Miguel Neto Publicado Junho 9, 2016 Publicado Junho 9, 2016 Boas pessoal. Estou seriamente a pensar em mudar o layout do meu aquário, este primeiro foi mesmo para eu aprender e dar umas belas cabeçadas com os erros. O meu aquário tem 80Cx40Ax30L. Calha 3x24W. Eis as minhas duvidas para não colocar a carroça é frente dos bois. Estou a pensar usar Tropica Soil 9L, juntamente com o Tropica Plant Grow 2.5L. Será que 9L de Tropica Soil são suficientes para fazer enchimento e declives? Ou será que podemos usar esferovite como base de enchimento para uns cms e depois colocar fértil e solo em cima? Isto para um dos lados ficar um bom declive. Plantas possíveis a usar. Uma ou outra pode saltar fora para fazer reaproveitamento do que tenho! Poupança de Taxiphyllum 'Spiky' Hygrophila Corymbosa Compact Micranthemum Monte Carlo Limnophila sessiliflora Rotala wallichi Alternanthera Reineckii Mini Para estas plantas será que com uma calha 3x24W me safo na boa? Como já tenho peixes no aquário, será que tenho problemas em refazer o layout e voltar a colocar os peixes no mesmo dia no aquário? Ou será que vou alterar os parâmetros todos mesmo usando novamente a agua que já se encontra no aquário? Tenho 5 corydoras, será que com elas tapete será um total desastre por andarem sempre a remexer o fundo? Cumprimentos. Citar
Filipe Sampaio Publicado: Junho 9, 2016 Publicado: Junho 9, 2016 Boas Miguel Em relação ao substrato é capaz de ser pouco no mínimo na parte mais baixa deves ter pelo menos 4 a 5 cm de altura para não correres o risco de misturar o fértil e passar nutrientes para a água. Quanto à luz não estou bem dentro do assunto pois uso leds e foco-me mais nos lumens mas usando a regra 1 watt por litro é capaz de ser curto. Para refazer o layout fazes assim: Tiras metade ou um pouco mais da água para uma bacia ou uma caixa de plástico e colocas tudo lá dentro , filtro ,termo , plantas e peixes. Feito isto podes fazer a nova montagem com calma quando acabares é só passares tudo para o aqua e acabar de encher vai ser como se fizesses uma tpa. Quanto às coridoras esquece o tapete eu só tinha uma e era uma desgraça imagina 5... Cumprimentos e boa sorte Citar
Miguel Neto Publicado: Junho 11, 2016 Autor Publicado: Junho 11, 2016 Sou capaz de precisar de 18L na boa. Em lumens tenho 4800 no total, nao dá pra plantas advance mas easy e medium deve ser na boa. Tenho andado analizar o preço dos substratos mas para 18L é um rombo na carteira que até doi... Citar
Filipe Sampaio Publicado: Junho 11, 2016 Publicado: Junho 11, 2016 Eu estou a usar jbl manado e estou a gostar...bem mais barato... Cumprimentos Citar
Miguel Neto Publicado: Junho 11, 2016 Autor Publicado: Junho 11, 2016 Mas para declives é esquecer ao fim de umas semanas! Demasiado leve para prender plantas tambem... Tenho no meu e nao volto usar... Citar
Tozé Nunes Publicado: Junho 12, 2016 Publicado: Junho 12, 2016 Agarra no Manado que tens a uso e depois de uma passagem por água coloca em meias de senhora e colocas no fundo em vez da esferovite. 3 Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Miguel Neto Publicado: Junho 12, 2016 Autor Publicado: Junho 12, 2016 (editado) Tambem já me surgiu essa ideia Antonio Nunes e acho que deve ser a melhor opçao. Tenho 10L e assim poupo uns euros em substrato. Tinha falado em substrato tropica, mas andei a pesquisar e encontrei o advance plants, alguem tem conhecimento de causa deste substrato? É mais barato entre 15 a 20 euros em relaçao ao tropica. Editado Junho 12, 2016 por Miguel Neto Citar
Bringer Publicado: Junho 12, 2016 Publicado: Junho 12, 2016 Eu tenho desse para camarões. Existe Original, Plantas e Camarões. É japonês. Não tenho fontes suficientes para emitir uma opinião. Há uma loja, não me lembro qual, que está com um preço especial nessa marca. Parece que adquiriram uma grande quantidade numa feira/exposição. Acho que é na linha de Sintra ou na Margem Sul. Citar
Miguel Neto Publicado: Junho 14, 2016 Autor Publicado: Junho 14, 2016 (editado) Bringer, o preço é conta mas o envia é de chegar nas orelhas. Já entrei em contacto com a loja que me indicaste. Mais alguem tem conhecimento causa do substrato "help advance"?! Editado Junho 14, 2016 por Miguel Neto Citar
Nuno C. Publicado: Junho 23, 2016 Publicado: Junho 23, 2016 (editado) Tendo em conta que o António Nunes já te deu a ideia de como aproveitar o substrato que já tens, não seria melhor optares pelo substrato da tropica o qual pelo menos pelo que tenho lido é bom e recomendasse em vez de tentares poupar uns euros com um substrato relativamente novo? Não estou a dizer que não seja bom, apenas frisar se valerá a pena o risco uma vez que consegues aproveitamento de um substrato já existente. Cumprimentos Nuno C. Editado Junho 23, 2016 por Nuno C. Citar
Miguel Neto Publicado: Junho 27, 2016 Autor Publicado: Junho 27, 2016 Tendo em conta que o António Nunes já te deu a ideia de como aproveitar o substrato que já tens, não seria melhor optares pelo substrato da tropica o qual pelo menos pelo que tenho lido é bom e recomendasse em vez de tentares poupar uns euros com um substrato relativamente novo? Não estou a dizer que não seja bom, apenas frisar se valerá a pena o risco uma vez que consegues aproveitamento de um substrato já existente. Cumprimentos Nuno C. A ideia será usar o Tropica. Usar o manado que já tenho como foi indicado acima, dentro de umas meias de licra para fazer enchimento para os declives. Para o tamanho do meu aquário e pra fazer um declive de 10cms atras, precisaria de 18L, aproveito os 10L de manado e compro um saco de 9L de Tropica. Não deve haver stress de usar o fértil por cima dos supostos saquinho com o manado? Uma calha de 3x24W será que me safo com um tapete? Cumprimentos Citar
AndrePeixoto Publicado: Julho 24, 2016 Publicado: Julho 24, 2016 As tuas 3 lâmpadas de 24w fazem 4800 lúmens ? Qual a quantidade de lúmens por litro que se deve ter ? Citar
Recommended Posts