Pulgas????????


Xlibris

Recommended Posts

Boas Pessoal!!

 

Desde que comprei a minha calha da jebo (2x55), á coisa de uns 2 meses, que a minha rotina semanal é trocar 30 litros de agua ao meu aqua, limpar as algas dos vidros e limpar o filtro!!!!

 

De á 2 semanas para cá "fartei-me" de limpar os vidros e resolvi mudar só a mesma quantidade de agua e limpar o filtro!!!

 

As algas foram acumulando, acumulando, e agora os peixes mais pequenos...... já nem os vejo!!!

 

O que é mais estranho nisto tudo é que tenho á uns 2 ou 3 dias (talvez mais), uma boa carrada de pulgas, do tamanho dos microvermes ou um bocadinho maiores, com uma cor rosa bebe, a saltarem pela superficie da agua todas contentes!!!

 

1 - Qual a causa da aparição das desgraçadas das pulgas???

2 - Como é que faço para acabar com elas??

3 - Será que aquilo é bicho para gostar de humanos, como as suas congeres terrestres???? :):) :D :D

 

Obrigado!!!

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EU não sou muito entendido nesta matéria mas não me limpes o filtro todas as semanas pá...acho que te tira as bactérias benéficas quase todas...

Se eu tiver certo no que te estou a dizer estás a cometer um grande erro e ganhares algas e vermes com abundancia e os detritos e isso...aumentam-te muito...

porque as bactérias sao muito importantes...! :)

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sou doido!!!! :D :lol::lol:

 

Eu limpo o filtro com a agua que tiro do aquario!!

 

Se limpasse com agua da torneira, ai é que as bacterias iam todas dar uma curva, mas assim acho que não!!! Posso obviamente estar enganado!!!

 

E em relação áos saltitantes ninguem diz nada???

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho de discordar do bErNaX... :D

 

Se o aquário e o fitlro estiverem bem ciclados não tem problema nenhum limpar o filtro semanalmente. As bactérias não "vivem" apenas no filtro...

O ideal seria não efectuar a troca de água e limpeza do filtro juntos. No entanto, como referi, se o aquário estiver bem ciclado não terá problemas.

 

Para combateres as algas tens de efectuar bastantes trocas de água. 1 TPA semanal não é suficiente. Reduz um pouco á alimentação dos peixes e aspira o fundo com regularidade. Excesso de detritos e comida no aquário vai fazer aumentar ainda mais a quantidade de algas....

 

Quando "ás pulgas"... não faço a mínima do que seja... :lol:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu as algas já desisti de combater, em relação á limpeza do filtro só não sabia que não convinha fazer a mudança de agua e limpar o filtro ao mesmo tempo!!!

 

Como é que é suposto eu limpar o filtro sem ser quando troco a agua???

 

Tenho que tirar a agua, guarda-la, e uns 2 dias depois limpar o filtro com a agua do aqua quardada, é isso??

 

Obrigado!!!

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

O que é mais estranho nisto tudo é que tenho á uns 2 ou 3 dias (talvez mais), uma boa carrada de pulgas, do tamanho dos microvermes ou um bocadinho maiores, com uma cor rosa bebe,

 

Devem ser ácaros, é normal "passearem" na superficie da água.

 

mite.jpg

 

Não tem mal nenhum...

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é que é suposto eu limpar o filtro sem ser quando troco a agua???

Tenho que tirar a agua, guarda-la, e uns 2 dias depois limpar o filtro com a agua do aqua quardada, é isso??

Se nunca tiveste picos de amônia e nitritos após a TPA e limpeza do filtro não te preocupes.

 

De qualquer maneira se quiseres começar a limpar o filtro num dia diferente acho que o deves fazer antes da TPA semanal. Podes limpar o filtro a meio da semana e fazer a troca de água ao fim de semana, por exemplo.

Retira apenas a quantidade de água necessária para limpares o filtro. Depois adicionas mais no aquário.

 

No entanto eu acho que podes continuar a fazer como fazes (TPA+limpeza). É o que faço à muito tempo e nunca tive problemas...

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se nunca tiveste picos de amônia e nitritos após a TPA e limpeza do filtro não te preocupes.

 

Ai está mais uma duvida!!! Eu nunca fiz esses testes, alias, os unicos testes que tenho são de ph e kh!!!! :D :lol::lol::oops:

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Xlibris, acho que pode colocar mais umas plantas para dar luta às algas na competição pelos nutrientes.

Tens luz que chegue para isso, reduzes o número de TPA's que tens que fazer por causa das algas e ficas com um aquário mais "vistoso" :wink: :D

 

Abraço,

Luís

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ás "pulgas", já me apareceram há uns anos atrás.

 

Ainda era míudo e o meu conhecimento limitava-se ao que ia lendo (nem se sabia o que era net, na altura), de maneira que improvisei:

 

Como as fulanas só andavam á superficie, coloquei algumas folhas de papel pousadas na superficie da água, de forma a que as ditas pulgas fossem saltando para cima do papel (e as que ficassem por baixo fossem submergidas).

Depois, com papel a cobrir toda a superficie, peguei no aspirador e toca a sugar todas as pulgas que andavam por cima do papel.

 

Isto não foi conseguido á primeira, pois o papel teve que ser aplicado com muito cuidado pra não molhar a face de cima, o que o levaria a ensopar e a ir afundando (e a ficar com água por cima, que o aspirador não gosta).

 

 

Pode ter sido uma solução muito pouco ortodoxa, mas na verdade as pulgas desapareceram e os peixes não aparentaram importar-se com o processo (a seguir fiz mais uma limpeza e poda).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais