Recommended Posts

Publicado

Finalmente acho que encontrei os habitantes idieis para o meu aqua e para o meu tipode de agua (muito muito dura) :):wink: :D

Tenho algumas perguntas em relação a estes bichos:

Lamprologus multifasciatus

Lamprologus brevis

Lamprologus similis

Algumas destas especies pode viver em comunidade num aqua de 72L?

Posso te-los todos misturados no mesmo aqua? Quis são compativeis entre si?

Para cada uma delas qual a proporção entre machos e femias devo ter?

Onde posso encontrar conchas para eles morarem?

Obrigado,

Nuno Gonçalo Correia

Publicado:

Ja agora que subtrato devo usar? posso usar aragonite?

Mais uma vez obrigado,

Nuno Gonçalo Correia

Publicado:

Muito obrigado Nelson. Deste-me uma grande ajuda.

Só mais uma questão, onde posso encontrar essa areia de estuque?

Publicado:

Mais uma duvida :)

Que bichos posso por para fazer limpezas (que naõ comam os ovos ou os pequenos)?? ou não é aconcelhavel??

Publicado:

Entretando surgiu-me outra duvida.

Já escolhi a especie a ter, os multies.

Para o meu aqua que tamanho de ter a comunidade e como deve ser formada (Machos vs femeas)?

Devo coloca-los todos ao mesmo tempo? ou se for adicionando membros progressivamente à comunidade eles integram-se bem?

Um abraço,

Nuno Gonçalo Correia

Publicado:
Para o meu aqua que tamanho de ter a comunidade e como deve ser formada (Machos vs femeas)?

Isto aqui é que é um pouco tramado. Porque não é fácil distinguir o sexo dos Multi. O critério mais fiável é o tamanho, os machos são maiores que as femeas em 2/3cm.

Eu compraria uns 4/5 Multies e depois logo via o que dava, mas o ideal seria ter 2 machos e o resto de fêmeas, ou até mesmo 1 macho e 4 fêmeas.

Quanto a mais peixes, talvez pusesse 1 Gyrinocheilus aymonieri, indo um pouco ao encontro do teu "peixe de fundo", sempre ia limpando as algas dos vidros :lol:.

Multies + brevis em 72L, não é fácil mas é possível. Tudo depende da fachada do teu aquário. Quanto mede a frente?

Abraço,

logo.jpg
Publicado:

Boas Ricardo,

Quanto a mais peixes, talvez pusesse 1 Gyrinocheilus aymonieri, indo um pouco ao encontro do teu "peixe de fundo", sempre ia limpando as algas dos vidros :shock:.

E juntamente com as algas tambem não come uns ovinhos e alvins?

Multies + brevis em 72L, não é fácil mas é possível. Tudo depende da fachada do teu aquário. Quanto mede a frente?

Pois, já sabia que iria ser dificil pois o meu aqua só tem 60cm de frente :lol:

Quanto ao resto obrigado pelo esclarecimento.

Um Abraço,

Nuno Gonçalo Correia

Publicado:

Olás,

Não...

Se vais optar por multies, o mais provável é o "limpa-vidros" (não digas a ninguém que tratei o peixe por este nome :shock: ) ficar bem "sujo" das dentadas que leva dos multis.

Há um documentário sobre o tanganyika ("Jewel of the rift" - National Geographic), no qual se vê um conchicula, que deverá ter perto de 5cm, a atacar a cauda de um crocodilo enorme :lol:..que foge em seguida com menos um pedaço da cauda! :shock:

De resto, e se vais optar por multis, aconselho-te a comprar TODOS os peixes ao mesmo tempo...e não juntes mais nenhuma espécie de conchiculas. Em principio irá formar-se uma comunidade a um canto, constituida por 1 macho e uma ou várias fêmeas (depende da aceitação das fêmeas umas das outras). Os restantes peixes podes deixar ficar, mas separa MUITO bem as colónias (uma em cada canto).

Poderás ter o azar/sorte do macho dominante morrer ou, caso um dos outros peixes ser macho atinja a maturidade sexual, e substitua o dominante...

Se os peixes fora da comunidade principal forem fêmeas, o macho irá fertilizar os ovos e ficas assim com 2 comunidades lideradas por um único macho (é o que acontece no meu aquário -> 3 fêmeas num canto e 2 fêmeas no outro, o único macho fertiliza os ovos das duas comunidades)

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

Quanto a mais peixes, talvez pusesse 1 Gyrinocheilus aymonieri, indo um pouco ao encontro do teu "peixe de fundo", sempre ia limpando as algas dos vidros :shock:.

