João Ramalhete Publicado Fevereiro 14, 2016 Publicado Fevereiro 14, 2016 Boas Depois de muitos anos voltei a este maravilhoso hobby por vontade e por pressões matrimonias... hehehe Então vamos lá ao que interessa: Primeiro fiz uma pesquisa de imagens e videos para me servir de inspiração. Encontrei esta imagem que me serviu de inspiração. Decidi então partir daqui e colocar mãos à obra: Material adquirido Aquário 60x30x36 e marcação de quadrado 36x36 para servir de guia na decoração Esterilização das canas depois de lavadas Isolamento com silicone - Usei o branco para conseguir ver onde o ponho com mais nitidez Colei as canas com silicone ao fundo do aquário e usei fita cola em cima para as manter orientadas durante a secagem Agora o setup: MaterialAquário Do!Aqua 60 cm * 30 cm * 36 cm - 63LFiltro Cascata Eheim Liberty 130 - 570 L/HTermostato Eheim 75W - 25ºIluminação - Maswas HD light 30W HardscapeSubstrato fértil - JBL Aquabasis plusSubstrato não fértil - Aqua gro soilCanas com 1,5cm de diamêtro coladas ao fundo com siliconeParâmetros - com 9 dias de existenciaAmónia (NH4) - 0 mg/LNitratos (NO3) - 10 mg/LNitritos (NO2) - 0 mg/LpH - 6Kh - 60ppm Gh - 16ppmPlantas Fundo: Monte carlo 2º plano: Lindernia rotundifolia Hemianthus micranthemoides 3º plano: Valisnéria nana PeixesAinda não escolhidos devido ao ciclo Camarões 10 Caridinas Amano Condicionadores Seachem stability - Apenas colocado com àgua nova Seachem Prime - Apenas colocado com àgua nova CO2 Tropica Plant Growth system 60 Fertilização - Início TPA - 30 Litros duas vezes por semanaTropica Plant growth specialized fertilizer - 3 bombadas duas vezes por semana Seachem Flourish comprehensive - Não sei se hei-de usar com os camarões Eis a montagem final sem camarões: Em seguida veio a epidemia de algas como me disseram: E a espuma: E então coloquei os camarões Amano para limpar o aquário, mas não sei se assim vai lá: Estou a tentar fazer as coisas certas, mas com tanta informação e opiniões, sinceramente, ando um pouco perdido. Se me pudessem ajudar agradecia imenso. E já agora espero que tenham gostado... Fiquem bem 1 Citar
Pedro Leitão Publicado: Fevereiro 14, 2016 Publicado: Fevereiro 14, 2016 A minha experiência é muito curta, mas posso te dizer que a ideia e excepcional. Muitos parabens, está a ficar muito giro. Cumprimentos Pedro Leitao Citar
Bringer Publicado: Fevereiro 14, 2016 Publicado: Fevereiro 14, 2016 Olá, Gosto do projecto. Esse sistema de CO2 é capaz de ser franco para a Montecarlo. Vamos ver... Cumps José Citar
João Ramalhete Publicado: Fevereiro 15, 2016 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2016 Muito obrigado. A ver vamos sim... Só comecei a fertilizar com nutrientes este sábado. Disseram-me que o substrato Aqua gro soil é fraco em termos de nutrientes. A Montecarlo pegou mas parece que não está a crescer com a força devida. Por acaso não têm uma dica relativamente à praga de micro algas. Já tenho: - 10 SAEs - Já fertilizo com o Tropica Plant growth specialized fertilizer (fosfato) - E faço TPA de 50% 2x por semana Se também me quiserem sugerir peixinhos para depois desta fase estejam à vontade Fiquem bem Citar
João Ramalhete Publicado: Fevereiro 15, 2016 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2016 Não é SAE desculpem, são caridinas japonicas. Citar
Kundstregan Publicado: Fevereiro 15, 2016 Publicado: Fevereiro 15, 2016 (editado) Só uma questão...Esse silicone que usaste é próprio de aquários ou é o normal "cola e veda"? É que se for o tradicional.... Abraços Editado Fevereiro 15, 2016 por Kundstregan Citar
AndrePeixoto Publicado: Fevereiro 15, 2016 Publicado: Fevereiro 15, 2016 O trex da soudal pode ser usado em aquários sem qqr problema e é muito melhor que esse dito para aquários. Existe o t rex cristal que debaixo de água mal se vê Citar
João Ramalhete Publicado: Fevereiro 15, 2016 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2016 É o silicone para vidros SOUDAL neutra. Citar
Kundstregan Publicado: Fevereiro 15, 2016 Publicado: Fevereiro 15, 2016 Então siga para bingo que o aquário está com bom aspecto. Parabéns. Citar
Inácio Sanches Publicado: Fevereiro 15, 2016 Publicado: Fevereiro 15, 2016 (editado) Está muito fixe, podias era ter posto canas mais finas no fundo, para dar mais profundidade. Aí ficavam bem peixes "lentos" , tipo colisas, betta, Ramirezis. Que passem muito tempo a explorar. Editado Fevereiro 15, 2016 por ignace Citar
