JCarneiro Publicado Março 23, 2016 Share Publicado Março 23, 2016 Tenho o aquario desactivado a 4 meses, onde esteve com a agua a ficar "choca" e com o filtro sem ser limpo (apenas desligado). A duas semanas retirei a agua, mative a areia, e limpei os vidros e equipamento, tendo adicionado um pouco mais de areia por cima da que existia. A questão é a seguinte: Como vou iniciar uma nova ciclagem, estou na dúvida se a colonia de baterias que tinha do filtro, e areia (fluval externo com lá e cerâmica) possa ainda exisitr ou se devo lavar/trocar tudinho e começar do zero a 1 mês de ciclo. Estava a pensar somente limpar a lã e ceramica em agua. É possivel a colonia ainda existir? Não tenho kit de testes apenas as tiras da Sera. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Filipe Sampaio Publicado: Março 23, 2016 Share Publicado: Março 23, 2016 Boas Acho que o melhor será mesmo lavar tudo bem lavado e começar de novo. Com a agua parada não houve oxigenação o que deve ter levado à morte de grande parte da colonia. Cumps Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jhlbjp Publicado: Março 23, 2016 Share Publicado: Março 23, 2016 Eu não facilitava e fazia tal e qual o conselho do Filipe Sampaio. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo F. Soares Publicado: Março 23, 2016 Share Publicado: Março 23, 2016 (editado) Boas, A minha humilde opinião. 4 meses o filtro parado não tem lá rigorosamente nada de bom para o aquario. Alías deve limpar tudo bem limpo, passar por agua quente a cabeça do filtro para amaciar e derreter vestigios de matéria antiga, que deverá estar colada pelos canais, e no rotor etc e desinfectar o copo do filtro.Lave com H2O2 ou um pouco de lixivia e claro está depois passar por agua abundante e secar bem limpo. Não deixar a secar por si. Rolo de papel e secar. A haver alguma bactéria será nociva. È como começar do zero com cuidados redobrados. Cumprimentos Em relação ao funcionamento do filtro: Como esteve tanto tempo parado, será conveniente limpar a zona do rotor e garantir que o mesmo não se encontra aprisionado, e deixar a cabeça do filtro umas horitas dentro de água antes de o meter a trabalhar. Não vá ficar com o rotor na mão. Cumprimentos. Editado Março 23, 2016 por PAFS Paulo Soares AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JCarneiro Publicado: Março 23, 2016 Autor Share Publicado: Março 23, 2016 Obrigado a todos! Lá vou para mais uma etapa de luta à paciência por um mês Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo F. Soares Publicado: Março 24, 2016 Share Publicado: Março 24, 2016 Bom dia, Pensamento positivo amigo. O primeiro mês é o mais facil. Faz as coisas normalmente que tudo corre bem. Se os equipamentos forem os adequados e o filtro adequado para a litragem nada que qualquer imprevisto não se resolva. Está atento ao aquario. Ele diz tudo. Um olhar atento e boa observação e ao minimo sinal agir de imediato com correctivo. Vai dando noticias. Boa pascoa. Paulo Soares AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fabio_claud92 Publicado: Março 24, 2016 Share Publicado: Março 24, 2016 Boas pessoal, So por curiosidade e porque leio tudo o que possa servir para aprender... Relativamente as bacteria, eu montei uma sump com bio-bolas e rocha vulcanica... etc, tenho maneira de saber se ja tenho bateria? E se estao a fazer alguma coisa no aquario? Assim que eu note no aquario e so mesmo que a agua fica mais cristalina depois da muda de agua e passado algum tempo. Cumprimentos Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
S.S. Publicado: Março 24, 2016 Share Publicado: Março 24, 2016 Boas pessoal, So por curiosidade e porque leio tudo o que possa servir para aprender... Relativamente as bacteria, eu montei uma sump com bio-bolas e rocha vulcanica... etc, tenho maneira de saber se ja tenho bateria? E se estao a fazer alguma coisa no aquario? Assim que eu note no aquario e so mesmo que a agua fica mais cristalina depois da muda de agua e passado algum tempo. Cumprimentos Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk Isso foi quando? E qual o setup completo do aquário? Tapaquê?!? OTS - "OscarLand" 400lts Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fabio_claud92 Publicado: Março 25, 2016 Share Publicado: Março 25, 2016 Isso foi quando? E qual o setup completo do aquário? Tapaquê?!? Ora entao o aquario esta a funcionar desde dia 12/03, a sump tem: um entrada de agua/ sistema de bio midias fluidos/filtro poliester/ bio bollas/rocha vulcanica/ "prisao de bolas"/ bomba de retorno para o aquario. Ps. A agua esta amarela por causa dos troncos. Cumprimentos Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
S.S. Publicado: Abril 12, 2016 Share Publicado: Abril 12, 2016 Com cerca de um mês em funcionamento podes não ter o ciclo do azoto completo mas alguma coisa já deves ter de bacterias. E a fauna o que já meteste? Tens alimentado? Mede nitratos e nitritos e diz os valores? "Tapaquê?!?" OTS - "OscarLand" 400lts Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts