Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal,

Este é o primeiro tópico que abro neste forum por isso peço desculpa se estiver a falhar com alguma regra.

Tal como referi na minha apresentação, vou me iniciar neste mundo com um aquario de 126L que está a chegar :)

Como devem calcular o orçamento não estica e vou ter que "poupar" em alguma coisa e para já decidi-me pelo móvel.

Ora a questão que tenho é a seguinte, as dimensões do aquario segundo a informação da pessoa que me vai dar são de 90x36x54 e estava a pensar comprar uma mesa Lack no Ikea para o suportar.

A mesa á a seguinte:
http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/00095036/

Acham que "safo-me" com isso ou nem por isso?

Editado por Fabio Jimenez
Publicado:

Boas

Conheço essa mesa e não acho que seja muito sólida além de também ser bastante baixa

Tens alguma sugestão? Como disse, o meu orçamento é curto e não tenho onde por agora o aquario...

Publicado:

E arranjares um estrutura de ferro no olx em segunda mão e depois tapares com contra placado fica com bom ar sai te barato e é o mais forte

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Publicado:

E arranjares um estrutura de ferro no olx em segunda mão e depois tapares com contra placado fica com bom ar sai te barato e é o mais forte

Humm não sei... Acho que fica um pouco inestético... :S

• Votar + 1
Publicado:

És capaz de te safar.... não costumo ser um agarrado à massa, mas para um cubo de 50 que arranjei há uns anos atrás, também tive problema semelhante.

E fui ainda mais poupadinho: comprei uma igual mas só que de 50x50. Está há uns 4 anos com mais de 100L em cima. (cubo de 8mm)

Mas é como tudo, está entalada entre um movel e uma parede e ninguem lhe dá encontrões.

As pernas são suficientes para aguentar o peso, o tampo é que pode não ser. Mas tenho ideia que desde que não o molhes pode ser suficiente.

PauloA :character0050:

Publicado:

Pois, o maior senão é a altura. Uma vez que apenas tem cerca de 50cm e o aquário cerca de 60 não achas que fica um pouco baixo?

PS: assim que começar a montagem vou partilhar o projecto no fórum :)

Publicado:

Fica baixo assim fica... Um estrutura de ferro forrada com contra placado de madeira fica a parecer um móvel como deve ser e fica bonito à vista

• Votar + 1
Publicado: (editado)

Boas,

Eu tenho o meu aquário de 60Lts (60x35x30) em cima de um armário IKEA "Besta" com 120(L)x67(A)x40(P) e penso que o mesmo suportaria um aquário superior, mas de fato um de 126Lts(90cm) poderá ser demais.

Editado por Miguel Oliveira
Publicado:

Se eu meter um aquário de 100 cm em cima de uma estante com 80 acham q vou ter problemas?

Publicado:

Depende da estante , qualidade do material e resistência

Publicado:

Olá Fabio, espero ajudar.

Como tu também o meu orçamento não estica e também optei por um móvel do Ikea.

O meu aquário tem quase as mesmas dimensões: 80x40x40, 120lt.

Considerando o peso provável do mesmo: 100kg de água, 10 kg de areia, o peso dos vidros, tampas, rochas, achei que passaria dos 150 kg e duvidei da capacidade do móvel que, na verdade é feito de cartão prensado e não de madeira maciça.

Fui então ao Aki e mandei cortar uma placa de contraplacado com revestimento branco (custou uns 10 euros) em 3 partes e coloquei na vertical no interior do móvel.

DSC_0342_zpsd9878a94.jpg

Cortei ainda as partes que sobraram e fiz uns pés e um topo para reforçar.

Por fim aparafusei uns L´s de alumínio nos cantos atrás do móvel para evitar que vergue lateralmente. Ah e tive que ajustar as prateleiras, cortando-as à medida, também mas cortaram no Aki. Já o tenho assim há 1 ano e acho que está bem seguro.

Gastei muito pouco dinheiro.

Bom trabalho

Publicado:

Olá Fabio, espero ajudar.

Como tu também o meu orçamento não estica e também optei por um móvel do Ikea.

O meu aquário tem quase as mesmas dimensões: 80x40x40, 120lt.

Considerando o peso provável do mesmo: 100kg de água, 10 kg de areia, o peso dos vidros, tampas, rochas, achei que passaria dos 150 kg e duvidei da capacidade do móvel que, na verdade é feito de cartão prensado e não de madeira maciça.

Fui então ao Aki e mandei cortar uma placa de contraplacado com revestimento branco (custou uns 10 euros) em 3 partes e coloquei na vertical no interior do móvel.

DSC_0342_zpsd9878a94.jpg

Cortei ainda as partes que sobraram e fiz uns pés e um topo para reforçar.

Por fim aparafusei uns L´s de alumínio nos cantos atrás do móvel para evitar que vergue lateralmente. Ah e tive que ajustar as prateleiras, cortando-as à medida, também mas cortaram no Aki. Já o tenho assim há 1 ano e acho que está bem seguro.

Gastei muito pouco dinheiro.

Bom trabalho

Antes de mais, obrigado a todos pelas respostas e peço desculpa pela demora na resposta, mas estava a pensar responder apenas quando já tivesse o meu caso resolvido.

Memphis grande trabalho e originalidade que fizeste aí.

Ainda não arranjei solução para o meu problema, fui ao ikea e não encontrei nada, procurei no olx e também n encontrei...

Estou com um problema bicudo aqui... Amanhã ou depois vêem me trazer o aquário a casa e não tenho onde o colocar...

Publicado:

Boa noite Fabio, eu tenho dois aquários ambos de 60 litros em cima de um móvel do ikea com dá para ver na imagem e até hoje nenhum problema. fb497f3a75689f78d56d602665ef5e09.jpg

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD

Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Publicado:

Boa noite Fabio, eu tenho dois aquários ambos de 60 litros em cima de um móvel do ikea com dá para ver na imagem e até hoje nenhum problema. fb497f3a75689f78d56d602665ef5e09.jpg

Gostei muito dessa ideia, e se calhar vou optar por essa solução.

Mas isso só tem 77cm certo?

O meu aqua tem 91 cm, teria de comprar duas certo?

• Votar + 1
Publicado:

Este móvel tem 1,47mt, chega perfeitamente. ;)

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD

Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Publicado:

Este móvel tem 1,47mt, chega perfeitamente. ;)

Já vi :) pensava que isso eram dois módulos destes: http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/40275813/

Mas esse é: http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/20275885/#/50278482

Obrigado pela ideia, acho que vou optar por essa solução mesmo...