Recommended Posts

Publicado

Boa noite.

Visto que cá na minha zona(Lordelo-Paredes) está difícil encontrar pedras em condições para decorar um aqua que estou a montar, estou bastante limitado quanto a este elemento de decoração.

A minha duvida é se a pedra que tenho é xisto ou outro tipo de pedra e se posso usar(sou zero em termos de identificação de pedras) :ph34r::ph34r:

GC8ZtDO.jpg

• Votar + 1
Publicado:

Boas

Xisto não parece deve ser granito mas tem esses veios de ferro que podem alterar a química da água.

Dá um saltinho mais a baixo a Campo (Valongo) e tens lá xisto aos pontapés...

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Publicado:

Boas,

obrigado Filipe.

Irei ver por essas bandas a ver se encontro algo de jeito.

Quanto aos veios, será mesmo ferro? Pois a parte frontal da pedra tinha acabado de ser partida(a parte que faz triângulo) e já se encontrava com esta cor avermelhada nos veios.
Como mencionei antes, não percebo quase nada de pedras e minerais, mas normalmente os veios de ferro não ficarão vermelhos com a exposição ao oxigénio apenas? Ou seja, a meu ver o interior da pedra não está exposto ao ar.

Abraço

Publicado:

Boas Abel

Eu acho que essa pedra não tem veios de ferro,mas,

olha faz o teste com um produto acido,se ela borbulhar,

não a deves colocar no áqua,é calcaria,o que vai-te

alterar o ph,se não for calcaria podes colocares no áqua,

eu ate acho essa pedra bonita.

Comp: Álvaro Silva

Publicado:

Olá Álvaro,

Já fiz o teste com o vinagre e não borbulhou.

Eu gostei bastante deste tipo de pedra(é o que tenho a enfeitar o jardim), dentro de água fica lindíssima.

Outro ponto, ela também se parte tipo xisto, aos "filetes", mas não tão perfeito como o xisto se costuma "fatiar".
Tenho feito imensas pesquisas e o mais parecido com esta que tenho cá é o "xisto argiloso", ou seja, deve ser uma mistura de xisto com argila, mas não se desfaz como na maioria das pedras argilosas.

Publicado:

Boas Abel

Eu sou da tua opinião,deve ser mesmo isso,

"xisto argiloso"é xisto mas menos rijo,que o

xisto normal,mas acho muito bonito,e se não

borbulhou otimo,a argila também não faz mal,

mas qualquer das maneiras espera por outras

opinões.

Comp: Álvaro Silva

Publicado:

Obrigado Álvaro pela opinião ;)

Sempre cheguei a ir ver à zona que mencionastes Filipe e reparei que lá também tem montes deste tipo de pedra(pelos vistos é bastante comum cá esta pedra), esta pedra localiza-se no solo de pinheiros e eucaliptos que costumamos ver nas bermas das estradas com cor mais avermelhada e arenoso.

Já fiz montes de lavagens(com e sem sal) e ontem fiz duas em água a ferver e até agora não largou resíduos nenhuns nem deixou a água turva, o que a meu ver é um bom ponto.

Publicado:

Já se encontram no aqua a 3 dias e até agora não alterou nenhum parâmetro da água e continua cristalina.

Obrigado aos dois pela ajuda e pelas opiniões ;)

Abraço