Lapas - Qual o nome ciêntifico?


passinhas

Recommended Posts

Tenho duas lapas no meu aquário já há alguns anos. Ultimamente parece existir entre as duas um ritual de acasalamento. No entanto tenho procurado e não consigo descubrir o nome ciêntifico da espécie para tentar conhecer os seus hábitos.

 

 

Lapas.jpg

 

Se alguém souber o nome ciêntifico agredeço resposta, uma vez que surgiram alguns ovos nos vidros do aqua e julgo serem desta espécie.

 

Obrigado a todos.

 

António Passinhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podes consultar o site http://www.loaches.com/hillstream_intro.html, particularmente o artigo I've Got Baby Suckers (Psuedogastromyzon Cheni), que te poderá fornecer alguns indícios.

Se eles reproduzirem, candidato-me já a parte da descêndencia! :wink:

Boa sorte!

 

Cumprimentos,

Luís

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

passinhas: A que temperatura os manténs? Nunca adquiri nenhum exemplar desse género, porque normalmente se aponta para temperaturas máximas de 25º. Apesar de já ter verificado no link do MotarSolitário que há quem os mantenha, aparentemente, sem problemas a 28º.

 

Labeo Bicolor: Estás a falar só no teu ou também nos dois da imagem? É que vendo por baixo não é o suficiente para um identificação correcta. As semalhanças são demasiado grandes.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou a falar do meu e dos da imagem!!

Pois apesar da semelhança, os que o Domingos Leitão disse, são um bocadinho diferentes vistos de baixo e muito diferentes vistos de cima!

Quanto à temperatura, eu tenho-os a 27,5 º e ela não se queixa!

A mim venderam-ma como sendo "Borboleta Chinesa" já alguem ouvio falar deste nome?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então foi isso!

Mas porque nas lojas não têm a denominação ciêntifica para ajudar na busca da espécie? Por exemplo, eu demorei montes de tempo a encontrar a espécie da suposta "borboleta chinesa" porque pesquisei por isso e nada aparecia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os que o Domingos Leitão disse, são um bocadinho diferentes vistos de baixo e muito diferentes vistos de cima!

Atenção que o Domingos estava-se a referir ao género Gastromyzon e não a uma espécie em concreto!

 

O peixe que é conhecido como Beaufortia leveretti, é um dos vários peixes do género Gastromyzon.

Logo tal como o Domingos salientou no inicio e como eu repeti mais tarde, é praticamente impossível conseguir identificar o peixe em causa, através das imagens do ventre. Tanto pode ser, como pode não ser um Beaufortia leveretti, até novas imagens a dúvida mantém-se.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos:

TubarãoVerde, Labeo Bicolor, MotarSolitario, Esgalha e Domingos Leitão (espero não me ter esquecido de nenhum).

 

Realmente parace-me que são Beaufortia leveretti, uma vez que os padrões coincidem.

 

http://aquavisie.retry.org/Database/Vissen...6lr%3D%26sa%3DG.

 

Tubarão Verde, o teu artigo foi muito útil e palpita-me que teremos descedências, obviamente não me irei esquecer de vocês...

 

Labeo Bicolor eu mantenho as minhas a 25.º C e até agora (cerca de 2 anos) têm mostrado ser felizes.

 

Assim que conseguir coloco fotos com vista do dorso, como sabem nã é facil.

 

Mais uma vez muito obrigado a todos.

 

Saudações aquariófilas

 

António Passinhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais