Recommended Posts

Publicado (editado)

Aquário low tech para Australoheros scitulus

Biótopo: América do Sul

Dimensões (CxLxA): 120*40*45

Volume Real/Útil: 216l / 200l

Filtragem: Filtro made in chin(eses)

Aquecimento: Não tem

Alimentação: Vermes de besouro do Amendoim
Ocean Nutrition (Papa de discus)

Iluminação: luz natural que entre numa janela frontal

Substrato: Areia do Rio Dueça (tentei aproximar à cor do rio Uruguay, que é mais ou menos a zona por onde eles "andam")

Decoração: Rochas pretas, ramos de carvalho (ainda quero trabalhar o posicionamento e talvez trocar de ramos)

Cenário: Não tem

Parâmetros da Água: Temperatura: sem informação
pH: sem informação

Flora: Ando a testar que plantas melhor se adaptam as variações de temperaturas/peixes.
Durante o inverno tinha adicionado musgo, umas canas que seguram o musgo.
Reineckii Alternanthera, Sagittaria subulata
No inicio da semana adicionei Nymphoides hydrophylla 'Taiwan e uma "extensão" de Echinodorus bleheri e umas foxtail.

Fauna: Casal de Australoheros scitulus (com alevins)

Adicionei hoje uma calha para poder filmar.

O filme não faz jus ao dourado dos Australoheros Scitulus.
O macho deve ter uns 12cm e a fêmea não deve passar dos 9cm.
O que gosto nestes peixes?
Talvez a facilidade que tem em mudar do padrão de cores que vêem no video (modo de defesa da criação) para um padrão dourado e alaranjado ( talvez modo de descontracção) e ainda tem outro onde o macho tem um tom azulado com uma mancha na lateral.
Nunca tive ciclideos daquele tamanho e formato com tamanha atitude, fiquem surpreso.
Passaram o Inverno sem termóstato, com medo liguei o termóstato durante 1 semana (mas em dias diferentes do inverno), assim que chegou a primavera arrancaram com várias posturas que não deram em nada, lá comeram comidas vivas e papa de discus e neste momento andam felizes da vida a cuidar dos "pequenos" que nasceram a 14 de Junho.
Para esta juventude tenho alimentado com vermes (pequenos) de grindal e microvermes, mas já iniciei a introdução de granulado pequeno e que vejo que eles vão comer aquilo com um grande apetite.

Tenho evitado mexer no aquário devido à nova geração, mas estou aberto a propostas de melhoramento.
Eu retirei alguns alevins para outro aquário, mas não sei o que devo fazer com aqueles que estão com os pais.

IMG_4866a_zpsbqxx1szt.png
Papá, papá...

IMG_4551a_zpsha7gscul.png

A mãe

Editado por NGE
video
  • Votar + 1
Publicado:

Parabéns, a espécie é muito simpática e com cores bonitas... já a namorei bastante, mas não tenho espaço nos aquarios para mais ciclideos. ☺

Publicado: (editado)

Parabéns, a espécie é muito simpática e com cores bonitas... já a namorei bastante, mas não tenho espaço nos aquarios para mais ciclideos. ☺

Esta sub espécie de Australoheros é muito mais pequena que os habituais.

Por isso optei (devido às medidas do aquário), por mono espécie de aguas frias e deu para fazer muitos minis scitulus. biggrin.png' alt=':biggn:'> é fabuloso ver a dedicação dos pais.

Tanto quanto sei devo ser a 3 pessoa a manter esta espécie por terras lusas. :juggle: foi um bocado a jogar com o destino. Caso um do casal tivesse ido para os :angel: , dificilmente arranjaria outro.

Editado por NGE
Publicado:

Gosto mesmo muito! São um pouco parecidos com os Laetacara dorsigera quando em modo "papás". E de facto, espécies como estes seus Australoheros, que preservam os instintos bem vivos e que exibem comportamentos de cuidados parentais não adulterados pelos modos intensivos de produção são, na minha opinião, das espécies mais interessantes para se manter num aquário e são subvalorizadas.

