[C4] Publicado Abril 26, 2016 Publicado Abril 26, 2016 Muito se fala sobre dimensionamento dos filtros. E por mais que leia, a minha duvida mantem-se. Para o meu aqua de 240L o que vou meter? Portanto numa de apenas fazer um apanhado, deixem aqui o que usam, de uma forma muito simples. Volume bruto do vosso aquario: Debito L/H do filtro externo que usam: Estao ou nao satisfeitos com o resultado: Isto vai servir apenas para eu fazer uma media, e tentar chegar a alguma conclusao. Obrigado Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem
jhlbjp Publicado: Abril 26, 2016 Publicado: Abril 26, 2016 Boas C4, Isto dos filtros tem muito que se lhe diga. Vou só passar o meu exemplo. Tenho um aqua de 300L brutos, com aprox. 240L de água. Altamente plantado, com bastante fauna. Iniciei com um JBL e1501, com 1400l/h (em vazio) e aprox. 900l/h reais. Como num plantado a carga orgânica é imensa, rapidamente senti a necessidade de adquirir outro filtro, já que dei por mim a limpar o filtro semanalmente, tal era a sujidade e a perda de caudal do mesmo. Assim, adquiri um JEBAO 304, com 1200l/h (em vazio) e aprox. 700l/h reais. Após ter aplicado o segundo filtro, a coisa melhorou, no entanto ainda dava por mim a ter de limpar 1 dos filtros semanalmente à vez. Ou seja, o meu trabalho manteve-se na mesma (apesar de cada filtro passar a demorar 15 dias até começar a perder caudal). Ainda não satisfeito, decidi gastar 5€ na coisa mais simples e que nunca tinha pensado....um pré-filtro em esponja!!!! Na prática, retirei as "campaínhas" do filtro e coloquei as esponjas na ponta do inflow. Com este "mega e espetacular" upgrade deixei de ter restos de folhas e outra matéria orgânica com dimensão relevante a ir para os filtros! Ou seja, neste momento, só mesmo ÁGUA entra nos filtros e um pouquinho de matéria orgânica de muito reduzida dimensão lá vai parar.... Neste momento, estou a limpar cada filtro de 2 em 2 meses... e na limpeza, pouco tenho de fazer... trocar a lã, espremer as esponjas e enxaguar as cerâmicas com a água que está dentro do próprio filtro só para libertar aquele lodo que se vai agarrando às cerâmicas. O único senão (que nem lhe devia chamar isso) é ter de limpar os pré-filtros 1x por semana (que se faz em 2 minutos com água quente no lavatório do WC) senão começo a perder caudal. Mais interessante ainda é o facto de os pré-filtros acabarem por fixarem os restos de folhas e caules e os peixes já terem percebido que têm um sitio onde se alimentar durante o dia (só lhes dou comida 1x por dia 1h antes de se apagarem as luzes). É normal encontrar os Kribs, espadas, ottos, tetra limao, etc, a bicar nas esponjas para comer os restinhos de plantas que por lá vão ficando... Espero ter ajudado com a minha experiência. Quanto ao teu aquário, se não fizeres um Mega plantado, um JBL e1501 será suficiente. Cumptos João Pereira 1
S.S. Publicado: Abril 26, 2016 Publicado: Abril 26, 2016 A carga organica com o tipo de fauna e flora e tipo de material filtrante é muito importante mais se calhar que o caudal mas como diz e bem o João Pereira nesse aqua o 1501 deve chegar. "TapatalKing" OTS - "OscarLand" 400lts
fxbrito Publicado: Julho 12, 2016 Publicado: Julho 12, 2016 Boas, Minha experiência com meu 320L brutos (6 Discus adultos, muita comida e pouca flora) Com 1 Eheim 2028 (1025L/h (em vazio) e aprox. 700l/h reais era completamente insuficiente. Adicionei um bidao DIY com 15L de Leca e bomba Eheim compact5000. Resultado fantástico mas manutenção complicada e constantes problemas com pequenas fugas. Troquei ambos por um Fluval FX5 3500L/h (em vazio), nunca mais tive um unico problema. Peixes felizes a crescer e manutenção fácil e espaçada Nota que, na minha opinião, o volume e tipo de matérias filtrante é tanto ou mais importante que os L/h. Se fosse hoje construía o mesmo aquário com Sump com 150/200L. Espero ter ajudado. 1 Cumprimentos Félix Brito Proud Discus keeper
Recommended Posts