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Amigos.... Preciso de ajuda... Agora que me tinha visto livre das BBA, aparecem-me estas algas.... Já estou á duas semanas com elas, e tenho cortado as plantas afectadas e deitado fora.... Estou a aplicar Florish Excel nas mesmas todos os dias, mas cada vez sao mais.

Nao posso inserir caracóis nem camarões pois tenho 5 Botias.

 

Faço TPA´S todas as semanas de 30%
PH 6.3
Amonia 0
Outros valores nao sei pois nao tenho testes.

 

Alguma fauna me resolve isto se inserir em quantidade?

 

Setup:
Aqua de 80Lts
Calha de 4 x 24W (2 x 6500K; 1 x 10000K e 1 x Actinica) . Ligada 6 horas por dia.
Filtro JBL 701 - 700Lts P/H
Substracto JBL Manado
Macros e Micros NPK SOLAQUA
CO2 Pressurizado 2 bolhas por segundo.

 

Hoje fiz novas podas das plantas mais afectadas, e retirei a Actinica da calha.

 

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Boa tarde,

 

Algas filamentosas têm na sua origem fraca dissolução de Co2 ou sistema aquatico não optimizado. A trilogia Co2+Luz+Nutrientes.

 

No seu caso verifico muita luz para o aquario em questão. Eu retiraria essa de 10.000 K e a actinia. A actinia é meramente "decorativa" mas continua a debitar 24W. A de 10.000 k é na minha opinião um erro. É certo que é vendida com as calhas (sobretudo as Odyssea) mas não é um espectro adequado para plantas.

 

A titulo de exemplo a Tropica apenas usa 6500 K a 25 graus.

 

Portanto eu podaria ou retirava á mão esses filamentos e reduzia a luz para duas 24W de 6500 K mas com 7 horas de fotoperiodo.

 

O filtro 701 não está adequado para o aquario. Se tomarmos em consideração o comprimento da tubagem, mais o peso da agua a ser catapultada pelos tubos pelo rotor, conclui-se que esse filtro estará com metade do débito real.

Daqui podemos assumir que a circulação de água é fraca e a componente bacteriológica comprometida.

 

Quanto ao Co2 deverá ser medido ou através de um Drop Cheker com uma boa solução calibrada a 30 PPM ou através do método de PH.

De referir que ao momento em que as luzes ligam, já o aquario deverá ter Co2 suficiente.

 

Estimativa Index (embora eu seja um céptico deste tipo de fertilização), deverás falar com quem comercializa que te aconselhe o target semanal a adicionar.

 

E depois monitorizares apenas os nitratos através de um teste da JBL (o mais fiel do mercado) para apurar a carga. Eu aconselho valores entre os 10 a 20 PPM.

 

Seria isto que eu faria.

 

Cumprimentos.


Em relação às TPA também prefiro 30 % para não alterar muito os parametros da agua de forma subita o que não é nada benéfico. Nem que se faça duas vezes 30% por semana.

 

E verificar a periodicidade de manutenção do filtro. Eu faço limpeza mensal.

 

Cumprimentos.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Publicado: (editado)

Boa tarde PAFS. Obrigado pela resposta.

 

Obrigado pelo esclarecimento. Em relaçao ao filtro, este agita bastante a agua á superfície e filtra bem. Pensava ser suficiente para 80 litros.

Em relaçao á calha, já retirei a Actinica, se deixo apenas 58Wts nas duas lampedas restantes (2 x FLUVAL 24W 6500k) o aqua fica muito escuro....

Acham que 3 x 24W (2 x 6500K e 1X 10000k) é prejudicial?

Outra questão que reparei, é que as plantas mais afectadas sao as que estão mais perto da saída do filtro.

Ligo as luzes e o CO2 ao mesmo tempo. Nao é correcto? O DropoChecker está entre o Verde e o azul quando o ligo...

Editado por Nuno Vinagre
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Devias de testar os fosfatos.

Num aquário com plantas, trata-se de um elemento indispensável.

O meu aquário é de 80 litros brutos e está com cerca de uma bolha por segundo.

Tem apenas uma calha LED 7000k com 24 ou 27w, não me recordo.

Não tenho problemas de algas.

É certo que as caridinas multidentata, os ottocinclus e os Planorbis dão uma grande ajuda.

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Boa tarde PAFS. Obrigado pela resposta.

 

Obrigado pelo esclarecimento. Em relaçao ao filtro, este agita bastante a agua á superfície e filtra bem. Pensava ser suficiente para 80 litros.

Em relaçao á calha, já retirei a Actinica, se deixo apenas 58Wts nas duas lampedas restantes (2 x FLUVAL 24W 6500k) o aqua fica muito escuro....

Acham que 3 x 24W (2 x 6500K e 1X 10000k) é prejudicial?

Outra questão que reparei, é que as plantas mais afectadas sao as que estão mais perto da saída do filtro.

Ligo as luzes e o CO2 ao mesmo tempo. Nao é correcto? O DropoChecker está entre o Verde e o azul quando o ligo...

 

O filtro nessa posição faz mais aeração que circulação de água. E aeração só se deve fazer depois do fotoperiodo. Por exemplo os senhores da ADA todos os dias colocam os Lily Pipes deles a fazer aeração. Depois voltam a coloca-los mais abaixo para fazerem circulação.

Ora nós não podemos fazer isso. Por isso o filtro/Outflow deve estar todo embebido de forma a fazer a agua circular bem, sobretudo para que consiga levar os depósitos de matéria que se vai acumulando no fundo para o filtro.

 

Para substituir a aeração o ideal é colocar uma bomba de ar com temporizador a ligar umas 5 a 6 horas durante a noite.

 

Pode ligar três lampadas, meta mais uma de 6500 K ou uma de 4000 / 4200 K.

 

Mas nesta fase eu ligava duas até ter as algas dominadas. Depois de estabilizado então sim acelerar mais um bocado.

 

Quais as medidas do Aquario?

 

O Co2 deve ligar antes das luzes de forma a que quando estas acendem já haja Co2 disponivel na agua.

Regula o temporizador do Co2 para umas duas horas antes. Assim que as luzes ligarem vê a cor do dropchecker. Se a tua solução / reagente estiver devidamente calibrada tem que estar um verde clarinho.

 

Colocar o drop Cheker a uns 15 cm do fundo do aquario, Nós queremos CO2 a nivel lá embaixo. Não é cá em cima. Se não houver Co2 no fundo aí tem o resultado da fraca circulação.

Signifca que o Co2 está a ir todo ou a maior parte para o topo...evapora. Não está a dissolver na agua. Filtragem/Circulação!

Se Depois de resolvido esta questão o drop não apresentar coloração verdinho claro claro:

 

Abrir as goelas mais um bocadinho ao co2. No dia seguinte ver como reage o dropchecker.

Todos os dias a pouco e pouco até ficar bom. Se não for em duas horas antes que seja três.

 

O meu CO2 liga três horas antes por exemplo. Prefiro debitar menos em mais tempo. Não é tão violento para a fauna e não altera tão drasticamente a quimica da agua. E depois desliga três horas antes. Para que quando as luzes apagarem a maior parte do Co2 esteja consumido.

 

Uma vez acertado o Co2 nunca mais mexer. E dado que usa "EI" fica apenas com um parametro a acertar: Luz.

Passa a ser a unica coisa a mexer no aquario. Quando se mexe me muitos parametros ao mesmo tempo ficamos sem saber ou conseguir controlar nada.

 

Para a acertar a luz pode usar um metodo.

Eleva a calha a uns 20 cm do aquario - estou a dizer 20 mas pode ser mais ou menos porque não há fotos panoramicas do aquario.

 

Ex: Coloca a calha a 20 cm do topo da agua e vê se a luz chega bem ao fundo do aquário. Se chegar deixa estar. Durante uns 15 dias vê a evolução (ou falta dela). Se não houver crescimento nem algas baixa a calha 5 cm.

Mais 15 dias e vai verificando a evolução. E assim sucessivamente..até verificar que há crescimento sem algas. Estando sempre atento aos sinais nas plantas. Ao minmo sinal de algas significa que passou o ponto de equilibrio. Recua a calha para a posição anterior que estava estavel. Dependendo do tipo de alga claro está.

 

Se for uma BBA o problea deriva do Co2. Significa que está mal ajustado.

 

Isto é um trabalho de paciência. Tem que ser assim a pouco e pouco.

 

Cumprimentos.

Editado por PAFS
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Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

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Viva PAFS.... Muito Obrigado pela dica...

Acertaste num ponto que talvez tenha alguma coisa a ver...

O Meu aqua é de 80 lts (80x35x35) e tenho a calha a cerca de 8 cms da agua, o que se calhar é pouco para ter 4 lampadas a debitar 24W para 40 cm de altura de agua, sendo 5 cms de substrato e uma das lâmpadas Actinica. Na pratica o meu aqua deve ter 60 lts de agua. Achas ainda assim que o meu filtro é insuficiente?

BBA já tive, mas desde que inseri o CO2 pressurizado, acabaram...

Eu pensava que se ligasse a bomba de ar, o CO2 saia da agua... Quer dizer que posso ligar a bomba de ar durante a noite e quando dou inicio ao foto período desligo a bomba de ar, é isso?

 

PAFS.... Muito obrigado pela ajuda que me estas a dar.

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O teu aquario é de 100 litros (98).

 

Com 5 cm de de substrato e atendendo a que não fica cheio até ao limite do vidro diria que estás com pelo menos 80 Litros.

 

80 litros para o 701 na minha opinião é rés vés campo de ourique. Seria preferivel ter uma margem mas tudo bem.

Tudo depende também da altura das mangueiras e posição dos In / Out e não deixes os tubos ganharem lixo. Basta um pouco de lixo nas tubagens para que se perca bastante potência. Fisica = Atrito!

 

Que lampadas são ? Referência? Para ver os Lumens que isso debita. Eventualmente pode haver no mercado lampadas 24W mas com mais Lumens que essas e assim bastariam duas e isso era o ideal. Quanto mais Lumens mais fura a agua até ao fundo. Percebes?

 

Mete umas fotos panoramicas.

 

Bomba de ar. Da meia noite ás 6 da manhã. Assumo que neste periodo o fotoperiodo já tenha terminado à umas horas.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

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Ora bem...

 

Enganei-me nas medidas do aqua. o aqua tem as seguintes medidas: 80x35x30 (CxAxP)

as mangueiras devem ter ai um metro de distancia tanto ao bocal de saida, como ao de entrada.

Hoje reparei num novo desenvolvimento.... Tenho algas a fazerem pearling...

 

As Lampadas sao:

Fluval 6500K - 24W

Philips 6500K - 24W

Actinica 24W (vinha de origem na calha) actualmente está desligada

???? 10000K 24W (vinha de origem na calha)

 

A Calha é uma Odyssea Quad T5HO Series 60/80

 

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