PauloPedros Publicado: Agosto 2, 2017 Autor Share Publicado: Agosto 2, 2017 Dia de Inventário42 foram os mushroom que consegui contar A oferta para poderem ir para uma nova casa mantém-se Quem quiser é só contactar :-) 1 Citar Micro Reef Tank Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloPedros Publicado: Agosto 3, 2017 Autor Share Publicado: Agosto 3, 2017 Um update das Xenias Os dois pés que estavam mais debilitados já recuperaram um pouco o aspecto original pelo que julgo estarem a melhorar Alterações para este resultado:Mantive a temperatura mais regular e baixa 25 a 25,5Coloquei-as na zona de maior corrente PH com a TPA passou a 8,3Quanto á corrente duvido que tenha tido muita influência pois umas que agora estão com menos bom aspecto estão nessa zona( parede técnica )O que me leva a suspeitar que andará algum Bicharoco a passar de xenia em xenia Vou colocar a câmara Wi-Fi mais em cima dessas Xenias e tentar ver durante a noite se há algo a mexer com as Xenias De dia não consigo avistar nenhum bicharocok 1 Citar Micro Reef Tank Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloPedros Publicado: Agosto 10, 2017 Autor Share Publicado: Agosto 10, 2017 Mesmo com tão pouco, sempre algo de novo 1 Citar Micro Reef Tank Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloPedros Publicado: Agosto 12, 2017 Autor Share Publicado: Agosto 12, 2017 Hora de Almoço e difícil saber quem come o quê :-) 2 Citar Micro Reef Tank Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloPedros Publicado: Agosto 28, 2017 Autor Share Publicado: Agosto 28, 2017 Boa tarde a todos As rochas no meu aquário estão a ficar com estas, julgo que algas.Não sei se é suposto ficar assim ou se devo fazer alguma coisa Já li que há peixes que comem o que me parecem ser este tipo de algas, mas no meu caso, mais vivos não pode ser a soluçãoAlguma sugestão? Sobre o que é e o que posso fazer?Já li que poderão ser algas coralinas e que são normais e reveladoras de que está tudo bem no aquário e que poderão ajudar a dizer se algo estiver mal, nomeadamente se alterarem a cor Citar Micro Reef Tank Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alfrareef Publicado: Agosto 28, 2017 Share Publicado: Agosto 28, 2017 Pela foto não me parece ser coralina mas não consigo identificar com clareza. Ao princípio pareciam cyanos mas não consigo ver bem. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloPedros Publicado: Agosto 28, 2017 Autor Share Publicado: Agosto 28, 2017 Obrigado Alfrareef Vou tentar tirar uma foto melhor para ajudar a identificar Parecem fios duros Citar Micro Reef Tank Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloPedros Publicado: Agosto 30, 2017 Autor Share Publicado: Agosto 30, 2017 Pela foto não me parece ser coralina mas não consigo identificar com clareza. Ao princípio pareciam cyanos mas não consigo ver bem. Nesta foto julgo que se vê melhor Tentei também raspar a ver se saía facilmente mas não sai, está bem "colado" á rocha Citar Micro Reef Tank Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alfrareef Publicado: Agosto 30, 2017 Share Publicado: Agosto 30, 2017 Algas vermelhas... não sei se algum bicho come isso.A minha sugestão é baixares os nutrientes, muda de água e raspares as algas.Faz essa operação num balde (com água do aquário - aproveita numa tap) e lava muito bem antes de colocares de volta no aquário. Para as raspar eu cheguei a utilizar lâminas de barbear compradas no chinês...Se raspas dentro do aquário só estás a propagar a alga por todo o lado. Existem algicidas mas eu nunca utilizei. