Nuno C. Publicado Março 26, 2016 Publicado Março 26, 2016 (editado) Boas como o tópico indica vim mostrar a modificação que fiz de uma calha 2x 24 t5 para 2x 55w pll, a realização foi efectuada porque o aquário em questão tem uma altura de 60cm logo 2x 24w t5 era insuficiente. Ficam aqui as imagens da calha como estava originalmente. Material: 2 Lâmpadas Pll 55w 6500k Daylight Balastro Electronico tridonic Casquilhos e suportes Poleias em L ferro, foram galvanizadas depois lacadas a branco depois ainda as pintei com tinta anti ferrugem preta Parafusos em inox, os que não consegui arranjar em inox foram cobertos por uma camada generosa de silicone +- 60cm de cabo de 4 condutores Silicone com fartura Custo total +- 50€ Imagens do material: Não tirei fotos ao cabo, poleias e parafusos mas vê-se bem pelas fotos. Imagens das ligações: Imagem do isolamento dos casquilhos: Teste de funcionamento: Calha já concluída: Onde tive mais dificuldades, foi a desmontar a a tampa da calha original, parece que os gajos da juwel tinham aquilo colado com prego liquido, quase que a parti só para a desmontar. Espero que este Diy possa ser útil a mais pessoal aqui do fórum, afinal foi por isso que o fiz, pode não estar muito perfeito como já tenho visto por aqui grandes mestres a fazer DIY, mas foi o melhor que soube fazer, agora é só fazer figas para não ter problemas com o balastro porque da maneira que isolei aquilo será uma dor se cabeça para voltar a abrir a calha:P Editado Março 26, 2016 por Nuno C.
Razstec Publicado: Março 26, 2016 Publicado: Março 26, 2016 (editado) Muito bom. Talvez seja a indicada para me dizer algo, tenho um iluminaria para 2 lâmpadas T8 de 30w cada e este queimou, eu não posso substituir por um driver para T8 leds? Obrigado parabéns pelo projecto. Editado Março 26, 2016 por Razstec Aquasplender.com
Nuno C. Publicado: Março 26, 2016 Autor Publicado: Março 26, 2016 Se a tua intenção for só a substituição mais vale comprares só o balastro, se tencionas fazer um upgrade ai tens de comprar os leds, e um transformador para eles. Enviado do meu NOS Roya através de Tapatalk Mas, alguém aqui mais entendido nisso que eu que te responda, pois eu só sei o básico. Tipo o suficiente para o desenrasque Enviado do meu NOS Roya através de Tapatalk
Razstec Publicado: Março 26, 2016 Publicado: Março 26, 2016 A ideia é só substituir, mas não sei qual escolher, vi uns drivers na net mas não tenho a certeza de qual. Obrigado Enviado do meu Redmi Note 2 através de Tapatalk Aquasplender.com
Nuno C. Publicado: Março 26, 2016 Autor Publicado: Março 26, 2016 (editado) Descobri na net esta empresa que têm o que pretendes: http://www.luzacril.pt/produtos/produtos.php?f=5&sid=92&tp=1 é a referência TRIDONIC 230RE (2x30W). Editado Março 26, 2016 por Nuno C.
Miguel Neto Publicado: Março 27, 2016 Publicado: Março 27, 2016 Se for para usar lampadas t8 led, estas nao precisam de balastro pra arrancar. Lampadas já tem tudo, é fazer ligaçao para 220V.
Razstec Publicado: Março 27, 2016 Publicado: Março 27, 2016 (editado) percebi, obrigado. se usar lâmpadas led posso tirar o balastro queimado, juntar os fios de modo a fazer ligação directa a ficha da tomada e pronto, funciona? Editado Março 27, 2016 por Razstec Aquasplender.com
Nuno C. Publicado: Março 27, 2016 Autor Publicado: Março 27, 2016 percebi, obrigado. se usar lâmpadas led posso tirar o balastro queimado, juntar os fios de modo a fazer ligação directa a ficha da tomada e pronto, funciona? Não me parece que os leds funcionem a 220v terás que ter um transformador, de qualquer maneira se as tuas lâmpadas t8 não são leds não sei se isso compensa a nivel € pelo menos para já porque a longo prazo compensa sempre uma vez que os leds são bastante mais económicos a longo prazo.
Razstec Publicado: Março 27, 2016 Publicado: Março 27, 2016 Eu ainda nao tenho as lampadas, e vi umas no olx a bom preço https://olx.pt/anuncio/lmpada-led-tubular-t8-vidro-120cm-18w-IDwcnYw.html#fc91f310b3 Inclusive o vendedor ate diz "Apenas consome 18W e não necessita de balastro ou arrancador, ligando-se diretamente à tensão de 230V." Aquasplender.com
Nuno C. Publicado: Março 27, 2016 Autor Publicado: Março 27, 2016 Aproveita, desconhecia esse tipo de led t8
Razstec Publicado: Março 27, 2016 Publicado: Março 27, 2016 Assim nem preciso de transformador ou balastro, basta cortar o balastro fora e ligar os fios. Obrigado Aquasplender.com
Pedro1234 Publicado: Março 28, 2016 Publicado: Março 28, 2016 Ola a todos podes ligar as t8 led a 220v mas tens de ter em atenção pois existem 2 tipos de ligação. -Fase num dos topos da lampada e Neutro no outro. -Fase e Neutro do mesmo lado. Espero ter ajudado. Cumps Pedro
Recommended Posts