Bru Publicado Julho 27, 2016 Publicado Julho 27, 2016 Olá, bom dia a todos! Gostaria de tirar algumas dúvidas. Sábado agora eu estive em uma agropecuária para comprar outras coisas e me encantei pelos peixes e aquários. Com a ajuda dos vendedores acabei comprando um aquário de 20 litros que já vinha com o aquecedor, filtro internos, decoração e areia no fundo. Segui as dicas dos vendedores corretamente, porém agora os meus peixes começaram a morrer e eu vim para a internet em busca de respostas e acabei encontrando vocês. Descobri que as informações que me passaram estavam todas erradas. Foram as seguintes: comprei Oi aquário no sábado e me instruíram a colocar água,tratar com anticloro e medir o pH umas três vezes no dia (se estivesse entre 6,8 e 7,0 estava bom)e ir buscar peixes no sábado mesmo, fim do dia. Fui buscar os 4 peixes pois o vendedor disse que se eles sobrevivessem até segunda, poderia buscar mais que estava tudo OK. Como eles sobreviveram e o pH estava legal, busquei os peixes. Tinha 2 plati, uns 6 molinesia, dois barbus, 4 paulistinha, 2 cascudos, 3 espada. Mais ou menos isso. Na segunda mesmo faltou luz de noite, uma hora mais ou menos, e pela manhã tinha 3 mortos. Hoje é quarta e já se foram uns 14 peixes. Só sobraram 6 mais os 2 cascudos. Lendo aqui eu vi que fizemos tudo errado, por falta de informação, ou melhor, achei que estivesse sendo bem instruída pelos vendedores, porém não estava. Gostaria de saber o que fazer para salvar os peixes restantes. Se é possível. Agradeço por tudo ajuda desde já. Citar
Miguel Simões Publicado: Julho 27, 2016 Publicado: Julho 27, 2016 (editado) Olá, Os maiores erros foram: 1. Comprar um aquário de apenas 20L para tantos peixes..... 2. Colocares os peixes no aquario antes de concluires o ciclo do azoto (precisas de 4 semanas para este processo) 3. Seguir os conselhos de quem só quer vender..... Não compres mais peixes, se tiveres sorte desses sobreviverem é quase milagre! Também não é só o ph que é importante, é necessário ver qual a temperatura que cada espécie exige, é necessário fazer os testes à amónia agora no início e aos nitratos antes de colocares os peixes e ir medindo de tempos em tempos. O que eu te sugiro é leres sobre o ciclo do azoto, tens neste forum um exemplar fácil de entender sobre o mesmo, depois vê a ficha técnica de cada peixe que vais adquirir para ver se se enquadra com os parâmetros da tua água e se é compatível com outras espécies que vais querer adicionar. Faz as coisas com calma e enquanto lês e te informas sobre isso deixa já o aquário a ciclar com o filtro e termostato a trabalhar 24h por dia (coloca tudo dentro do aquario, areia de fundo, pedras, troncos, plantas....enfim tudo excepto os peixes) Vai lendo, absorvendo e colocando as dúvidas que não conseguires exclarecer nas tuas pesquisas Cumps, Editado Julho 27, 2016 por Miguel Simões Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
Bru Publicado: Julho 27, 2016 Autor Publicado: Julho 27, 2016 Obrigada pela atenção. Me diz uma coisa, quantos peixes devo colocar num aquário de 20 L?? Citar
Miguel Simões Publicado: Julho 27, 2016 Publicado: Julho 27, 2016 Boas, Em regra geral por cada centímetro de peixe necessitas de 1L de água, ou seja, um peixe de 3cm necessitas de 3 litros de água. Eu sei que já compraste o aquário, mas se um dia poderes comprar um maior (+/- 50L) era o ideal e mais fácil de controlar os bons parâmetros Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
Bru Publicado: Julho 27, 2016 Autor Publicado: Julho 27, 2016 Obrigada. De certa forma o ciclo do azoto já está acontecendo no meu aquário? Não preciso trocar a água e começar do zero então? Pelo que entendi, é só controlar os parâmetros de amonia e nitratos. Att, Bruna Citar
