Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

Há uns 3 meses comprei um casal de rams, que até de início não achava grande piada, mas para ajudar a compor mas o "quadro" não poderia comprar demasiados peixes (cardume) e fui por esta opção.

Logo ao fim de 15 dias, começaram as posturas regulares, a guarda aos ovos, e sempre ao 2º dia... a comesaina...

Actualmente, gosto bastante dos peixes! Até me vêm comer à mão.

Decidi tentar reproduzir, ao menos uma vez, pela graça e para aprender visto que se fartam de pôr.

Mas claro que dentro de um comunitário... a coisa é sempre a mesma.

Já na terceira postura, tinha um aquário pequeno (40x20x25) a ciclar com intenção de apanhar os alevins, caso vingassem ou para ter um hospital, ou para camarões... era para o que fosse.

Decidi há cerca de 1 semana (estava pronto) meter lá os rams, para eles fazerem a postura sozinhos.

Mas desde o primeiro dia, que os dois estão sempre muito quietos...

No comunitário, andavam sempre de corrida com outros (apistogramas e comedores siameses) e a fazer uma bruta festarola, mesmo entre eles os dois!

Agora... ficam sossegados, barbatanas arrebitadas, e nem fazem os sprints que dava graça ver (mesmo um com o outro).

Continuam a comer bem, mesmo a bicar nos meus dedos, tem as cores lindas e bem vivas, não há manchas, parâmetros 200%...

Não percebo.

É de me preocupar?

Este comportamento até parece "depressão"... ficam parados, a olhar...

Será que não gostam de estar sozinhos?

Publicado:

Boas,

Os rams estão sozinhos nesse aquario?

Se estiverem sozinhos tenta ler um pouco sobre 'Deither fish' no google, ajuda bastante a comportamentos mais normais!

Abraço

Estão sozinhos sim, para tentar reproduzir...

Apenas tem lá uns 4 planorbis.

Vou ler!

Obrigado pela dica,

Abraço

Publicado:

Bom dia!

Realmente...

Ontem comprei 3 ancistrus gold, bebés ainda, e meti um deles hoje de manhã no aquário dos rams.

Não demorou 10 segundos que não fossem ambos correr atrás do pequenito!

E agora andam todos contentes, um atrás do outro (já nem ligam ao ancistrus!!!).

Vamos ver... Pode ser que desta haja ramzinhos :animal_fish:

Publicado:

Certo... mas um cardume num aquário de 20L, não é fruta a mais?

A intenção até era retirar o pobre ancistrus (1,5cm) quando puserem os ovos.

Ou estou a pensar mal?

Publicado:

aquario de 20l é pequeno e ponto... nem o casal devias ter ai... mas se n tens alternativa pq não meter o casal novamente no comunitario até conseguires um aqua maior?

Tens razão... estou a "abusar" destes pobres...

Vou arranjar um aquário de 60L pelo menos, para tentar isto.

Obrigado pelos esclarecimentos companheiro!

Aprendi... Grato!

Abraço

• 4 semanas depois...
Publicado: (editado)

Boa noite F Ribeiro,

Tenho um casal de ramirezi german blue num comunitário e tenho tido sucesso postura e alevins os quais transferi para um aqua mais pequeno (mangueira/gravidade)

Tpa´s regulares com agua do comunitário (???) mas tem os parametros todos bem equilibrados e estam bem de saude com +- 40 dias

boa sorte

Pedro

Editado por Pedropetra
Publicado:

Boa noite F Ribeiro,

Tenho um casal de ramirezi german blue num comunitário e tenho tido sucesso postura e alevins os quais transferi para um aqua mais pequeno (mangueira/gravidade)

Tpa´s regulares com agua do comunitário (???) mas tem os parametros todos bem equilibrados e estam bem de saude com +- 40 dias

boa sorte

Pedro

Ola Pedro!

A coisa é que no comunitário nunca vingaram as posturas...

Acabam sempre por comer os ovos ao 2º dia.

Mas já estou a preparar um aquário de 60L, para fazerem a postura e retirar os pais!

Não vai a bem, vai a mal... hehe

Agora ando com outro stress...

Não sei o que fazer, e ando de "guarda" a ver se a fêmea Apistoramma não come os alevins:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=250604

Abraço

Publicado:

Ola Pedro!

A coisa é que no comunitário nunca vingaram as posturas...

Acabam sempre por comer os ovos ao 2º dia.

Mas já estou a preparar um aquário de 60L, para fazerem a postura e retirar os pais!

Não vai a bem, vai a mal... hehe

Agora ando com outro stress...

Não sei o que fazer, e ando de "guarda" a ver se a fêmea Apistoramma não come os alevins:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=250604

Abraço

Por curiosidade qual é o valor do Ph?

Abraço

Publicado:

Por curiosidade qual é o valor do Ph?

Abraço

PH 7.2

Segundo li, até devia ser mais baixo para isto acontecer...

Mas aconteceu e lá continuam todos felizes da vida!

Uma vez que ninguém ajudou, coisa que já começo a achar normal, optei por deixar junto à mãe e estou a alimenta-los com uma seringa.

Artémia congelada (raspo a superfície para desfazer bem) misturada com um pó especifico para alevins da JBL (Novo Baby), um pouco de agua do aquário, dentro de uma seringa e injecto perto dos alevins.

A mamã apistogramma parece não se importar muito...

Continua a correr com outros da área, fica atenta a mim a dar-lhes de comer e parece correr tudo bem!

Vamos ver...