S373N Publicado Abril 22, 2016 Publicado Abril 22, 2016 Boas. Estou retomando o gosto pelo aquarismo, depois de muito tempo ausente. Pois bem, tenho várias planta no meu aquário, inclusive a Anubia Laceolata que é uma das minhas preferidas pela resistência e beleza dessa planta. Não utilizo substrato fértil, apenas areia branca e fina, e na água adiciono uma colher de sopa de cloreto de magnésio (p. a.) a cada 15 dias, quando faço a retirada do excesso de comida e dejetos do aquário. O resultado foi incrível, as plantas cresceram de uma forma a me assustar, algumas folhas já chegaram a superfície e já brotaram novas mudas, não utilizo o co2, pois quero um aquário equilibrado mostrando um pouco da areia branca do solo, já que o co2 provome o crescimento exagerado e não é o que desejo no momento. Pesquisem sobre o cloreto de magnésio p. a., ele é muito importante para a saúde do homem e das plantas, não tive medo de adicionar ao aquário, pois em se tratando de um mineral, sabia que não faria mal a minha fauna e flora e creio também que ajuda a higienizar a água, devido as suas propriedades. Se alguém tiver informação contrária ou que possa adicionar algo, agradeço a colaboração. Abraço a todos os membros. *sites sobre o cloreto de magnésio p. a., relatam isto: (No centro da molécula de clorofila, presente em todas as plantas, está um mineral essencial para a vida, o magnésio.) Citar SeVeN, de bem com a vid@...
Bringer Publicado: Abril 22, 2016 Publicado: Abril 22, 2016 Por acaso também ponho um pouco de vez em quando. É o que lá fora é conhecido como "epsom salt". Todavia, como tenho corydoras, a quantidade que coloco é ínfima. Bem, sei que as corydoras são pouco tolerantes ao cloreto de sódio, quanto ao de magnésio não sei. Mas prefiro não arriscar. Cumps José Citar
S373N Publicado: Abril 22, 2016 Autor Publicado: Abril 22, 2016 Boas Bringer, reparou se o magnésio realmente faz bem as suas plantas? Já ouvi comentários no tocante as coridoras e o sal, mas para higienizar a água, acrescento uma quantidade pequena de bicarbonato de sódio que acho menos agressivo que o sal, e até hoje não percebi maiores problemas com estes peixes. Voce acha que o bicarbonato poderá com o tempo agredir a minha fauna? Citar SeVeN, de bem com a vid@...
Bringer Publicado: Abril 22, 2016 Publicado: Abril 22, 2016 Não faço ideia sobre o bicarbonato. Para ser sincero, a quantidade de magnésio que coloco é tão pouca que provavelmente não tem qualquer influencia. Mas sei que é um sal bom para a saúde e há quem o utilize no tratamento de peixes. O meu aquário tem muitas plantas que crescem bem, mas tenho substrato fértil, uma luz que proporciona uma boa fotossíntese e injecção de CO2. Podes vê-lo mais abaixo no tópico "Vivemos num Apertamento" Citar
md.moreira@oi.com.br Publicado: Outubro 16, 2016 Publicado: Outubro 16, 2016 Olá amigo, tudo bem? Sobre o cloreto de magnésio, realmente funciona? Pra um aquário de quatrocentos litros qual a quantidade devo colocar? Obrigado! Enviado de meu SM-J120H usando Tapatalk Citar
Recommended Posts