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Boas,

 

Gostei muito do aquario e da sua evolução, ficou bem melhor sem a vallisneria lá atrás. A monte carlo é uma planta bonita mas da muito trabalho, tendo em conta o layout a eleocharis sp mini teria sido uma melhor opção. De qualquer forma a mc não deixou de ser uma boa escolha.

 

Só acho que tens cometido um grande erro relativamente a fertilização, porquê de só usar Macros? tanto as macros como os micros são importantes. Faz tudo parte de um equilibrio, Luz, co2, nutrientes.

 

Abrazzi

Obrigado pelo comentário.

Entre outras coisas a escolha da monte carlo também se deveu à cor dela. Acredito no geral ter sido uma excelente opção.

 

A fertilização apenas com Macros foi pelo primeiro mês. A partir da próxima semana já iniciarei a fertilização com Macros e Micros.

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Dia 99

 

Hoje, no habitual update semanal, não há muita coisa nova a dizer porque já fui fazendo a atualização durante a semana. Há sim muito para mostrar :

 

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Duas notas e um pedido:

 

1- mantive a iluminação, ao contrário da sugestão de alguns colegas, confiei no meu instinto e, até ao momento apenas vejo melhorias significativas, quer na redução das algas, quer na folhagem das plantas. Uma nota muito positiva para a cor espetacular que está a aparecer na Ludwigia

 

2- apesar das duas Corydoras, a monte carlo não se tem soltado muito, apenas duas ou três folhinhas sairam do lugar. Se conseguir fazer tapete, irei ajustar os limites dele ao longo da evolução.

 

3- como irei começar a fertilizar com Micros e Macros, peço-vos opiniões sobre qual a fertilização/esquema mais adequada, no vosso entender, que deverei adotar?

 

Abraços!!

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Está a ficar muito fixe mesmo. Quando o tapete fechar vai ficar de topo! A valisnéria não faz aí falta nenhuma ;)

 

Não consegues deitar o termo? Para ficar ainda mais clean? E até o difusor podia ficar no canto traseiro direito.

 

Quanto aos ferts espera pelos gurus.

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Não consegues deitar o termo? Para ficar ainda mais clean? E até o difusor podia ficar no canto traseiro direito.

 

 

Também já pensei nisso, deitar o termostato para o lado esquerdo de forma a ficar atrás da hygrophila. É possível colocá-lo completamente na horizontal perto do substrato?

 

O difusor também pensei em colocar por baixo do outflow, mas tem de ficar no vidro lateral porque se ficar no vidro traseiro o CO2 acumula atrás da saída da água. Ainda tenho de estudar isso bem...

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Isso pede um termostato externo

 

Seria porreiro, mas é um investimento secundário neste momento :happy:

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Eu tenho o meu completamente na horizontal e aquece na mesma. Está quase debaixo do Out e a água quente sobe e circula por todo o aqua.

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Eu tenho o meu completamente na horizontal e aquece na mesma. Está quase debaixo do Out e a água quente sobe e circula por todo o aqua.

 

Como disse o Gonçalo. A água quente sobe. Por essa razão será sempre melhor colocar o termóstato, ou pelo menos a resistência, mais no fundo.

Por norma coloca junto à entrada de água para o filtro, mas colocar por baixo da saída do filtro é igualmente eficaz.

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Ontem à noite tentei deitar o termostato, mas sem sucesso. Não tenho espaço para deitá-lo junto ao substrato (por causa de uma pedra e das plantas) e por isso tinha de ficar mais a meio do aquário, igualmente visível. Então voltei à posição inicial na vertical, até ver...

 

Quanto ao difusor mudei-o para o lado esquerdo mas não para o canto traseiro porque após vários testes, a melhor distribuição do co2 é mesmo no canto dianteiro direito.

 

Fertilização, algum expert para me dar umas dicas?? :naughty:

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expert estou longe disso...

mas podias tentar esconde-lo à esquerda atrás das plantas, o filtro vai fazer baixar a temp. pois a agua aquecida vai ser passada no filtro, mas se necessário podes sempre aumentar a temp. do termo até estabilizar no valor correcto.

