Rui M. Publicado Janeiro 19, 2016 Publicado Janeiro 19, 2016 (editado) Boa tarde caros companheiros da aquariofilia... sou um menino nestas andanças, mas creio que me bateu forte a aquariofilia e estou completamente apaixonado... eheh Comecei à coisa de um mês com um aquário de 33l de água doce e fria. Entretanto fiquei estúpido com a quantidade de formas, maneiras, e feitios de material que existe e que são necessários... uma vez que a minha dedicação estava a aumetar decidi investir num de 80x30x50 capacidade 90 litros ja com filtro BioBox2 com termóstato. Incluido neste kit que adquiri a bomba de agua que vinha junto, bombeia 310l/h. Alguem me sabe dizer se é suficiente? No meu ver acho que bombeia muito pouco quase não faz caudal... obrigado Editado Janeiro 19, 2016 por Rui M. Citar
jhlbjp Publicado: Janeiro 19, 2016 Publicado: Janeiro 19, 2016 A filtragem do aquario deve ser no mínimo 5x o volume do mesmo. Claro que depende também da fauna que tenha no mesmo e a carga organica que a mesma produz. Deve considerar ainda que a bomba perde rendimento e o caudal que informa na mesma é o máximo que esta atinge, que nunca será o real pois tem as materias filtrantes que obstruem a passagem da água e ainda o "lodo" que se vai acumulando dentro das tubagens e da própria bomba. Eu no meu aqua de 300L, tenho (aproximado mas real) 1800 lph. Não sou adepto das biobox, mas já que a tem, mantenha. Aconselhava adquiri um filtro de mochila ou interno para ajudar à filtragem do aqua. Preferencialmente o de mochila que assim não fica mais equipamento dentro no aquario. Citar
Rui M. Publicado: Janeiro 19, 2016 Autor Publicado: Janeiro 19, 2016 (editado) Obrigda por a dica JH... eu tinha lido algo do género, em que dizia que 2 litros de água tinha de ser bombeados 20x por h... ao que calculei que para os meus 90 litros, precisaria de uma com essas mesmas vezes k a tua tem... colicando uma mais forte até vai ajudar melhor na filtragem correcto? Quanto ao biobox tambem n sou muito adepto simplemnte por ser o biobox2 e o tamanho deixa um pouco a desejar... mas uma vez que ja vinha fixo ao vidro por a aquatlantis tambem não alterei... para uma iniciação creio que será bastante benefico para mim... la mais para a frente qua do eu tornar a casa um oceanario com a minha sogra a boiar onvisto num externo ehehehe Editado Janeiro 19, 2016 por Rui M. Citar
Recommended Posts