ciclagem do primeiro aquário para ciclideos


Recommended Posts

Ola companheiros, venho aqui na busca de ajuda para esse hobby tão complexo e prazeroso em que estou iniciando. Bom, primeiramente meu aquário tem 250 litros, filtro canister com vazão de 1200 litros hora, cascalho basalto sem substrato fértil e tem apenas 4 pedras com efeito decorativo. As duvidas são infinitas mas quero citar os pontos em que estou com bastante preocupação. Montei o aquário no dia 20/06 e estou aguardando o período de ciclagem, minha duvida vem sobre a água desde aquário, ela tem o aspecto esbranquiçado como se estivesse com fumaça dentro, isto é normal? e só mais um detalhe hoje dia 26/06 inseri 4 piabas que peguei no lago próximo minha casa porque fui informado que elas iriam acelerar a ciclagem, por favor me ajudem, me sinto perdido e com a sensação que estou fazendo cagada. desde ja muito obrigado.

O PROJETO É PARA SUPORTAR 3 PEIXES

- OSCAR

- FLOWERHORN

- JACK DEMPSEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Mineiro

 

Seijas bem vindo ao Mundo da aquáriofilia,e a este Fórum,

olha eu não percebo nada de ciclidios,mas quero-te dizer

que ao estares a fazer o ciclo do azoto,que deves ter muita

calma,para que as coisas corram bem,para ti,e para o teu

aquário,eu não sei o que é (piabas) mas se for peixes acho

que não devias sacrificar os bichos para esse fim,mas uma

vez que já esta,agora é dares todos os dias um pouco de

comida,e esperar que o ciclo fique feito,não tenhas muita

presa em colocares os peixes no áqua,deixa as coisas

correr o mais natural que poderes,outra coisa,um aquário

de 250l,não será pouco para 3 Oscares?eu acho que devias

por só 2,porque esses peixes ficam ainda muito grandes.

mas qualquer das formas espera por outras opiniões de

quem sabe da coisa,boa sorte.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malta por favor antes de meterem peixes grandes en aquários leiam sobre as necessidades dos mesmos. 250lts NÃO DÁ PARA NENHUMA DAS ESPÉCIES NEM QUE SEJA SÓ UM PEIXE!

 

Isso vai ser um problema constante. Uma bomba relógio. Se ao inicio tudo pode parecer bem com o tempo a falta de espaço e má qualidade da água (sim em 250lts mesmo com tpas frequentes a água vai ficar má) com o crescimento dos peixes vão surgir problemas de compatibilidade grave entre as três espécies e doenças e afins.

 

Repensa isso ou queres esse aqua com outras espécies menores ou se é essa a fauna que queres precisas de uns 600lts e 200cm de frente no mínimo e nem assim eu juntava o Oscar com o flowerhorn e o JD não é uma mistura nada adequada.

 

Quanto ao ciclo a água esbranquiçado acontece por vezes. Não é grave mas se meter fauna logo ao inicio acelera também é um risco para essa fauna. Vai com calma.

 

"TapatalKing"

Editado por S.S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro TapatalKing, obrigado pela resposta, era justamente isso que precisava saber, pois como disse estou iniciando no aquarismo e deixei a parte dos peixes por ultimo. Quais peixes você me recomenda para essa capacidade?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, ok.

É que se o filtro fosse usado, às vezes podiam ser bactérias mortas, que depois desapareceriam com o tempo.

Sendo um novo aquário a água também costuma ficar um pouco esbranquiçada quando se introduz bactérias; suponho que o mesmo aconteça com a formação natural destas, mas não sei.

Também acho que alguns sedimentos que ainda não assentaram possam ter alguma influência no assunto. Será?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mineirodeminas. O meu nick é S.S. o tapatalking é a assinatura dos meus posts enviados através so telemóvel via a app tapatalk :)

 

Quanto a fauna para 250lts já há muita coisa que cabe mas depende do teu gosto e pelas escolhas iniciais parece que gostas de ciclideos e grandes. Nos ciclideos sul e centro americanos há muitas espécies de menor dimensão. O que seria mais adequado para ti era veres nas lojas por perto de ti o que há mas ter calma tomar nota dos nomes comuns e científicos também e pesquisares depois os tamanhos maximos evitando peixes grandes com mais de 10/15cm dependendo principalmente do comprimento do aquário (já agora qual o comprimento do aqua?) e que não sejam muito agressivos.

 

Há um site chamado aqadviser onde se pode fazer simulações de junções de espécies que dá para ter uma ideia.

 

Uma nota muito importante. Não vás na conversa dos lojistas a maioria vai dizer que até os peixes que indicaste dão para esse aqua e vão querer é vender-te qualquer peixe sem pensar em mais nada.

 

Qualquer dúvida diz.

 

"TapatalKing"

Editado por S.S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas S.S, obrigado pela ajuda. Meu aquário tem 100x50x50 e no momento estou estudando quais especies ele suporta. Gostaria de ajuda com mais um problema na ciclagem desde aquário. Apareceram umas algas (brancas que parecem algodão) apenas em volta do termostato naquela parte preta que fica no topo, minha duvida é: Eu preciso me preocupar com elas? isto é normal? tenho que remover ou esperar elas sumirem? a ciclagem esta no 12º dia (amônia 0,25 e nitrito zero).

desde já obrigado!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algas??? Não consegues tirar umas fotos disso?

A amónia tem que zerar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.