 

espero não estar a dizer barbaridade, força nisso.

 

PS: excelente layout que sigo há algum tempo, parabéns!

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expert estou longe disso...

mas podias tentar esconde-lo à esquerda atrás das plantas...

 

espero não estar a dizer barbaridade, força nisso.

 

PS: excelente layout que sigo há algum tempo, parabéns!

Não consigo escondê-lo em baixo porque tenho plantas muito junto ao vidro traseiro. Teria de deitá-lo a meio do vidro e nesse caso fica também visível.

 

Obrigado pelo feeaback positivo

 

Ainda espero opiniões quanto à fertilização que acham mais adequada...

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fmmrrd dize-me exatamente qual o esquema de manutenção que estás a usar? Que CO2? etc etc

 

Neste momento em fertilização que estás a fazer?

 

Eu fertilizo através de EI e nunca mais me preocupei com isso. Fertilizo macros e micros alternadamente e para ao fds.

Tens possibilidade de coprar sais e fazer as misturas tanto de macros como de micros. Não é rocket science e é um descanso.

 

Diz qq coisa!

 

Abraço

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fmmrrd dize-me exatamente qual o esquema de manutenção que estás a usar? Que CO2? etc etc

 

Neste momento em fertilização que estás a fazer?

 

Eu fertilizo através de EI e nunca mais me preocupei com isso. Fertilizo macros e micros alternadamente e para ao fds.

Tens possibilidade de coprar sais e fazer as misturas tanto de macros como de micros. Não é rocket science e é um descanso.

 

Diz qq coisa!

 

Abraço

 

Tenho o Kit de CO2 comprado na Ecoarium que inclui redutor com manómetro duplo, válvula solenóide magnética, válvula de ajuste fino, conta bolhas, difusor e botija 2kg recarregál. Tenho o sistema instalado a debitar 2 bps.

 

O esquema de manutenção atual é duas TPA's por semana, uma a meio da semana de 10-15% e uma ao fim-de-semana de 40%. Em cada TPA fertilizo com 5ml de macros da DENNERLE. Este esquema de fertilização era usado sem o co2.

 

Agora com co2 pretendo fertilizar com micros e macros e queria as vossas opiniões, se bem que o método EI, como não estou muito familiarizado com ele, preferia uma solução mais comercial e direta, apesar de ter a ideia que vai sair mais caro.

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O método EI não tem nada demais, tens sais que são diluidos em agua destilada, geralmente em um litro. Depois é so fertilizar diriamemte em dias alternados, um dia macros ou micros.

Em macros utilizas três sais, o kno3, o kh2po4 e o MgSo4 ( este ultimo depende do tipo água que tens).

Em Micros ainda é mais facil, aquilo vem tudo junto e é so dissolver em agua destilada.

Não tem nada que enganar.

 

Senão quiseres avançar por aí tens os da tropica que são bastante intuitivos de usar.

 

via Nokia 3310

Não ligo muito a ppms, testes e afins, ligo mais ao que as plantas e o sistema me vão mostrando.

N quer dizer que pontualmente não faça teste ou outro só para descargo. Por exemplo este ano apenas controlei a dureza devido às rochas que utilizei, para observar o seu comportamento na quimica da água.

 

 

 

via Nokia 3310

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E compras esses sais facilmente? Já agora, por exemplo comparando com a Tropica, tens ideia das diferenças de preço que podem resultar da utilização desse método?

 

Os parâmetros têm de ser todos medidos para sabermos as necessidades de nutrientes e ajustar as percentagens a diluir, ou são fornecidos por excesso independentemente das necessidades que tens?

Publicado:

Esses sais mando vir de um site inglês especializado nisso e aquascaping. A diferença de preço é abismal assim por alto pagas o mm por tlv dois anos de fert EI do que 4 meses da tropica ou outra que tal.

Isso para mim é o belo da coisa ao fazeres uma tpa semanal de 50% a concentrações vao tender para um valor e não vão subir. Apartir daí é manter.