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloPedros Publicado: Agosto 30, 2017 Autor Share Publicado: Agosto 30, 2017 Algas vermelhas... não sei se algum .... ....estás a propagar a alga por todo o lado. Existem algicidas mas eu nunca utilizei. Boas AlfraReefSegundo alguns colegas de outros fóruns estrangeiros, dizem poder ser Red Turf Algae e que Turbos Mexicanos comem destas algas, mas primeiro queria ter a certeza para não colocar mais vivos desnecessariamente. Quanto a raspar, eu experimentei ver se saía facilmente, mas não sai. Citar Micro Reef Tank Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alfrareef Publicado: Agosto 30, 2017 Share Publicado: Agosto 30, 2017 Sim, também tive essa duvida pois parece red turf, mas essa costuma fazer maior volume.O resto é contigo e os turbos são excelentes adições a um aquário de recife. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloPedros Publicado: Agosto 31, 2017 Autor Share Publicado: Agosto 31, 2017 Sim, também tive essa duvida pois parece red turf, mas essa costuma fazer maior volume.O resto é contigo e os turbos são excelentes adições a um aquário de recife. Pois... talvez ainda estejam a crescer e formarão volume mais tarde . Citar Micro Reef Tank Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alfrareef Publicado: Setembro 1, 2017 Share Publicado: Setembro 1, 2017 Vamos ver. Já tens os turnos? Vai dando feedback. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloPedros Publicado: Setembro 1, 2017 Autor Share Publicado: Setembro 1, 2017 Vamos ver. Já tens os turnos? Vai dando feedback. Ainda não tive oportunidade de ver onde posso comprar ou quem tenha, assim que tiver novidades público Obrigado pela atenção Alfrareef Citar Micro Reef Tank Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloPedros Publicado: Setembro 7, 2017 Autor Share Publicado: Setembro 7, 2017 Procuro quem possa estar a vender Turbos Mexicanos, que segundo me foi dito poderá comer este surto de Red Algae Julgo que crescem bastante pelo que, dado o tamanho do meu micro, conviria ser ainda pequeno Alguém por cá tem? Citar Micro Reef Tank Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloPedros Publicado: Setembro 20, 2017 Autor Share Publicado: Setembro 20, 2017 Afinal disseram-me que os hermitas atacavam os Mexicanos e assim não os compreiUm amigo do Hobby ofereceu-me 4 burriés que poderão comer as algas vermelhas Aguardemos o resultadoPara já não saem da Rocha onde os coloquei r 2 Citar Micro Reef Tank Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Catarina Santos Publicado: Setembro 24, 2017 Share Publicado: Setembro 24, 2017 Os ermitas geralmente atacam tudo o que é caracóis para lhes ficarem com as cascas. Os mexicanos geralmente são granditos (5cm). Não consegues retirar essa rocha? Seria mais fácil escovar e voltar a colocar. Outra coisa que podes tentar se os burriés não funcionarem é um caranguejo Percnon gibbesi são ótimos a comer algas. Cumprimentos Catarina Santos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloPedros Publicado: Setembro 24, 2017 Autor Share Publicado: Setembro 24, 2017 Os ermitas geralmente atacam tudo o que é caracóis para lhes ficarem com as cascas. Os mexicanos geralmente são granditos (5cm). Não consegues retirar essa rocha? Seria mais fácil escovar e voltar a colocar. Outra coisa que podes tentar se os burriés não funcionarem é um caranguejo Percnon gibbesi são ótimos a comer algas. Cumprimentos Catarina Santos Obrigado Catarina Santos Tinha dois hermitas, três nassarios 3 Turbos “trochus” e agora estes burriés Até á data os hermitas nunca atacaram os outros, e cheguei a perder um Hermita que saiu do seu buzio e não conseguiu reentrar e mesmo essa não procurou os nassarios Quanto ás algas... Para já vou ver como se portam estes burriés Até ao momento têm passado por elas mas não perdem muito tempo Mais uma semana ou duas e depois decido Quanto a tirar as rochas, uma delas até será fácil mas a outra tem o zoanthus por cima mas verei a melhor forma A alga, se o for, é muito dura e está muito agarrada á Rocha o que só escovar julgo que não irá resultar Mas depois darei noticias :-) 1 Citar Micro Reef