Recommended Posts

Publicado

Já sei q alguns me querem dar 1 tiro na cabeça... mas como sou novo nisto gostaria de saber qual a diferença entre areão de coral e areia de praia muito fina que se pode encontrar, por exemplo, na praia da figueirinha? é porque estive recentemente em Cozumel no Mexico a fazer mergulho e a deliciar-me com os peixes que se vê nas lojas da especialidade, e reparei que a areia das praias da fauna e flora é idêntica à que cá temos? há alguma razão para comprarmos em vez de ir à praia buscá-la? alguma propriedade química? obrigado e desculpem a minha ignorância...

Publicado:

Oi...

a areia da nossa costa tem uma origem rochosa diferente da do Mexico. A nossa areia tem por base silica como quase todas as areias mundiais mas em valores altos o que potencia o crescimento de algas...

mas, isto é tudo muito teorico... quando arranquei com os salgados no principio lembrei.me de usar areia da nossa costa e o facto é que tive bastantes problemas com algas, mas na altura não percebia nada de salgados, estava no inicio e fazia muitos erros e as algas até podiam ser devido a outros factores e não devido á arreia.

é uma das experiencias que de momento estou a fazer é a um minireef com areia da nossa costa e sem escumador só a base de rochas vivas e trocas de água... (aquario do meu Pai)

o aquario de momento está mais ou menos com 6 meses e tem 2 peixes (palhaço e donzela) com cerca de 3 flurescentes e trocas de água de 15% semanais... por enquanto está-se a safar mas estou um pouco negativista em relação a isso mas o futuro o dirá...

o aquario tem cerca de 8cm de areia da costa algarvia e até agora já passou as fazes normais de algas (castanhas-verdes) e agora já aparecem as calcareas...

depois vou pondo aqui as alterações...

em relação a ti, penso que de momento era um pouco complicado arriscares na montagem de um aquario com areia da nossa costa porque se tiveres problemas vais ter de o desmontar todo. Sempre tens outras opções, como a areia de coral fina, ou aragonita, ou se não quiseres gastar dinheiro, põe uma camada pequena de areia e depois tens de compensar com as trocas de água...

Abraço...

Publicado:

viva

eu no meu aquario tenho areia da nossa costa , tenho algas filamentosas nao muito em excesso (ja houve alturas em que tive +) neste momento com uma boa equipe de limpeza isto vai andando tive tambem ao prencipio muitos problemas com cianos mas desde que segui o conselho do marco e aumentei o caudal os cianos sumiram (e montei o refugio).

nao uso agua de o.i e faço mudas semanais de 30l agua do mar e neste momento os resultados tem sido muito positivos.

penso que a areia da praia combinada com areia de coral tambem nao e uma ma escolha , isto se nao houver capital para investir numa areia de coral que e sempre preferivel mas cada um sabe do seu bolso...

fiquem bem

luis