memphis4 Publicado: Fevereiro 15, 2016 Publicado: Fevereiro 15, 2016 Antes de mais excelente projeto, acho que vai ficar muito bem. Eu colocaria um fundo no aquário, colado por fora, acho que ajuda a concentrar mais a luz no interior do aquário e também esconder filtro e fios elétricos. Tenho boa experiência com ancistrus no que toca a algas, embora algumas delas só desapareçam após algumas semanas de montagem - evita uso de químicos para as eliminar. Concordo com o Ignace no que diz respeito aos peixes "lentos", embora sou mais adepto dos cardumes - um simples cardume de neons ficava espetacular nesse layout - mas são gostos e cada um faz como prefere. Bom trabalho Citar
João Ramalhete Publicado: Fevereiro 15, 2016 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2016 Obrigado pelos incentivos e dicas Ignace, também pensei nisso, por isso coloquei as valisnéria nana no fundo como na imagem modelo. Neste momento tive que as cortar por causa das algas Memphis4, um fundo branco como está na imagem por onde me guiei deve ficar bacano, apesar de não ser muito comum. Posso sempre testar quando colocar todos os peixes... A minha ideia também é colocar peixes pequenos para o aquário parecer maior. Fiquem bem Citar
Pomba Publicado: Fevereiro 15, 2016 Publicado: Fevereiro 15, 2016 Boas! Bom projecto! Concordo com a colocação de um fundo. ...preto é o meu preferido. .... Citar
AndrePeixoto Publicado: Fevereiro 15, 2016 Publicado: Fevereiro 15, 2016 Com essa floresta de bambu tens de meter aí corys panda Citar
memphis4 Publicado: Fevereiro 17, 2016 Publicado: Fevereiro 17, 2016 Vai fazendo e coloca fotos. Acho que aqui no fórum nunca vi um aquário com esse layout e pode ficar como exemplo para outros seguirem. Tem tudo para ficar exemplar. Bom trabalho! Citar
João Ramalhete Publicado: Fevereiro 17, 2016 Autor Publicado: Fevereiro 17, 2016 Neste momento estou a combater uma praga de algas. Este sábado vou colocar uma par de SAEs para ver se erradico de vez a coisa. Algumas plantas já se estão a ressentir por causa das algas. AndrePeixote, 6 corys panda estão na minha desde o início Memphis4 a seguir de limpo vou colocar fotos na parte do Aquascaping. Obrigado Citar
Bringer Publicado: Fevereiro 17, 2016 Publicado: Fevereiro 17, 2016 Olá, O truque não é comprar SAEs para combater as algas, mas tentrar saber a razão destas. Em todo o caso acho que era preferível Seachem Excel. Estás a encher a campânula até onde? Cumps José Citar
João Ramalhete Publicado: Fevereiro 18, 2016 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2016 Aquele que tenho é o flourish comprehensive, não diz excel. É a mesma coisa? Estou a encher o aquario até a cima mesmo. A fertilização é o specialized growth da Tropica. Tenho que colocar um poste nas pragas com uma foto actualizada. Obrigado Citar
Bringer Publicado: Fevereiro 18, 2016 Publicado: Fevereiro 18, 2016 Eu perguntei até onde enchias a campânula com CO2. O Excel é carbono líquido com a particularidade de atacar as algas. Citar
João Ramalhete Publicado: Fevereiro 19, 2016 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2016 Atesto sempre, todos os dias... Citar
Bringer Publicado: Fevereiro 19, 2016 Publicado: Fevereiro 19, 2016 Eu tenho um aquário com difusor de cerâmica e outro com esse sistema. No meu caso, como tenho fauna e plantas de fácil e média exigência, encho até meio. No teu caso acho que fazes bem em atestar. A campânula vaza completamente até final do dia? Citar
Hercilio Publicado: Fevereiro 19, 2016 Publicado: Fevereiro 19, 2016 Parabens, colega... seu aquario é lindo.Até me deu vonta de de pegar um dos meus e fazer igual ao seu, heheheheEspero q seu aquario sempre cresça firme e forte. Citar
João Ramalhete Publicado: Fevereiro 21, 2016 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2016 A campânula vaza num dia. Tenho que enche-la de manha todos os dias. Obrigado tb espero que sim. Citar
Nuxeman Publicado: Fevereiro 23, 2016 Publicado: Fevereiro 23, 2016 Adorei a ideia para o aquário! Parabéns! Está a ficar espectacular! Se puderes mais imagens mais recentes para ver como ficou agradecia meter mais* Citar
Miguel Simões Publicado: Março 14, 2016 Publicado: Março 14, 2016 Olá João, Conseguiste dar cabo dessas algas? com o tempo que entretanto já passou penso que já não devem existir no aqua. Já merecíamos uma foto de actualização para ver a evolução dessa maravilha! Vai dando notícias. Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
Recommended Posts