Recommended Posts

Publicado

Boas Pessoal!!

Desde que comprei a minha calha da jebo (2x55), á coisa de uns 2 meses, que a minha rotina semanal é trocar 30 litros de agua ao meu aqua, limpar as algas dos vidros e limpar o filtro!!!!

De á 2 semanas para cá "fartei-me" de limpar os vidros e resolvi mudar só a mesma quantidade de agua e limpar o filtro!!!

As algas foram acumulando, acumulando, e agora os peixes mais pequenos...... já nem os vejo!!!

O que é mais estranho nisto tudo é que tenho á uns 2 ou 3 dias (talvez mais), uma boa carrada de pulgas, do tamanho dos microvermes ou um bocadinho maiores, com uma cor rosa bebe, a saltarem pela superficie da agua todas contentes!!!

1 - Qual a causa da aparição das desgraçadas das pulgas???

2 - Como é que faço para acabar com elas??

3 - Será que aquilo é bicho para gostar de humanos, como as suas congeres terrestres???? :):) :D :D

Obrigado!!!

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Publicado:

EU não sou muito entendido nesta matéria mas não me limpes o filtro todas as semanas pá...acho que te tira as bactérias benéficas quase todas...

Se eu tiver certo no que te estou a dizer estás a cometer um grande erro e ganhares algas e vermes com abundancia e os detritos e isso...aumentam-te muito...

porque as bactérias sao muito importantes...! :)

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Publicado:

Eu não sou doido!!!! :D :lol::lol:

Eu limpo o filtro com a agua que tiro do aquario!!

Se limpasse com agua da torneira, ai é que as bacterias iam todas dar uma curva, mas assim acho que não!!! Posso obviamente estar enganado!!!

E em relação áos saltitantes ninguem diz nada???

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Publicado:

Tenho de discordar do bErNaX... :D

Se o aquário e o fitlro estiverem bem ciclados não tem problema nenhum limpar o filtro semanalmente. As bactérias não "vivem" apenas no filtro...

O ideal seria não efectuar a troca de água e limpeza do filtro juntos. No entanto, como referi, se o aquário estiver bem ciclado não terá problemas.

Para combateres as algas tens de efectuar bastantes trocas de água. 1 TPA semanal não é suficiente. Reduz um pouco á alimentação dos peixes e aspira o fundo com regularidade. Excesso de detritos e comida no aquário vai fazer aumentar ainda mais a quantidade de algas....

Quando "ás pulgas"... não faço a mínima do que seja... :lol:

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Pois, eu as algas já desisti de combater, em relação á limpeza do filtro só não sabia que não convinha fazer a mudança de agua e limpar o filtro ao mesmo tempo!!!

Como é que é suposto eu limpar o filtro sem ser quando troco a agua???

Tenho que tirar a agua, guarda-la, e uns 2 dias depois limpar o filtro com a agua do aqua quardada, é isso??

Obrigado!!!

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Publicado:

Olás,

O que é mais estranho nisto tudo é que tenho á uns 2 ou 3 dias (talvez mais), uma boa carrada de pulgas, do tamanho dos microvermes ou um bocadinho maiores, com uma cor rosa bebe,

Devem ser ácaros, é normal "passearem" na superficie da água.

mite.jpg

Não tem mal nenhum...

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:
Como é que é suposto eu limpar o filtro sem ser quando troco a agua???

Tenho que tirar a agua, guarda-la, e uns 2 dias depois limpar o filtro com a agua do aqua quardada, é isso??

Se nunca tiveste picos de amônia e nitritos após a TPA e limpeza do filtro não te preocupes.

De qualquer maneira se quiseres começar a limpar o filtro num dia diferente acho que o deves fazer antes da TPA semanal. Podes limpar o filtro a meio da semana e fazer a troca de água ao fim de semana, por exemplo.

Retira apenas a quantidade de água necessária para limpares o filtro. Depois adicionas mais no aquário.

No entanto eu acho que podes continuar a fazer como fazes (TPA+limpeza). É o que faço à muito tempo e nunca tive problemas...

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:
Se nunca tiveste picos de amônia e nitritos após a TPA e limpeza do filtro não te preocupes.

Ai está mais uma duvida!!! Eu nunca fiz esses testes, alias, os unicos testes que tenho são de ph e kh!!!! :D :lol::lol::oops:

O meu menino!!

jjl17000.jpg

Aqui

Publicado:

Mas não deves ter problemas (se tivesses sabias pois os peixes ficavam "estranhos").

Desde que limpes o filtro com a água do aquário não tens problemas.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Boas!!

Xlibris, acho que pode colocar mais umas plantas para dar luta às algas na competição pelos nutrientes.

Tens luz que chegue para isso, reduzes o número de TPA's que tens que fazer por causa das algas e ficas com um aquário mais "vistoso" :wink: :D

Abraço,

Luís

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Publicado:

Quanto ás "pulgas", já me apareceram há uns anos atrás.

Ainda era míudo e o meu conhecimento limitava-se ao que ia lendo (nem se sabia o que era net, na altura), de maneira que improvisei:

Como as fulanas só andavam á superficie, coloquei algumas folhas de papel pousadas na superficie da água, de forma a que as ditas pulgas fossem saltando para cima do papel (e as que ficassem por baixo fossem submergidas).

Depois, com papel a cobrir toda a superficie, peguei no aspirador e toca a sugar todas as pulgas que andavam por cima do papel.

Isto não foi conseguido á primeira, pois o papel teve que ser aplicado com muito cuidado pra não molhar a face de cima, o que o levaria a ensopar e a ir afundando (e a ficar com água por cima, que o aspirador não gosta).

Pode ter sido uma solução muito pouco ortodoxa, mas na verdade as pulgas desapareceram e os peixes não aparentaram importar-se com o processo (a seguir fiz mais uma limpeza e poda).