Djuganight Publicado: Abril 7, 2016 Autor Publicado: Abril 7, 2016 Em relação às horas, estava a dar 8 horas e passei para 10 horas. Nunca cheguei a dar 12 horas. Fiz pesquisas na net e tudo aponta para entre 10 a 12 horas de luz, apesar de tb achar demasiado, mas julguei que fosse o mais correcto. Está visto que não. Para todos os efeitos as algas surgiram antes de ter aumentado o tempo de luz. Aliás, acho que foi quando meti o co2 de botija é que começaram a aparecer. Em relação ao PDI, eu tenho uma paranóia por fazer as coisas de forma perfeita. Ficarem a 99% para mim é o fim do mundo. Não tem nada a haver com a idade. É mesmo nóia da grossa Citar
Vera Santos Publicado: Abril 7, 2016 Publicado: Abril 7, 2016 Para apimentar a conversa, mas aposto que tu já não queres saber, as oscilações de CO2 são uma das causas do aparecimento de algas. Portanto vê lá se isso está a funcionar direito, que kit de co2 tens aí, está completo, nenhuma peça que ofereça alguma preocupação? É que às tantas, fazes a nova montagem e aparecem novamente as algas, vê lá bem isso. Saudações sportinguistas, Lol. Citar Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
Djuganight Publicado: Abril 8, 2016 Autor Publicado: Abril 8, 2016 Sim, sei que tenho que ter cuidado com as oscilações de co2. Isto está com válvula solenoide e com timer. É constante num ritmo de 4 b/s, aproximadamente. Entretanto isto em blackout deu um pulo do caraças. Sem luz e sem co2 Não vi retrocesso nas algas nestes 2 dias... Uma pergunta, como limpo a cerâmica do difusor de co2? Está toda verde... Citar
Francis79 Publicado: Abril 8, 2016 Publicado: Abril 8, 2016 Limpa com lixivia, tens de a deixar de molho em lixivia com água e depois é só passar bem por água limpa e ta feito Citar
Bringer Publicado: Abril 8, 2016 Publicado: Abril 8, 2016 Eu limpo com ADA Superge. É muito bom. Tive sorte pq comprei muito barato a alguém q largou os plantados. Acho que não deixa de ser uma espécie de lixívia turbinada 😌 4 b/s !!!!???? Ainda por cima com um aquário desse tamanho? Isso está ligado durante quantas horas? Cumps José Citar
Djuganight Publicado: Abril 8, 2016 Autor Publicado: Abril 8, 2016 Está ligado umas 8 horas com 10 de luz. Se der menos do que 4 b/s o drop checker não fica totalmente verde. É capaz de ser muito... Citar
Mendes89 Publicado: Abril 8, 2016 Publicado: Abril 8, 2016 (editado) Meu liga duas horas antes das luz e desliga uma hora antes da luz, logo da me mais horas de co2 do qe luz. 2/3bs mais ou menos por segundo, num aqua de 60l. Teu bastava uma, ligavas uma ou duas horas antes da luz ligar Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk Editado Abril 8, 2016 por Mendes89 Citar [sharedmedia=gallery:images:34838] https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium
Bringer Publicado: Abril 8, 2016 Publicado: Abril 8, 2016 Sinceramente não sei o que pensar. É que mesmo que a circulação fosse má, com um aquário tão pequeno o líquido deveria de ficar verde com uma bolha por segundo. O meu tem 80 litros e fica verde com cerca de uma bolha por segundo; bem talvez sejam umas 70 por minuto. Um dia conto. Só se isso tem tanta luz que as plantas absorvem muito CO2. Vê-las fazer "pearling" ? Vou procurar as fotos para ver onde tens o difusor. Ah! Quanto ao "blackout". Desde que tenho este aquário (cerca de 9 meses), que implementei um blackout entre as 12h30 e as 14h30, aproximadamente. O CO2 desliga e liga uns 30 minutos antes. Manias! Cumprimentos, José Citar
Mendes89 Publicado: Abril 8, 2016 Publicado: Abril 8, 2016 (editado) Meu 12h liga co2, as 14 liga a luz, e tbm deve ser por volta de meia hora qe desliga tbm co2. E vou lá a meio da noite e dropcheker ainda se mantém a verde. Faço podas de 2em 2 semanas praticamente e bolhas e mais bolhas loool 1/2bolhas segundo, e lixado contar loool Cumpts Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk Editado Abril 8, 2016 por Mendes89 Citar [sharedmedia=gallery:images:34838] https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium
Bringer Publicado: Abril 8, 2016 Publicado: Abril 8, 2016 Bem, estive a ver algumas fotos e se eu estivesse no teu lugar - é sempre se eu estivesse no teu lugar, mas tu é que tens de decidir - faria o seguinte: Colocaria o difusor o mais abaixo possível. Mudava o líquido do drop checker e passava-o para a parede direita Regulava as bolhas para duas por segundo. Passadas umas 12 horas vês como está o drop checker. Se está azulado não mexes nas bolhas e pássa-lo para a parede esquerda. Esperas mais uma horas e vês se há alteração. Assim tens uma ideia da circulação do CO2 e se chegam duas bolhas por segundo. Quanto à luz, passa para 8h. Cumprimentos, José Citar
Miguel Simões Publicado: Abril 8, 2016 Publicado: Abril 8, 2016 (editado) Boas, Alguma coisa não está bem com a injecção de Co2......o meu aqua é de 43L tenho 1 bolha a cada 3 segundos durante 7 horas e está verde clarinho, sendo o teu de 27L apostaria em 1 bolha a cada 4 segundos no mínimo. A não ser que tenhas muita movimentação à superficie mas mesmo assim não justifica tanta dissolução de oxigénio... Cumps, Editado Abril 8, 2016 por Miguel Simões Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
Bringer Publicado: Abril 8, 2016 Publicado: Abril 8, 2016 O filtro dele, que é um Aquaclear 20, movimenta muito a água. Acho que também não consegue aproximar muito a saída da cascata com o nível da água. Mesmo regulando a intensidade, talvez movimente demais, embora tenha a esponja no bocal de entrada. Eu no meu, além do externo, tenho um Aquaclear 30. Tenho-o para fazer alguma ondulação à superfície, isto porque tenho o nível da água à altura da saída da cascata. Citar
Miguel Simões Publicado: Abril 8, 2016 Publicado: Abril 8, 2016 O filtro dele, que é um Aquaclear 20, movimenta muito a água. Acho que também não consegue aproximar muito a saída da cascata com o nível da água. Mesmo regulando a intensidade, talvez movimente demais, embora tenha a esponja no bocal de entrada. Eu no meu, além do externo, tenho um Aquaclear 30. Tenho-o para fazer alguma ondulação à superfície, isto porque tenho o nível da água à altura da saída da cascata. Pois não conheço bem esse filtro José, mas foi a única razão que eu achei que lhe dificultasse a presença de Co2........só mesmo com uma boa movimentação, se assim for já se justifica. Mas agora resta-me outra dúvida, será pelo facto do aquário ser completamente fechado em que a entrada de oxigénio não se disperse tão facilmente como nos nossos abertos acumulando-o na coluna e água? ...não sei se me fiz entender! Cumps, Citar Descontinuado: Lost Bay 64L Descontinuado: The Scorpium 43L (By Lusky) Início na Aquariofilia * Criar tópico de ajuda * Colocar fotos no tópico * [Ficha] Peixes * Ciclo do Azoto * Tópicos interessantes * Book dos Aquários * Lista de Plantas para Aquários Low Tech
Djuganight Publicado: Abril 8, 2016 Autor Publicado: Abril 8, 2016 Quanto ao difusor, bem, é um grande mamarracho com 10cm. Tinha-o mesmo encostado ao substrato, portanto o mais baixo possível. Eu ando a pensar comprar um Bazooka que são mais compactos e ficando lá mesmo no fundo quase nem se nota. Para todos os efeitos, o actual difusor está quase por baixo da cascata do filtro. Não sei se significa alguma coisa, mas com o CO2 a bombar o topo do aquário fica completamente cheio e bolhas e um tipo de espuma. É inestético e condiciona uma das mais valias deste aqua que é ser possível ver o ambiente por cima. Quanto ao filtro aquaclear 20, sei que um dos upgrades que se pode fazer é trocar o rotor pelo do aquaclear 30 ou 50, não sei agora precisar. Fica com muito mais circulação, se bem que agora não está mal. Eu tenho que o desligar de manhã e à noite para alimentar a peixarada. O alimento que estou a dar é em pó e com o filtro a funcionar assim que o pó cai na água é disparado para todo o lado. À uns dias que ao desligar, quando volto a ligar ele não liga. Deve estar a ressentir-se de tanto ligar e desligar. Quanto á esponja, ou pré-filtro, já não estou a usar. Descobri que a água só fica cristalina sem este pré-filtro. Cada