Pedro Luis_8010 Publicado Agosto 1, 2016 Publicado Agosto 1, 2016 Boas pessoal, de há uns tempos para cá ando com um fenómeno muito estranho no meu aquário Os guppys, e tem sido um de cada vez, começam a nadar à superfície e parece que estão a beber a água da superfície, o mais estranho é que já fiz TPA quando há um que começa com esses sintomas e nada muda, ao final de um dia ou dois está morto no fundo do aquario!!! Como disse, ainda não aconteceu a dois ou mais ao mesmo tempo, tem sido um de cada vez e espaçados, às vezes semanas, entre as mortes! Já perdi 6 guppys, bem bonitos, com isto, alguém me consegue ajudar a resolver o problema? Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Bringer Publicado: Agosto 1, 2016 Publicado: Agosto 1, 2016 Olá Pedro, Há algum tempo discutimos sobre algumas mortes que tiveste no aquário. Eis alguns factos que acho importante saber: Temperatura da água Como são feitas as TPAs ( frequência, quantidade, diferença de temperatura em relação à água do aquário, quanto tempo está a água em descanso) Como é feita a manutenção do filtro e de quanto em quanto tempo. Periodicidade da limpeza da mangueira que leva a água para o filtro. Utilizas fertilizantes? Se sim, tens noção das concentrações? Como estão os nitratos? Cumps José
Gonçalo84 Publicado: Agosto 2, 2016 Publicado: Agosto 2, 2016 E teste de amônia fizeste? Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Pedro Luis_8010 Publicado: Agosto 2, 2016 Autor Publicado: Agosto 2, 2016 Olá Pedro, Há algum tempo discutimos sobre algumas mortes que tiveste no aquário. Eis alguns factos que acho importante saber: Temperatura da água Como são feitas as TPAs ( frequência, quantidade, diferença de temperatura em relação à água do aquário, quanto tempo está a água em descanso) Como é feita a manutenção do filtro e de quanto em quanto tempo. Periodicidade da limpeza da mangueira que leva a água para o filtro. Utilizas fertilizantes? Se sim, tens noção das concentrações? Como estão os nitratos? Cumps José E teste de amônia fizeste? Boas Jose, Sim, na altura morreram-me 10 mollys, e agr que falas nisso os sintomas eram semelhantes!! Mas Guppys só os bebés é que morreram! Foram-se as Mollys, tem sido os Guppys que vão aos poucos...nos dois três últimos meses foram 6 Guppys! Respondendo às tuas questões Temperatura da água 26graus TPA semanais de 30 a 40%, uso um sifão e aspiro bem o areal do fundo A temperatura desce muito pouco, que me lembre não chegou aos 24graus É a água do TPA não repousa, eu uso o seachem prime ou, o que eu prefiro, o sera aquatan, que meto enquanto meto a água no balde 12,5litros A limpeza do filtro e mangueiras são feitas semana sim semana não, é lavo tudo dentro da água que tiro do aquário O estranho é que os Guppys coloridos foram os que foram primeiro E as corydoras, os Ancistrus e os neon negros não se recentem, ando no aquário bem activos, e os caracóis também! Quanto aos nitratos e amônia não sei, mas o que me dizem nas lojas é que se os valores não estivessem bem, os Ancistrus e as corydoras eram os primeiros a ressentir!! Ah, e não há fertilizantes, só o natural dos peixes
Bringer Publicado: Agosto 2, 2016 Publicado: Agosto 2, 2016 As plantas estão com bom aspecto? Olha, cada um tem as suas ideias. Eu vou ser objectivo e direi o que faria no teu caso. Preparar a água para as TPAs com um ou dois dias de antecedência (é o que eu faço e também uso o Prime). TPA de 25 a 30% ao fim-de-semana TPA de 10% a meio da semana. Ajustes de nível necessários e eventuais mini TPAs (por exemplo 3 litros) se eu achar que pus comida demais. Limpeza da mangueira de sucção a cada 2/3 semanas. Limpeza da mangueira expelidora a cada mês / mês e meio. Inclui limpar os lily pipes. Filtro: Lavagem das espinhas azuis à pressão e enxaguar posteriormente com água tratada. O mesmo para as lãs As cerâmicas são enxaguadas com água do aquário, mas não exageradamente. Apenas para tirar a maior. Esta manutenção do filtro é feita a cada 2 meses, sendo que as esponjas poderão ser enxaguadas todos os meses para manter um caudal adequado e boa oxigenação do filtro. Tenho um Eheim 2213. Até agora a coisa tem funcionado, mas claro que por vezes os problemas aparecem. Todavia, se o ecossistema estiver bem equilibrado é mais fácil resolvê-los. Ah! Aquando da TPA maior, por vezes deito meia tampa de Seachem Stability. Cumps, José
Bringer Publicado: Agosto 3, 2016 Publicado: Agosto 3, 2016 A água para a TPA maior, mesmo no verão, leva um ligeiro aquecimento. Só para diminuir a diferença de temperatura. Mas mesmo assim entra ligeiramente menos quente que a do aquário.
JCarneiro Publicado: Agosto 3, 2016 Publicado: Agosto 3, 2016 Experimente colocar uma bomba de ar para oxigenação da água
Bringer Publicado: Agosto 3, 2016 Publicado: Agosto 3, 2016 É verdade, o JCarneiro lembrou-se de um pormenor interessante. Existe ondulação da superfície?
Pedro Luis_8010 Publicado: Agosto 3, 2016 Autor Publicado: Agosto 3, 2016 A água para a TPA maior, mesmo no verão, leva um ligeiro aquecimento. Só para diminuir a diferença de temperatura. Mas mesmo assim entra ligeiramente menos quente que a do aquário. O meu também é o 2213, as mangueiras, lily pipes e etc eu limpo com um escovilhão dentro da água do TPA, só o balde do filtro é que lavo com água corrente! As esponjas azuis, a lã, e as duas cerâmicas, a pre-filtro e a porosa, lavo na água do TPA. A temperatura nunca foi problema, que é como te disse varia um grau, no máximo um grau e meio. Eu até queria fazer grandes variações térmicas por causa das corydoras e neons para ver se procriavam, mas nunca fiz essas variações. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk É verdade, o JCarneiro lembrou-se de um pormenor interessante. Existe ondulação da superfície? Experimente colocar uma bomba de ar para oxigenação da água Existe bastante ondulação, tenho o rainpipe virado para cima para isso mesmo! Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Pedro Luis_8010 Publicado: Agosto 4, 2016 Autor Publicado: Agosto 4, 2016 https://vimeo.com/177516321 Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Recommended Posts