Bru Publicado: Julho 27, 2016 Autor Publicado: Julho 27, 2016 (editado) Desculpa tantas perguntas. Mas ainda estou com dúvidas. Pelo o que eu li sobre o ciclo do azoto e amônia, eu poderia tentar salvar os peixes verificando a amônia e usando um produto q neutraliza o efeito tóxico dela e com TPA. Posso fazer isso não é? Editado Julho 27, 2016 por Bru Citar
Miguel Simões Publicado: Julho 27, 2016 Publicado: Julho 27, 2016 (editado) Boas, Recomeça do zero: 1. coloca a areia de fundo, pedras, troncos, plantas, enfim tudo que tiveres intenção de colocar. (plantas verdadeiras são muito importantes dentro do aquário, consomem os nitratos existentes, absorvem Co2, libertam oxigénio e durante a noite o reverso, no entanto aconselho-te adquirires plantas de fácil manutenção) 2. após colocares tudo dentro do aquário, enche-o de água até acima, ligas o filtro, e ligas o termostato a uma temperatura de 29º/30º (sem peixes lá dentro), colocas 2 focos de comida o mais moído possível (tipo pó quase) e deixas ficar assim durante a primeira semana. 3. na segunda semana, colocas mais 2 flocos de comida moída. 4. na terceira semana trocas apenas 5L de água e colocas mais 2 flocos de comida moída. (nesta fase a amónia estará em alta dando origem aos nitritos) 5. na quarta semana faz o teste à amónia, nitritos e nitratos, a amónia deverá estar a 0, os nitritos poderão não estar a 0 mas lá perto, se os nitratos não passarem dos 20/30ppm colocas a temperatura +/- nos 25º e podes colocar o primeiro peixe (que seja resistente) para concluir o processo do ciclo do azoto fazendo reproduzir as bactérias consoante a fauna existente. 6. passado uns 4 ou 5 dias já podes colocar mais uns 3 ou 4 peixes (não mais que isso em interva-los de 1 semana) 7. a partir da 5 semana durante a vida do aquário, deves fazer 1 vez por semana uma troca de 2 a 3L de água, essa água deve ser tratada 24h antes com acondicionadores anti-cloro e metais pesados. deves também ao meio da semana se possível fazer uma pequena troca de 1L de água. 8. lembra-te, não compres peixes muito grandes nem peixes incompatíveis uns com os outros. Cumps, Desculpa tantas perguntas. Mas ainda estou com dúvidas. Pelo o que eu li sobre o ciclo do azoto e amônia, eu poderia tentar salvar os peixes verificando a amônia e usando um produto q neutraliza o efeito tóxico dela e com TPA. Posso fazer isso não é? Sim podes sempre tentar essa opção, mas cuidado com as trocas de água, lembra-te que grandes diferenças de temperatura provocam choque térmico e abrem portas a doenças fatais como o íctio. Cumps, Editado Julho 27, 2016 por Miguel Simões Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
Bringer Publicado: Julho 27, 2016 Publicado: Julho 27, 2016 Olá, Porque não contactas a loja e perguntas o seguinte: dos peixes que te venderam, para quais deles é recomendado um aquário de 20 litros? Eles que te mostrem um website onde isso esteja recomendado. Se queres mesmo ter um aquário com peixes e o dinheiro permitir, diz que queres devolver o aquário porque foste enganada e mal atendida. No site Seriouslyfish onde podes ver as condições para os peixes que compraste. Eu sei que estou a pintar um quadro um pouco negro e a causar-te alguma desilusão. Mas é melhor começares bem do que estar constantemente a tentar remediar o que não tem remédio. Cumprimentos, José Citar
Minegames Publicado: Agosto 3, 2016 Publicado: Agosto 3, 2016 Apenas uma frase: Vendedores nojentos que deviam ir para a cadeia e que deviam ganhar doenças tal como os teus peixes ganharam com o pico de amonia devido ao ciclo não estar completo. Citar
AndrePeixoto Publicado: Agosto 5, 2016 Publicado: Agosto 5, 2016 Minigames metade das lojas. De animais nem.sabem o qie é o ciclo ... fazem tpa com uma mangueira ligada à torneira. Citar
Recommended Posts