Escalares - 2 perguntas!


Visitante

Recommended Posts

Viva!

 

Perguntas sobre Escalares:

1. Como distinguir os machos das femeas?

2. Como saber quando é que a femea está quase a por uma postura?

 

(se pudessem responder através de imagens seria excelente, mas já não peço tanto!) :roll:

 

Obrigado a todos

 

Evolute

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Distinguir o macho da femea, eu nao arrisco a dizer nada.... isso e' tema para 100000 posts seguidos... eu faço-o so' de olhar....

Quanto ao saber se estao prontos a desovar, têm os orgaos sexuais mais dilatados e de fora... e' muito facil de ver.

Abraco

 

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que sei, certeza a 100% só na altura da postura quando este ficam com o espermiducto/ oviducto de fora.

Macho - espermiducto fino

Femea - Largo e aredondado

 

... mas ha por ai quem consiga só a olho...eu não!!!

 

Quanto a altura da postura, vais reparar que a partir de determinado momento, os escalares ficaram mais territorialistas, levemente inchados no abdomen com os respectivos orgãos genitais para fora.

Cumprimentos,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive em tempos a "panca" dos Escalares e tentei obter as diferenças entre machos e fêmeas e reparei em alguns pormenores que, normalmente batiam certo. Após a desova, na altura da protecção dos ovos o macho mostra-se mais territorial enquanto que a fêmea torna-se mais submissa, colocando os espinhos dorsal e anal junto ao corpo. Segundo ponto está na cabeça, o macho parece apresentar, na parte superior da cabeça, uma forma mais abaulada, tipo "bossa", enquanto que na fêmea apresenta-se mais recta. Claro, tudo isto em fase adulta.

Agradecia que os admiradores de Escalares me confirmassem se realmente também notam estas diferenças ou se é impressão minha. Espero ter ajudado. Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Regal !!

 

Depois de analisar ao microscopio :D os meus Escalares.. verifico que realmente, e como dizes, um deles tem a tal "bossa" na cabeça.. Este também é, por norma, o mais territorialista e o mais extrovertido. Sempre que me aproximo do aquario é ele que se agita logo em minha direcção! Outra diferença bem visivel é o tamanho. Este último é bem maior que o outro Escalar. Dizem que as cores do peixe tambem servem para distinguir os sexos.. neste caso tenho a dizer que são os dois igualzinhos.. nao fossem eles.. irmãos!!

 

Regal.. dizes que tives-te a "panca" pelos escalares?! :wink: O que é que fazias? E porque é que deixás-te de ter a "panca"? hehehe

 

Evolute

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A "panca" aparece como te está a aparecer a ti. Acontece! É muito moroso conseguir reproduzir Escalares, pois tem que se esperar que eles cresçam e que a água seja apropriada. Os Escalares que reproduzi tinham no meu aqua 3 anos e calhou ser um casal.

Esse Escalar que dizes ser o Dominador será o macho, à partida. Como em todos os peixes, normalmente é mais esbelto.

Já agora, verifica se ele tem uma faixa vermelha vertical a atravessar o olho, esta foi também uma das características do macho, mas que eu não tenho a certeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Regal..

 

Não se trata de uma "panca" mas sim o gosto natural pela aquariofilia. Os Escalares fizeram uma postura, por isso pensei em aproveitar para aprender mais alguma coisa.

Quanto ao Escalar, concordo que o maior e o mais esbelto seja o macho. Tem todos os sinais disso. Quanto à risca vermelha no olho, devo dizer-te o o olho é todo vermelho com uma risca preta vertical, mas isso tanto acontece no macho como na femea.

 

Evolute

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois! Por isso é que eu não arrisco em dizer que é uma característica! Em relação às outras características, era bom que quem visse estes comentários, revelasse um pouco do que acha em relação às mesmas, pois parece-me que existem muitas dúvidas em relação ao dimorfismo sexual dos Escalares.

No entanto e em relação às outras perguntas que me colocaste, os meus Escalares morreram, infelizmente, porque o meu termóstato rebentou. Ainda tentei salvá-los, mas fui tarde demais. Paciência!

Agora estou a desenvolver a reprodução de Bettas, mas é óbvio que não posso revelar isto aqui!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Nao concordo com essa forma de distinguir os sexos, isto porque tenho 2 casais que contrariam esse metodo.

Quanto aos casais demorarem 3 anos a formarem casais, e' possivel, mas 1 ano e' o tipico.

Abraco

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Valter!

Os meus Escalares só reproduziram a 1ª vez quando tinham 3 anos, não quer dizer que seja regra. Todos os outros que tive já os comprei semi-adultos e não sei que idade tinham quando reproduziram.

Em todos os casais que tive sempre foi visivel as duas diferenças que apresentei.

Mas toda a gente sabe que os Escalares, neste aspecto, é misterioso!

Mas obrigado pelo esclarecimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola' !!!

 

Pois.... a diferenciacao entre sexos, acho que da' "pano para mangas", mas por um olhar atento consegue-se.... ou na altura da postura :D LOL

Quanto 'a idade da postura, tenho um casal que pos ovos a primeira vez com cerca de 7 meses de idade! Mas o normal nos restante casais que tenho foi 8 meses...

Abraco

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez porque te dedicas exclusivamente aos Escalares e lhes dás as condições para que eles reproduzam o mais rápido possivel.

Tanto eu como o Evolute tivemos a reprodução num aqua comunitário. Possivelmente está aí a diferença na temporização.

Mas como disse anteriormente, ter um casal de Escalares a reproduzir pode-se considerar uma dádiva quando temos um aqua comunitário e aconselho vivamente o Evolute a dedicar-se a eles, pois pode não ter outra oportunidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Claro que me quero dedicar a eles.. isto é! A esta postura, pelo menos. Infelizmente não tenho condições de me poder dedicar-me aos Escalares nas proporções que o FishMan. Talvez um dia arranje espaço onde meter aquarios. Nessa altura dedico-me à criação de uma ou mais especies! :lol:

 

Evolute

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Amigos!!

Sendo eu tambem um amante de escalares, quis tambem participar na conversa!!

Actualmente apenas tenho 1 casal a fazer posturas de escalares porque tenho os aquarios ocupados :lol: , de qualquer forma este casal já nasceu cá em casa à cerca de um ano atrás, o casal como é jovem apenas desovam cerca de 50 ovos e devido à falta de experiencia muitos dos ovos não são fertelizados, mas a primeira vez que tiveram uma postura foi num aquario de 1,5 m que na altura teria cerca de 100 escalares :P

Quanto a distinguir o macho da femea antes de terem feito pelo menos uma desova, eu não consigo destingui-los :!::!::?:?

Até sempre

Anibal Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom !

 

 

 

Ultimamente muitos tópicos foram gerados em relação aos escalares. Bastantes trocas de informações e experiências relativas a esta especie de peixe.

 

 

Teremos o Escalar a retornar ao topo da piramide ? :wink:

 

 

 

O meu abraço a todos

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais