The cube


fmmrrd

Recommended Posts

Eu sempre mandei vir daqui:

 

https://www.aquariumplantfood.co.uk/

 

mas agora existe uma loja tuga que vende, a soluções aquáticas.

 

http://www.solaqua.net/

 

Ainda tenho muitas dúvidas sobre o tipo de fertilização que irei fazer e com os inputs que vocês me têm dado estou a considerar estas duas hipóteses:

 

1 - A primeira hipótese, e sei que gasto mais um pouco de dinheiro, era adquirir ELOS Fase 1 e Fase 2 e K40, e tenho fertilizante para uns 6 a 8 meses, penso eu... (aqua 100 litros). Esta solução seria viável para que nos próximos meses pudesse estudar com calma a química por detrás da fertilização DIY e adquirir conhecimentos suficientes para daqui a uns meses fertilizar pelo método EI.

 

2 - A segunda hipótese é adquirir de imediato os produtos da Solaqua, pois havendo loja em Portugal e estando eu ainda muito pouco à vontade neste assunto, poderia eventualmente recorrer à vossa ajuda e do vendedor da Solaqua, para me dizerem exatamente quais produtos adquirir. E não pensem que não me estou a esforçar para perceber como funciona, até porque tenho lido bastante sobre o assunto e muita coisa ainda está confusa na minha cabeça. Uma vez que preciso de fertilizar o quanto antes, sinto que seria precipitado da minha parte ser eu a escolher os produtos certos, e por isso confio em vocês para me dizerem quais são...

 

Podes-me ajudar a decidir?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente à fertilização pelo método EI quais são as dúvidas em concreto?

Posso-te dizer quais os sais a comprar, qual a receita que uso e qual o método de fertilização que faço

Relativamente à opcão 1, n te csg aconselhar, porque nunca experimentei, mas deverás começar por utilizar o esquema de fertilização indicado pela marca.

 

via Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os sais que tu compras são estes, correto?

 

KH2PO4 - Fosfato Monopotássico

http://www.solaqua.net/epages/3311-141118.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Categories/Fertilizacao/Fertilizantes_DIY/Sais_Ferteis/KH2PO4_Fosfato_Monopotassico

 

KNO3 - Nitrato de Potássio

http://www.solaqua.net/epages/3311-141118.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Categories/Fertilizacao/Fertilizantes_DIY/Sais_Ferteis/KNO3_Nitrato_de_Potassio

 

MgSO4.7H2O - Sulfato de magnésio Heptahidratado

http://www.solaqua.net/epages/3311-141118.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Categories/Fertilizacao/Fertilizantes_DIY/Sais_Ferteis/MgSO4.7H2O_Sulfato_de_magnesio_Heptahidratado

 

Micro nutrientes - oligoelementos

http://www.solaqua.net/epages/3311-141118.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Categories/Fertilizacao/Fertilizantes_DIY/Sais_Ferteis/Micro_nutrientes__oligoelementos

 

Utilizando a calculadora deles por exemplo, para calcular a mistura de nitratos, se bem percebo inseri que iria diluir numa garrafa de 500 ml e que iria dosar 10ml. Então obtenho o seguinte resultado:

 

1_zpsynvdziwa.jpg

 

Isto é, diluo 61,14gr de sais KNO3 em 500 ml de água destilada e tenho a minha mistura de NO3 feita.

Idem para os restantes sais, é isso? Como determino a dose que deverei dar e quantas vezes?

 

Desculpa a chatice mas tenho de começar por algum lado… Se entenderes que não deveria postar estas questões aqui, ou que deveria ser em privado, pf digam.

 

EDIT: Esqueci-me de perguntar. No site eles já vendem fertilizantes pré-misturados. É viável?

Editado por fmmrrd
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia rapaziada,

 

Não quero complicar as ideias pelo que vou tentar ser o mais sucinto possivel.

 

O Metodo "EI" infelizmente foi tão mal difundido, ou mal interpretado que leva realmente as pessoas a pensarem em dosear por excesso e muitas das vezes quando dizemos excesso é mesmo excesso. E que com isso está tudo bem mas não está.

 

Sucede que o Tom Barr, que para além de ser quimico de formação, teve à sua disposição equipamentos que lhe permitiram durante uns anos avaliar este metodo e tirar as suas conclusões.

 

E o que ele disse e está escrito na sua PRIMEIRA exposição (a primeira de todas), é de que o tal excesso não é à fartazana (passo a expressão) mas sim um LIGEIRO excesso acima do Intake máximo.

 

Quando ele afirmou estas coisas, estava a falar de aquarios densamente plantados e com luz elevadissima e magotes e magotes de CO2. Aquários estes que dizem ser HIGH. OS tais.

 

Citando: Less light = less demand for nutrients. You can go too far and get so low plants will not grow no matter what the CO2/nutrients, however, it's a very useful way to control the rates of growth for an aquarium and also to control algae until the conditions are corrected. Many have issues with CO2, so using less light makes targeting a good stable CO2 level much easier than say higher light intensity. Thus limiting light makes the most logical sense, not nutrients and CO2 for algae control, for stability, for CO2 issues/nutrient issues, for control of growth rates, for less electrical use, reducing heat, reduction of any and all waste.

 

O que ele engendrou foi uma forma de descascar um frasco de fertilização de ADA ou Tropica ou Elos ou outra marca por componentes.

O que estes frascos têm tambem é "EI" mas na forma já dissolvida e balanceada para uma gama larga de aquarios. Mas não para aquarios como os dele. A necessidade aguça o engenho e foi o que ele fez. Introduziu os sais no universo aquariófilo.

 

E de desse modo conseguiu comprar mais barato a fertilização e conseguir fertilizar nos mais altos valores a custo reduzido.

 

Mas repito tambem concluiu que o excesso devia ser ligeiro.

 

Diz ele:

 

If you have lower growth, lower light, then you can make safe assumptions like using less nutrients, again, refer to #1.

 

E ainda:

 

Test if you want along with EI. Some do so to get a feel for their aquarium, then no longer test if they are within the tar

get(theirs or EI's etc) ranges. These are choices you make/trade offs and you decide if they are worthwhile for you.
There is no rule that says you cannot test. I suggested testing along with water changes

 

Era o que eu fazia quando usava EI. Testava ao fim de semana antes da TPA para saber em Target andava. E muitas surpresas tive...

 

Posto isto, e daí a minha alusão aos consumos, é que se vamos todos fertilizar pelo topo e com excesso, sem saber qual o topo do aquario, podemos exgerar no excesso e isso quer digam que não, resulta em desiquilibrio e algas na certa porque não é liquido que NÓS tenhamos os nossos aquarios nos limites. Sobretudo o CO2.

 

Caros.. Não é em vão os milhares de aquarofilistas que usam "EI" e andam à guerra até acertarem e têm problemas de sobeja com a "EI". Só para citar um exemplo o nosso querido Oliveira não usa. O George Farmer não usa e tantos outros. E não é por supostamente serem patrocinados pela marca "X". Já usaram e tiraram as suas conclusões.

 

Usar a "EI" não é assim tão facil não Vasco. Lamento discordar. Se fosse não tinhamos os aquariofilstas sempre à nora com ela.

 

Deve usar-se mas com cautela. Para que servem as calculadoras de "EI" senão para isso mesmo?

 

Se fosse uma regra básica não era necessário calculadoras. Usava-se apenas uma formula e siga.

 

Incluso se forem ver na tabela eles dizem como consumos máximos:

 

Nitrate (NO3) 20ppm per week Potassium (K) 30ppm per week Phosphate (PO4) 3ppm per week Magnesium (Mg) 10ppm per week Iron (Fe) 0.5ppm per week

 

Diz ainda:

 

After a bit of experience and careful monitoring we will be able to determine, if we wish, how much we can lower the dosing to match the lower lighting. This is where the “Estimative” part comes in.

 

Usei este método durante uns dois anos e debati isto com "N" aquariofilstas e nunca houve consenso.

 

O unico consenso obtido é de que realmente tinhamos que adaptar a "EI" às necessidades do aquario. Nisso chegamos todos a acordo.

E muitos deles estão aqui neste forum e é essa a sua prática.

 

Como disse.. os nossos aquários não têm as necessidades dos aquarios dos "Gurus" como o Tom Barr.

 

Tentamos adaptar e isso já é muito bom. Adpatar não é exceder. Nesse ponto discordo totalmente.

 

Não vou promover um Target de 20 PPM semanal de No3 se o meu aquario só consome 5.

