Recommended Posts

Publicado

Olá a tod@s,

Antes de mais, o meu agradecimento por toda a informação que já obtive neste forum, que já acompanho há algum tempo.

A minha história é a mesma de tantos outros: alguém nos oferece um (mini) aquário com peixinhos dourados, tentamos saber mais alguma informação e percebemos que estamos no caminho errado. Os peixinhos dourados já foram, e agora quero finalmente fazer o meu 1º aquário.

Algumas coisas que já aprendi:

- fazer tudo com calma e sem precipitações
- é suposto ser um hobbie e não uma fonte de stress
- mais importante que as nossas preferências estéticas é o bem estar dos nossos "hóspedes"

Com isto em conta, a ideia é ir fazendo as coisas sem pressa e bem planeadas, sendo que o objectivo é ter um aquário comunitário, com fauna e flora de manutenção fácil, sem grandes complicações.

Nesta altura já tenho o seguinte material (que fui adquirindo a pouco e pouco):

Aquário Aquapor 60x32x38 (57 litros)
Móvel Aquatlantis 80 cm
Termoestato Eheim 75W
Filtro Eheim 250
Calha Aquapor 15W
Testes pH, Amónia e Nitratos

Em relação ao aquário, foi-me oferecido novo. Sendo o móvel de 80 cm, será possível a médio prazo passar para um com esta dimensão, mas para já, vai ter mesmo que ser este. Móvel, termostato, filtro e calha foram comprados usados.

Pretendo utilizar apenas substrato não fértil (JBL Manado é uma opção) e a decoração habitual: tronco e pedras.

A flora seria a habitual de manutenção reduzida: Musgo de Java, Fetos de Java, Anúbias, Cabomba

A fauna, partindo do princípio que consigo ter um pH por volta de 6,5 seria: Rasboras espei/arlequim, Corydoras, Nuvens brancas, Oto, Red Cherrys, Guppis

O primeiro problema (ou dilema) com que me debato é a água a utilizar. A água da torneira (Lisboa) tem um pH muito alto (7,6 - 7,8 ). Já me apercebi que a maior parte da fauna que pretendo se dá melhor com pH mais baixo. Fazer ajuste de pH com aditvos está fora de questão, uma vez que o aquário é pequeno e seria uma fonte de preocupação o controlo deste factor. As alternativas que vejo são ou usar água de garrafão, usar turfa no filtro ou um substrato que baixe o pH. Aceitam-se opiniões. :)

Obrigado uma vez mais por toda a ajuda.

Publicado:

Boas Pedro,

Bem Vindo!

em relação ao setup parece-me adquado para inciares! a iluminação poderia ser algo melhor mas relativamente as plantas que indicaste não me parece que vás ter problemas, talvez um crescimento menos acelerado e um verde menos intenso mas creio que consegues mante-las sem stress.

relativamente à questão do TPA, creio que a solução mais prática passaria pelo uso de um substrato que te baixe ligeiramente o pH, existem várias soluções no mercado é uma questão de procurares algo que se enquadre dentro do teu orçamento e do teu gosto pessoal.

Boa sorte!

• Votar + 1
Publicado:

Boas Pedro

Bem vindo,tens tudo para que as coisa corram bem,com

calma sem stress,deves pensar tudo muito bem,antes

de fazeres alguma coisa,e a sim vais bem.

Boa sorte.

Comp: Álvaro Silva

Publicado:

Mas sem stress não dá pica!

Vê lá se não colocas fértil e depois arrependeste...

Acho que para a fauna que mencionas, um ph de 6,6 a 6,8 seria melhor. Por causa dos guppys.

• Votar + 1
Publicado:

Boas,

Obrigado desde já pelas opiniões.

Uma vez que estou a pensar colocar um tronco, este por si só poderá baixar o pH para valores aceitáveis?

Partindo do princípio que para a questão do pH alto optava pela opção do substrato que permita baixar este valor, 2 questões:

- Qual (ou quais) podem ser os substratos adequados para este fim?

- O efeito terá um tempo limitado, alguma ideia de quanto poderá ser este tempo?

Obrigado.

Publicado:

Substratos argilosos são a melhor escolha para o efeito pretendido. Tens desde akadama até substratos próprios para plantados ou para camarões, a escolha terá que ser de acordo com o teu bolso ;)

Os troncos também ajudam a baixar o ph tal como usar folhas secas de carvalhos. Mas o mais importante é manteres depois um valor estável, as flutuações de ph são prejudiciais aos peixes. Normalmente os aquários maturados mantém ph mais baixos devido à matéria orgânica retida nos substratos.

• Votar + 2
Publicado:

Substratos argilosos são a melhor escolha para o efeito pretendido. Tens desde akadama até substratos próprios para plantados ou para camarões, a escolha terá que ser de acordo com o teu bolso ;)

Os troncos também ajudam a baixar o ph tal como usar folhas secas de carvalhos. Mas o mais importante é manteres depois um valor estável, as flutuações de ph são prejudiciais aos peixes. Normalmente os aquários maturados mantém ph mais baixos devido à matéria orgânica retida nos substratos.

Subscrevo na integra!

Publicado: (editado)

Obrigado pelas indicações. Vou então optar por akadama para substrato.

Uma dúvida que tenho é, após o aquário ter estabilizado o pH (espera-se que com valores mais baixos que o inicial), será aconselhável fazer TPA's com água da torneira que tem um pH substancialmente mais elevado? Suponho que pelo menos deverão ser feitas com pouca quantidade de cada vez, certo?

Obrigado uma vez mais pela ajuda.

Editado por pedrompinto
Publicado:

Obrigado pelas indicações. Vou então optar por akadama para substrato.

Uma dúvida que tenho é, após o aquário ter estabilizado o pH (espera-se que com valores mais baixos que o inicial), será aconselhável fazer TPA's com água da torneira que tem um pH substancialmente mais elevado? Suponho que pelo menos deverão ser feitas com pouca quantidade de cada vez, certo?

Obrigado uma vez mais pela ajuda.

Boas, não te aconselho akadama, coloca antes algo próprio para aquários, tens JBL manado, H.E.L.P, estas marcas são baratas e bem melhores que akadama, depois tens as topo de gama, mas para o que tu queres as duas primeiras são boas opções.

• Votar + 1
  • 3 semanas depois...
Publicado:

Boas Pedro,

Já te decidiste em relação ao substrato? ou já tens o montagem toda feita e não queres dizer ao pessoal?! :tapfoot:

Vai actualizando, vou acompanhar! ;)

Cumps,

Publicado:

Olha, no meu há:

Power Sand

Tropica Plant Growth

Tropica Aquarium Soil

Elos Terra Brown

Akadama

Gravilha vulcânica

H E L P Shrimp

JBL Manado

Acho que não falhei nada😑

Toda esta mistura teve as suas razões.

Obviamente que não é uma bitola, mas é uma prova que por vezes um pouco de invenção também pode resultar.

• Votar + 1
Publicado:

Boas,

Em princípio vou optar pela akadama, parece-me ser uma boa opção em termos qualidade/preço para o que pretendo.

No entanto, aceitam-se (mais) sugestões. :discuss_gathering:

Ainda não tive disponibilidade para avançar, mas quando houver progressos, mantenho-os informados. :smile2:

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!