Recommended Posts

Publicado

Pois é... tou a rasca...

o meu manoredutor do sistema de CO2 passou-se e começos a injectar mais CO2 que o devido...

Quando cheguei a casa depois do trabalho, andavam os neons a superficie, ofegantes, quando não olho, tava com montes de bolhinhas na pedra do CO2... cortei imediatamente o dito, meti 2 bombas de ar lá dentro com 3 pedras porosas... fix 25% de TPA apanhei os mortos ( 3 caridinas japonicas e um CAE ), andei com os 4 ramirezis moribundos num copo com pedra difusora, de modo a baixar o nivel de CO2, arrastei o aqua para o sol ( sempre ajuda as plantas a consumirem o excipiente )

Agora os ramirezis já não estão "bêbados", ou seja, já nadam direitos mas sempre junto ao fundo...

Alguem tem mais uma dica com o que se possa fazer?

Publicado:

Olá.

Realmente, é preciso ter azar... :?

Do que tu já fizeste, acho que só posso acrescentar o movimentares bem a superfície da água. Assim de resto, acho que não precisas de fazer mais nada. Como é óbvio, não sei como fizeste as coisas, mas tal como baixar o pH bruscamente, aumenta-lo (cortar o CO2) também deve ser feito de uma forma progressiva e não brusca. Mas conhecendo-te, acho que não foi isso que fizeste :)

Bem, resta-me desejar-te mais sorte daqui para diante. E que isto não aconteça a mais gente.

Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

ya ... deixei um editado de bolha de vez em quando... tipo 5 segundos...

mas o pH vai subir...

a agua teve de ser da torneira, com pH 7.3 e o agua ja devia tar muito perto dos 6.4; 6,5 ...

como mudei bastante agua ( 25% ) duma vez ( em intervalo de 40 minutos, 12 + 12 ) acho que ele vai subir...

mas a coisa ja está controlada... os Ramis já nadam quase sem danos visivéis, morreram ao todo 1 CAE, 3 caridinas e um neon...

já ando a investigar um sistema "fusivel" para esta coisa...

Publicado:

Coloca uma pedra difusora com uma bomba de ar, para o CO2 se libertar mais depressa.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

• 3 semanas depois...
Publicado:

Olá

Reactivando este tópico para levantar uma questão.

A partir de que níveis (mg/l) a concentração de CO2 é tóxica para os peixes? É que eu hoje já estou com níveis acima das 150 mg/l (devo ter exagerado no fermento) e acho os otocinclus um bocado parados. Já aumentei a corrente do filtro e puxei-a um pouco mais para a superficie para ver se evapora mais o CO2. Agora vou controlar o ph a ver se ele vai subir um pouco e lentamente.

Jacinto

Publicado:

Olás,

A partir de que níveis (mg/l) a concentração de CO2 é tóxica para os peixes? É que eu hoje já estou com níveis acima das 150 mg/l (devo ter exagerado no fermento) e acho os otocinclus um bocado parados

Sabendo o pH e kH da tua água, saberás se os níveis de CO2 presentes são tóxicos....através das seguintes tabelas:

http://www.aquaonline.com.br/artigos/co2.php

http://www.thekrib.com/Plants/CO2/kh-ph-co2-chart.html

Por aquilo que vi, seja qual fôr a tua relação kH/pH...valores de concentração de CO2 de 150mg/L são sempre tóxicos para os peixes. :shock::shock:

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

150mg/l não tens de certeza :shock:

os teus peixes estariam mortos muito antes disso. :shock: o CO2 é toxico a partir dos 30-35mgl

estas a fazer as contas mal de certeza ou a ver a tabela para valores aproximados

CO2 = 3 * KH * 10( 7-pH )

onde KH é a dureza carbonatada em graus e o CO2 vem em ppm=mg/l

e aquilo é 10 levantado a 7-pH

o problema são os fosfatos por exemplo que em grandes quantidades (buffers, acumulação de fosfatos no tanque) podem trazer grandes alterações.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Olá

Bem, os peixes estão vivos e tinha o kh a 14 e o ph 6,4 o que dá uma concentração de CO2 de 156,4 mg/l. Não me venham dizer que me enganei a medir os parametros pois confio nos meus testes. O aquário está montado há pouco tempo (3 semanas), apenas o filtro já era maduro. Agora já subi o ph para 6,8 o que dá uma concentração de CO2 de 62,4 mg/l e os peixes estão normais. Por isso, se estavam mortos é só em teoria.

Jacinto

Publicado:

ja agora, nao usaste mais nada para descer pH? foi só mesmo CO2?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
ja agora, não  usaste mais nada para descer pH? foi só mesmo CO2?

Absolutamente nada. Eu já tenho alguma experiencia com as águas daqui (10 anos) e baixar ph com kh entre 12 e 14 não é fácil. Não uso turfa nem nada. O CO2 sempre consegue puxar isto para a zona so neutro mas tão baixo nuca me tinha acontecido. Usei um medidor electronico da Hanna que deu 6,5 e confirmei com um teste da JBL que me deu cerca de 6,4 no ph. O kh deu 14 gotas também da JBL mas anda sempre entre 12 e 14. Sem Co2, o ph fixa-se facilmente nos 7,8 a 8,0.

Pelo que li, acima dos 90 mg/l é extremamente perigoso para os peixes e acima dos 36 mg/l já incomoda os peixes. Por isso recomendo todos os aquariofilos a terem atenção a este factor pois, se não tivesse reagido, duvido que os meus peixes tivessem sobrevivido.

Jacinto

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!