Pela tua ordem de ideias chego ao fim da semana com 15 de excesso. Fazendo a TPA de 50% e como lhe vou espetar com mais 20 já vou na primeira semana com 27.5 PPM.. e na segunda com 31.5 a que valores vou chegar daqui a 3 meses? Como os do Tom Barr.. chegou a ter aquarios com 100 PPm de Nitratos. É para isto que alerto. Eu tive mais de 60 PPM de Nitratos. O teste nem tinha escala que lá chegasse.

 

Eta tanto que o Difusor, Lily Pipes, vidros etc ficava tudo acastanhado dos sais. O filtro por dentro ficava uma lástima e tantas outras causas.

 

Por isso só aconselho duas coisas:

 

1º Medir testar a agua de rede. Não vá aqui o nosso amigo ter 15 PPM de Nitratos na água de rede..percebem onde quero chegar?

 

E só depois de testar agua de rede fazer uma receita apropriada a meio gas.

 

Durante uma semana ir adicionando os ML para o target semanal definido.

E todos os dias dessa semana fazer a medição dos Nitratos e Fosfatos antes do fotoperiodo para ver o que é consumido versus o adicionado.

 

Calculada esta base então sim adicionar um ligeiro excesso ao cálculo da receita. Este ligeiro excesso tal como o BArr diz é que vai prevenir qualquer falha, seja ela por aumento da massa vegetal ou outra. Não é portanto fazer uma receita qualquer que cubra todas as necessidades.

Adicionar se necessário! Quem sabe até não tenha que reduzir as quantidades de sais.

 

É assim que recomendo, foi assim que fiz e foi desse modo que obtive melhores resultados. Eu e os que comigo estudamos e debatemos isto durante varios meses. E vocês conhecem-nos. :)

 

Abração a todos.

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Embora eu ache que as calculadoras um exercício interessante, também acho que no início geram mais confusão de que ajudam alguém a entender o que quer que seja.

Acho que te deves debruçar sobre o assunto para no futuro teres um ideia do que inseres no sistema mas por agora punha-as de parte.

Não necessitas delas. Se depois da TPA semanal de 50 % fizeres os testes sabes logo quanto é que o teu sistema vai começar ao inicio de cada ciclo de fertilização.

Ao fim de três semanas já tens uma noção muito exata de o que o teu sistema está a consumir e se necessitas de fazer algum ajuste (fertilizar mais ou menos quantidade).

O ajuste será sempre obrigatório caso verifiques défice (chegas ao fim da semana a 0) ou opcional caso verifiques excesso (imagina que constatas que depois da TPA semanal o teste dá 10 ppm e queres começar apenas com 5ppm)

Ao fim de mês e meio por e simplesmente acabas por deixar de fazer verificações ou algo assim, pq vais ver que as plantas estão saudáveis e a crescer.

Pontualmente fazes apenas por controlo.

 

O meu esquema:

2ª feira Macros

3º feira Micros

4ª feira Macros

5ª Feira Micros

6ª Feira Macros

Sábado Nada

Domingo - TPA e não fertilizo.

 

Dissolução Macro que utilizo num litro de água destilada

60g KNO3

20g KH2PO4

20g - MgSO4.7H2O (varia consoante a dureza da água), mais quantidade se tiveres a água muito mole e menos se ele tiver já um gH para o elevado.

 

Dissolução micros que utilizo num litro de água destilada

12g

 

Fertilização para 200l e aquário altamente plantado

Macros 50ml à 2ª, à 4ª e a 6ª

Micros eu digo depois que não se de cabeça.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respeito mas discordo de ti Paulo,

Maior parte do pessoal não anda à toa com EI,

Maior parte do pessoal descura o excesso de iluminação, o CO2 e facto de ser essencial ter um aquário dignamente plantado e focasse em ppm e ml para a frente e para trás.
Encara isto como matemática e fala de concentrações e afins quando não sabe do que fala.

Por este método matematicamente tu nunca passas de um limite e tiras da equação um coisa fundamental, uma errada fertilização. Dás sempre tudo e em quantidades que as plantas vão absorver à vontade sem nunca entrarem e défice.

 

 

Ps - Nessa parte dou-te razão e esqueci de mencionar, medir a agua da rede, não é muito comum mas à zonas do país onde tem elevados valores de N

 

PS1 - Paulo isso de andar a virar frangos hà muito tempo...também eu, e também conheço muita gente e debato assuntos de aquariofilia com todas as que querem...e não assim tão poucas!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente,

 

Estás a fazer isso mal.

