Smaug Publicado Junho 7, 2005 Share Publicado Junho 7, 2005 Tenho um casal de apistos calcatuoides, o meu aqua tem bastantes esconderijos e segundo me disseram seria suposto ver macho e femea a "morarem" juntos num dos buracos, acontece que eles nem sequer costumam andar juntos. Ás vezes o macho aproxima-se da fêmea exibindo alguma agressividade mas nunca o vi ataca-la realmente, tirando isso não mostram grande interactividade um com o outro. "Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!" Sim é verdade, eu leio a mente via internet: http://odeiooze.blogspot.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Reis Publicado: Junho 7, 2005 Share Publicado: Junho 7, 2005 Viva, os apistos utilizam os esconderijos apenas para desovarem, se eles não estão a criar é normal que não liguem aos mesmos. Quando a fémea começar a passar algum tempo dentro dos buracos e ficar mais amarela é sinal que vai desovar em breve. Quanto á agressividade, se for apenas um abanar de caudas de um para o outro, é normal. Essa é a forma de eles se cortejarem. A fémea costuma também ter o que parece uma espécie de 'tremedeira' quando o macho está por perto, faz parte do cortejo. Dá-lhes tempo, e quando menos esperares tens o aqua cheio de peixes. Espero ter ajudado. Saudações aquariófilas. Nuno reis Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RuiEstrelinha Publicado: Junho 7, 2005 Share Publicado: Junho 7, 2005 Ás vezes o macho aproxima-se da fêmea exibindo alguma agressividade mas nunca o vi ataca-la realmente, tirando isso não mostram grande interactividade um com o outro. Queres mais interactividade que isto??! Voçês teem muito a mania que lá por os ciclideos formarem casais teem de andar sempre de barbatana (braço) dada e aos beijinhos e a trocar sms de amor. Não é assim que a coisa funciona e em breve vais poder constatar isso mesmo Boa sorte para o casal!!! Abraço, <span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span> <span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span> Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Daniel Marques Publicado: Junho 7, 2005 Share Publicado: Junho 7, 2005 Concordo com o que o Rui disse e noto isso nos meus Ramirezi. Só um ou dois dias antes da postura é que se vêm juntos, quando a postura termina (bem ou mal, no meu caso sempre mal até agora) cada um pa seu lado até nova postura. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
swoosh Publicado: Junho 9, 2005 Share Publicado: Junho 9, 2005 Concordo com as últimas opiniões. Tenho ramirezis e kribensis (em aquários diferentes...) e o comportamento é semelhante. Vai com calma, aprecia a beleza dos peixes. Se te sentires bem com o teu aqua os teus peixes também se vão sentir bem... e depois puf! Hugo Barreiros swooshrimps.blogspot.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nuno Prazeres Publicado: Junho 10, 2005 Share Publicado: Junho 10, 2005 Os A. cacatuoides são apistos de harém. Um macho desova com todas as fêmeas disponíveis no seu território. É um erro grave manter apistos destes sistematicamente como casais. O comportamento altera-se bastante sendo típico que o macho fique muito mais impaciente. É normal que a persiga insistentemente provocando-lhe stress o que acaba por impedir o normal desenvolvimento dos ovos. Não concordo de todo com o Reis quanto à exclusividade dos esconderijos para o acto de desova. Já tive casos de apistos que "desapareceram" enquanto alevins e "rescuscitaram" uns meses depois já semi-adultos. Obviamente estiveram num dos muitos esconderijos do aquário embora não saiba bem como se alimentavam. Por experiência própria, quando se coloca um macho e umas quantas fêmeas de agassizii num aquário cada uma das fêmeas procura um esconderijo e começa a defender das outras o território periférico independentemente de estar ou não a desovar. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts