Recommended Posts

Publicado

Olá malta

Deixo aqui algumas fotos depois de ter ganho coragem de mexer no aquário, onde coloquei há 3 meses 6 Neocaridia denticulata sinensis var. red, também conhecidas como Red Cherry.

Já há algumas semanas que sabia que se tinham reproduzido, mas quando em algumas conversas com o mestre dos Invertebrados, Sérgio Leal, ele me dizia que este camarão era um dos que poderias apelidar "Guppy dos Camarões", confesso que fui um pouco céptico perante a possibilidade de reprodução estonteante que estes camarões de facto possuem.

Então hoje aproveitei que tive o apoio do amigo André (FazTeAoMar) e removi alguns camarões para outro aquário, demodo a poder povoar outro aquário com este belíssimo camarão.

Ficam aqui as fotos deles e reparem bem na variedade de tamanhos, os mais pequenos estavam completamente formados e teriam cerca de 2mm.

Recomendo vivamente a quem gosta de camarões a aquaisição de uns exemplares destes.

Abraços

Dom

RedCherry001.jpg

RedCherry002.jpg

RedCherry003.jpg

RedCherry004.jpg

RedCherry005.jpg

RedCherry006.jpg

RedCherry008.jpg

RedCherry010.jpg

RedCherry016.jpg

RedCherry017.jpg

RedCherry018.jpg

Posted Image
  • Replies 59
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Boas :roll::lol:

O maiorzito do copo da Eukanuba tem quantos centimetros?

Já agora... são territórias e eficientes a remover as filamentosas?

Daqui a uns mesinhos há lagosta para todos... qual restaurante... isso era "dantes", agora é aquário :twisted:

Parabens e abraços.

Publicado:

Olás,

Acho que esse é de outra espécies (Neocaridina sp. "zeylanica"). Deve ter á volta de 3-4cm...

Não eram 2? :roll::lol:

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

Olas.

Bem que podias "postar" como fizes-te para dar inicio ao processo de reprodução, tipo parametros de agua e outras coisas que aches interessante.

Anda lá, que o povo agradece.

Publicado:

parabéns

para além de serem optimos a limpar algas, e nem atacarem nenhuma planta

apresentam uma coloração muito bonita que pode variar entre o vermelho pálido até ao vermelho fogo ou o castanho...

são mesmo bonitos e dos mais fáceis de manter :)

boa sorte a todos :?

abraços

Sérgio

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Publicado:

Oi de novo

Por partes

Pode ser colocado em qualquer plantado sem nenhum problema?!!?

Ele se alimenta de algas?!!?

[]'s

Penso que pode ser colocado em qualquer plantado, e alimenta-se de algas. Há quem defenda que come mais algas que o próprio Caridina japonica

Agora eu não te consigo confirmar isso :)

Desde que não tenhas nenhum organismo (peixe ou invertebrado) que os possa comer , são definitivamente uma mais valia para qualquer aquário plantado.

Os meus só têm um defeito em parte por culpa minha, têm tanto musgo e feto de java no aquário que eu raramente os vejo.

Aliás o que está na caixa é uma amostra do que andava pelo aqua, porque não retirei nem um quarto dos camarões que lá andavam, por isso devo ter sensivelemnte cerca de 60 a 70 camarões com vários tamanhos.

Agora aproveitei e isolei-os nesse aquário, retirei os peixes todos que lá estavam e têm condiçoes para prociriar ainda mais.

Um grupo de 6 foi para outro aquário para continuar a propagação para outro lado e vou ver se introduzo lá uns espécimes novos para cruzarem com sangue novo.

Boas    

Já agora... são territórias e eficientes a remover as filamentosas?  

Daqui a uns mesinhos há lagosta para todos... qual restaurante... isso era "dantes", agora é aquário  

Parabens e abraços.

O maiorzito tem cerca de 3,5cm e NÃO É UM Red Cherry

Acho que esse é de outra espécies (Neocaridina sp. "zeylanica"). Deve ter á volta de 3-4cm...  

