brunofasoares Publicado: Novembro 21, 2016 Publicado: Novembro 21, 2016 On 21/11/2016 at 12:35, Vasco Ferreira disse: Para o mesmo objetivo não... O red cherries ajudam mas são pequeninos, tlv esses 15 fazem o serviço de um. O que diz o Vasco... os Caridina Japonica são bem maiores, logo conseguem ser muito mais eficazes. Mesmo assim as algas que tens não são nada de preocupante. Tens de deixar o aquário estabilizar. Depois dessas mudanças, está a tentar encontrar o ponto de equilíbrio. Seja como for uns camarões não lhe fazem mal nenhum, até pelo contrário. Citar Bruno Soares http://www.aquariofilia.net/forum/topic/255024-honey-i-shrimped-thekids/ https://www.aquariofilia.net/forum/topic/257876-apistogramma-cacatuoides-orange/?tab=comments#comment-1414645 1ª Montagem de água Salgada: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259497-b-reefing/
AndrePeixoto Publicado: Novembro 21, 2016 Publicado: Novembro 21, 2016 Continuo a debater no drop checker Citar
fmmrrd Publicado: Novembro 21, 2016 Autor Publicado: Novembro 21, 2016 André, este fim de semana pretendo ir ao Open Day na Ecoarium e estou a guardar essa questão do drop checker para esse dia Ainda assim vou alinhar na compra das C. Japonicas pois acho que serão sempre uma mais valia. Citar
Vasco Ferreira Publicado: Novembro 21, 2016 Publicado: Novembro 21, 2016 São mesmo... Bem bonitas de observar a trabalhar....Se tiverem o DC que queres pergunta se tem solucão calibrada a 4dH, só assim vais ter leituras aproximadas das de concentrações de CO2 Ps - Deixou de fazer sentido este tópico estar no sub-fórum low-tech. Foi passado para aqui.via Nokia 3310 2 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
fmmrrd Publicado: Novembro 24, 2016 Autor Publicado: Novembro 24, 2016 Olá malta, Os últimos 2 dias tive necessidade de ficar em casa e apercebi-me do seguinte: O fotoperíodo que tenho definido é das 17h30-24h00. O CO2 das 16h00-22h30 A minha sala está orientada a poente apanhando sol toda a tarde, e toda a parede a poente é vidro, logo muita luz. Apesar de o sol não incidir diretamente no aquário, na sala há muita luz e reparei que durante o dia as folhas das plantas abrem para capturar essa luz inclusivé tendem para a direção da janela. A questão é: Não deveria fazer coincidir mais o fotoperíodo com a luz do dia? É que a analisar desta forma, o fotoperíodo começa muito mais cedo que as 17h30, aliás mais cedo que o próprio CO2... Claro que o horário da iluminação me convém para poder apreciar o aquário quando estou em casa, mas percebo que, apesar de luz diferente, o aquário tem luz prá'i umas 14h... Quais as vossas opiniões e os vossos fotoperíodos? Abraços Citar
Vasco Ferreira Publicado: Novembro 25, 2016 Publicado: Novembro 25, 2016 A iluminação tb serve para disfrutar do aquário e se não está ng em casa durante o dia é chato ter sempre a luz apagada à noite. Geralmente todos nos temos o fotoperiodo desfasado do dia real. N me parece que a iluminação indireta seja suficiente mas a unica opção é fechares pelo menos parte dos cortinados durante o dia. Se tiveres gente em casa durante o dia ajusta o fotoperiodo. via Nokia 3310 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
jhlbjp Publicado: Novembro 25, 2016 Publicado: Novembro 25, 2016 O meu aqua está na sala e as luzes ligam das 18 as 24 (que é quando posso estar em casa). A sala, obviamente tem as persianas fechadas, apenas deixo umas pequenas frinchas, e as cortinas idem. O suficiente para ter alguma pouca claridade para os bichos conseguirem ver. Abraço Citar