Tank Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloPedros Publicado: Setembro 25, 2017 Autor Share Publicado: Setembro 25, 2017 Será que é melhor tentar tirar os mushrooms, do meio do zoanthus, e se sim, como? Não estarão a “sufocá-los? Citar Micro Reef Tank Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloPedros Publicado: Setembro 28, 2017 Autor Share Publicado: Setembro 28, 2017 Há dois dias atrás perguntei ao amigo que me ofereceu os burriés, se estes se escondiam no areão pois dos 4 só via 1 no aquário Como o amigo me disse que não era hábito e já me havia dito que podiam fazer viagens fora do aquário, decidi fazer uma pesquisa e encontrei-os aos 3 1 no chão por trás do armário 1 do lado de fora do aquário na base 1 nos fios que saem do aquário E surpresas das surpresas, todos vivos Mas para ter a certeza que estavam mesmo vivos para não me “infestar” o aquário, uma mini quarentena fora do aquário Assim, tive um final feliz com todos dentro do aquário novamente e aparentando saúde Só que hoje, ao chegar a casa, deparo-me com um dos burriés completamente vazio sem encontrar o seu Habitante Graças á webcam consegui identificar o culpado e assassino, alguém adivinha quem foi? Eis os suspeitos Oscellaris mais Velho Oscellaris mais novo Camarão Lismata 1 dos hermitas 1 dos Nassarios 1 dos Turbos 1 dos Outros burriés 1 Citar Micro Reef Tank Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Catarina Santos Publicado: Outubro 2, 2017 Share Publicado: Outubro 2, 2017 On 28/09/2017 at 02:08, PauloPedros disse: Há dois dias atrás perguntei ao amigo que me ofereceu os burriés, se estes se escondiam no areão pois dos 4 só via 1 no aquário Como o amigo me disse que não era hábito e já me havia dito que podiam fazer viagens fora do aquário, decidi fazer uma pesquisa e encontrei-os aos 3 1 no chão por trás do armário 1 do lado de fora do aquário na base 1 nos fios que saem do aquário E surpresas das surpresas, todos vivos Mas para ter a certeza que estavam mesmo vivos para não me “infestar” o aquário, uma mini quarentena fora do aquário Assim, tive um final feliz com todos dentro do aquário novamente e aparentando saúde Só que hoje, ao chegar a casa, deparo-me com um dos burriés completamente vazio sem encontrar o seu Habitante Graças á webcam consegui identificar o culpado e assassino, alguém adivinha quem foi? Eis os suspeitos Oscellaris mais Velho Oscellaris mais novo Camarão Lismata 1 dos hermitas 1 dos Nassarios 1 dos Turbos 1 dos Outros burriés Viva Paulo, tenho um palpite (2 na realidade). Ou foi o Ermita ou o Nassario, ele podia já estar bastante danificado por ter estado muito tempo fora do aquário e o Nassario aproveitou a comida :) Atenção os Burriés são animais de zonas intertidais, ou seja são animais de marés. Dificilmente vão ficar sempre dentro do aquário. Quanto aos discos eu só faria alguma coisa se os zoanthus deixarem de abrir. Podes tentar descolar mas corres o risco de estragar a peça inteira. Os discos eventualmente vão mudar de lugar. Cumprimentos Catarina Santos 1 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloPedros Publicado: Outubro 3, 2017 Autor Share Publicado: Outubro 3, 2017 Viva Paulo, tenho um palpite (2 na realidade). Ou foi o Ermita ou o Nassario, ele podia já estar bastante danificado por ter estado muito tempo fora do aquário e o Nassario aproveitou a comida Atenção os Burriés são animais de zonas intertidais, ou seja são animais de marés. Dificilmente vão ficar sempre dentro do aquário. Quanto aos discos eu só faria alguma coisa se os zoanthus deixarem de abrir. Podes tentar descolar mas corres o risco de estragar a peça inteira. Os discos eventualmente vão mudar de lugar. Cumprimentos Catarina Santos Hehe Obrigado pela participação Catarina Santos Quanto ao palpite, ou melhor aos dois palpites hehe posso dizer que foram os da maioria onde postei esta brincadeira, tipo passatempo :-) Mas