivesse usado powersand aquele boom inicial de nutrientes tivesse ajudado talvez. Cumprimentos Luís Cardoso
Paulo F. Soares Publicado: Fevereiro 15, 2017 Publicado: Fevereiro 15, 2017 Boa tarde, No seguimento do que te disse no outro forum portugues: A desnitrificação só pode acontecer em sistemas aquaticos sem oxigénio, e onde residam quantidades exageradas de de nitratos. Sem oxigénio não foi o caso. Portanto mais uma vez NO3 em excesso = "Estimativa Index". Inclusivé posso te dizer que os nossos SMAS no tratamento de águas usam NO3 em excesso que acabam por ser catalizados como oxidantes para a decomposição de tralha orgânica nas tubagens. Essa oxidação fica bem patente nos vossos Lily Pipes (falo para todos os aquariofilistas ) na coloração que os mesmos adquirem. A Amazonia (não tem nada a ver com a Power sand) é maioritariamente NH4/NO3/PO4/FE/oligoelementos. A Power Sand são pedras porosas para composição de colónia de bacterias por baixo do Amazonia. Não é em vão que a ADA usa o Bacter 100 e outros Penacs por baixo da Power Sand. É precisamente para promover uma rápida colonização da Power Sand. O problema do teu aquario é a Estimativa Index conjugada com a água de Osmose e o Amazonia isolado. Podes reduzir a luz (que eu discordo como já referi no outro forum) mas enquanto usares "EI" eu não tenho fé que a coisa se componha. Claro que ao reduzires a LUZ muito das algas vai à vida pois sem energia nada resiste. Mas sou de opinião que não resolve apenas camufla. Repara e aqui podes dar uma achega se estou errado.. No teu aquario "Through The Forest" usas-te substrato Mbreda e ADA Aquasoil Amazonia usado. Usado! Logo não libertava tanto nutriente. Não sei se é o caso neste aquario mas assumi que o Amazonia neste aquario é novo e daí o meu juizo, porque falas da libertação de amonia e isso só acontece em novo. No "Tropical Bay" usas-te a linha completa da ADA. Não é o caso aqui também. E até tinhas 4 x T5 39w. Muito mais que esses 3500 Lumens. Tinhas perto de 12.000 lumens.E tinhas "EQuo Stilla " no filtro que para colonização não há melhor. OU seja.. toda uma serie de factores completamente diferentes deste aquario actual. E é por isto que te disse e digo que o facto de a "EI" ter resultado no passado em condições diferentes das actuais não significa que resulte agora. E quanto a mim.. não resulta mesmo. Eu usava água de rede mesmo com esse GH / KH elevado (que não tem mal nenhum) e um fertilizante com provas dadas no mercado. OU Tropica ou a gama ADA. Aliás GH elevado é sinal de calcio e magnésio Q.B. que as plantas agradecem e que com a Osmose o retiras e com "EI" voltas a querer introduzir. Mais.. com essas grandezas tu deves ter Nitratos na água de rede na ordem dos 20 a 30 PPM e atenção que a Osmose a menos que tenhas o cartucho especifico não remove Nitratos. É outra coisa que não sei se já alguma reparas-te.. é que podes descer o GH / KH mas o nivel de Nitratos da água de rede está lá, a somar ao que dás de "EI".. É esta a minha opinião que partilho para os que seguem este tópico. Abração. Paulo Soares AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares
Luís Cardoso Publicado: Fevereiro 15, 2017 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2017 (editado) Boa tarde, No seguimento do que te disse no outro forum portugues: A desnitrificação só pode acontecer em sistemas aquaticos sem oxigénio, e onde residam quantidades exageradas de de nitratos. Sem oxigénio não foi o caso. Portanto mais uma vez NO3 em excesso = "Estimativa Index". Inclusivé posso te dizer que os nossos SMAS no tratamento de águas usam NO3 em excesso que acabam por ser catalizados como oxidantes para a decomposição de tralha orgânica nas tubagens. Essa oxidação fica bem patente nos vossos Lily Pipes (falo para todos os aquariofilistas ) na coloração que os mesmos adquirem. A Amazonia (não tem nada a ver com a Power sand) é maioritariamente NH4/NO3/PO4/FE/oligoelementos. A Power Sand são pedras porosas para composição de colónia de bacterias por baixo do Amazonia. Não é em vão que a ADA usa o Bacter 100 e outros Penacs por baixo da Power Sand. É precisamente para promover uma rápida colonização da Power Sand. O problema do teu aquario é a Estimativa Index conjugada com a água de Osmose e o Amazonia isolado. Podes reduzir a luz (que eu discordo como já referi no outro forum) mas enquanto usares "EI" eu não tenho fé que a coisa se componha. Claro que ao reduzires a LUZ muito das algas vai à vida pois sem energia nada resiste. Mas sou de opinião que não resolve apenas camufla. Repara e aqui podes dar uma achega se estou errado.. No teu aquario "Through The Forest" usas-te substrato Mbreda e ADA Aquasoil Amazonia usado. Usado! Logo não libertava tanto nutriente. Não sei se é o caso neste aquario mas assumi que o Amazonia neste aquario é novo e daí o meu juizo, porque falas da libertação de amonia e isso só acontece em novo. No "Tropical Bay" usas-te a linha completa da ADA. Não é o caso aqui também. E até tinhas 4 x T5 39w. Muito mais que esses 3500 Lumens. Tinhas perto de 12.000 lumens.E tinhas "EQuo Stilla " no filtro que para colonização não há melhor. OU seja.. toda uma serie de factores completamente diferentes deste aquario actual. E é por isto que te disse e digo que o facto de a "EI" ter resultado no passado em condições diferentes das actuais não significa que resulte agora. E quanto a mim.. não resulta mesmo. Eu usava água de rede mesmo com esse GH / KH elevado (que não tem mal nenhum) e um fertilizante com provas dadas no mercado. OU Tropica ou a gama ADA. Aliás GH elevado é sinal de calcio e magnésio Q.B. que as plantas agradecem e que com a Osmose o retiras e com "EI" voltas a querer introduzir. Mais.. com essas grandezas tu deves ter Nitratos na água de rede na ordem dos 20 a 30 PPM e atenção que a Osmose a menos que tenhas o cartucho especifico não remove Nitratos. É outra coisa que não sei se já alguma reparas-te.. é que podes descer o GH / KH mas o nivel de Nitratos da água de rede está lá, a somar ao que dás de "EI".. É esta a minha opinião que partilho para os que seguem este tópico. Abração. Paulo usar água de osmose não tem qualquer inconveniente. Pergunta por essa europa fora quantas lojas e aquascapers a usam. Dependendo do tipo de hardscape podes ter que mineralizar a agua até ao parâmetro que quiseres. Relativamente à luz estas aqui a misturar tamanhos de aquarios, e tecnologias diferentes os leds para alem de terem maior eficácia energética têm uma penetração na água muito parecida com a HQI, ao contrario do que acontece com as lâmpadas t5. Outra consideração a ter é que as lâmpadas emitem um angulo de 360º ao contrario dos 120º da maioria dos leds, o que leva a um desperdício de luz nas lâmpadas t5 considerável. Neste aquario de 60cm tenho 3500lm teoricos para um aquario com apenas 36cm de altura. No aquario de 300l por exemplo tenho 2000lm x 4 calhas para 50cm. Em ambos os aquario a luz é forte... Relativamente à fertilização como te disse neste momento não estou a seguir o metodo de EI mas sim a fert baseada na ADA. Vamos ver como corre isto daqui para a frente... Não quero com isto dizer que não possa vir a fazer essa experiência Paulo. Este aquario está a servir para isso mesmo Editado Fevereiro 15, 2017 por Luís Cardoso Cumprimentos Luís Cardoso
Luís Cardoso Publicado: Fevereiro 19, 2017 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2017 Mais uma semana passou... IMG_23771 by Luís Cardoso, no Flickr Será que é desta que esta a ir ao sitio? 1 Cumprimentos Luís Cardoso
Gonçalo84 Publicado: Fevereiro 19, 2017 Publicado: Fevereiro 19, 2017 Tem bom aspecto. Tens a calha a quanto? Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Luís Cardoso Publicado: Fevereiro 19, 2017 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2017 Tem bom aspecto. Tens a calha a quanto?Dois níveis abaixo do máximo Cumprimentos Luís Cardoso
ismael_figueira Publicado: Fevereiro 20, 2017 Publicado: Fevereiro 20, 2017 Bom dia Luís, Então onde foi parar a Ludwigia? Estava muito bom lá atrás, um destaque de vermelho em plano de fundo a meu ver completava bastante o layout. Tirando isso é só uns toque com a tesoura e está no ponto. Com calma tudo se consegue e esta montagem é um bom exemplo disso, pelo que já passou e no estado em que se encontra agora. Grande abraço Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Luís Cardoso Publicado: Fevereiro 20, 2017 Autor Publicado: Fevereiro 20, 2017 Bom dia Luís, Então onde foi parar a Ludwigia? Estava muito bom lá atrás, um destaque de vermelho em plano de fundo a meu ver completava bastante o layout. Tirando isso é só uns toque com a tesoura e está no ponto. Com calma tudo se consegue e esta montagem é um bom exemplo disso, pelo que já passou e no estado em que se encontra agora. Grande abraço Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Está lá mas foi podada. Ja chegava ao topo do aquário. Passando as algas é que posso começar a moldar as moitas em ambos os lados. Vamos la ver se isto encaminha convenientemente. Cumprimentos Luís Cardoso
Luís Cardoso Publicado: Fevereiro 26, 2017 Autor Publicado: Fevereiro 26, 2017 Boas. Mais uma semana mais uma manutenção. Antes IMG_2383-Editar by Luís Cardoso, no Flickr Depois IMG_2384-Editar by Luís Cardoso, no Flickr Como isto parece ter estabilizado vou dar-lhe mais um nível de luz à experiência. Cumprimentos, Luís Cardoso 1 Cumprimentos Luís Cardoso
ismael_figueira Publicado: Março 6, 2017 Publicado: Março 6, 2017 Boa noite Luis, Como é que anda esta obra? Melhorou com o ligeiro aumento da luz? Grande abraço From tapatalk Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Luís Cardoso Publicado: Março 7, 2017 Autor Publicado: Março 7, 2017 Boa noite Luis, Como é que anda esta obra? Melhorou com o ligeiro aumento da luz? Grande abraço From tapatalk Boas.Só te consigo dizer para a semana como está o aquário. Como aquilo estava muito encaminhado resolvi fazer outro teste com a calha TW. Desta vez meti-lhe um dimmer e cortei a potencia 30%. Quando regressar de férias vou ver se se mantém tudo igual. Abraço Cumprimentos Luís Cardoso
David Nunes Publicado: Março 8, 2017 Publicado: Março 8, 2017 Viva, O teu aquário está mesmo um espetáculo!!! Espero vir a conseguir algo parecido!!! O Jogo Online do momento: http://s3.br.gladiatus.com/game/c.php?uid=19464
Luís Cardoso Publicado: Março 8, 2017 Autor Publicado: Março 8, 2017 Viva, O teu aquário está mesmo um espetáculo!!! Espero vir a conseguir algo parecido!!! Obrigado Cumprimentos Luís Cardoso
