Apisto Calcatuoides - Duvidas sobre casal

Smaug

Recommended Posts

Tenho um casal de apistos calcatuoides, o meu aqua tem bastantes esconderijos e segundo me disseram seria suposto ver macho e femea a "morarem" juntos num dos buracos, acontece que eles nem sequer costumam andar juntos. Ás vezes o macho aproxima-se da fêmea exibindo alguma agressividade mas nunca o vi ataca-la realmente, tirando isso não mostram grande interactividade um com o outro.

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Partilhar nas redes sociais

Viva,

os apistos utilizam os esconderijos apenas para desovarem, se eles não estão a criar é normal que não liguem aos mesmos.

Quando a fémea começar a passar algum tempo dentro dos buracos e ficar mais amarela é sinal que vai desovar em breve.

Quanto á agressividade, se for apenas um abanar de caudas de um para o outro, é normal. Essa é a forma de eles se cortejarem.

A fémea costuma também ter o que parece uma espécie de 'tremedeira' quando o macho está por perto, faz parte do cortejo.

Dá-lhes tempo, e quando menos esperares tens o aqua cheio de peixes.

Espero ter ajudado.

Saudações aquariófilas.

Nuno reis

Ás vezes o macho aproxima-se da fêmea exibindo alguma agressividade mas nunca o vi ataca-la realmente, tirando isso não mostram grande interactividade um com o outro.

Queres mais interactividade que isto??!

Voçês teem muito a mania que lá por os ciclideos formarem casais teem de andar sempre de barbatana (braço) dada e aos beijinhos e a trocar sms de amor. Não é assim que a coisa funciona e em breve vais poder constatar isso mesmo :)

Boa sorte para o casal!!!

Abraço,

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span>

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>

Concordo com as últimas opiniões. Tenho ramirezis e kribensis (em aquários diferentes...) e o comportamento é semelhante. Vai com calma, aprecia a beleza dos peixes. Se te sentires bem com o teu aqua os teus peixes também se vão sentir bem... e depois puf! :)

Hugo Barreiros

swooshrimps.blogspot.com

Os A. cacatuoides são apistos de harém.

Um macho desova com todas as fêmeas disponíveis no seu território.

É um erro grave manter apistos destes sistematicamente como casais.

O comportamento altera-se bastante sendo típico que o macho fique muito mais impaciente. É normal que a persiga insistentemente provocando-lhe stress o que acaba por impedir o normal desenvolvimento dos ovos.

Não concordo de todo com o Reis :? quanto à exclusividade dos esconderijos para o acto de desova. Já tive casos de apistos que "desapareceram" enquanto alevins e "rescuscitaram" uns meses depois já semi-adultos. Obviamente estiveram num dos muitos esconderijos do aquário embora não saiba bem como se alimentavam.

Por experiência própria, quando se coloca um macho e umas quantas fêmeas de agassizii num aquário cada uma das fêmeas procura um esconderijo e começa a defender das outras o território periférico independentemente de estar ou não a desovar.