Exemplo

S1 adicionas p.e. 20ppm de nitratos e 2 de fosfatos e ao fim dessa semana as plantas consumiram metade. Ficaste com 10 de um e 1 de outro. Fazes tpa.

S2 entras de inicio com 5 de N e 0.5 de P e fazes a fertilização durante a semana. No fim Tpa de 50%

Se seguires este padrão matemático constatas q os acrescento serão cada vez menores e tendem para um limite.

 

via Nokia 3310

Publicado:

Realmente é uma diferença abismal de preço...

Como disse tenho ainda alguma dificuldade em perceber estas fórmulas químicas. Deixa-me ver se entendo a tua explicação, pedindo desde já desculpa por ser tão leigo nesta matéria:

 

 

Exemplo
S1 adicionas p.e. 20ppm de nitratos e 2 de fosfatos e ao fim dessa semana as plantas consumiram metade. Ficaste com 10 de um e 1 de outro. Fazes tpa.

 

Traduzido por miúdos, faço a tpa e fico com 10 de nitratos e 2 de fosfatos. Mas depois da tpa torno a adicionar mais 20 de nitratos e 2 de fosfatos, passando a ter nessa semana 30 de um e 3 de outro. Faço no final da semana tpa e fico com 15 de um e 1,5 de outro. E assim sucessivamente...

Qual é a parte aqui que me está a falhar? :mellow:

 

S2 entras de inicio com 5 de N e 0.5 de P e fazes a fertilização durante a semana. No fim Tpa de 50%

Se seguires este padrão matemático constatas q os acrescento serão cada vez menores e tendem para um limite.

 

queres tu dizer que, na segunda semana vou reduzindo o N e o P porque já ficou lá alguma da semana anterior, e assim sucessivamente até notar carência de nutrientes e voltar à quantidade que adicionei na semana anterior?

 

 

Se me decidir por esse método precisarei muito mais da tua/vossa ajuda e disponibilidade, quer para comprar os sais, quer para entender melhor estes conceitos de ppm, ml/l, concentrações, percentagens, etc., etc., pelo menos até que esta nuvem negra que vai na minha cabeça comece a ficar mais dispersa... :?

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Não...

Vou tentar explicar-me melhor

O conceito que necessitas de ter é que as plantas são seres vivos e como outro qualquer necessita de ser alimentado. Andar à fome não é bom para ninguém e saberes ao certo o que realmente se passa dentro do aquário é tarefa impossível dado que os parâmetros são diversos e nós não temos conhecimento deles todos.

Teres noção de ppms dá jeito mas não é necessário dominares química para teres um plano de fertilização que resulte. ;)

 

Vamos lá então à matemática, com exemplo estritamente teórico apenas para entenderes o conceito que que se baseia o EI

 

S1 - durante a semana adicionas 20ppm de N e 2ppm de P. Supõe que as plantas durante a semana consumiram 10ppm de N e 1ppm de P . Antes de TPA ficas com 10ppm de N e 1ppm de P. Fazes TPA de 50%. Após a TPA ficaste com 5ppm de N e 0,5 de P residual no sistema.

 

S2 - O sistema já lá tem 5ppm de N e 0,5 de P. a que durante a semana vais adicionar 20ppm de N e 2ppm de P, ou seja ao teu sistema vai ser adicionado 25ppm de N e 2,5ppm de P. As plantas vão consumir 10ppm N e 1ppm de P. Antes da TPA ficaste no sistema com 15ppm de N e 1,5ppm de P. TPA de 50%. Após a TPA ficaste com 7,5ppm de N e 0,75 de P residual no sistema.

 

S3 - O sistema já lá tem 7,5ppm de N e 0,75 de P. a que durante a semana vais adicionar 20ppm de N e 2ppm de P, ou seja ao teu sistema vai ser adicionado 27,5ppm de N e 2,75ppm de P. As plantas vão consumir 10ppm de N e 1ppm de P. Antes da TPA ficaste no sistema com 17,5ppm de N e 1,75ppm de P. TPA de 50%. Após a TPA ficaste om 8,75ppm de N e 0,875 ppm de P residual no sistema.