Não eram 2?

Eu penso que seja Caridina fernandoi, o segundo sei que anda lá, porque não via os red cherry e estes também não , com o movimento da rede dentro do aquário, deixei de ver o que fosse e até Otocinclus e Corydors que lá andam foi difiícl apanhar quanto mais o segundo ....

Pergunta ao tomás mendes a guerra que foi apanhar uma Cory julii naquele aqua :? quanto mais um camarão da cor da água de pois de agitada :?

Parabens Domingos, espero que tenhas mais criação com eles.Há muito tempo que ando a procura desses camarões mas não encontro,onde os adquiriste?

Espero bem que sim. Já andam a areproduzir há semana e acredito que já tenha 2 gerações distitintas, vou agora tentar adquirir mais para meter sangue novo. Estes comprei ou em Fevereiro ou em Março ao prates.

Olas.  

Bem que podias "postar" como fizes-te para dar inicio ao processo de reprodução, tipo parametros de agua e outras coisas que aches interessante.  

Anda lá, que o povo agradece.

Boas.

Resumidamente, porque não tem muita ciência, estavam num aquári comunitário, 80x30x40cm (aprox. 92 Litros brutos) com 5 Otocinclus e 7 Corydoras nanus, e um casal de ramirezis. Troncos com musgo de java e feto de java, outras plantas, Cryptos, Rotalas etc....

Filtro Eheim Liberty 150

Termóstato Jager 100

temperatura 27ºC

KH entre 4 e 6

com injecção de CO2 caseira por causa das plantas.

Penso que o sucesso residiu no musgo e no feto denso de modo a proporcionar esconderijos e sítios de acumulação de restos de comida.

Só quando era hora da papa dos peixitos é qe via alguns cá fora a comer pedaços de Artemis, larvas, flocos , etc. Comiam de tudo.

Mas penso que com o musgo estão nas 7 quintas. Depois foi só esperar até que um dia contei 12 meninos quando incialmente tinha 7, e por ai fora até hoje ter umas dezenas.

Segundo o Sérgio Leal, eles se não gostarem da água vêm passear cá fora e morrem. o Kh tem de ser diferente a zero de modo a haver carbonatos na água para eles sintetizarem para a carapaça.

Com base neste site

http://www.cerclaqua.com/eaudouce/ficheinvv4.php

Demoram 3-4 meses a atingir a maturidade sexual.

As fêmeas trasnportam entre 20 a 30 ovos de cada vez.

Demoram cerca 20 dias a eclodirem e nascem camarões miniatura com 2 mm :? transparentes nos primeiros dias (tal e qual os meus :?), ganhando coloração ao fim de 2 a 3 semanas.

O vermelho vai-se intensificando e as minhas fêmeas são vermelhas mesmo vivo, mesmo cereja, fazendo juz ao nome, o André tirou umas fotos macro que espero que ele ponha aqui um dia destes.

Mais questões façam favor de as por, embora o culpado disto tudo seja o Sérgio Leal :?

Abraços

Dom

Posted Image
Publicado:

É verdade, que bela pescaria que foi hoje em casa do Domingos. Os camarões é só amor... Aproveito para colocar algumas pics.

Ovos de Ramirezi no polegar e no tronco ( grande timing por parte dos gajos)

PICT0014.jpg

O Amano ( grande selva mas saudável)

PICT0015.jpg

Os camarões (fêmea adulta)

PICT0026.jpg

PICT0029.jpg

PICT0033.jpg

Um juvenil com 5/6 mm

PICT0061.jpg

PICT0076.jpg

Os gajos são mesmo pequenos, tirar macros aos putos é quase impossível. Era precisa a máquina do Just_me para sacar umas macros em condições. :)

Domingos seu avô babado. :?

Publicado:
Os gajos são mesmo pequenos, tirar macros aos putos é quase impossível. Era precisa a máquina do Just_me para sacar umas macros em condições. :?

...e umas duas horas, porque pra coisa sair em condições ele não deve deixar por menos :?

Já comi muitos parecidos com esses, mas maiorzitos!

Daqui a um mês alguém vai anunciar nas ofertas :)

Boa criação essa, também já tinha visto alguns em casa do Just_me de criação dele, e nunca pensei que fossem assim tão faceis de criar.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Publicado:
Daqui a um mês alguém vai anunciar nas ofertas :)  

Oi

Em principio não verás estes nas ofertas porque já tão muitos apalavrados para trocas com outros camarões :? e mesmo destes também :?

Agora que lhe tomei o gosto não quero outra coisa :?

Abraços

Dom

Posted Image
Publicado:

os mais pequenos que consegui fotografar foram estes...desfocados!

red-cherry.jpg

o tamanho do grão preto é mais ou menos o tamanho do grão castanho na ultima foto do fazteaomar 2mm. surpreendeu-me ele ja ter a coloração vermelha, mas talvez seja da alimentação rica em carotenoides. á vista desarmada nao parece minimamente vermelho..alias é dificil de o ver...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:
mas talvez seja da alimentação rica em carotenoides.

Que alimentação é essa Just_Me?

É que não sei em que "produtos" podem ser encontrados os carotenoides...

Obrigado

Os carotenos podes encontrar na cenoura, tomate entre outros. É o que lhes dá aquela cor característica alaranjada/vermelha.

Publicado:

para alem desses alimentos, podes procurar nas embalagens por B-caroteno que nao são muitos que teem. comidas com cores alaranjadas/vermelhas teem tambem b-carotenos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
  • 2 semanas depois...
Publicado:

Ontem apanhei finalmente um do grupo de 6 que coloquei noutro aqua :o

Ficam aqui alguns shots :o

Aquário onde está o grupo de 6 removido do aquário de reprodução

CopyofPlantados001.jpg

Foto de um deles mais atrevido a procurar comida cá fora:)

CopyofPlantados007.jpg

Abraços

Dom

Posted Image
Publicado:

5*...

Esse aquário ficou muito bom. Talvez mais troncos desses com galhos finos traria benefícios estéticos. O tapete está a ficar bacano.

Boa sorte...

Publicado:

Olá

à 1 mes comprei 5 destes belos camarões...

á uma semana contei mais 25 novos habitantes :)

e uma das fêmeas adultas está gravida outra vez :lol:

vamos ver se todos consegues crescer :lol:

abraços

Sérgio

Publicado:
Mais uma vez parabens.

já agora o que dás aos camarões pequenos?comida liquida?

Olá

mais uma vez obrigado, os pequenos alimentam-se das algas e dos restos de comida dos grandes, não lhes dou nutrição dedicada a eles.

Abraços

Dom

Posted Image
Publicado:

Olá

eu faço da mesma maneira do domingos :lol:

abraços

Sérgio

• 4 semanas depois...
Publicado:

Olá

Nova actualização.

Os 6 que separei para outro aquário já reproduziram, e tenho uma onda vermelha (não! não é uma comparação com um termo usado no futebol :lol::)) a invadir o prado verde.

Ficam aqui algumas fotos de um dos pais com os putos, naquilo que vou baptizar de "Família feliz" :)

CopyofVrias015.jpg

CopyofVrias019.jpg

CopyofVrias022.jpg

CopyofVrias024.jpg

CopyofVrias025.jpg

Abraços

Dom

Posted Image
Publicado:

Boas

Tambem tenho alguns exemplares e só tenho uma duvida:

Gostava de os por no meu plantado com guppy´s, mas tenho medo que não façam lá criação por causa do apetite insaciavel destes

Publicado:

eu tenho red crystal, não tenho é foto deles vamos ver se consigo tirar alguma, tinha 5 agora tenho 40 e aina vem mais a caminho lolol kualker dia da-me na mona fasso só um akuário de 150 litros para reproduzir red crystal lololol

os guppies não os comem eu tenho arlequins nem exes lhe tocam lolol passam ao lado e o resto é converça