JOPE Publicado Março 9, 2016 Publicado Março 9, 2016 (editado) Boa noite Apesar de ter lido muito tópico deste forúm, de outros fóruns, de blogs, facebook e outras tantas paginas e por ja começar a fervilhar demais com tanta informação meti mãos á obra... E parece-me que fiz burrada ... Restavam ainda algumas duvidas que tirei nas lojas que visitei, numa onde senti mais segurança aventurei-me e comprei o que precisava. Tiradas as dúvidas sobre o que pretendia, um comunitário "low cost" com cor e fauna simples - guppys, mollis, espadas, neons, corydoras e limpa vidros e um betta em 120l e um efeito zen ; com 3 ou 4 plantas de cuidados minimos. Foi-me aconselhado jbl manado como estrato embora tivesse dito que gostava 2 a 3 cm de altura, referiram que era preciso duas sacas de 10L... Ao fim duma semana começo a lavar o substrato e a delinear os socalcos num canto, arranjo tudo e começo a meter agua, o JBL afinal não compacta como me foi dito e os socalcos e tanto trabalho de colocar pedras a fazer de muro vêm abaixo também, e as plantas ficam a boiar. Dúvida apesar de saber que tenho de recomeçar tudo de novo o que devo fazer em relação ao substrato? Manter? ou arranjar um areao para colocar por cima, a ver se as plantas se agarram um pouco mais? Caso nao coloque nada e deixe ficar as plantas com o filtro vão andar sempre a boiar não? Aquilo é areia No limite tiro as plantas e deixo umas pedras e troncos Editado Março 9, 2016 por JOPE Citar
Miguel Simões Publicado: Março 9, 2016 Publicado: Março 9, 2016 Boas Jope, Há certos substratos de difícil plantação, eu por exemplo uso um da Équo e se soubesses a guerra que foi para conseguir manter o tapete no sítio, nem te digo! No entanto tudo tem uma lógica, na montagem do aquário deves calcular sempre os desníveis do substrato para tentar "travar" o alisamento, ou seja, colocares outras pedras ou auxílios para que o substrato se mantenha, depois plantas o que quiseres com alguma profundidade no mínimo 3cm, é normal que alguma se solte mas isso é uma tarefa do aquariofilista Muito importante é saber como encher o aquário sem causar perturbações no hardscape já defenido, também a ter em conta é durante o ciclo do azoto temos algum crescimento das raízes que é o que as vai fixar ao substrato, o que nos dificulta por vezes são os peixes de fundo e os camarões que acabam por desenterrar as plantas, portanto no meu caso preferi esperar +/- 40 dias para colocar os primeiros peixes, nesta altura já tinha maior parte das plantas fixas através das raízes. O que não te aconselho é desistires das plantas, elas são fundamentais para o aqua! Para além de todos os cuidados, a paciência é sempre o braço direito do aquariofilista! Coloca fotos para vermos como isso está, dá sempre outra perspectiva para quem te quer ajudar. Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
Filipe Sampaio Publicado: Março 9, 2016 Publicado: Março 9, 2016 Boas O mamado precisa de uns dias para compactar eu estou a usar e só plantei o tapete passado duas semanas e sempre com muita calma...até agora tudo bem tirando uma corydora que por aqui anda que de vez em quando se lembra de fazer asneiras... Cumps Citar
JOPE Publicado: Março 9, 2016 Autor Publicado: Março 9, 2016 fotos... pois tenho de abrir conta no site de upload e depois ler outra vez o topico de como as postar Citar
Filipe Sampaio Publicado: Março 9, 2016 Publicado: Março 9, 2016 Usa o photobucket é muito simples... Citar
JOPE Publicado: Março 9, 2016 Autor Publicado: Março 9, 2016 https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1257235820960339&set=o.102781952102&type=3&theater será que dá? Citar
Recommended Posts