pribeiro Publicado Janeiro 25, 2016 Publicado Janeiro 25, 2016 (editado) Boas Alguem já se debateu com este problema de uma pelicula esbranquiçada á superficie, que teima em não sair mesmo com mais do que suficiente agitação de água á superficie? Cmpts Paulo Ribeiro Editado Fevereiro 13, 2016 por Vera Santos No Dragão mora o Campeão
cyclonix Publicado: Janeiro 25, 2016 Publicado: Janeiro 25, 2016 Mete um skimmer que isso desaparece tudo. A pelicula não faz mal aos peixes. Miguel
pribeiro Publicado: Janeiro 25, 2016 Autor Publicado: Janeiro 25, 2016 Boas Pois, eu sei que não faz mal, mas é "muita feia". Aconselhas algum skimmer? Aqua de 300 litros. Cmpts No Dragão mora o Campeão
jhlbjp Publicado: Janeiro 25, 2016 Publicado: Janeiro 25, 2016 Bom dia, Tenho um aqua com a mesma litragem. Resolvi esse problemas com um Skimmer. Visto e revisto aqui no forum com um dos melhores na relação qualidade/preço. Desculpem a publicidade, mas pode encontrar no ebay ou outra loja qualquer, é so mesmo para ver qual o modelo: http://www.solaqua.net/epages/3311-141118.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Products/OdysseaClean100
pribeiro Publicado: Janeiro 25, 2016 Autor Publicado: Janeiro 25, 2016 Boas Obg pela sugestão, vou ver então o skimmer. Cmpts No Dragão mora o Campeão
S.S. Publicado: Janeiro 26, 2016 Publicado: Janeiro 26, 2016 Se tiveres filtro externo vê o top clean da jbl. Serve como inflow e faz de skimmer. Tapaquê?!? OTS - "OscarLand" 400lts
pribeiro Publicado: Janeiro 26, 2016 Autor Publicado: Janeiro 26, 2016 Tenho dois eheim, um 2213 e um professional 3e No Dragão mora o Campeão
Paulo F. Soares Publicado: Janeiro 26, 2016 Publicado: Janeiro 26, 2016 (editado) Bom dia, Tapar o sol com a peneira não é solução. É esconder/ocultar/evitar o problema- Qual a causa da agua aparecer assim? Mete o Skimmer e o problema continua lá. Cumprimentos, Editado Janeiro 26, 2016 por PAFS Paulo Soares AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares
jhlbjp Publicado: Janeiro 26, 2016 Publicado: Janeiro 26, 2016 A origem da película é nada mais que gordura da alimentação que se aloja na superfície, assim como pequenos detritos que acabam por boiar... Nada de preocupante, mas que acaba por dificultar a penetração da luz, atrapalhando principalmente os aqua plantados.
Paulo F. Soares Publicado: Janeiro 26, 2016 Publicado: Janeiro 26, 2016 Então deveria rever o tipo de alimentação e ou quantidade. Já dos detritos não estou a ver que tipo possa ser.. Paulo Soares AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares
jhlbjp Publicado: Janeiro 26, 2016 Publicado: Janeiro 26, 2016 Se o aqua for plantado, as plantas libertam microorganismos que sobem à superficie. Exemplo simples: Experimente podar as plantas do aquário e colocar as mesmas num tupperware com água do aquário a boiar no aqua por 2/3 dias, apenas para manter a temperatura e as podas não morrerem. Ao fim dos 2/3 dias, retire as plantas e veja como fica a água no tupperware... Cheia de detritos que as plantas vão libertando. Alguns ficam no fundo, outros na superfície.
