Recommended Posts

Publicado

Eu tenho um aquário de água quente, mas de peixes de água doce!

Estava a pensar num próximo aquário, mas de água salgada!

Por isso recorri ao fórum, para que me pudessem explicar os seguintes pontos:

- Principais diferenças entre aquários de água doce e salgada

- Tamanho mínimo de aquário de água salgada

- Tamanho recomendado de aquário de água salgada

- Manutenção de aquário de água salgada; díficil? Principais aspectos da manutenção

- Componentes indispensáveis num aquário de água doce

- Preço de pôr a funcionar um aquário de água doce (tipo preços por aquários de diferente litragens) Antes e depois de ter peixes!

- Peixes indispensáveis para se ter num aqua de água doce

Por favor, dêm todos a vossa opinião, mesmo que em alguns aspectos repetida, mas eu gostava de ter a opinião de todos para assim poder saber se vou para a frente com a minha intenção ou não!

Obrigado!

Publicado:

olha,

eu estou como tu, segundo vi até agora, para fazer um aquário salgado tropical dos pequenos, passando de um aquário de água doce, tens de arranjar rocha viva praí 20% do volume total do aqua, se possivel mais, e aumentar a movimentação da água com powerheads tambem para 20% do volume total.

As lampadas serão próprias para água salgada, acho que 2 diferentes, conforme os corais que coloques.

O resto serão opções a considerar, a primeira é o escumador!..ele dá jeito, mas...é uma opção.

Com este esquema serão trocas parciais de água semanais de 5%(+-)

Isto claro, é de um gajo que ainda não montou o aquário, é só pesquisa na net.

Gostei muito do www.nano-reef.com com eles é tudo simples e contrariam algumas ideias feitas de grandes equipamentos (acho eu)

Se alguem tem uma opinião diferente da minha(com mais experiencia), pois, já agora informe-me também!

Publicado:
e aumentar a movimentação da água com powerheads tambem para 20% do volume total.

20 x o volume total

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Publicado:

Obrigado aos membros que comentaram até agora!

Os que ainda não comentaram façam favor de o fazer para eu ficar o mais esclarecido possível!

Publicado:

a melhor maneira possivel de ficares esclarecido era já teres lido N topicos aqui no forum. Há muita coisa que te é util para planeares o aquário, e tá aqui muito bem explicada em muitos dos topicos aqui no forum e que responde a todas as perguntas que estás a fazer aqui neste tópico.

Assim so perguntas o que realmente nao consegues obter atraves dos topicos ja existentes!

Boa SOrte e dispõe sempre.

Publicado:

Olás,

A isto se chama um tópico confuso! :):lol:

- Principais diferenças entre aquários de água doce e salgada
Nenhuma, podes usar aquários de vidro...acrilico...tanto em doce como salgada. :?

- Tamanho mínimo de aquário de água salgada

Depende de quanto queiras investir (especialmente em rocha viva), na minha opinião o "mínimo" aceitável são 60 litros - já consegues colocar 2 ou 3 peixes e manter alguns corais durante alguns meses....depois se resultar compras um aquário maior. :P

- Tamanho recomendado de aquário de água salgada
Igual a água doce:

Maior = mais caro mas mais estável

Menor = mais barato...menos estável

- Manutenção de aquário de água salgada; díficil? Principais aspectos da manutenção

Dificuldade -> igual a água doce...

- Observar/testar o aquário á procura de falhas, sujidade ou alterações (densidade e testes: pH, kH, nitratos, cálcio, fosfatos...e eventualmente detectar a presença de nitritos e amónia).

- Limpeza dos vidros e escumador

- Mudanças de água (preparar água salgada...ou carregar os bidons para o carro são as tarefas mais chatas)

- Repôr a água que evaporou..

- Alimentação de peixes e invertebrados

- Ter paciência com as algas...um dia desaparecem.

- Componentes indispensáveis num aquário de água doce

- Preço de pôr a funcionar um aquário de água doce (tipo preços por aquários de diferente litragens) Antes e depois de ter peixes!

- Peixes indispensáveis para se ter num aqua de água doce

Agora não percebi... :lol:

Cumps,

Nuno Reis

Ps- Sei que sou chato, mas...pesquisa...pesquisa...pesquisa...

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

• 3 anos depois...