Smaug Publicado Junho 7, 2005 Publicado Junho 7, 2005 Eu procuro ter sempre pedras de xisto no meu aquario... no entanto ás vezes surgem-me duvidas sobre se uma determinada pedra é xisto ou é de origem calcária! Ainda para cumulo a minha agua da torneira (quer dizer do furo) tem tanto co2 dissolvido que tem de estar em estágio e ser corrigida antes de ir para o aqua. Pelo que é complicado testar todas as pedras. Eu não sei se isto é senso comum errado mas penso que se uma pedra é bem dura e tem veios de quartzo então não é nada calcaria mas sim de xisto ou então basalto e por conseguinte é boa para por no aqua. Outra questão que tenho é se o granito é bom para aquarios, é que tratando-se de uma pedra de facil identificação preferia usa-la em vez do xisto. Citar "Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!" Sim é verdade, eu leio a mente via internet: http://odeiooze.blogspot.com
Oinq Publicado: Junho 7, 2005 Publicado: Junho 7, 2005 mete-lhe vinagre em cima... se efervescer ou ficar "comida" é calcarea... Citar Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Space Cowboy Publicado: Junho 7, 2005 Publicado: Junho 7, 2005 ola Smaug tens a certeza que sao veios de quartzo?olha que os veios de calcite confundem-se muito facilmente com veios de quartzo. ja agora pode-se dar aqui umas liçoes de geologia os xistos sao rochas com "foliaçao" ou seja podes ver que a rocha se parte sempre da mesma maneira (em planos paralelos). os calcários sao rochas carbonatadas e embora o carbonato de calcio "puro" seja branco ha calcarios bem negros porque contêm vestigios de materia organica. referes que a rocha tem veios de quartzo por isso deve ser um xisto ou um basalto...um basalto nunca pode ser, ou pelo menos nao deveria ser, pois sao rochas saturadas em sílica e o quartzo só cristaliza quando as rochas sao sobresaturadas neste oxido. espero ter ajudado, se tiveres duvidas na identificaçao de alguma rocha é so dizeres Citar Go ahead...make my day
Smaug Publicado: Junho 8, 2005 Autor Publicado: Junho 8, 2005 Deitei vinagre numa pedra e esperei um bom bocado.... o vinagre evaporou sem ter deixado qualquer marca visivel na pedra.... em principio são seguras... Citar "Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!" Sim é verdade, eu leio a mente via internet: http://odeiooze.blogspot.com
Space Cowboy Publicado: Junho 8, 2005 Publicado: Junho 8, 2005 reparaste se deitou bolhas? um bocado de vinagre não é suficiente para "comer" rocha que chegue para se tornar visivel. lembrei-me do teste de dureza, pega numa peça qualquer de metal e risca a pedra com isso. se ficar um traço branco na rocha é calcario e n podes usa-la. se nao aparecer traço nenhum em principio é "segura". toma este site http://geology.about.com/library/bl/images...blrockindex.htm nao deves usar os "limestones" (calcários) nem os "sandstones" (arenitos) pois apesar dos ultimos serem constituidos em grande parte por grãos de quartzo os espaços sao preenchidos geralmente por um cimento carbonatado facilmente soluvel na agua. Citar Go ahead...make my day
ppedroso Publicado: Junho 8, 2005 Publicado: Junho 8, 2005 Boas... O xisto é uma rocha metamórfia (rocha que sofre altas temperaturas e pressões a grandes profundidades) que tem a sua origem numa rocha sedimentar, e portanto o xisto depende da composição dos sedimentos que formam a rocha sedimentar na sua origem. As rochas que tu falas são bastante diferentes: -A rocha por ter veios de quartzo pode ser calcárica, pois esses veios podem ser formados por determinados processos em que uma qualquer rocha pode estar fissurada, e então podem formar-se depósitos nessas fissuras. -O xisto é caracterizado como eu já disse, por ser uma rocha metamórfica proveniente de uma rocha sedimentar, e a sua composição pode variar, mas o aspecto será sempre de uma rocha formada por camadas paralelas. O basalto é uma rocha vulcânica de arrefecimento rápido (daí não apresentar cristais) que é bastante diferente do xisto, o basalto é uma rocha única, não é formado por camadas. O xisto quando em boas condições, por ser metamórfico, pode ser bastante duro, o que não implica que seja de origem calcárica. Em caso de dúvida, ao aplicares um ácido, tal como já te indicaram, há efervescência. Quanto menor for o pH do ácido, melhor vês a reacção. Eu vou ver mais algumas caracteristicas do xisto, e depois completo o post. Se tiver enganado em alguma coisa corrijam-me!!!! Espero ter ajudado em alguma coisa... Abraços Citar Pedro Pedroso
Space Cowboy Publicado: Junho 9, 2005 Publicado: Junho 9, 2005 ola ppedroso tens razao o xisto provem de uma rocha sedimentar mas é uma rocha de baixissimo grau metamorfico, ou seja, em termos relativos sofreu uma ligeira influencia da temperatura ou pressao. tambem tens razao um xisto depende da rocha que lhe deu origem, depende tanto que se nao for maioritariamente constituida por argila o resultado ja será outra coisa qualquer. da minha experiencia de campo nunca vi veios de quartzo em calcarios, nem imagino como é que isso possa ocorrer sem estarem associados a alteraçoes hidrotermais por fluidos sobressaturados em silica: possivelmente contacto de filões com calcarios. o xisto nao é formado por camadas, é uma rocha compacta. apenas parte em camadas, quando aplicada uma força suficiente, devido a uma anisotropia planar herdada da sua composiçao mineralógica: as micas. o ppedroso tem razao quanto mais "ácido" for o acido melhor é a reacçao. o normal que se usa para identificar calcarios é HCl a 10%, mais que isso ja pode reagir com outras rochas e dar resultados confusos. Citar Go ahead...make my day
Smaug Publicado: Junho 9, 2005 Autor Publicado: Junho 9, 2005 perdoem-me a minha ignorancias, mas... realmente parece que se mandar uma boa marretada Às minhas pedras elas vão quebrar às fatias, como acontece com o xisto usado para as vinhas. Agora qt a riscar, o xisto tb fica riscado usando um objecto de metal... Os quadros da escola antigamente eram feitos de lousa que mais n é q xisto negro polido, se o riscarem com metal fica mesmo riscado. Citar "Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!" Sim é verdade, eu leio a mente via internet: http://odeiooze.blogspot.com
Space Cowboy Publicado: Junho 9, 2005 Publicado: Junho 9, 2005 sim os xistos tb se riscam facilmente mas se reparares bem dá pa ver a diferença de cor entre a risca de um xisto e a risca de um calcario....a do xisto tem um tom mais a tender po creme e a do calcario é mais branca. os xistos tambem se deixam riscar com mais facilidade que os calcarios. Citar Go ahead...make my day
ppedroso Publicado: Junho 9, 2005 Publicado: Junho 9, 2005 Boas.... Ok space cowboy, ainda bem que me corrigis-te, as aulas de geologia já lá vão...lolol Peço desculpa pelos pontapés no xisto...lol Abraço Citar Pedro Pedroso
Space Cowboy Publicado: Junho 10, 2005 Publicado: Junho 10, 2005 tas a vontade se tiverem duvidas tenho muito gosto em ajudar Citar Go ahead...make my day
Recommended Posts