Recommended Posts

Publicado

Caros amigos de "vicio" (embora o vicio para mim tenha começado a 2 semanas ja estou a ficar "doente")

Comprei para o meu aquario novo 2 peixes neon negros e coloquei os no aquario no sabado passado.

De inicio e como penso que seja normal ficaram um pouco assustados com a "nova casa".

Ate ai tudo bem. Passou se domingo com 2 "refeiçoes" uma de manha e outra no fim do dia.

Hoje (segunda de manha) dei lhes o pequeno almoço e fui trabalhar como toda a gente e quando cheguei a casa a noite dei lhes de jantar so que um deles ao tentar apanha a comida o outro da mesma especie comecou a ataca lo mas sistematicamente sempre que o primeiro tentava aproximar se da comida para "jantar" sossegado.

So que para alem de atacar o outro da outra especie (e pelos vistos nao estava contente) começou tambem a atacar outra especie que tenho no aquario que coloquei exactamente no mesmo dia.

Gostava que alguem me pudesse ajudar pois nao tenho muita experiencia neste novo hobby (para nao dizer nenhuma) e nao gosto de os ver a "bulha" porque a comida chega para todos.

Se precisarem de mais algum esclarecimento façam favor de perguntar.

Obrigado desde ja

Paulo Salvado

Ps- desculpem o testamento mas tentei contar a historia toda. Obrigado

Publicado:

Bom Paulo, para começar acho que não devias ter comprado só 2 neons!!!

Os neons são peixes de cardume e o minimo aconselhavel são uns 6 ou 7!!!!

Tens que saber tambem se isso é mesmo a serio ou andam a "brincar" uns com os outros!!!

Eu tambem tenho neons e os gajos de vez em quando tambem andam uns contra os outros, mas nota-se bem que é tudo na "desportiva"!!!

Qual a raça do outro peixe de que falas-te????

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Publicado:

Os outro sao tetra cadinal.

Em relaçao as brincadeiras o que posso dizer e que o outro neon (o atacado) tem algumas barbatanas (nao sei se e assim que se chama) um pouco desfiadas que pressuponho que seja por causa dos ataques.

Em relaçao a tua sugestao da quantidade amanha vou ja tratar disso so que nao comprei mais habitantes porque tenh o aquario montado a cerca de 1 semana e 1 dia e nao queria arriscar a comprar muitos para nao lhes acontecer nada porque nao sei se o aquario ja criou as bacterias "amigas"

mais uma vez obrigada pela ajuda e como disse nao estou ainda muito familiarizado com este novo hobby e ainda tenho muitas duvidas que penso que com o tempo vao desaparecer...pelo menos a gostar estou.

Obrigado

Paulo Salvado

ps o meu aquario e de 50 litros e tem 61x31x38

Publicado:

E essa barbatana desfiada sabes dizer com certeza se foi feita antes ou depois de teres posto os neons no teu aqua???

È que a maior parte das lojas, por falta de espaço, juntam algumas especies de peixes, especies essas que por vezes não se dão lá muito bem juntas, e podem originar essas "barbatanas desfiadas"!!!!

Eu quando comprei os meus apenas um deles vinha com as barbatanas em condições, mas com o tempo todos eles recuperaram, e agora todos eles tem as barbatanas completas!!!!

Se dizes que tens o aqua a ciclar só á uma semana, eu "aconselhava-te" a fazeres o seguinte:

Vai á loja, tenta devolver os neons TODOS, e compra um casal de molinesias ou um casal de espadas, ou uma molly e um espada, e deixa o aqua ficar assim durante um mesito!!!!

Acho que "começares" um aqua com neons não é boa ideia!!!!

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Publicado:

Em relação as barbatanas nao me lembo o estado delas quando vieram para o aquario.

Em relação a "ciclagem" do aquario e segundo as analises feitas a agua os resultados foram os seguintes.

antes de colocar os peixes

nitritos 0.1

amon. 0

gh 120mg/l

kh 20mg/l

ph 7.2

depois de adicionados os peixes

nitritos 0.3

amon. 0

gh 100mg/l

kh 20mg/l

ph 7.2

As pessoas da loja disseram me com os resultados que tinha tido da agua

podia colocar uma variedade muito grande de peixes e alem disso tambem adicionei aquaplus e alimento para as plantas.

E aconselharam me estes peixes.

Mas se calhar amanha passo por la para ver o que eles me dizem em relação as guerras.

De me a sua opiniao acerca dos resultados da agua.

Obrigado

Paulo Salvado

Publicado:

Repara uma coisa.... eu não sou propriamente um expert. em quimica da agua, por aquilo que vejo nos teus resultados, os tipos da loja tem razão!!!

Ou seja tu podes por uma grande variedade de peixes com um ph de 7.2, agora de PUDERES a FAZERES, vai uma diferença muito grande!!!

Segundo julgo saber os neons não são bons para "começar" aquarios pois são peixes sensiveis que não se dão muito bem com a agua "envenenada" que sai da torneira!!!!

Por isso te aconselhei um casal de molly's ou de espadas, pois são peixes mais resistentes e que aguentam melhor a "dose"!!! :D :lol:

Pergunta aos tipos da loja o que eles acham da minha ideia de devolveres os neon TODOS, e levares um casal de molly's ou espadas, e depois logo vês o que eles te dizem!!! Até pode ser que tenhas sorte e eles te deem boas ajudas sobre o que fazer!!!

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Publicado:

Mas de certeza que sabes mais do que eu neste hobby.

Foi por essa razao que coloquei aqui a minha duvida para que me possam ajudar neste primeiro problema que me surgiu.

Tambem concordo contigo que existe muita diferença entre o puder e o fazer.

Alem disso e segundo os conselhos das pessoas da loja, se vir o nivel de nitritos a disparar ja tenho ali um recipiente com 7 litros de agua para substituir por outros 7 que estao dentro do aquario.

Essa agua ja esta dentro do recipiente desde sabado e com o "tratamento" de agua que me aconselharam.

Amanha vou passar pela loja para ver o que me dizem.

De novo obrigado pelos sempre uteis esclarecimentos.

Paulo Salvado

Ps agora executei um teste e deu me

nitritos 0.3

amon. 0.6

Publicado:

Boas,

Concentrações de nitritos(NO2) acima de 0,025 mg/l já são prejudiciais para espécies mais sensiveis e peixes jovens ou debilitados...Agora imagina 0,3 . É uma concentração com efeitos nefastos.Na escala do teste que uso 0,2 é a 5º cor da escala. :wink:

Com Ph superior a 7, a amónia dá lugar ao Amoniaco, quer a amónia quer o amoniaco são mais toxicos para os peixes que os nitritos e esse valor de 0,6 é preocupante.

Qual o filtro que estás a utilizar e que materias filtrantes tens no recipiente do filtro?

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

ola

Segundo julgo saber os neons não são bons para "começar" aquarios pois são peixes sensiveis que não se dão muito bem com a agua "envenenada" que sai da torneira!!!!

nao posso concordar com isto. os néons sao dos peixes mais resistentes que eu ja vi. tenho 15 num pequeno aquario de 12L e nunca tive problemas com eles. ate acho que sao bastante resistentes aos nitritos porque ha tempos a minha mae andou a dar-lhes comida às escondidas :wink: e quando fui testar a agua tinha 0.5mg/L e os peixes estavam em perfeitas condiçoes. o facto de serem pequenos e pouco poluentes faz deles peixes ideais para iniciar o ciclar um aquario.

além de que, segundo consta por aí, os néons negros sao mais resistentes que os néons "normais".

Go ahead...make my day

Publicado:
tenho 15 num pequeno aquario de 12L e nunca tive problemas com eles. ate acho que sao bastante resistentes aos nitritos porque ha tempos a minha mae andou a dar-lhes comida às escondidas  e quando fui testar a agua tinha 0.5mg/L e os peixes estavam em perfeitas condiçoes. o facto de serem pequenos e pouco poluentes faz deles peixes ideais para iniciar o ciclar um aquario

Como já deves ter reparado, estamos a tentar ajudar alguem que se está a iniciar na aquariofilia, para que adquira os conhecimentos basicos para manter os seus peixes saudaveis e para que o seu aquário se possa tornar

num sistema equilibrado. Os niveis indicados de amónia/amoniaco e nitritos, como deves saber(ou devias saber) são de ZERO, e com uma filtragem adequada esses valores são facilmente alcançaveis desde que não se sobrepovoe o aquário. O exemplo desse aquário de 12 litros com 15 neons é certamente um exemplo a não seguir...

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:

parece que nao expliquei bem a situaçao :wink:

os niveis normais de amonia e nitritos sao 0, apenas subiram temporariamente por excesso de comida. nao considero o aquario desequilibrado nem sobrepovoado. tem 40 cm de comprimento acho que serve bem para as necessidades dos néons...

mas quem sou eu para achar alguma coisa :D

Go ahead...make my day

Publicado:

Tanto o filtro como o aquario que comprei e da aquapor.

E um kit que se vende em supermercados que contem um filtro, o aquario e claro e um termostato tudo da marca aquapor.

Em relação ao filtro e depois de conversar com o pessoal da loja onde compro as coisas, ando a prever a substituição do filtro para o fim deste mes.(acerca do filtro que tenho agora e de esponja no primeiro compartimento e no outro penso que seja carvao).

Acerca dos valores altos de nitritos e de amoniaco as pessoas da loja que me aconselharam disseram me que seria mais que normal o aumento destes valores e aconselharam me tambem a que se esses valores se se elevassem para niveis muito altos para proceder a substituição de parte da agua (20%) do aquario.

E nessa medida ja tenho preparado a agua de substituição para quando for necessario troca la imediatamente.

Desde ja agradeço a ajuda que me estao a dar porque ainda sou muito inesperiente nestes assuntos mas com o tempo vai la.

Obrigado

Paulo Salvado

Publicado:
mas quem sou eu para achar alguma coisa

Boas, Space Cowboy

Todos nós, participantes no forúm de aquariofilia temos direito a dar a nossa opinião e achar o que bem entendemos, aqui ninguem nasceu ensinado a ter sucesso na aquariofilia por isso é que partilharmos os nossos pontos de vista e experiencia e a minha experiencia na aquariofilia

ensinou-me que é praticamente impossivel manter os parametros indicados para qualquer peixe num aquário de 12 litros , quando mais para 15 peixes que no estado adulto chegam aos 4 cm´s o que dá 60 cm´s de peixes para 12 litros de água , ou seja, 0.2 litros (2 decilitros) de água por cada cm de peixe. O aquário para ter 40cm´s de frente tem 5.5 cm´s de largura e altura?

Cada um tem a sua forma de estar no hobbie e eu respeito as opções de cada 1, mas os muitos erros que tenho cometido ao longo de alguns anos ( ás vezes ainda faço asneiras :lol: )que ando no hobbie ensinaram-me que 12 litros de volume não serve para ter peixes....Mas é só a minha opinião. :)

Paulo salvado:

Na minha modesta opinião, esse carvão não está aí a fazer nada e ao fim de 1 mês só vai fazer mal, pois é mais ou menos o tempo que demora a atingir a saturação e quando isso acontece e não o retiramos, todas as matérias que foram absorvidas durante a sua utilização vão ser expulsas de novo para a agua do aquário. Carvão só para utilizar quando terminamos algum tratamento e queremos tirar da água algum medicamento ou quimico, OK?

A esponja é utilizada para a filtragem mecanica, mas na minha opinião a lã

(perlon) é bem mais eficaz e ocupa menos volume, o que permite colocar

maior quantidade e permite maior espaço entre manutenção.

Nesse filtro falta o mais importante: As massas porosas que permitem que as bactérias nitrificantes se instalem em grandes quantidades e se reproduzam, são essas bactérias que vão fazer com que a amonia se transforme em nitritos e os nitritos em nitratos, os nitratos só são nocivos em concentração elevada e são facilmente eliminados pelas plantas ou pelas trocas de agua.

Quanto ao filtro os mais eficientes são os exteriores, mas talvez não seja facil arranjar um com caudal que não seja demais para esse volume, o caudal indicado será á volta dos 250/300 lts hora.

Penso que talvez um filtro de cascata seria indicado para esse aquário, mas sobre isso não vou opinar pois nunca utilizei nenhum.

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Publicado:
O aquário para ter 40cm´s de frente tem 5.5 cm´s de largura e altura?
tem 40 de comprimento por 15 de altura e 20 de largura, foi uma tartarugueira de vidro que adaptei para aquario. sei que o aquario é pequeno mas é tudo o que lhes posso oferecer por agora. por isso é que coloquei outro topico nesta secção a perguntar se seriam compativeis com outros peixes que tenho. o aquario esta bem plantado proporcionando um bom ambiente para os peixes e acho que isso conta mais do que simplesmente ter litros e litros de agua....

bem estamos a desviar o assunto do topico com opinioes pessoais vamos la tentar ajudar o Paulo Salvado

Go ahead...make my day

Publicado:

Oi,

Em relação ao filtro, na minha opinião acho que o devias mudar, eu tenho um aqua. como o teu e assim que pude troquei-lhe o filtro, o de cascata até seria uma boa opção, mas não dá pq o aqua. tem tampa e não a podes manter se optares por um filtro deste tipo. Eu coloquei um EHEIM 2231 que serve ás mil maravilhas.

PJ