Paulo F. Soares Publicado: Janeiro 26, 2016 Publicado: Janeiro 26, 2016 E para que serve a filtragem então? Paulo Soares AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares
pribeiro Publicado: Janeiro 27, 2016 Autor Publicado: Janeiro 27, 2016 Boas O aquario é plantado sim, a alimentação é a mesma há muito tempo, portanto não houve nenhum tipo de mudança significativa. Os filtros chegam para o aquário por isso, será que serão bactérias mortas? Só que quem teve este tipo de problema aumentando o caudal á superficie resolveu, e o meu tá dificil. Quando faço as TPAs desaparece por 1, 2 dias e depois volta. Cmpts No Dragão mora o Campeão
Paulo F. Soares Publicado: Janeiro 27, 2016 Publicado: Janeiro 27, 2016 Onde está o teu aquario para ver o set up completo? Paulo Soares AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares
pribeiro Publicado: Janeiro 27, 2016 Autor Publicado: Janeiro 27, 2016 Boas Não tenho fotos nesta altura, depois coloco. No Dragão mora o Campeão
Paulo F. Soares Publicado: Janeiro 27, 2016 Publicado: Janeiro 27, 2016 "Set Up" Paulo.. Set up. As fotos complementam mas a descrição exacta de todo o Set Up e rotinas de manutenção é fundamental para se tentar perceber a origem do problema. Bacterias não é fica descansado. Tira isso da equação. E há de ser algo facil. E tambem não concordo que seja da comida. Cumprimentos, Paulo Soares AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares
Paulo F. Soares Publicado: Janeiro 27, 2016 Publicado: Janeiro 27, 2016 Mas posso ir adiantando alguma coisa depois tiras as tuas conclusôes. Quanto a mim esses problemas só têm origem ou no filtro ou no substrato. Esse biofilme que aparece na agua ou é material orgãnico em decomposição e claro está não se mistura com a agua ou o filtro tem que ser bem revisto. As tpa´s como disses-te escamoteam o problema com a entrada de agua nova mas a decomposição mantendo-se vai continuar e volta a aparecer ou se o filtro estiver comprometido. O que deves ter aí deve ser daquela que se lhe tocas com os dedos separa-se tipo partir, e depois junta-se novamente, certo? Tanto pode aparecer em aquarios recem instalados como em aquarios ja com algum tempo de vida. (longo) como penso ser o teu caso. De entre muitas causas a perda de corrente / potência do filtro, que já não movimenta bem a superficie da agua e assim não promove as trocas gasosas. Co2 e O2 E isto claro demonstra filtragem insuficiente. Ceramicas e Lã do filtro - manutenção. As cerâmicas do filtro se não forem porosas Q.B ou se não são passadas por agua com frequência ficam colmatadas e acabam por provocar tambem menos filtragem. Até os tubos com sujidade provocam menos corrente de agua. (Fisica - Atrito). Excesso de material orgânico. Isto é claro não carece de grandes explicações. Quanto a mim eu faria: Tirava parte de agua do aquario e metia num aqua á parte com os peixes. Rever todo o filtro. (salvaguardar a agua que lá tem dentro nao deitar fora) Passar bem as ceramicas por essa agua e tirar o acumulado. Lâ nova. Lavar bem o resto do filtro. cabeça, mangueiras e tubos. Possibilidade de encurtar o comprimento das mangueiras elevando o filtro. Menos comprimento de subida de agua , igual a menor esforço do rotor, mais movimentação da agua. Rever colocação do Inflow. Pode estar aí um serio erro que não promove boa circulação. Sifonar bem o fundo do aquario. (isto é fundamental) Uma limpeza rigorosa. No fim uma TPA de 60%. Voltar a introduzir os peixes apenas no dia seguinte. Acredito que ficas com o problema resolvido e é menos uma tralha dentro do aquario, que seria o Skimmer. O Skimmer em definitivo não é solução. É encobrir o problema. Se o problema regressar então aí sim talvez tenhas razão e tens um problema bacterilógico. Focos bacterianos que ficam em suspensão e aí sim requer tratamento. Um filtro UV temporário por uma semana ou duas. Mas o UV cura.. não encobre. De que adianta meter um Skimmer se o problema for o filtro ou o substrato. O problema vai continuar lá. Era a isto que pretendia chegar desde inicio. Alias.. devo dizer-vos que gosto do Skimmer sobretudo para recolher os restos de plantas das podas. Sobretudo quando podo a Eleocharis ou algum musgo!!! Fica o aquario limpo num instante. Quando vou podar agarro no Skimmer e viro-o ao contrário. Numa mão a tesoura e na outra o Skimmer virado ao contrario a sugar logo o que corto. Não se espalha nada pelo aquario. Cumprimentos a todos. Paulo Soares AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares
pribeiro Publicado: Janeiro 28, 2016 Autor Publicado: Janeiro 28, 2016 (editado) Boas [/url]">http:// Aquário 300L Iluminação T5 125w 9h diarias Filtros: eheim 2213 + eheim professional e 2076 termostato 300w Fauna: 2 Discus (vão entrar mais 2) , 10 neons, 5 neons negros, 1 casal ramirezis, 3 Tetras imperador, 2 Crosocheilus, 5 Ancistrus, 3 Hemmigramus. Flora: Fetos de Java, Anubias, Heterantheras, Egerias, 2 Echinodorus, 3 Cryptocorine, Staurogyne, Bolbytis, Nymphoides. Trocas de água de 25 a 30% a cada 8/10 dias com aspiração do fundo. Os filtros foram limpos, respectivamente a 15 de janeiro e a 28 de Dezembro com troca de lãs. Cmpts Editado Janeiro 28, 2016 por pribeiro No Dragão mora o Campeão
Recommended Posts