 

S4 - O sistema já lá tem 8,75ppm de N e 0,875 de P. a que durante a semana vais adicionar 20ppm de N e 2ppm de P, ou seja ao teu sistema vai ser adicionado 28,75ppm de N e 2,875ppm de P. As plantas vão consumir 10ppm de N e 1ppm de P. Antes da TPA ficaste no sistema com 18,75ppm de N e 1,875ppm de P. TPA de 50%. Após a TPA ficaste com 9,375ppm de N e 0,9375 ppm de P residual no sistema.

 

Como reparas a quantidade de nutrientes ao inicio de cada semana aumenta, mas com acréscimos cada vez menores e neste caso particular nunc chegaram aos 10ppms de N e 1 ppm de P.

 

Ou seja excesso de nutrientes nunca terás já que fazes uma tpa de 50% de repões os níveis acumulados. Se por acaso notares algum défice as plantas só terás de aumentar a dose com que fertilizas diariamente e manter o esquema.

Mesmo que haja oscilações de consumos, que na realidade acontece, o sistema acaba sempre por se autoregular com este esquema nunca saindo de parâmetros bons para o desenvolvimento das plantas.

 

Espero ter-me feito entender ;)

Publicado:

Boa tarde,

 

E porque não explicar ao amigo para meter apenas a dose diária que o aquario consome?

 

Determinar o seu consumo diário e é isso que adiciona apenas?

 

Assim terá sempre o mesmo valor residual e sempre a mesma dose diária.

 

Há que lembrar que as plantas têm um Intake-consumo máximo que podem absorver.

 

Fica a dica.

 

Abraço.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

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Não...

Vou tentar explicar-me melhor

O conceito que necessitas de ter é que as plantas são seres vivos e como outro qualquer necessita de ser alimentado. Andar à fome não é bom para ninguém e saberes ao certo o que realmente se passa dentro do aquário é tarefa impossível dado que os parâmetros são diversos e nós não temos conhecimento deles todos.

Teres noção de ppms dá jeito mas não é necessário dominares química para teres um plano de fertilização que resulte. ;)

 

Vamos lá então à matemática, com exemplo estritamente teórico apenas para entenderes o conceito que que se baseia o EI

 

S1 - durante a semana adicionas 20ppm de N e 2ppm de P. Supõe que as plantas durante a semana consumiram 10ppm de N e 1ppm de P . Antes de TPA ficas com 10ppm de N e 1ppm de P. Fazes TPA de 50%. Após a TPA ficaste com 5ppm de N e 0,5 de P residual no sistema.

 

S2 - O sistema já lá tem 5ppm de N e 0,5 de P. a que durante a semana vais adicionar 20ppm de N e 2ppm de P, ou seja ao teu sistema vai ser adicionado 25ppm de N e 2,5ppm de P. As plantas vão consumir 10ppm N e 1ppm de P. Antes da TPA ficaste no sistema com 15ppm de N e 1,5ppm de P. TPA de 50%. Após a TPA ficaste com 7,5ppm de N e 0,75 de P residual no sistema.

 

S3 - O sistema já lá tem 7,5ppm de N e 0,75 de P. a que durante a semana vais adicionar 20ppm de N e 2ppm de P, ou seja ao teu sistema vai ser adicionado 27,5ppm de N e 2,75ppm de P. As plantas vão consumir 10ppm de N e 1ppm de P. Antes da TPA ficaste no sistema com 17,5ppm de N e 1,75ppm de P. TPA de 50%. Após a TPA ficaste om 8,75ppm de N e 0,875 ppm de P residual no sistema.

 

S4 - O sistema já lá tem 8,75ppm de N e 0,875 de P. a que durante a semana vais adicionar 20ppm de N e 2ppm de P, ou seja ao teu sistema vai ser adicionado 28,75ppm de N e 2,875ppm de P. As plantas vão consumir 10ppm de N e 1ppm de P. Antes da TPA ficaste no sistema com 18,75ppm de N e 1,875ppm de P. TPA de 50%. Após a TPA ficaste com 9,375ppm de N e 0,9375 ppm de P residual no sistema.