 

Estás a dizer à calculadora que só vais adicionar 10 ML / por semana. Por isso te dá esses valores.

 

Se queres adicionar 10 ML / dia seria 70 que devias lá colocar.

 

E alerto para outra coisa que não foi referido. Então e onde está o K2SO4? O belo do Potássio que é importantissimo? Ou KCL?

 

Tens aqui um exemplo que fiz agora mesmo.

 

E começava por aqui com quase a certeza que já está a jogar muito por alto.

 

Que terias que reduzir. É uma sugestão. MAs só medindo como disse lá atras.

 

 

Slide1_zpsfideraxc.jpg

 

 

Abração

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que sim Vasco. Sabes que estamos a debater. Sempre salutar amigo. Agrupar ideias.

Grande abração

 

Enviado do meu SM-G530FZ através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diz-me lá Paulo o pq so importantissimo fosfato de potassio.?

Uma pequena historia. Qd aqui hà uns anos a unica loja na tugalandia (aquela que fechou e deixou dezenas de pessoas agarradas com encomendas por enviar) que vendia sais deixou de ter esse em particular o pessoal deixou de usar e pasme-se não é que a coisa funciona na mesma.

 

Conseguiria imumerar "n"aquários q não utilizam esse sal na fertilização e estão aí para as curvas de bonitos e saudáveis que estão.

 

via Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por experiencia propria... não. As plantas crescem, as anubias ainda florescem, ainda tenho de andar a "dar" à tesoura mais vezes do que queria.

 

via Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas finalizando, pq n acho que ter-mos visões diferentes seja errado, até acho bem e só favorece o fórum.

Todos os leitores tem aqui informação muito util, independentemente do que consideram o melhor por isso aproveitem q não duramos para sempre. ;)

Bem haja Paulo

 

via Nokia 3310

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais agradeço aos dois este debate porque é sem dúvida através dele que eu e outros aprendem as coisas.

 

Uma coisa que tenho perfeita consciência é que há muita informação "menos correta" na internet o que acaba por confundir bastante, principalmente para quem está a aprender. O que eu tento fazer e acho que é isso que é fundamental, é saber filtrar a informação e decidir qual caminho queremos seguir que é no nosso entender o mais correto. A partir daí é que vamos aprendendo e ajustando o conhecimento que vamos adquirindo àquilo que realmente queremos.

 

Em relação a este caso em particular eu até acho que ambos nem divergem assim tanto nas opiniões. Se bem entendo, a diferença prende-se apenas na questão da fertilização em excesso, mas o que eu acho é que, a partir do momento que eu siga este caminho, como o próprio Vasco diz, ao fim de 3 semanas já fazes os devidos ajustes:

 

Se depois da TPA semanal de 50 % fizeres os testes sabes logo quanto é que o teu sistema vai começar ao inicio de cada ciclo de fertilização.
Ao fim de três semanas já tens uma noção muito exata de o que o teu sistema está a consumir e se necessitas de fazer algum ajuste...

 

Isto leva-me a crer que a diferença está apenas no arranque da equação pois ao fim de pouco tempo ambas as opiniões são convergentes e levam ao mesmo resultado...

 

Quanto ao fosfato de potássio, não sei dizer se é importante ou não e, neste caso, havendo duas opiniões de dois entendidos na matéria, terei mesmo de atirar uma moeda ao ar :smile2:

 

 

Paulo, dissecando agora um pouco mais a informação que me dás, vou arriscar, se me permites, a fazer as perguntas de ignorante:

 

Estás a dizer à calculadora que só vais adicionar 10 ML / por semana. Por isso te dá esses valores.

Se queres adicionar 10 ML / dia seria 70 que devias lá colocar.

 

Há alguma regra que nos diga quantos ML devo adicionar por semana? Eu percebo que, quer adicione 70 ML por semana, ou 150 ML, ou 1000 ML por semana, a mistura será ajustada para que obtenha sempre a mesma quantidade de nutrientes calculada, no caso do teu exemplo, os 15,5ppm de NO3, 2 de PO4, 17,4 de K, etc., etc...

