MBarreiros Publicado Abril 10, 2016 Publicado Abril 10, 2016 Boa tarde, depois de já ter feito a devida apresentação, vou começar com as perguntas. Quero montar um plantado comunitário de 80x30x30cm e gostaria de saber as vossas opiniões sobre as minhas escolhas para iluminação, filtro e co2. Iluminação - Beamswork Hi Lumen V2 60 plant version 2400lm apesar de só ter 60cm Filtro - Fluval 206 ou JBL e401 ou Eheim Classic 2213 ou outro até €75, ainda que esteja inclinado para o Fluval 206 que há na Zooplus por €65! CO2 - Ecoarium E acho que por agora é tudo! Obrigado! Cumps Citar
Bringer Publicado: Abril 10, 2016 Publicado: Abril 10, 2016 Olá, Eu tenho dois Eheim 2213 comprados em segunda-mão e estou satisfeito. O que gosto neste modelo - outros acharão o contrário - é o facto de existir um único cesto sem divisórias, tal permite-me dividir as matérias filtrantes ao meu gosto. No meu caso tenho (de baixo para cima): bioballs; esponja azul grossa; Siporax; esponja azul grossa; siporax mini; esponja azul grossa; lã fina ou lá como se chama. Hoje em dia, se tivesse de comprar um novo, ia para o mesmo ou para o Fluval. Devo dizer que as mangueiras novas da Eheim são uma autêntica porcaria (estrangulam). Felizmente as minhas são das antigas. Quanto à calha, tenho uma Beamswork (acho que não é a versão para plantados) no meu primeiro aquário. Coloquei um pouco de fita a cobrir alguns dos LEDs azuis. Acho que é uma calha sofrível. No meu aquário mais recente tenho uma Up Aqua de 60cm. http://www.up-aqua.com/00-dm-page/00up_ad-led-U-P.jpg Estou satisfeito. Todavia, podendo gastar um pouco mais, até porque foi um presente de aniversário, talvez fosse para a Zetlight com o controlador. Estou a ver que vais querer um plantado, já que vais colocar CO2. Compra um substrato como dever ser e aconselho vivamente a utilizares ADA Powersand. Lembra-te que um plantado terá um pH entre os 6,4 e os 6,8. Assim sendo deverás escolher as espécies em acordo com este factor. Se quiseres espécies que necessitem de um pH mais ácido, tipo apistogramas, poderás baixar o pH, mas não convém ter espécies cujos parâmetros ideais andem entre os 7 e os 8. Também não aconselho espécies que preferem pH aproximado a 8 porque não é o melhor para as plantas e quanto mais alcalino, mais perigoso se torna o factor nitratos. Cumprimentos, José Ah! Só para dizer que apesar de achar que a Beamswork não é nada de especial, tem uma boa construção é acho-a bastante fiável. Comprei-a usada há mais de um ano e até agora tem funcionado sempre bem. Citar
Rui_B Publicado: Abril 11, 2016 Publicado: Abril 11, 2016 Também ando à procura da luz ideal, isto é, a que faça a função por menos e achava que a beamswork seria até bastante razoável, mas se o Bringer diz que é sofrível...pensa duas vezes! Já agora, porque tapaste os leds azuis!? Quanto ao filtro externo, não posso dizer nada, porque tenho biobox! Citar
Miguel Simões Publicado: Abril 13, 2016 Publicado: Abril 13, 2016 Boas MBarreiros, Concordo com o Bringer, os filtros eheim 2213 são tanques de guerra, eu também comprei o meu em 2ª mão e funciona às mil maravilhas, 80 ou 90% são vendidos por barulhos que fazem ou por já não ter caudal nenhum, basicamente é o rotor sujo/descolado ou o veio partido, mesmo comprando um filtro com essa deficiência por +/- 15€ vale sempre a pena comprar a peça nova e ficas com um filtro 5***** por menos de metade do preço. Em relação ao Co2 é mesmo o kit completo mais barato do mercado com essas características, quanto à estética perde um pouco pelo tamanho e pelo material usado, mas como não se pode ter tudo bom e barato esse kit já é aconselhável e dá para muito tempo. Fazendo as coisas com calma e pesquisando com tempo acabas por ter aquilo que queres! Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