Só como exemplo, mantive durante algum tempo um casal de ocellatus mais um aymonieri num aquário de 40L. Tive várias posturas e o desporto favorito do ocellatus era dar porrada no "limpa-vidros", o que vale é que o gajo não é burro nenhum e é rápido para caraças, conseguindo assim esquivar-se a todo e qualquer ataque do ocellatus "rottweiller" :wink: !

60cm de fachada :shock: .... Mete só multies para evitares teres dissabores. Mas não fiques triste que só com os multies já vais ter diversão que chegue.

Abraço,

logo.jpg
Publicado:

Obrigado a todos, acho que já me sinto preparado para iniciar o meu aquario.

Prometo ir dando noticias com a evolução dos trabalhos.

Um Abraço,

Nuno Gonçalo Correia

Publicado:

... mas não sem antes fazer mais uma pergunta :D

Qual o tipo de conchas mais indicado para estes pequenos? E onde posso encontra-las?

Abraço

Publicado:

Com relação aos conchiniculas...

De uma comunidade inicial de 5 (a loja só tinha 5 na altura) sobram 3 :( . Por isso se não moras perto de lojas que os tenham aconselho-te uma comunidade maior (para mim a loja mais perto fica apenas a uns 130km... mais ou menos :? ).

Limpezas... eu uso uma ampulária :)

Está lá porreirinha da silva, passeia pelo aqua todo e os conchiniculas deixam-na em paz e curiosamente aguenta muito bem o ph mais elevado.

Os gyrinocheilus ao crescerem ficam um bocado agressivos demais e podem simplesmente dar-te cabo de um ou dois peixitos. É preciso lembrar que os gyrinocheilus chegam na boa aos 15cm, o que perto dos 5cm dos multies por exemplo é um monstro :lol:

Conchas:

Depois de ter corrido mundos e fundos à procura de conchas acabei por comprar as minhas nas lojas orientais.

Havia uns saquitos a 75 centimos com umas 2 a 4 conchas viáveis (o resto é para decoração mesmo). O unico problema é que estão impregnadas de perfume mas não é nada que uma boa lavagem e uma estadia no tanque do autoculismo por uma semana não cure :lol:

Os meus conchiculas morreram por ataque de outros peixes... não por envenenamento. É por isso que os 3 restantes têm agora um aqua só para eles.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Olás,

De uma comunidade inicial de 5 (a loja só tinha 5 na altura) sobram 3 Sad . Por isso se não moras perto de lojas que os tenham aconselho-te uma comunidade maior
Os meus conchiculas morreram por ataque de outros peixes... não por envenenamento. É por isso que os 3 restantes têm agora um aqua só para eles.

Uma comunidade de 5 exemplares parece-me bastante boa, aliás tratando-se de peixes bastante caros...não me parece que valha a pena investir em mais que 5 multis.

O "ngc" irá mantê-los isolados, sem mais nenhuma espécie, portanto em principio irão sobreviver todos.

Os gyrinocheilus ao crescerem ficam um bocado agressivos demais e podem simplesmente dar-te cabo de um ou dois peixitos. É preciso lembrar que os gyrinocheilus chegam na boa aos 15cm, o que perto dos 5cm dos multies por exemplo é um monstro

O meu pleco tem 20 e tal cm e não se aproxima dos multis. Também o meu gyrinocheilus (7cm) não se aproxima. Da única vez que vi ambos aproximarem.se de uma das comunidades de multis (constituida por 3 fêmeas e alguns alevins)...saíram ambos de lá com um pedacinho de cauda a menos. :lol:

Já para não falar do casal de Variabilichromis (9cm) que não PENSAM sequer em aproximar-se deste grupo de fêmeas...apesar de serem peixes muito agressivos e territoriais...e terem uma das cavernas onde costumam estar a 10cm das conchas dos multis.

Assim...5 exemplares de multis e 1 Gyrinocheilus aymoneri são boas compras. Se notares agressividade do aymoneri, e passividade dos multis...retira o aymoneri e "contrata" um pleco.

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

Encontrei conchas :):):)

São do formato das dos caracois mas quase todas brancas e em media com o dobro do tamanho de uma caracoleta. Pelo que me deu a perceber não tem qualquer tipo de tratamento (1 delas até tinha bocados do antigo habitante já recequidos).

Na mesma loja havia montes de caixas de conhas destas e de outros tipos, estas foram as que eu achei mais indicadas para os Multies.

Para quem estiver entreçado a loja que estou a falar é uma daquelas de decoração que existem nos centros comerciais e começa por V acaba em A e tem IV no meio cheers:):wink:

Um Abraço,

Nuno Gonçalo Correia