Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal , a quase uma semana encontrei uns caracóis muito pequenos que o formato se assemelha aos ovos das neritinas (tipo lapa mas meio oval e praticamente transparente ) , andei a pesquisar e pelas fotos na net confirmei que sao larvas de neritinas apenas contei umas 5 pelo menos, que pelo menos a uma semana andam a passear pelos vidros do aqua , pois no areao ou nas plantas não as consigo ver , ja tinha tido muitas neritinas porem ovos e em grandes quantidades , mas nunca deram nada e ate se tornaram difíceis de retirar , sei que apenas em agua salobra é possível ter sucesso , mas ja alguém teve larvas de neritina ? em agua doce quanto tempo aguentaram ?

cumps

Editado por DarkFish
Publicado:

Boas,

Não serão mesmo lapas? É muito comum aparecerem em aquários, desde que a qualidade da água seja boa.

Procura por Ancylus sp., Anisancylus sp. e/ou Ferrisia sp. Há alguns muito pequenos e com o formato que descreves (ovais, tipo lapa e quase transparentes).

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Publicado:

Apenas tenho planorbis , e physas sp que com aquele tamanho já são distintos e consegue-se identificar , estas larvas tem o mesmo formato que os ovos das neritinas , 2 sao maiores e depois vi outras 3 mas mais pequenas devem ter 2/3 mm no vidro frontal da bem para ver a comer as algas , mas nao sei se consigo tirar foto de modo que seja perceptível ...

Publicado:

Boas,

Não serão mesmo lapas? É muito comum aparecerem em aquários, desde que a qualidade da água seja boa.

Procura por Ancylus sp., Anisancylus sp. e/ou Ferrisia sp. Há alguns muito pequenos e com o formato que descreves (ovais, tipo lapa e quase transparentes).

Cumps.

as larvas são muito parecidas , mas não tenho nenhuma lapa no aquário e nao adicionei nada recentemente que pode-se levar ao aparecimento de lapas , e as larvas de neritina também sao muito parecidas , se calhar é aguardar e ver sobrevivem e ver o desenvolvimento ...

Publicado:

Boas,

Eu também nunca introduzi essas lapas... e tenho-as nos aquários. O tamanho em adultas é mesmo esse: 2/3mm.

Infelizmente não conheço nenhum caso de eclosão de ovos de neritina em aquários de água doce. :sorry:

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Publicado:

Boas

Eu também estou mais virado para o que o José diz.

Já tive neritinas e nunca nasceu nada,apenas ficam os ovos rijos e dificeis de retirar e também nunca ouvi que alguém conseguiu em água doce.

Essas Lapas costumam aparecer nos meus aquários todos ou quase todos.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Publicado:

Não consegues mandar fotos?

(tipo lapa mas meio oval e praticamente transparente )

Não é por mal, mas acho que é uma lapa, mas envia fotos para vermos, só uma pergunta, talvez estúpida, tens mollys no aqua e ou tenhas acrescentado sal ao mesmo, a agua tem que estar bem salobra para a reprodução das mesmas mas... :/

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena

bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown

:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color

• 1 mês depois...
Publicado:

Já há muito que não vinha ao fórum, mas não podia deixar de esclarecer este assunto.

O que descreves são mesmo lapas como as que já mencionaram aqui e já serão adultas com esse tamanho, e não, não é preciso introduzir nada novo no aquário para aparecerem, os seus ovos. Aguentam muito tempo sem ecludir.

Os ovos que dizes já teres tido, rijos e difíceis de retirar, na verdade é uma cápsula com vários ovos, que sim, eclodem em água doce. As larvas são quase imperceptíveis a olho nu e nascem no forma de natação livre, tipo as dáfnias e ainda sobrevivem uns dias em água doce.

Espero ter ajudado

bannerShrimpscaping.jpg

Publicado:

Se me arranjares umas pedras com esses ovos agarrados agradecia que irei tentar cria-los fazendo a passagem de água doce para salobra e depois para salgada e repetir o processo novamente.