 

Significa que:

 

1º - se fizer uma mistura muito concentrada posso até só ter necessidade de adicionar 1 ML por semana (Caso extremo, claro - É só para eu perceber se estou a raciocinar corretamente)

 

2º - O cálculo do teu exemplo faz uma receita composta por macros (nitratos, fosfatos e potássio) e adiciona também um micro (Magnésio)? Fazes a mistura de macros e micros tudo numa receita, ou só estás a fazer contas às necessidades de macros?

 

3º - Adicionas macros e micros todos os dias, ou intercalas e folgas ao fim-de-semana?

 

4º - Porque toda a gente opta por fazer a mistura numa garrafa de 500ML? Há alguma razão para não se fazer numa de 1L, ou 1,5L, ou até 2L? Eu deduzo que tenha a ver com a eventual necessidade de ajustar a receita e ter de fazer uma nova mistura. Mas se fertilizar, como dizes, 70 ML por semana isto dá-me para 7 semanas...

 

5º - És então da opinião de comprar na Solaqua sais de KNO3, KH2PO4, K2SO4 e MgSO4*7(H2O), e dissolver em 500ML de água destilada, nas quantidades calculadas e fertilizar 10ML todos os dias da semana, fazendo uma TPA de 50% ao fim-de-semana?

 

Hoje tem sido um dia de aprendizagem e tanto... biggrin.png' alt=':biggn:'>

Editado por fmmrrd
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas duas achegas... Fazeres 500 ml ou um l igual. Usas o dobro quando fazes 1l de dissolução, mas a concentração é a mesma.

Não fazeres solucões mt concentradas prende-se o coeficiente de solubilidade de cada sal.

Experimenta dissolver sal ( sal de cozinha) em água, só o vais consegui até determinada quantidade. Apartir daí, n csg mais e precipita no fundo. A solução fica saturada. O mesmo se passa com qualquer "sal" que dissolvas em agua. Uns dissolvem-se melhor outros pior.

 

via Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Significa que:

 

2º - O cálculo do teu exemplo faz uma receita composta por macros (nitratos, fosfatos e potássio) e adiciona também um micro (Magnésio)? Fazes a mistura de macros e micros tudo numa receita, ou só estás a fazer contas às necessidades de macros?

 

Também fiquei com esta dúvida. Será melhor juntar todos os sais ou fazer micros e macros em separado?

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

1º - se fizer uma mistura muito concentrada posso até só ter necessidade de adicionar 1 ML por semana (Caso extremo, claro - É só para eu perceber se estou a raciocinar corretamente)

O vasco respondeu. Dá-se precipitação de sais. Isso é algo que as calculadoras não vos dizem.

2º - O cálculo do teu exemplo faz uma receita composta por macros (nitratos, fosfatos e potássio) e adiciona também um micro (Magnésio)? Fazes a mistura de macros e micros tudo numa receita, ou só estás a fazer contas às necessidades de macros?

Sim coloca-se o Magnésio na mesma solução embora considerado um Micro.Isso dos Macros e Micros não se poderem misturar é outra história. Vê o exemplo do Tropica Specialized. Tem Macros e Micros. A unica coisa que difere para o Premium é o N e P apenas.

3º - Adicionas macros e micros todos os dias, ou intercalas e folgas ao fim-de-semana?

É indiferente. Podes dar salteado como no mesmo dia. Como podes até dar a dose semanal toda de uma só vez. Embora lá está.. para melhor controlo eu dava 10 Ml ao dia.

E no dia seguinte media. Se tivesse por exemplo 40 PPm de nitratos (um exagero não é..) no dia seguinte não dava nada. E ao terceiro dia dava apenas 5 Ml. Até acertar com o consumo do aquario.

4º - Porque toda a gente opta por fazer a mistura numa garrafa de 500ML? Há alguma razão para não se fazer numa de 1L, ou 1,5L, ou até 2L? Eu deduzo que tenha a ver com a eventual necessidade de ajustar a receita e ter de fazer uma nova mistura. Mas se fertilizar, como dizes, 70 ML por semana isto dá-me para 7 semanas...

Mais uma vez as histórias que perduram e nada de cientifico. Dizem para fazer em 500 Ml porque uma de litro dura meses a gastar e dizem que os sais perdem as suas propriedades. Alguns até dizem para guardar no Frig.. mas como digo.. nada cientificamente comprovado. Quanto a mim.. correntes da WEB.