Publicado:

Gosto mesmo muito! São um pouco parecidos com os Laetacara dorsigera quando em modo "papás". E de facto, espécies como estes seus Australoheros, que preservam os instintos bem vivos e que exibem comportamentos de cuidados parentais não adulterados pelos modos intensivos de produção são, na minha opinião, das espécies mais interessantes para se manter num aquário e são subvalorizadas.

Tens Laetacara dorsigera ou já tiveste? Ando algum tempo de olho nessa especte.

Comentei num tópico teu onde falas de Laetacara.

Publicado:

Muito interessante o casal, gostei imenso de ver o vídeo!

É espectacular vê - los a cuidar da prole, é sempre gratificante.

Fazes bem em não mexer muito agora por causa dos pequenos, ganda cova que os Gajos fizeram, lol.

Sobre a espécie para te ajudar só pesquisando. Não te sei dizer se será melhor mantê -los com os pais ou separa-los...

Mas separaste alguns porquê, notaste algum comportamento menos bom por parte dos pais??

Obrigada pela partilha, decerto a acompanhar.

Só estranhei teres a planta do lado direito no vaso, por algum motivo? É que acabas por perdê -la.

Australoheros scitulus é um peixe raro (não só em pt) e pela pesquisa que fiz (rios onde vivem, quem descobriu e por ai adiante,,,) existia pouca informação sobre a reprodução a única coisa que sabia é que era biparental.

Foi com a experiência que descobri alguma coisa.

Para teres uma ideia no dia que eles nasceram há noite fui visitar o berçário :dance: mas, não via nenhum pequenote, apenas os pais.

Fiquei angustiado ao pensar que os pais os tinham papado. Mexi com a mão onde os pais estava e vi uns 3 ou 4 a nadar.

Resumindo eles (o casal) tinham recolhido a nuvem de peixes, num único ponto e os cachopos tinham ficado nesse lugar para passar a noite. Habitualmente, durante o dia os pais faziam o mesmo mas, os alevins não estavam quietos. Decidi no dia a seguir retirar uns para outro local, caso acontecesse algo inesperado.

Agora alguns já tem entre 3/4cm e aparentemente os pais não fizeram nada de horrível como eu pensei no inicio.

Editado por NGE
  • Votar + 1

Gostei de ver o vídeo, já tão grandinhos, que espectáculo, onde os arranjaste, Mandás-te vir de importação ou nalguma loja cá?? Fiquei curiosa, como descobriste essa espécie?

Editado por Vera Santos
Publicado:

Ah, está bem, têm boa proveniência, o Diogo é top em ciclídeos americanos! Espero que tenhas muita sorte com eles!

Vai actualizando, que vou estando à espera de mais fotos e vídeos das crianças!!

• 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
A culpa não é minha eles não estão sossegados :tauuu

Conseguem ver alguns com umas cores purpuras ou avermelhadas nas barbatanas dorsais?

IMG_6202_zpsp49omosc.png

IMG_6827_zpsopovsmyx.png

IMG_6881_zpsufdzneyh.png

IMG_6928_zpszarz8oim.png

IMG_7060_zpshacknpjb.png

Editado por A. Ferreira
  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Publicado:

Tanto peixe!!!! Mt fixe mesmo, dá gosto criar a malta!!!! Vou acompanhar!!!

Foi um aqua, desde inicio destinado a mono espécie.

Estou a gostar bastante, mas ultimamente o macho anda a dar beijos muito fortes e risca-lhe o cromado.

Tenho os separados, mas quando as temperaturas ficarem baixas eles quase que "invernar", junto outra vez.

Não quero façam outra criação.

• 2 semanas depois...

Olá, pessoal viciado em peixeirada.

Venho pedir ajuda para o desenvolvimento do meu canal de youtube.

Se tem gostado dos vídeos, subscrevam e divulguem o canal. Conto com a vossa ajuda.

Já tenho 1 subscritor e o próximo, serás tu?

Editado por NGE
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Publicado:

Está a correr bem, o crescimento da pequenada. Muito bom.

A acompanhar.

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

• 2 semanas depois...