 

Como reparas a quantidade de nutrientes ao inicio de cada semana aumenta, mas com acréscimos cada vez menores e neste caso particular nunc chegaram aos 10ppms de N e 1 ppm de P.

 

Ou seja excesso de nutrientes nunca terás já que fazes uma tpa de 50% de repões os níveis acumulados. Se por acaso notares algum défice as plantas só terás de aumentar a dose com que fertilizas diariamente e manter o esquema.

Mesmo que haja oscilações de consumos, que na realidade acontece, o sistema acaba sempre por se autoregular com este esquema nunca saindo de parâmetros bons para o desenvolvimento das plantas.

 

Espero ter-me feito entender ;)

 

Espetacular!! Fartei-me de rir pela explicação minuciosa que deste, mas que entendi perfeitamente :dance:

Percebo que a fertilização é sempre por excesso acabando o sistema por se autoregular com as TPAs que terão de ser obrigatórias e sistémicas.

 

 

Boa tarde,

 

E porque não explicar ao amigo para meter apenas a dose diária que o aquario consome?

 

Determinar o seu consumo diário e é isso que adiciona apenas?

 

Assim terá sempre o mesmo valor residual e sempre a mesma dose diária.

 

Há que lembrar que as plantas têm um Intake-consumo máximo que podem absorver.

 

Fica a dica.

 

Abraço.

 

 

Do que tenho lido não é o excesso de nitratos que causa algas, e também, como diz e muito bem, as plantas têm um intake-consumo, daí perceber o porquê da utilização deste método de fertilização por excesso, mas realmente também estou de acordo que o ideal seria determinar o consumo diário e não fertilizar por excesso.

A vantagem do método EI talvez seja não haver necessidade de avaliar o consumo diário, até porque ele pode ir variando ligeiramente, e não temos de comprar os testes todos que há no mercado. (digo eu que pouco sei ainda desta matéria...)

 

Ainda assim, se bem percebi PAFS, mesmo avaliando o consumo diário, é da mesma opinião de se comprar os sais e fazer o "preparado" ou adquirir os produtos comerciais?

 

Vasco, uma explicação assim como a anterior sobre ppms, percentagens a diluir em água destilada para obter ml, etc., para um total leigo como eu, seria excelente :rolleyes: (se não for pedir muito, links do site onde compras os sais e quais.. :rolleyes: .)

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Paulo mas para quê eu preocupar-me em saber se o aquário consumiu o máximo ou o mínimo ou menos 10 ou 20% e andar a ajustar isso. Assim é sempre o mesmo e não se anda à volta com consumos. Os consumos variam quando as plantas crescem, quando aparecem outras, quando são podadas, andar sempre a ver e a alterar é na minha opinião um ganhar de cabelos brancos desnecessário.

Estamos no fundo a falar do mesmo mas se for doseado desta forma não tenho de me preocupar com nada.

 

Mas aceito e respeito conceitos diferentes, existem mil e uma maneira de ter um aquário bonito. Não existem verdades absolutas em aquariofilia e a forma que expliquei acima não é nem melhor nem pior que outra qualquer.

Eu só estou a desmistificar a coisa. Fertilizar um aquário não é Rocket Science nem exige conhecimentos aprofundados de química.

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Boa tarde,

 

E porque não explicar ao amigo para meter apenas a dose diária que o aquario consome?

 

Determinar o seu consumo diário e é isso que adiciona apenas?

 

Assim terá sempre o mesmo valor residual e sempre a mesma dose diária.

 

Há que lembrar que as plantas têm um Intake-consumo máximo que podem absorver.

 

Fica a dica.

 

Abraço.

Paulo, com que frequência fazes testes?

 

Cumprimentos

Publicado:

Eu sempre mandei vir daqui:

 

https://www.aquariumplantfood.co.uk/

 

mas agora existe uma loja tuga que vende, a soluções aquáticas.

 

http://www.solaqua.net/

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