vez que desligava o filtro deixava de haver sucção como tal todas as impurezas que estavam agarradas ao pré-filtro despendiam-se sujando tudo novamente. Fica sem dúvida melhor sem isto. Quanto aos tempos de co2 e de luz, vou ter que reduzir sim. Aliás já nem sei se valerá a pena meter a calha de led, pois isto em 2 dias de blackout deu um pulo enorme que honestamente já não sei. Já vi a Cuba a fazer pearling numa ocasião mas depois deixou de fazer, mas o feto de java e a anúbia estavam sempre carregados de bolhas por baixo das folhas.... Eu absorvo toda a informação e aconselhamento que me têm dado e tento adaptá-la ao meu caso, pois seguramente que concordam comigo, isto não é de todo uma ciência exacta. Entretanto já comecei a preparar as coisas e neste momento está neste estado. Aquário à lá chinês Citar
Filipe Sampaio Publicado: Abril 8, 2016 Publicado: Abril 8, 2016 Boas Há umas redes em inox para o filtro que são melhores que a esponja. A esponja acaba por retirar caudal ao filtro... Cumps Citar
Djuganight Publicado: Abril 8, 2016 Autor Publicado: Abril 8, 2016 sem dúvda. Mas julgo que só faz sentido se tivermos crias que corram o risco de serem sugadas, o que não é o meu caso. Neste momento já tenho tudo preparado para amanhã jogar mãos à obra, isto se me vierem entregar o substrato e as plantas conforme prometido, pois hoje falharam a entrega... Citar
Fábio.R Publicado: Abril 8, 2016 Publicado: Abril 8, 2016 De que empresa estás a falar que entregam ao sabado? Citar Reborn - https://www.aquariofilia.net/forum/topic/258167-reborn/ The Valley- http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=249960 - Origin - https://www.aquariofilia.net/forum/topic/247144-origin/ Relax - https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259826-relax/
Djuganight Publicado: Abril 8, 2016 Autor Publicado: Abril 8, 2016 Nenhuma entrega mas estes ficaram de entregar para compensar o facto de não terem conseguido entregar hoje como previsto. Citar
Bringer Publicado: Abril 8, 2016 Publicado: Abril 8, 2016 Bem, eu acho que não deves de alterar para um rotor mais potente, a vantagem no teu caso de um Aquaclear 30 seria apenas a quantidade de matéria filtrante. Quanto ao filtro por vezes não ligar após desligares é normal. Isso acontece com o meu. O rotor vai acumulando sugidade. Enquanto roda, não pára, mas depois de parar por vezes não arranca. De vez em quando deves de o limpar. Lembra-te de que deves de encher o filtro antes de voltar a ligar. Citar
Djuganight Publicado: Abril 8, 2016 Autor Publicado: Abril 8, 2016 (editado) Para limpar é só tirar o rotor e limpá-lo ou existe mais algum procedimento? Editado Abril 8, 2016 por Djuganight Citar
Mendes89 Publicado: Abril 9, 2016 Publicado: Abril 9, 2016 Uma escova dentes velha e toca limpar, no buraquinho onde leva o rotor um pincel fino, nas tubagens um escovilhao Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk Citar [sharedmedia=gallery:images:34838] https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium
Bringer Publicado: Abril 9, 2016 Publicado: Abril 9, 2016 Eu por vezes tiro o rotor e passo por água. É só puxar. Como é magnético, é natural que sintas alguma resistência. Antes de o voltares a colocar, liga-o à corrente só para ver se está a funcionar. Se por acaso não estiver, repete a operação porque a culpa é tua🙂 Citar
Djuganight Publicado: Abril 9, 2016 Autor Publicado: Abril 9, 2016 Peças branquinhas depois de um banho de lixívia. Foi só deixá-las de molho durante a noite A reineckii só se aproveitam os caules. Vale a pena? Citar
Fábio.R Publicado: Abril 9, 2016 Publicado: Abril 9, 2016 Valer vale sempre apena mas ela nao vai crescer no teu aquario em condiçoes, devias optar por outra planta Citar Reborn - https://www.aquariofilia.net/forum/topic/258167-reborn/ The Valley- http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=249960 - Origin - https://www.aquariofilia.net/forum/topic/247144-origin/ Relax - https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259826-relax/
Recommended Posts