MBarreiros Publicado: Abril 16, 2016 Autor Publicado: Abril 16, 2016 Olá, Eu tenho dois Eheim 2213 comprados em segunda-mão e estou satisfeito. O que gosto neste modelo - outros acharão o contrário - é o facto de existir um único cesto sem divisórias, tal permite-me dividir as matérias filtrantes ao meu gosto. No meu caso tenho (de baixo para cima): bioballs; esponja azul grossa; Siporax; esponja azul grossa; siporax mini; esponja azul grossa; lã fina ou lá como se chama. Hoje em dia, se tivesse de comprar um novo, ia para o mesmo ou para o Fluval. Devo dizer que as mangueiras novas da Eheim são uma autêntica porcaria (estrangulam). Felizmente as minhas são das antigas. Quanto à calha, tenho uma Beamswork (acho que não é a versão para plantados) no meu primeiro aquário. Coloquei um pouco de fita a cobrir alguns dos LEDs azuis. Acho que é uma calha sofrível. No meu aquário mais recente tenho uma Up Aqua de 60cm. http://www.up-aqua.com/00-dm-page/00up_ad-led-U-P.jpg Estou satisfeito. Todavia, podendo gastar um pouco mais, até porque foi um presente de aniversário, talvez fosse para a Zetlight com o controlador. Estou a ver que vais querer um plantado, já que vais colocar CO2. Compra um substrato como dever ser e aconselho vivamente a utilizares ADA Powersand. Lembra-te que um plantado terá um pH entre os 6,4 e os 6,8. Assim sendo deverás escolher as espécies em acordo com este factor. Se quiseres espécies que necessitem de um pH mais ácido, tipo apistogramas, poderás baixar o pH, mas não convém ter espécies cujos parâmetros ideais andem entre os 7 e os 8. Também não aconselho espécies que preferem pH aproximado a 8 porque não é o melhor para as plantas e quanto mais alcalino, mais perigoso se torna o factor nitratos. Cumprimentos, José Ah! Só para dizer que apesar de achar que a Beamswork não é nada de especial, tem uma boa construção é acho-a bastante fiável. Comprei-a usada há mais de um ano e até agora tem funcionado sempre bem. Bringer, acabei por não perceber a tua opinião acerca da Beamswork. Se por um lado dizes que é "sofrível" (seja lá o que isso signifique), por outro dizes que funciona bem, tem boa construção e é fiável. !? O Eheim 2213 parece-me que realmente é uma boa opção, tendo em conta que são relativamente fáceis de encontrar em 2ª mão. O fluval, não sei porquê, mas neste momento dá-me mais segurança no que diz respeito à robustez! E obrigado por todos os conselhos de pessoa experiente nestas andanças! Boas MBarreiros, Concordo com o Bringer, os filtros eheim 2213 são tanques de guerra, eu também comprei o meu em 2ª mão e funciona às mil maravilhas, 80 ou 90% são vendidos por barulhos que fazem ou por já não ter caudal nenhum, basicamente é o rotor sujo/descolado ou o veio partido, mesmo comprando um filtro com essa deficiência por +/- 15€ vale sempre a pena comprar a peça nova e ficas com um filtro 5***** por menos de metade do preço. Em relação ao Co2 é mesmo o kit completo mais barato do mercado com essas características, quanto à estética perde um pouco pelo tamanho e pelo material usado, mas como não se pode ter tudo bom e barato esse kit já é aconselhável e dá para muito tempo. Fazendo as coisas com calma e pesquisando com tempo acabas por ter aquilo que queres! Cumps, Miguel, ainda tentei negociar com a loja uma botija mais pequena e mais discreta (1 Kg), mas fica ao mesmo preço!! Citar
Miguel Simões Publicado: Maio 1, 2016 Publicado: Maio 1, 2016 Boas MBarreiros, Sempre conseguiste comprar um sistema de Co2 conforme as tuas necessidades? já tens material para começar ou já começas-te e não disses-te nada a ninguém!? .png' alt=':biggn:'> Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
Bringer Publicado: Maio 1, 2016 Publicado: Maio 1, 2016 Epá, desculpa a resposta tardia. Eu sei que as plantas absorvem espectro azul, mas uma vez disseram-me que alguns LEDs azuis podem "queimar" certas plantas, e como suspeito que a minha Beamswork não é a versão para plantados, resolvi tapar alguns dos LEDs azuis. Eu sei que os fabricantes sabem mais do que eu, mas tirando os casos em que existam plantas com necessidades muito especificas, nomeadamente que tenham flor, ainda não percebi a utilização de calhas com LEDs de várias cores. A minha calha da Up Aqua, tal como outras, tem LEDs "full-spectrum" que não são coloridos e emanam os espectros necessários para a fotossíntese. Cumps José Citar
Recommended Posts