Nuno Vinagre Publicado Abril 6, 2016 Publicado Abril 6, 2016 Amigos.... Preciso de ajuda... Agora que me tinha visto livre das BBA, aparecem-me estas algas.... Já estou á duas semanas com elas, e tenho cortado as plantas afectadas e deitado fora.... Estou a aplicar Florish Excel nas mesmas todos os dias, mas cada vez sao mais. Nao posso inserir caracóis nem camarões pois tenho 5 Botias. Faço TPA´S todas as semanas de 30%PH 6.3Amonia 0Outros valores nao sei pois nao tenho testes. Alguma fauna me resolve isto se inserir em quantidade? Setup:Aqua de 80LtsCalha de 4 x 24W (2 x 6500K; 1 x 10000K e 1 x Actinica) . Ligada 6 horas por dia.Filtro JBL 701 - 700Lts P/HSubstracto JBL ManadoMacros e Micros NPK SOLAQUACO2 Pressurizado 2 bolhas por segundo. Hoje fiz novas podas das plantas mais afectadas, e retirei a Actinica da calha.
Paulo F. Soares Publicado: Abril 6, 2016 Publicado: Abril 6, 2016 Boa tarde, Algas filamentosas têm na sua origem fraca dissolução de Co2 ou sistema aquatico não optimizado. A trilogia Co2+Luz+Nutrientes. No seu caso verifico muita luz para o aquario em questão. Eu retiraria essa de 10.000 K e a actinia. A actinia é meramente "decorativa" mas continua a debitar 24W. A de 10.000 k é na minha opinião um erro. É certo que é vendida com as calhas (sobretudo as Odyssea) mas não é um espectro adequado para plantas. A titulo de exemplo a Tropica apenas usa 6500 K a 25 graus. Portanto eu podaria ou retirava á mão esses filamentos e reduzia a luz para duas 24W de 6500 K mas com 7 horas de fotoperiodo. O filtro 701 não está adequado para o aquario. Se tomarmos em consideração o comprimento da tubagem, mais o peso da agua a ser catapultada pelos tubos pelo rotor, conclui-se que esse filtro estará com metade do débito real. Daqui podemos assumir que a circulação de água é fraca e a componente bacteriológica comprometida. Quanto ao Co2 deverá ser medido ou através de um Drop Cheker com uma boa solução calibrada a 30 PPM ou através do método de PH. De referir que ao momento em que as luzes ligam, já o aquario deverá ter Co2 suficiente. Estimativa Index (embora eu seja um céptico deste tipo de fertilização), deverás falar com quem comercializa que te aconselhe o target semanal a adicionar. E depois monitorizares apenas os nitratos através de um teste da JBL (o mais fiel do mercado) para apurar a carga. Eu aconselho valores entre os 10 a 20 PPM. Seria isto que eu faria. Cumprimentos. Em relação às TPA também prefiro 30 % para não alterar muito os parametros da agua de forma subita o que não é nada benéfico. Nem que se faça duas vezes 30% por semana. E verificar a periodicidade de manutenção do filtro. Eu faço limpeza mensal. Cumprimentos. Paulo Soares AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares
Nuno Vinagre Publicado: Abril 6, 2016 Autor Publicado: Abril 6, 2016 (editado) Boa tarde PAFS. Obrigado pela resposta. Obrigado pelo esclarecimento. Em relaçao ao filtro, este agita bastante a agua á superfície e filtra bem. Pensava ser suficiente para 80 litros. Em relaçao á calha, já retirei a Actinica, se deixo apenas 58Wts nas duas lampedas restantes (2 x FLUVAL 24W 6500k) o aqua fica muito escuro.... Acham que 3 x 24W (2 x 6500K e 1X 10000k) é prejudicial? Outra questão que reparei, é que as plantas mais afectadas sao as que estão mais perto da saída do filtro. Ligo as luzes e o CO2 ao mesmo tempo. Nao é correcto? O DropoChecker está entre o Verde e o azul quando o ligo... Editado Abril 6, 2016 por Nuno Vinagre
Bringer Publicado: Abril 6, 2016 Publicado: Abril 6, 2016 Devias de testar os fosfatos. Num aquário com plantas, trata-se de um elemento indispensável. O meu aquário é de 80 litros brutos e está com cerca de uma bolha por segundo. Tem apenas uma calha LED 7000k com 24 ou 27w, não me recordo. Não tenho problemas de algas. É certo que as caridinas multidentata, os ottocinclus e os Planorbis dão uma grande ajuda. 1
Paulo F. Soares Publicado: Abril 7, 2016 Publicado: Abril 7, 2016 (editado) Boa tarde PAFS. Obrigado pela resposta. Obrigado pelo esclarecimento. Em relaçao ao filtro, este agita bastante a agua á superfície e filtra bem. Pensava ser suficiente para 80 litros. Em relaçao á calha, já retirei a Actinica, se deixo apenas 58Wts nas duas lampedas restantes (2 x FLUVAL 24W 6500k) o aqua fica muito escuro.... Acham que 3 x 24W (2 x 6500K e 1X 10000k) é prejudicial? Outra questão que reparei, é que as plantas mais afectadas sao as que estão mais perto da saída do filtro. Ligo as luzes e o CO2 ao mesmo tempo. Nao é correcto? O DropoChecker está entre o Verde e o azul quando o ligo... O filtro nessa posição faz mais aeração que circulação de água. E aeração só se deve fazer depois do fotoperiodo. Por exemplo os senhores da ADA todos os dias colocam os Lily Pipes deles a fazer aeração. Depois voltam a coloca-los mais abaixo para fazerem circulação. Ora nós não podemos fazer isso. Por isso o filtro/Outflow deve estar todo embebido de forma a fazer a agua circular bem, sobretudo para que consiga levar os depósitos de matéria que se vai acumulando no fundo para o filtro. Para