Travancas Publicado Junho 7, 2005 Publicado Junho 7, 2005 Boa noite, Finalmente decidi-me pelas dimensões do aquário a montar (60x30x30). Será tipo holandês (fortemente plantado e com alguns peixes), e com equipamentos no seu interior reduzidos ao mínimo. Como vou necessitar de filtragem, estou inclinado para o filtro da Eheim 2322 (com aquecimento incorporado). Agora a minha dúvida é a seguinte: será um filtro com demasiada capacidade para a litragem do aquário? Não andarão depois as plantas e os peixes metidos no meio de um tornado num aquário de 54 litros brutos? Como não conheço esta gama de filtros não sei até que ponto o caudal tem regulação ou pode ser regulado. Mas também do que já li por esses foruns afora, uma ciclagem por hora entre 7 e 10 vezes o volume do aquário, para um aquário tropical de água doce, é perfeitamente normal. Valores esses que são os fornecidos pelo fabricante, em relação a litragem do meu aquário. Aqui ficam as características: for tank size up to 150l Pump output 500l/h Filter circulation 350l/h Delivery head 1,30 m Ws Filter volume 2,3l Power consumption 8 + 150 W Dimentions approx. mm 290 x 178 x 178 Outra questão é a potência do termostato que são 150W num aquário que tera menos de 50 litros úteis. A temperatura não subirá em demasia? Isto é, se colocar a temperatura para 25º C, o que acontece é que a água vai aquecer em menos tempo, do que se usasse um termostato de 50W (o + indicado), mas será este de 150W, preciso o suficiente para não elevar a temperatura em demasiado? Com respeito ao CO2, se adquirir o sistema JBL Flora Profi2, também não será demasiada potência para este aquário? É de fácil regulação? E quanto a recarregamentos de CO2, poderei usar as receitas DIY que por aqui abundam, com a botija de pressão da JBL? Sei que são muitas dúvidas, mas apelo à vossa paciência e se me puderem esclarecer com a vossa experiência, agradecia. cumps Travancas Citar
Jorge Serrenho Publicado: Junho 7, 2005 Publicado: Junho 7, 2005 Olá Travancas vamos por partes: A filtragem de um plantado concerteza que não terá de ser ser tão exigente quanto um aquário a abarrotar de peixes! tu pretendes um aqua plantado, logo um filtro que faça 5 vezes o volume de água por hora é suficiente! quanto ao aquecimento eu já disse noutro tópico que em caso de avaria do filtro ficas tambem sem aquecimento e vice-versa. a história do termostato é interessante tambem! eu tenho um aquário de 120 litro e tenho lá dentro um termo de 300w e quando a temperatura atinge os 29º ele desliga (hehehehehehehe). a diferença que noto em relação aos termostatos de 150w é que o meu demora sensivelmente metade do tempo a aquecer o mesmo volume de água... quanto ao co2 nada te posso dizer... eu uso o método DIY e tou contente... abraços Citar A.K.A. Kapitonio
Travancas Publicado: Junho 8, 2005 Autor Publicado: Junho 8, 2005 quanto ao aquecimento eu já disse noutro tópico que em caso de avaria do filtro ficas tambem sem aquecimento e vice-versa. Quanto ao filtro, vou arriscar. O fabricante é de confiança (Eheim), e como o objectivo é ter o mínimo de técnica no interior do aquário, o conjunto, filtro + termostato incorporado, satisfaz-me. Vou arricar no televisor com vídeo incorporado... :D No que respeita ao sistema de CO2, também estou a ver uns do fabricante Dennerle, e pelo que vi, são equivalentes em qualidade aos da JBL, conseguindo arranjar o equivalente ao JBL, bem mais barato (na Alemanha), embora para as questões de manutenção, a Dennerle não parece ter representante em Portugal. Só tenho uma dúvida: posso recarregar a botija com CO2 caseiro? Não sei se os recarregamentos são feitos à pressão, ou à pressão atmosférica normal (abrir a tampa e despejar lá para dentro). É que se puder usar CO2 DIY, carregado à pressão atmosférica normal, já nem olho para trás... Outra coisa, os sistemas de CO2, para além dos recarregamentos de CO2 frequentes, têm alguma manutenção especial, a que tenham de ser periodicamente sujeitos? Tipo mudança de O-Rings (se ou houver), calibragem dos mostradores de pressão, válvulas, etc? Alguém sabe alguma coisa sobre estas dúvidas? cumps Travancas Citar
Just_me Publicado: Junho 8, 2005 Publicado: Junho 8, 2005 Quanto ás botijas pressurizadas apenas sao recarregaveis em sitios com competencia para o fazer, sendo que algumas cobram ao kilo outras á botija. AS garrafas precisam de uma revisão periodica de alguns em alguns anos, e quanto ao tempo de vida dos reguladores de pressão com manometro nao te sei dizer, mas penso que seja bastante elevado. Cuidados especiais, a botija tem de estar sempre em pé durante o funcionamento para nao teres CO2 liquido a atingir a boca da garrafa. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts