Recommended Posts

Publicado

Ola a todos! Gostaria de vos colocar a seguinte questão: a nivel de iluminacao as calhas que se encontram por ex a venda nos hipermercados na seccao electrica servem para os aquarios ou tem que ser mesmo de marcas relacionadas com aquariofilia? É que parecem identicas e sao bem mais baratas.. :) Que me dizem? abracos

Publicado:

essas calhas e as que veem com os kits servem para ver os peixes dentro do aquario e pouco mais.

Se pensas colocar plantas mais exigentes teras que comprar/fazer uma com mais potencia.

Se pesquisares nos topicos mais antigos vais encontrar muita informação a esse respeito.

É muito relativo, tem a ver com a dimensão do aquario, tipo de peixes que queres la por, tipo de plantas... etc.

Um Abraço

Publicado:

Olás,

Algumas calhas á venda nos hipermercados (fluorescentes - utilizadas nas cozinhas, por exemplo) são bastante boas para manter plantas. Já as lampadas, poderão não ser tão boas...

Aliás, algumas calhas de fluorescentes T8 á venda nas lojas de animais são exactamente iguais ás vendidas nos supermercados:

60cm - 2 lampadas 18W

100cm - 1 lâmpada 30W

120cm - 2 lâmpadas 36W

Para aquários de 60cm, a combinação de duas lâmpadas 18w (36W no total) é suficiente para manter muitas espécies de plantas.

Mesmo em aquários de 100cm - 120litros -, a combinação de dois reflectores de 30W poderá ser suficiente para manter muitas plantas...desde que sejam utilizadas lâmpadas próprias para o efeito, isto é, com um espectro ideal para as plantas (á venda nas lojas de animais).

Um aquário meu de 120litros, equipado com 2 lampadas 30W...montadas em reflectores comprados em hipermercado:

nuno_reis_a01.jpg

Outra hipótese, caso queiras plantas mais exigentes, seria adaptares estes reflectores de modo a suportarem mais 1 ou 2 lâmpadas (geralmente tem espaço suficiente, bastando apenas adicionar um arrancador e balastro por lâmpada ou par no topo do reflector).

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

desde ja obrigado pelas respostas. Pois, a minha duvida era se essas calhas aguentariam a humidade. Relativamente as lampadas, essas sim teria que comprar lampadas proprias para aquarios. Relativamente as calhas acho que ainda se podia aproveitar melhor a luz, colocando vidro em vez da tira de plastico que parece ser um pouco opaca. Que acham? abracos

Publicado:

calha1.jpg

eu tenho duas calhas destas compradas no AkI que têm ligeiramente menos que 70cms, cada uma com 2lampadas de 18w. forrei-a com papel de prata e arranjei maneira de nao deixar a luz fugir pela frente e por trás. eu não uso plástico, porque as tampas de vidro do aquário protegem da humidade.

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!