Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa noite,
​Estou a planear uma nova montagem, desta vez com mais verde e agradecia umas luzes, pois não percebo muito de plantas. O meu aquário tem 100 x 40 x 50. O substrato inerte será areia de sílica e ainda não sei se preciso de algum fértil, espero que me possam ajudar também com isso. Planeio utilizar a seguinte flora na minha montagem:

​- Cryptocoryne beckettii petchii
- Cryptocoryne x willisii
- Cryptocoryne wendtii green
- Cryptocoryne crispatula
- Cryptocoryne albida brown
​- Hygrophila siamensis e/ou Hygrophila siamensis 53B
- Nymphaea lotus (já tenho)

​As minhas questões são:
​Preciso de substrato fértil? Estava a pensar fertilizar (se necessário) com as Nutrition Capsules da Tropica e ADA Green Brighty Special Shade. Isto é suficiente? Preciso de algo debaixo da areia? Substrato fértil, um mais "solto"?
​Preciso de CO2?
Estes fertilizantes de que falei são bons?

​Agradeço sugestões.
​Cumprimentos,
​Hugo Abreu

Editado por HugoHeisenberg

Revival

Publicado:

boas,

todas as plantas se aguentam sem CO2, se fertilizares um pouco com umas cápsulas elas agradecem.

a areia de silica é que não é grande coisa, era melhor optares por outro tipo de substrato.

cumps,

Publicado:

Boa tarde, A. Ferreira,

Aguentar, aguentam, mas vão desenvolver-se bem sem ele? Sim, as cápsulas de fertilizante serão usadas. E devo usar o fertilizante líquido?

A areia vai ser o substrato inerte... Mas que substrato devo usar por baixo?

Cumprimentos

Revival

Publicado:

boas,

debaixo da silica não deves por nada, acaba sempre por conspurcar-se, sugeria antes que usasses a silica para apontamentos, tipo um "rio" ou uma "clareira", o áqua é grande e dá para isso, criares zonas de plantio e outras mais abertas onde usasses a silica.

cumps,

Publicado:

Então que substrato sugerias que usasse como substrato? Um que seja bom para as plantas que pretendo, não preciso de nada topo de gama, ou assim... Algo simples e relativamente barato. Alguma sugestão?

E quanto à fertilização e CO2?

Revival

Publicado: (editado)

boas,

eu sugeria-te um substrato de grão mais grado do que a silica, até pode ser areão do rio, não deve é ser tão miúdo, pois irá atrofiar o enraizamento das plantas.

há também de marcas comerciais relativamente baratas, por ex: o JBL Manado, um bocado leve demais para o meu gosto, de resto porta-se bem, outro mais a meu gosto também relativamente acessível é o áqua gro soil, baixa o pH, o que só por si é excelente para as plantas e como é escuro realça as cores do plantado.

vê estes por exemplo aqui de um dos anunciantes no fórum: http://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/plantas/substrato.html

essas plantas não necessitam de grande fertilização, nem de CO2, se fores para um plantado mais exigente vais ter de por muito mais luz, pois é necessário haver sempre um equilíbrio entre CO2-Fertilização-Luz.

cumps,

Editado por A. Ferreira
Publicado:

Faço minhas as palavras do António. Se é para um plantado um substrato fértil com um inerte por cima. Para algo simples como pretendes o Jbl chega e sobra e não te vai à carteira.

As plantas de aquário são em grande parte como as de vaso. Colocarias um planta somente em areia??? ;)

força nisso

Publicado:

Obrigado aos dois pelas opiniões.

Acho que vou optar pelo da JBL, visto que o aqua gro soil é demasiado escuro para o meu gosto. O Manado chega ou é aconselhável adicionar um substrato mais fértil por baixo? Ou é melhor o Manado e as cápsulas de fertilizante?

Não pretendo um plantado muito exigente ou complexo...

Cumprimentos

Revival

Publicado:

boas,

o jbl manado e as cápsulas chegam, deixa-o ficar de molho de um dia para o outro antes de o colocares no aquário, senão vais ter muitas partículas a flutuar.

cumps,