Temperatura elevada?


Recommended Posts

Boas...

 

zeneo, a primeira foto que dispuzeste, não conheço o sistema, mas parece-me claramente um dos mais simples em em que a agua circula num circuito fechado, entre a bomba/dissipador (aquela coisa preta) e o radiador (a outra coisa :)).

O outro caso é claramente um dos sistemas de Watercooling para pcs dos mais usados em que até a bomba é uma Eheim (esta marca fabrica bombas de agua para aquarios e outros usos tambem incluindo Watercooling para pcs).

 

Para quem esteja interessado em criar sistemas deste genero de refrigeração, basta comprar uma bomba, pode ser para aquariofilia ou para Watercoonling (Sendo que a para Watercooling sai um pouco mais cara), caso a bomba seja submergivel é só coloca-la dentro do aquario, caso não seja terão de ligar uma tubagem entre esta e o aquario, e ligar a bomba a um radiador (Há radiadores muito bons que até dispensam o uso de ventoinhas tornando o sistema totalmente silencioso) de seguida é só por outra tubagem do radiador até ao aquario.

 

Fica qualquer coisa deste genero:

 

wc1dn.jpg

 

Se alguem estiver interessado nesse tipo de metodo, não hesitem em me contactar para vos dar alguma orientação suplementar :shock:

Procuro pessoal do Sotavento algarvio para troca de material de aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...) (Há radiadores muito bons que até dispensam o uso de ventoinhas tornando o sistema totalmente silencioso) de seguida é só por outra tubagem do radiador até ao aquario.

A não utilização da ventoinha acontece ao arrefecermos uma CPU, que está a temperaturas superiores ás do ambiente.

 

No caso do aquario, cuja temperatura que queremos eliminar não se deve ao calor produzido pela resistencia (termostato, como aqui lhe chamam), mas sim ao calor fornecido pelo ambiente, essa solução nunca resulta.

 

Isto porque o radiador (permutador de calor) apenas dissipa calor se a temperatura externa for inferior á do líquido no interior.

Como o nosso problema é justamente o calor ambiente, com o uso do radioador sem ventilação apenas o iremos agravar, pois vamos aumentar a superficie exposta ao ambiente.

 

 

Á semelhança dos automoveis, que têm sempre uma ventoinha associada ao radiador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a utilização de um watercooling de pc com ou sem ventoinha tem dois problemas:

 

1- os radiadores são tipicamente feitos em aluminio ou cobre! = bad idea

 

2- a agua passa dentro de um radiador fechado cá fora...e portanto como num radidador fechado nao vai existir evaporação...e se o ar ca fora estiver mais quente que o aquario, so vao estar a piorar a situação!

 

 

Como funciona a evaporação para tirar temperatura do aquario.

 

A temperatura de passagem da agua de liquido para gasoso é 100ºC (a pressão normal) e existe tambem a energia de vaporização que é bastante elevada, como se pode ver pelo gráfico seguinte:

 

pha1.gif

 

ou seja 1 molécula de agua tem de ter toda esta energia para passar a vapor. Só que pelo efeito de pressão de vapor pode existir evaporação mesmo sem essas condições, nessa altura as moléculas de agua roubam energia a moléculas vizinhas arrefecendo-as e muito! a passagem de 1 molécula de agua que estivesse a 30 graus celsius para vapor é o suficiente para baixar a temperatura de 609 moleculas de 1 grau!

 

ora estando dentro de um radiador fechado isso nunca vai acontecer! apenas se vai transmitir energia por convecção até as temperaturas estarem iguais, o que nao é o objectivo.

 

Quanto aos waterchilhhers...se reparares no preço, o mais pequeno custa 6 prestações de 200 reais...e mais o transporte e etc. Em Portugal é possivel comprar chillers...mas são caros!

 

Vantagens das ventoinhas:

 

-baratas

-regulaveis

-podem-se acrescentar mais e portanto melhores resultados

-podem ser ligadas a um termostato (dá mais trabalho)

 

desvantagens:

 

-fazem barulho

-evaporam muita agua (a melhor agua de reposição deverá ser de osmose, destilada, etc ou convem fazer mudas de agua mais frequentes para nao existir acumulação de sais.)

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- os radiadores são tipicamente feitos em aluminio ou cobre!  = bad idea

 

Ainda não me tinha apercebido dessa situação, mas até é bom para as plantas um pouco de ferrite :lol:

 

Quanto ao 2º ponto, se bem percebi, quanto mais agua evaporar mais fria vai ficar?

 

Acho o melhor sistema aquele das couverts de gelo azuis, roubam-se alguns graus facilmente sem muito trabalho e sem chatear muito os peixes.

Procuro pessoal do Sotavento algarvio para troca de material de aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ferrite???

 

uma ferrite nao tem nada a ver com cobre ou aluminio...

 

a existencia de cobre e de aluminio vai criar isso sim oxido de cobre ou oxido de aluminio nenhum dos dois muito aconselhados para os peixes!

 

o problema das couvettes é que so baixa quando as metes lá...o que durante a semana ás horas de maior calor é capaz de ser um pouco impossivel para quem trabalha!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois ferrite vem de ferro...

 

Eu n percebo nada de quimica, sou mais homem das fisicas :?

 

Eu por exemplo no aquario que tenho no quarto, meti 2 couverts á uns dias atraz á meia noite +/- e ás 10 quando me levantei o aquario ainda estava 2 graus abaixo, coisa que nos outros dias sem couverts não se verificava.

Procuro pessoal do Sotavento algarvio para troca de material de aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como as mudanças de estado são um fenómeno fisico e não quimico, devias perceber, observando o gráfico, que ha muito mais energia que é retirada pela vaporização de 1 molécula do que pela passagem de 1 molécula de solido a liquido e pelo seu aquecimento é portanto mais eficiente.

Para além disso é um fenomeno constante e não apenas enquanto a couvette ou o recipiente com liquido de refrigeração ainda está frio.

Dá trabalho todos os dias andar a meter e a tirar couvettes do congelador...e a parte de maior calor é mesmo de dia...e nao durante a noite. Crias zonas frias e quentes no aquario...etc..etc

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.