Recommended Posts

Publicado:

Oi sergio,

No sistema da Hagen como no caseiro não é possivel regular o fluxo de saída de CO2, poderiamos rebentar com a garrafa, ou depósito!!! :lol::lol:8)

Para poder controlar melhor, no método caseiro, há quem utilize um filtro interno com a mangueira que vem do CO2 ligada a ele, controlado pelo timer da iluminação. Sendo assim, quando as luzes se ligam o filtro também se liga e dispersa pelo aquário minusculas bolhas de CO2, quando se apaga, sai do filtro apenas um bolhas grandes, que dissolvem pouco CO2 na água!!!

Agora em relação a esse aparelho da Hagen, deve-se ter mesmo que deixar sempre a libertar CO2 pela serpentina!!! 8)

Fica bem... 8)

• 4 anos depois...
Publicado:

boas, aproveito para deixar a minha experiência na duração das botijas co2. instalei um sistema de botija co2 de 2kg em finais de julho e agora em novembro ficou sem carga, ou seja, durou sensivelmente 3 meses e 1 semana. durante este tempo esteve a deitar cerca de 2 bolhas por segundo. talvez haja alguma fuga nos tubos, tenho de verificar... pois 18 meses seria bem melhor ;)

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

• 1 ano depois...
Publicado:
boas, aproveito para deixar a minha experiência na duração das botijas co2. instalei um sistema de botija co2 de 2kg em finais de julho e agora em novembro ficou sem carga, ou seja, durou sensivelmente 3 meses e 1 semana. durante este tempo esteve a deitar cerca de 2 bolhas por segundo. talvez haja alguma fuga nos tubos, tenho de verificar... pois 18 meses seria bem melhor :roflroll2:

Oi... este tópico já tem uns anos mas acho que devia ser revisto...

É que, pelo menos por aqui, fala-se muito de duração das botijas, mas sem referir o tamanho do aquário, como por exemplo no tópico anterior...

A minha questão é, pela vossa experiência, qual a duração mais ou menos de uma garrafa de 2kg para um aquário de 200L?

Publicado:
Oi... este tópico já tem uns anos mas acho que devia ser revisto...

É que, pelo menos por aqui, fala-se muito de duração das botijas, mas sem referir o tamanho do aquário, como por exemplo no tópico anterior...

A minha questão é, pela vossa experiência, qual a duração mais ou menos de uma garrafa de 2kg para um aquário de 200L?

A duração das botijas não tem nada a ver com a litragem do aquario... depende da quantidade que permitimos na valvula de agulha...

A minha botija de 2kg dura +/- 3meses a deitar 2bolhas/seg durante 9h diárias...

Logo se deitar apenas 1 possivelmente dura quase o dobro...

Na montagem dos equipamentos usem sempre teflon em todas as roscas, e se possivel testem as junções com água e sabão!!

Abraço

Cumps

Publicado:
A duração das botijas não tem nada a ver com a litragem do aquario... depende da quantidade que permitimos na valvula de agulha...

A minha botija de 2kg dura +/- 3meses a deitar 2bolhas/seg durante 9h diárias...

Logo se deitar apenas 1 possivelmente dura quase o dobro...

Na montagem dos equipamentos usem sempre teflon em todas as roscas, e se possivel testem as junções com água e sabão!!

Abraço

Concordo com o Godlike em tudo o que disse, no meu caso por exemplo ainda tenho um sistema antigo da CO2 da Eheim em que a botija é de apenas 500g e que a deitar 1bolha/2seg já passou 1 mês e continua de vento em popa! O sistema não era meu, mas do meu irmão e ela utilizava-o em um aquário de 240L e agora está no meu plantado de 60L e a duração tal como o Godlike disse, depende da quantidade de que permitimos na valvula de agulha, porque se na minha garrafa eu meter a 2 bolhas/seg durante 9h diárias não chega a durar um mês.

P.S.: O Sistema de CO2 esta a deitar 1bolha/2seg em horario 24h/24h, foi na maneira em que o meu plantado cresceu melhor nas condições em que se encontra! :smilecolros:

Publicado:

Finalmente alguém trouxe luz a este topico(Godlike)!

Normalmente 500g duram 1.5 mês para 1 a 2 bolhas por segundo.

Isto se tiver bem vedado! ;)

Publicado:

Ok.... então é isso.. depende da saída.. certo...

Então que quantidade de bolhas por segundo aconselham para um aquario de 200L?

Talvez 2 por segundo???

Publicado: (editado)
Ok.... então é isso.. depende da saída.. certo...

Então que quantidade de bolhas por segundo aconselham para um aquario de 200L?

Talvez 2 por segundo???

Isso já é outra história... tudo depende da necessidade do aquario...

Resumindo, se tiveres luz elevada tipo 1w/L vais ter de ter mais CO2 disponivel e mais nutrientes, chamado os aquarios Hi-tech

Se for um aquario com tipo 0.5w/L já não será necessário tanto CO2 nem tantos nutrientes.. low-tech

Tudo depende da velocidade de crescimento que queres dar às tuas plantas, e tb claro do tipo de plantas.

Se quiseres ter um crescimento rapido e com qualidade, necessitas sempre de muito dos 3 componentes principais LUZ VS CO2 VS NUTRIENTES.

Devemos sempre manter o CO2 na coluna de água a rondar os 30ppm (usem testes para saber), ou seja, (exemplo) não tou a dizer que lá porque tens um aquario com 1000w de luz tenhas de meter 50bolhas por segundo.... o que tu deves é regular os parametros para ficarem estáveis, pois quanto mais luz tiveres mais CO2 será consumido... e ai o que realmente é importante é teres de conseguir repor o CO2 consumido de forma a que fique estável.

Acho que deu para perceber, mas de qualquer forma o normal é de 1b/s até 3b/s, (usem o CO2 presurizado apenas no fotoperiodo) pois fora do fotoperiodo facilmente os valores CO2 sobem podendo ficar com valores tóxicos para a fauna!

Abraço

Editado por Godlike

Cumps

Publicado:
Isso já é outra história... tudo depende da necessidade do aquario...

Resumindo, se tiveres luz elevada tipo 1w/L vais ter de ter mais CO2 disponivel e mais nutrientes, chamado os aquarios Hi-tech

Se for um aquario com tipo 0.5w/L já não será necessário tanto CO2 nem tantos nutrientes.. low-tech

Tudo depende da velocidade de crescimento que queres dar às tuas plantas, e tb claro do tipo de plantas.

Se quiseres ter um crescimento rapido e com qualidade, necessitas sempre de muito dos 3 componentes principais LUZ VS CO2 VS NUTRIENTES.

Devemos sempre manter o CO2 na coluna de água a rondar os 30ppm (usem testes para saber), ou seja, (exemplo) não tou a dizer que lá porque tens um aquario com 1000w de luz tenhas de meter 50bolhas por segundo.... o que tu deves é regular os parametros para ficarem estáveis, pois quanto mais luz tiveres mais CO2 será consumido... e ai o que realmente é importante é teres de conseguir repor o CO2 consumido de forma a que fique estável.

Acho que deu para perceber, mas de qualquer forma o normal é de 1b/s até 3b/s, (usem o CO2 presurizado apenas no fotoperiodo) pois fora do fotoperiodo facilmente os valores CO2 sobem podendo ficar com valores tóxicos para a fauna!

Abraço

Ok... Boa resposta... Fiquei esclarecido... É tudo uma questão de ir tentando aos poucos... Cada caso é um caso, e a adaptação deve ser gradual, e com calma...

Depende tb se o difusor é mais ou menos eficaz, e por aí fora... Agora é ir controlando o pH e ver se não se mata peixes.. :roflroll2: :roflroll2: lol

Obrigado pelas respostas, e pela reactivação deste tópico...

Publicado:

Godlike... :roflroll2:

Conforme já foi referido, a questão aqui é que temos deir adaptando a injecção de CO2 ao tipo de aquario que temos, quer no que diz respeito as plantas, luz e nutrientes.

Por vezes não é logo a primeira que se consegue este equilibrio.

Pessoalmente,desiste de injetar CO2 caseiro porque não consigo cortar a injecção quando as luzes estão apagadas.

No entretanto estou a testar um sistema pressurizado descartavel no meu nano, que permite dosear manualmente e já consigo restriguir isso por dia.