5º - És então da opinião de comprar na Solaqua sais de KNO3, KH2PO4, K2SO4 e MgSO4*7(H2O), e dissolver em 500ML de água destilada, nas quantidades calculadas e fertilizar 10ML todos os dias da semana, fazendo uma TPA de 50% ao fim-de-semana?

Se fosse a ti e antes de comprar os sais testava com uma garrafa deles. Se te deres bem e atinares com a coisa, então aí sim passas a comprar. Foi o que eu fiz.

Como tentei explicar lá em cima, o facto de usares "EI" não é garantia de nada. Ela não funciona sozinha, e tem toda a relação com o CO2 e Luz.

Imagina que não consegues equilibrar a trilogia Luz+Fert+Co2 usando "EI"?

Vais ficar com os sacos?

Testa primeiro. Uma garrafa deles custa 6 ou 7 euros salvo erro.

Abração.

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E não é q estamos de acordo Paulo... ;)

Como n vai csg equilibrar???

Se não csg depois disto tudo... Eu bloqueio-o e já não posta mais nada

 

via Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai conseguir claro. Mas nada de precipitações. com calma vai la.

E estamos aqui nós.

Se fores de Lisboa ou margem sul ate te faco um frasco de meio litro na boa.

Levas e das fogo à peça!

Abração

 

Enviado do meu SM-G530FZ através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, hoje tive uma escola... . Apesar de ainda saber tão pouco sobre o assunto, foi extremamente útil as vossas explicações.

 

Vasco, se me bloqueares ficam vcs a perder... deixam de ver a evolução do "THE CUBE", hehe!!!

 

Paulo, sou do Porto (felizmente) Nada contra Lisboa e arredores. É só porque gosto muito do Porto . Mas obrigado pelos conselhos e pela oferta. Quando for ao Sul vou cobrar...

 

Depois desta escola toda tenho a informar que mandei vir os macros e micros Solaqua EI.

 

Macros

eb7aafa2c2b9d35910bd3c6356f8ac3e.png

 

E Micros

89aefe8fbcf4479fe575612a941f5178.png

 

Próximo passo aprofundar os conhecimentos nesta matéria e daqui para a frente vai ser sempre a chatear-vos.

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizeste bem... Agora é ir ajustando aos niveis adequados...

 

via Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O IVo recomenda para começar 8ml de micros e 8ml de macros 3 a 4 vezes por semana. Isto é 24ml/semana de macros e 24lm/semana de micros, todos os dias (dá qq coisa como 3,4ml dos dois por dia).

 

Enquanto não apuro as necessidades, recomendam a dosagem e esquema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim... Nada como experimentares.

Não existem verdades absolutas, cada aquário é unico nas suas caracteristicas.

Vais fertilizando como ele diz e vês como o sistema se vai portando.

Dp depois de cada tpa semanal vês o que sobrou e vais ajustando, caso haja défice.

Isto n é um bicho de 7 cabeças ;)

 

via Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 106

 

Esta semana, como todos sabem, dediquei-me a estudar e aprender as "regras básicas" da fertilização. Já não é preciso dizer que iniciei à 2 dias a fertilização EI Solaqua micros e Macros.

 

Apesar de ainda ter muito que aprender sobre essa matéria, o aquário não dá descanso. Estou sempre a pensar no que posso fazer para melhorar e, por isso, agora dediquei-me à iluminação. Afinal, para atingir o equilibrio não tenho de ter o CO2 - Iluminação - Fertilização?

 

Pois bem, a iluminação atual é composta por duas calhas DIY de 30cm cada uma com 42 leds SMD 5630, sendo que apenas 28 são 7000k, os restantes são multicolor.

 

O fabricante indica 1160lm, o que me parece justo pois 1160lm/28 = 41,4lm/led (excluindo os leds vermelhos, azuis, etc.)

 

Assumindo o valor de 1160lm (considerando alguma depreciação) posso concluir que com as duas calhas tenho 2320lm / 100lts = 23,2lm/lt. Parece-me baixo para um plantado. Estou a magicar forma de acrescentar mais uma calha chegando ainda assim apenas aos 35lm/lt.

 

Também tenho de ter em atenção que estes leds dos chineses são uma "fatelice", mas são realmente uma solução muito em conta, mesmo que necessitem ser substituídos todos os anos...