substituir a aeração o ideal é colocar uma bomba de ar com temporizador a ligar umas 5 a 6 horas durante a noite. Pode ligar três lampadas, meta mais uma de 6500 K ou uma de 4000 / 4200 K. Mas nesta fase eu ligava duas até ter as algas dominadas. Depois de estabilizado então sim acelerar mais um bocado. Quais as medidas do Aquario? O Co2 deve ligar antes das luzes de forma a que quando estas acendem já haja Co2 disponivel na agua. Regula o temporizador do Co2 para umas duas horas antes. Assim que as luzes ligarem vê a cor do dropchecker. Se a tua solução / reagente estiver devidamente calibrada tem que estar um verde clarinho. Colocar o drop Cheker a uns 15 cm do fundo do aquario, Nós queremos CO2 a nivel lá embaixo. Não é cá em cima. Se não houver Co2 no fundo aí tem o resultado da fraca circulação. Signifca que o Co2 está a ir todo ou a maior parte para o topo...evapora. Não está a dissolver na agua. Filtragem/Circulação! Se Depois de resolvido esta questão o drop não apresentar coloração verdinho claro claro: Abrir as goelas mais um bocadinho ao co2. No dia seguinte ver como reage o dropchecker. Todos os dias a pouco e pouco até ficar bom. Se não for em duas horas antes que seja três. O meu CO2 liga três horas antes por exemplo. Prefiro debitar menos em mais tempo. Não é tão violento para a fauna e não altera tão drasticamente a quimica da agua. E depois desliga três horas antes. Para que quando as luzes apagarem a maior parte do Co2 esteja consumido. Uma vez acertado o Co2 nunca mais mexer. E dado que usa "EI" fica apenas com um parametro a acertar: Luz. Passa a ser a unica coisa a mexer no aquario. Quando se mexe me muitos parametros ao mesmo tempo ficamos sem saber ou conseguir controlar nada. Para a acertar a luz pode usar um metodo. Eleva a calha a uns 20 cm do aquario - estou a dizer 20 mas pode ser mais ou menos porque não há fotos panoramicas do aquario. Ex: Coloca a calha a 20 cm do topo da agua e vê se a luz chega bem ao fundo do aquário. Se chegar deixa estar. Durante uns 15 dias vê a evolução (ou falta dela). Se não houver crescimento nem algas baixa a calha 5 cm. Mais 15 dias e vai verificando a evolução. E assim sucessivamente..até verificar que há crescimento sem algas. Estando sempre atento aos sinais nas plantas. Ao minmo sinal de algas significa que passou o ponto de equilibrio. Recua a calha para a posição anterior que estava estavel. Dependendo do tipo de alga claro está. Se for uma BBA o problea deriva do Co2. Significa que está mal ajustado. Isto é um trabalho de paciência. Tem que ser assim a pouco e pouco. Cumprimentos. Editado Abril 7, 2016 por PAFS 1 Paulo Soares AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares
Nuno Vinagre Publicado: Abril 7, 2016 Autor Publicado: Abril 7, 2016 Viva PAFS.... Muito Obrigado pela dica... Acertaste num ponto que talvez tenha alguma coisa a ver... O Meu aqua é de 80 lts (80x35x35) e tenho a calha a cerca de 8 cms da agua, o que se calhar é pouco para ter 4 lampadas a debitar 24W para 40 cm de altura de agua, sendo 5 cms de substrato e uma das lâmpadas Actinica. Na pratica o meu aqua deve ter 60 lts de agua. Achas ainda assim que o meu filtro é insuficiente? BBA já tive, mas desde que inseri o CO2 pressurizado, acabaram... Eu pensava que se ligasse a bomba de ar, o CO2 saia da agua... Quer dizer que posso ligar a bomba de ar durante a noite e quando dou inicio ao foto período desligo a bomba de ar, é isso? PAFS.... Muito obrigado pela ajuda que me estas a dar.
Paulo F. Soares Publicado: Abril 7, 2016 Publicado: Abril 7, 2016 O teu aquario é de 100 litros (98). Com 5 cm de de substrato e atendendo a que não fica cheio até ao limite do vidro diria que estás com pelo menos 80 Litros. 80 litros para o 701 na minha opinião é rés vés campo de ourique. Seria preferivel ter uma margem mas tudo bem. Tudo depende também da altura das mangueiras e posição dos In / Out e não deixes os tubos ganharem lixo. Basta um pouco de lixo nas tubagens para que se perca bastante potência. Fisica = Atrito! Que lampadas são ? Referência? Para ver os Lumens que isso debita. Eventualmente pode haver no mercado lampadas 24W mas com mais Lumens que essas e assim bastariam duas e isso era o ideal. Quanto mais Lumens mais fura a agua até ao fundo. Percebes? Mete umas fotos panoramicas. Bomba de ar. Da meia noite ás 6 da manhã. Assumo que neste periodo o fotoperiodo já tenha terminado à umas horas. Paulo Soares AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares
Nuno Vinagre Publicado: Abril 7, 2016 Autor Publicado: Abril 7, 2016 Ora bem... Enganei-me nas medidas do aqua. o aqua tem as seguintes medidas: 80x35x30 (CxAxP) as mangueiras devem ter ai um metro de distancia tanto ao bocal de saida, como ao de entrada. Hoje reparei num novo desenvolvimento.... Tenho algas a fazerem pearling... As Lampadas sao: Fluval 6500K - 24W Philips 6500K - 24W Actinica 24W (vinha de origem na calha) actualmente está desligada ???? 10000K 24W (vinha de origem na calha) A Calha é uma Odyssea Quad T5HO Series 60/80
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