infelizmente para a Catarina desta vez não acertou hehe Nessa brincadeira que fiz, os vencedores ganhavam mushrooms que estou a tentar doar :-) Mas só um acertou, no entanto, eu coloquei á disposição, mesmo dos perdedores, alguns Mushrooms :-) Aqui, como só a Catarina participou teria todo o prazer em lhe oferecer uns também :-) se soubesse como embalar e despachar :-), caso queira Mas para saber quem foi o culpado e assassino , aqui ficam as cenas do crime :-) Vou postar aqui umas imagens com relativa pouca qualidade pois ainda não tive tempo para gravar com mais qualidade, e tendo em atenção a serem imagens do período azul e noturno :-) A vítima :https://youtu.be/291cPjbD5zA O Assassino: A prova final Uma vez mais Catarina obrigado pelas suas intervenções, tem sido uma lufada de ar fresco por aqui :) Quanto aos burriés tem sido uma luta diária a recolocá-los no aquário hehe Quanto ao zoa e os parceiros mushrooms vou aguardar mais uns dias a ver o evoluir das coisas :-) Citar Micro Reef Tank Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloPedros Publicado: Outubro 8, 2017 Autor Share Publicado: Outubro 8, 2017 Boas a todos Há cerca de 3 semanas atrás, encontrei um pequeno Ophiuro no meu recipiente que utilizo nas TPAs para colocar os equipamentos e utensílios que vou utilizando Estanhamente, passados uns dias, verifico que nesse recipiente estava um pequeno ophiuro já morto e ressequido Não consegui perceber como ele lá foi parar até esta semana aquando da TPAAo abrir o filtro para o lavar, como sempre faço, eis a surpresa Um outro ofiuro estava no interior do filtro bem perto da “élice/motor” Pelos vistos é um local apetecível, para os ofiuros, possivelmente um local de passagem de nutrientes ? 1 Citar Micro Reef Tank Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Outubro 11, 2017 Share Publicado: Outubro 11, 2017 Olá PauloPedros. Os ofiuros não são animais filtradores. Ele “aparecem-te” no filtro, porque eles gostam de sítios bastante confinados, para se refugiarem de eventuais predadores (peixes grandes, anjos, borboletas, etc...). Eu sei que não tens esses peixes... nem deves, mas se olhares com atenção, também deverás ter bastantes refugiados no meio da rocha viva. Não te preocupes com isso. Só te posso é recomendar que continues a fazer a limpeza das bombas, para evitar que eles possam morrer lá dentro, e eventualmente entupam ou mesmo danifiquem as bombas. Se à noite apontares uma lanterna à rocha, deverás vê-los muito mais facilmente. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloPedros Publicado: Outubro 11, 2017 Autor Share Publicado: Outubro 11, 2017 Olá PauloPedros. Os ofiuros não são animais filtradores. Ele “aparecem-te” no filtro, porque eles gostam de sítios bastante confinados, para se refugiarem de eventuais predadores (peixes grandes, anjos, borboletas, etc...). Eu sei que não tens esses peixes... nem deves, mas se olhares com atenção, também deverás ter bastantes refugiados no meio da rocha viva. Não te preocupes com isso. Só te posso é recomendar que continues a fazer a limpeza das bombas, para evitar que eles possam morrer lá dentro, e eventualmente entupam ou mesmo danifiquem as bombas. Se à noite apontares uma lanterna à rocha, deverás vê-los muito mais facilmente. Cumprimentos Luís Fortunato Olá Luis Fortunato e obrigado pela participação Eu sei quantos tenho e onde, bem entre as rochas Os primeiros dois vieram num “buzio” supostamente vazio Agora já eram 4 mas um deles morreu como eu disse, aparecendo na “bacia” onde eu coloco o material que lavo, quando faço as TPA Eis um deles entre as rochas quando dou de comer aos peixes Uma vez mais obrigado pela participação.Já agora, quanto a serem filtradores, eles não comem detritos e restos de comida ? Na altura disseram-me que ajudavam na limpeza do aquário Citar Micro Reef Tank Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts