Abel Carvalho Publicado Maio 30, 2016 Publicado Maio 30, 2016 Boa noite.Visto que cá na minha zona(Lordelo-Paredes) está difícil encontrar pedras em condições para decorar um aqua que estou a montar, estou bastante limitado quanto a este elemento de decoração. A minha duvida é se a pedra que tenho é xisto ou outro tipo de pedra e se posso usar(sou zero em termos de identificação de pedras) 1
Filipe Sampaio Publicado: Maio 30, 2016 Publicado: Maio 30, 2016 Boas Xisto não parece deve ser granito mas tem esses veios de ferro que podem alterar a química da água. Dá um saltinho mais a baixo a Campo (Valongo) e tens lá xisto aos pontapés... Cumps
Abel Carvalho Publicado: Maio 31, 2016 Autor Publicado: Maio 31, 2016 Boas, obrigado Filipe.Irei ver por essas bandas a ver se encontro algo de jeito.Quanto aos veios, será mesmo ferro? Pois a parte frontal da pedra tinha acabado de ser partida(a parte que faz triângulo) e já se encontrava com esta cor avermelhada nos veios.Como mencionei antes, não percebo quase nada de pedras e minerais, mas normalmente os veios de ferro não ficarão vermelhos com a exposição ao oxigénio apenas? Ou seja, a meu ver o interior da pedra não está exposto ao ar. Abraço
Alvaro Silva Publicado: Maio 31, 2016 Publicado: Maio 31, 2016 Boas Abel Eu acho que essa pedra não tem veios de ferro,mas, olha faz o teste com um produto acido,se ela borbulhar, não a deves colocar no áqua,é calcaria,o que vai-te alterar o ph,se não for calcaria podes colocares no áqua, eu ate acho essa pedra bonita. Comp: Álvaro Silva
Abel Carvalho Publicado: Junho 1, 2016 Autor Publicado: Junho 1, 2016 Olá Álvaro, Já fiz o teste com o vinagre e não borbulhou. Eu gostei bastante deste tipo de pedra(é o que tenho a enfeitar o jardim), dentro de água fica lindíssima.Outro ponto, ela também se parte tipo xisto, aos "filetes", mas não tão perfeito como o xisto se costuma "fatiar".Tenho feito imensas pesquisas e o mais parecido com esta que tenho cá é o "xisto argiloso", ou seja, deve ser uma mistura de xisto com argila, mas não se desfaz como na maioria das pedras argilosas.
Alvaro Silva Publicado: Junho 1, 2016 Publicado: Junho 1, 2016 Boas Abel Eu sou da tua opinião,deve ser mesmo isso, "xisto argiloso"é xisto mas menos rijo,que o xisto normal,mas acho muito bonito,e se não borbulhou otimo,a argila também não faz mal, mas qualquer das maneiras espera por outras opinões. Comp: Álvaro Silva
Abel Carvalho Publicado: Junho 2, 2016 Autor Publicado: Junho 2, 2016 Obrigado Álvaro pela opinião Sempre cheguei a ir ver à zona que mencionastes Filipe e reparei que lá também tem montes deste tipo de pedra(pelos vistos é bastante comum cá esta pedra), esta pedra localiza-se no solo de pinheiros e eucaliptos que costumamos ver nas bermas das estradas com cor mais avermelhada e arenoso. Já fiz montes de lavagens(com e sem sal) e ontem fiz duas em água a ferver e até agora não largou resíduos nenhuns nem deixou a água turva, o que a meu ver é um bom ponto.
Filipe Sampaio Publicado: Junho 2, 2016 Publicado: Junho 2, 2016 Boas Sendo assim acho que podes usar... Cumps
Abel Carvalho Publicado: Junho 3, 2016 Autor Publicado: Junho 3, 2016 Já se encontram no aqua a 3 dias e até agora não alterou nenhum parâmetro da água e continua cristalina. Obrigado aos dois pela ajuda e pelas opiniões Abraço
Recommended Posts