fmmrrd Publicado: Novembro 27, 2016 Autor Publicado: Novembro 27, 2016 Dia 120 Esta semana apesar de não resolvido o problema das algas, senti um pequeno abrandamento do aparecimento delas. Novidades desta semana: 1 - Introdução de umas 12 C. Japónicas. Ainda são juvenis e quase não as vejo no aquário têm praí 1,5cm. Vamos andando e vamos vendo o que acontece. O abrandamento não se deve a elas pois só as inseri ontem. 2 - hoje introduzi o drop checker. Solução KH calibrada a 4d. Tudo direitinho e, após 2 horas e seguintes, cor verde muito escuro, quase azul. 3 - Ontem fiz mais uma leitura dos nitratos e rondam os 30ppms. Como acho um pouco elevado decidi tentar baixar na próxima semana para níveis mais aceitáveis (entre 10 e 20). Para isso vou reduzir um pouco a comida dos peixes e voltar a fazer uma tpa a meio da semana de 10 a 20%. Conclusão: Fertilização manteve-se e irá manter-se na próxima semana, CO2 aumentei hoje de 2bps para 3bps. Amanhã avalio a cor do reagente e ajusto, se necessário. Umas podas aqui e acolá, limpeza de vidros e difusor, etc., etc., e cá estão as fotos de hoje. Espero ver o aquário a estabilizar nas próximas semanas Pormenor da rotala wallichii adquirida a semana passada, seguindo os concelhos do amigo Gonçalo, simplesmente linda 1 Citar
Vasco Ferreira Publicado: Novembro 28, 2016 Publicado: Novembro 28, 2016 Isso está no bom caminho. Isso, ajusta o co2 com calma e aguarda os resultados. Eu n mexia em dois parâmetros ao mesmo tempo. Ao aumentares o co2 vais aumentar os consumos. Ajusta esta semana o co2 e dp para a semana logo vês o como ficou a fertilização. Evita excesso de tpas, acaba por destabilizar mais do que ajudar. Abraço via Nokia 3310 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
fmmrrd Publicado: Novembro 28, 2016 Autor Publicado: Novembro 28, 2016 Só pretendo acrescentar uma tpa de 10 a 20% a meio da semana. Mesmo aumentando os consumos, pretendo baixar os níveis de nitratos e por isso parece-me bem. Mas não há problema, antes de fazer a tpa faço os testes. Citar
Vasco Ferreira Publicado: Novembro 28, 2016 Publicado: Novembro 28, 2016 Apenas referi, pq qualquer alteração deve ser gradual... E subir o co2 convém que demore o seu tempo. So lá para o fim da semana atingir o target. E a tpa vai alterar essa evolução Teres 30ppm mais um semana n mata ng... Vai dando noticias. via Nokia 3310 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
fmmrrd Publicado: Novembro 28, 2016 Autor Publicado: Novembro 28, 2016 Sim, tb tens razão. Vou ver a evolução esta semana e vou tranquilo Citar
fmmrrd Publicado: Dezembro 4, 2016 Autor Publicado: Dezembro 4, 2016 Dia 127 Muito calma esta semana. Sinto que as coisas estão a estabilizar do "boom" de coisas que fiz desde que adicionei o co2. No inicio da semana aumentei um pouco o co2 e vejo que o reagente está verde escuro. Não aumentei mais, embora talvez pudesse pois acho que o verde ideal é um pouco mais claro. Uma das razões porque não o fiz é porque de toda a fauna que tenho acho que os Guppies são os únicos que não apreciam o co2. Noto que andam muito mais na superfície... Fora isso as algas estão estáveis e controladas, também pela ajuda dos amanos, muito embora quase não os vejo. Andam sempre escondidos. Umas podas aqui e umas acolá, e eis como ele está agora Citar
brunofasoares Publicado: Dezembro 5, 2016 Publicado: Dezembro 5, 2016 Adoro a forma como a Cryptocoryne tomou conta do lado direito. Com que altura está ela? E o tapete também está a fechar bem. Andei desatento e nem reparei que tinhas acrescentado Wallichi. Grande post. Citar Bruno Soares http://www.aquariofilia.net/forum/topic/255024-honey-i-shrimped-thekids/ https://www.aquariofilia.net/forum/topic/257876-apistogramma-cacatuoides-orange/?tab=comments#comment-1414645 1ª Montagem de água Salgada: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259497-b-reefing/
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 5, 2016 Publicado: Dezembro 5, 2016 Isso está mt bom. Esta semana podes das mais um toque no Co2.. Com calmas e sem pressas, até para a fauna se habituar. Fizeste os testes? N vejo grandes algas, o verdete nas rochas é normal, todos os aquas o tem. Podes com umq escova de dentes periodicamente dar uma esfrega. Parabéns... Como vês n é assim tão dificil. Os guppies costumam ter esse comportamento, n? Abraço via Nokia 3310 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
fmmrrd Publicado: Dezembro 5, 2016 Autor Publicado: Dezembro 5, 2016 On 05/12/2016 at 10:11, brunofasoares disse: Adoro a forma como a Cryptocoryne tomou conta do lado direito. Com que altura está ela? E o tapete também está a fechar bem. Andei desatento e nem reparei que tinhas acrescentado Wallichi. Grande post. A Cryptocoryne desenvolveu-se assim logo que inseri o co2 e aumentei a luz. Ficou mais bonita, sem dúvida. Deve estar com uns 12 a 15cm. A Wallichi está de facto a dar-se muito bem. A ideia é crescer para aparecer por detrás da rocha. Acho que vai fazer uma transição bonita das cores avermelhadas para as verdes... On 05/12/2016 at 10:32, Vasco Ferreira disse: Isso está mt bom. Esta semana podes das mais um toque no Co2.. Com calmas e sem pressas, até para a fauna se habituar. Fizeste os testes? N vejo grandes algas, o verdete nas rochas é normal, todos os aquas o tem. Podes com umq escova de dentes periodicamente dar uma esfrega. Parabéns... Como vês n é assim tão dificil. Os guppies costumam ter esse comportamento, n? Abraço via Nokia 3310 Receio aumentar o co2 pelos guppies. Notei muito esta semana que ficaram mais paraditos à superfície. Eles eram muito mais ativos. Como neste momento as algas estão a desaparecer e parece estar a estabilizar, quero deixar assim mais um tempo a ver o comportamento. Os testes fiz e é mais do mesmo: NO3 sempre entre os 25 e os 30 ppms, passando a 15 após a tpa de 50%. Fosfatos sempre a 1 ppm, mais coisa menos coisa... Abraço Citar
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 5, 2016 Publicado: Dezembro 5, 2016 Fazes bem... Se está tudo bem n vale apena correres riscos com a fauna. Qt aos valores... depende de ti, assim resulta, mas se quiseres podes baixar um pouco a fertilização para veres as diferenças. via Nokia 3310 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
fmmrrd Publicado: Dezembro 11, 2016 Autor Publicado: Dezembro 11, 2016 (editado) Dia 127 Como se costuma dizer, "não se mexe no que está bem"... e parece que o sistema está equilibrado, ou pelo menos controlado e a desenvolver bem. Então esta semana nada de mexidas. Desta vez, para variar, não vos vou mostrar fotos, mas sim um video que me entreti a fazer ontem. Espero que gostem https://vimeo.com/195200958 Editado Dezembro 11, 2016 por fmmrrd Citar
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 11, 2016 Publicado: Dezembro 11, 2016 O video está online? No tapatalk diz q n.... via Nokia 3310 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
fmmrrd Publicado: Dezembro 11, 2016 Autor Publicado: Dezembro 11, 2016 Acho que agora ficou. Confirma pf. Citar
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 11, 2016 Publicado: Dezembro 11, 2016 Ainda... N vou esperar uma horinha e dp ja digo alguma coisa via Nokia 3310 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
Vasco Ferreira Publicado: Dezembro 11, 2016 Publicado: Dezembro 11, 2016 No meu tapa n dá. Tenho de tentar ver no pc Edit - o problema é meu. via Nokia 3310 Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
fmmrrd Publicado: Dezembro 11, 2016 Autor Publicado: Dezembro 11, 2016 Eu carreguei diretamente do telemóvel e o video foi carregado pelo Vimeo. Alguém consegue ver? Citar
Gonçalo84 Publicado: Dezembro 11, 2016 Publicado: Dezembro 11, 2016 Eu consigo! 1 Citar Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
brunofasoares Publicado: Dezembro 11, 2016 Publicado: Dezembro 11, 2016 Também consegui ver. 1 Citar Bruno Soares http://www.aquariofilia.net/forum/topic/255024-honey-i-shrimped-thekids/ https://www.aquariofilia.net/forum/topic/257876-apistogramma-cacatuoides-orange/?tab=comments#comment-1414645 1ª Montagem de água Salgada: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259497-b-reefing/
Recommended Posts