 

Deixo a porra aberta para os vossos comentários, deixando uma nota final sobre a iluminação: o aqua tem 50cm de altura, apesar da coluna de água onde tenho o monte carlo ter apenas 43cm.

 

Outro assunto que queria opiniões é que estou a pensar tirar a anubia do plano traseiro. É de crescimento lento e as folhas têm permanecido com algumas algas. Sinto que o conceito do aquário está a mudar e acho que a anubia não está a acompanhar...

O que acham?

 

Por fim as fotos. Algumas podas aqui e ali e agora iniciando a semana com a fertilização certinha, espero ver melhorias significativas nas plantas.

A fauna, essa mantém-se estável

 

0b449edc2f4f578b1389043e12a18d53.jpg

 

3530f2416a2c97e86111f1d384fcd8e8.jpg

 

b89dbf6e2cb5933a6c06b16b9bc1fde2.jpg

 

416ae1cc8ae1db803f4a415242a7c6ce.jpg

 

cc3d43e50c1bc480827a405e46786f28.jpg

 

Como é que limpam o vosso difusor e com que frequência??

 

Abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse está na altura.

Qt à luz.. Experimenta. Daqui a três semanas tira as tuas conclusões através do crescimento das plantas.

Mais vale começar pir baixo e aumentar que ao contrario.

Abraço

 

via Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 106

 

Esta semana, como todos sabem, dediquei-me a estudar e aprender as "regras básicas" da fertilização. Já não é preciso dizer que iniciei à 2 dias a fertilização EI Solaqua micros e Macros.

 

Apesar de ainda ter muito que aprender sobre essa matéria, o aquário não dá descanso. Estou sempre a pensar no que posso fazer para melhorar e, por isso, agora dediquei-me à iluminação. Afinal, para atingir o equilibrio não tenho de ter o CO2 - Iluminação - Fertilização?

 

Pois bem, a iluminação atual é composta por duas calhas DIY de 30cm cada uma com 42 leds SMD 5630, sendo que apenas 28 são 7000k, os restantes são multicolor.

 

O fabricante indica 1160lm, o que me parece justo pois 1160lm/28 = 41,4lm/led (excluindo os leds vermelhos, azuis, etc.)

 

Assumindo o valor de 1160lm (considerando alguma depreciação) posso concluir que com as duas calhas tenho 2320lm / 100lts = 23,2lm/lt. Parece-me baixo para um plantado. Estou a magicar forma de acrescentar mais uma calha chegando ainda assim apenas aos 35lm/lt.

 

Também tenho de ter em atenção que estes leds dos chineses são uma "fatelice", mas são realmente uma solução muito em conta, mesmo que necessitem ser substituídos todos os anos...

 

Deixo a porra aberta para os vossos comentários, deixando uma nota final sobre a iluminação: o aqua tem 50cm de altura, apesar da coluna de água onde tenho o monte carlo ter apenas 43cm.

 

Outro assunto que queria opiniões é que estou a pensar tirar a anubia do plano traseiro. É de crescimento lento e as folhas têm permanecido com algumas algas. Sinto que o conceito do aquário está a mudar e acho que a anubia não está a acompanhar...

O que acham?

 

Por fim as fotos. Algumas podas aqui e ali e agora iniciando a semana com a fertilização certinha, espero ver melhorias significativas nas plantas.

A fauna, essa mantém-se estável

 

0b449edc2f4f578b1389043e12a18d53.jpg

 

3530f2416a2c97e86111f1d384fcd8e8.jpg

 

b89dbf6e2cb5933a6c06b16b9bc1fde2.jpg

 

416ae1cc8ae1db803f4a415242a7c6ce.jpg

 

cc3d43e50c1bc480827a405e46786f28.jpg

 

Como é que limpam o vosso difusor e com que frequência??

 

Abraço a todos

Boas

O difusor eu ponho em água com umas gotas de lixívia pura depois tens de passar muito bem por água.

A frequência depende do estado dele.

Sei que também existe um produto próprio para o efeito mas nunca usei.

Quanto à anubias se calhar não era má ideia retirar, podias por aí uma rotala wallichii acho que fazia um excelente contraste.

Quanto à luz segue o conselho do Vasco Ferreira vai com calma eu pus-me com pressas aumentei muito a luz e ainda ando a limpar a porcaria que fiz,algas a montecarlo queimada tudo desequilibrado.

De resto está muito bom parabéns.

 

Cumprimentos

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.