Luís Cardoso Publicado: Março 14, 2017 Autor Publicado: Março 14, 2017 Mais um update. Depois das férias e com a calha twinstar cortada a 70% o aquario encontrava-se neste estado 11-03-2017 IMG_20170312_181000 by Luís Cardoso, no Flickr Feita a respectiva manutenção nesse dia. 14-03-2017 IMG_2404 by Luís Cardoso, no Flickr Neste momento meti a calha a 100% e dupliquei a fertilização. A ver como se encontra no final da semana. Cumprimentos, Luís Cardoso 1 Cumprimentos Luís Cardoso
Vasco Ferreira Publicado: Março 15, 2017 Publicado: Março 15, 2017 Isso a 100% é um exagero. Está top, pronto para uma sessão fotográfica à seria. ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
ismael_figueira Publicado: Março 15, 2017 Publicado: Março 15, 2017 Bom dia Luis, Isso é que é puxar a fundo! Isso a 100% possivelmente vais ter de te bater com umas GSA/GDA nos vidros ou já estás a dar PO4 a contar com isso? Aquelas cianobactérias da 1ª foto, tens alguma explicação para isso? O aquário está quase no ponto para as fotos. É bem merecido depois do que esta montagem já passou! Grande abraço 1 Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Luís Cardoso Publicado: Março 15, 2017 Autor Publicado: Março 15, 2017 Bom dia Luis, Isso é que é puxar a fundo! Isso a 100% possivelmente vais ter de te bater com umas GSA/GDA nos vidros ou já estás a dar PO4 a contar com isso? Aquelas cianobactérias da 1ª foto, tens alguma explicação para isso? O aquário está quase no ponto para as fotos. É bem merecido depois do que esta montagem já passou! Grande abraço Vamos ver Ismael.Como te disse dupliquei a fert para ver. Este aquário continua muito difícil de equilibrar no que toca à fert. O motivo certo não sei dizer. Por azar fiquei sem co2 e não sei se volto a ter ainda esta semana. Para compensar estou a dar 15ml diários de easycarbo para evitar males maiores. Cumprimentos Luís Cardoso
AndrePeixoto Publicado: Março 16, 2017 Publicado: Março 16, 2017 (editado) Como é que limpas os lily pipes e as mangueiras ? Achas o easy carbono uma alternativa ao co2 pressurizado? Editado Março 16, 2017 por AndrePeixoto
Bruno Santos_59694 Publicado: Março 16, 2017 Publicado: Março 16, 2017 Essa calha tem regulador de intensidade, ou pode-se instalar algum? Estou um bocado fan dessas calhas, no meu próximo projeto estou a ponderar uma dessas. A acompanhar o tópico
Luís Cardoso Publicado: Março 16, 2017 Autor Publicado: Março 16, 2017 Boas. Para limpar ponho de molho em ada superge e depois uso um escovilhao. O easycarbo não é uma alternativa viável neste tipo de aquários. Quanto muito em layouts com plantas de baixa manutenção. Estou a usar sobredose para não deixar o alguedo instalar. Abraço Como é que limpas os lily pipes e as mangueiras ? Achas o easy carbono uma alternativa ao co2 pressurizado? Essa calha tem regulador de intensidade, ou pode-se instalar algum? Estou um bocado fan dessas calhas, no meu próximo projeto estou a ponderar uma dessas. A acompanhar o tópico Não traz nenhum.Qualquer dimmer para LEDs funciona na calha. Abraço Cumprimentos Luís Cardoso
AndrePeixoto Publicado: Março 16, 2017 Publicado: Março 16, 2017 Então achas quase impossível ter um aquário sem co2 que não tenha alguedo ?
Luís Cardoso Publicado: Março 17, 2017 Autor Publicado: Março 17, 2017 Então achas quase impossível ter um aquário sem co2 que não tenha alguedo ?Não acho de todo impossível é mais que viável.Consegues ter perfeitamente um aquário saudavel sem co2. Tens é que seleccionar bem as plantas. Cumprimentos Luís Cardoso
Recommended Posts