Gonçalo84 Publicado Julho 16, 2016 Publicado Julho 16, 2016 (editado) Boas malta Quero propor que partilhem o setup do vosso filtro. Marca do filtro, quantidade de gavetas e que matérias filtrantes (tipo e marca) em cada uma. Gostava também que elaborassem de forma a que os iniciados percebam o porquê das vossas escolhas. Obrigado Meu filtro: JBL e901 cristal profi. 4 gavetas. De baixo para cima Cerâmicas JBL Micromec (esferas) Esponja Esponja Esponja Segundo tenho visto nos filtros da malta têm posto sempre cerâmicas e por isso que eu fiz este tópico. Editado Julho 17, 2016 por Gonçalo84 Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
HugoHeisenberg Publicado: Julho 16, 2016 Publicado: Julho 16, 2016 (editado) Boa noite, Ora aí está uma excelente ideia! Um pequeno apontamento relativamente ao "bioballs vs cerâmicas" - tanto quanto sei, as bioballs são realmente eficazes com bastante oxigenação, como em sumps como uma bomba de ar na secção das bioballs, enquanto que as cerâmicas para filtração biológica não necessitam da dita aeração. Não sei até que ponto isto será assim... O meu filtro é um Fluval 305, com esponja no intake, tipo pré-filtro, três gavetas divididas ao meio e antes disso, esponja. A ordem, pelo percurso da água, é: Pré-filtro Quatro esponjas para filtragem mecânica Cerâmicas para filtragem biológica (também fazem a mecânica, mas são poucos os detritos que aqui chegam) nas duas divisórias da primeira gaveta Cerâmicas para filtragem biológica nas duas divisórias da segunda gaveta Lã filtrante nas duas divisórias da última gaveta. Vou fazer una alteração na próxima limpeza que consiste em passar a lã filtrante para a gaveta do meio, de forma a as cerâmicas para filtragem biológica finais não tenham quaisquer detritos a prejudicar a colónia de bactérias. Optei por isto pois: 1 - as esponjas/lã filtrante permitem uma filtragem mecânica ideal, que acho extremamente importante; 2 - as cerâmicas oferecem uma grande área de fixação para bactérias, o que é ideal, tenso em conta que a filtragem biológica é extremamente importante (mais ainda tendo eu ciclídeos). Mas quero experimentar as Eheim Substrat Pro , que dizem ser boas também. Editado Julho 16, 2016 por HugoHeisenberg 1 Revival
Bringer Publicado: Julho 17, 2016 Publicado: Julho 17, 2016 Eheim 2213 De baixo para cima Apenas uma camada de bioballs Esponja azul Sera Siporax Esponja azul Sera Siporax mini Esponja azul Lã fina da Sera Aproximadamente a cada 2/3 meses coloco uma almofada de carvão activado, a qual retiro passadas umas 2 semanas. Aquando da manutenção maior do filtro, deito quase uma tampa de Stability no aquário, não vá eu ter feito alguma coisa mal sem ter dado por isso. Visto que o meu aquário é um plantado, a mangueira de entrada é limpa a cada 3/4 semanas; as plantas libertam muita carga orgânica. Cumps José 1
Gonçalo84 Publicado: Julho 19, 2016 Autor Publicado: Julho 19, 2016 Esperava ver aqui alguém que use Seachem Purigen para dar feedback. Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
HugoHeisenberg Publicado: Julho 19, 2016 Publicado: Julho 19, 2016 Experimenta pesquisar por tópicos que tenham escrito "Seachem Purigen" na caixa de pesquisa... Revival
Gonçalo84 Publicado: Julho 20, 2016 Autor Publicado: Julho 20, 2016 Já o fiz. Mas queria cuscar quem o usa. Lol. E a malta está toda de férias ou quê? Postem lá gente! Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk Aquascaping: Brown Fingers in the Jungle | Red Canyon | 山 Yama | Meia Hora | Qualicum Low-tech: Dias Contados | Silver Schist | Jungle Fingers | A Gaiata | Alpha Roots | Projectos: Luminária LED 11000 lumens | Luminária LED 500 lumens | Calha LED 11000 2017
Ricardo_Martinho Publicado: Julho 27, 2016 Publicado: Julho 27, 2016 Boas Eheim 2215 Baixo p cima: Esponja azul Esponja fina branca Lã filtrante Cerâmica sera Eheim substrat pro Lava rocks (partida em pedaços pequenos) Tetra ex 400 Mesmo setup mas com menos quantidade. Abraços
Recommended Posts