pedro_jocade Publicado Dezembro 30, 2015 Publicado Dezembro 30, 2015 boa tarde tenho um aquário de 60L tenho o pH 7.0 temperatura a 26 e comprei na semana passada um casal de mollys uma morreu hoje, na altura em que a comprei estavam ambos de boa saúde não tinha peixes mortos onde os comprei, deixo aqui 2 fotos do peixe alguém me consegue ajudar? Citar
jhlbjp Publicado: Dezembro 30, 2015 Publicado: Dezembro 30, 2015 Boa tarde, Pelas fotos não é facil, o peixe parece-me normal. Informe pf o seguinte: Quanto tempo tem o aquario montado? Qual a frequencia de TPA's? Qual a fauna que tem no aqua? Tem plantas no aquario? Fertiliza? Que filtragem tem e capacidade da mesma? Cumptos Citar
pedro_jocade Publicado: Dezembro 30, 2015 Autor Publicado: Dezembro 30, 2015 o aquario esta montado a 4 semanas tendo feito ciclo cerca de 3 semanas, usei fertelizante nas plantas da sera pastilhas que se coloca na raiz da planta, em relacao ao filtro tb é da marca sera é um filtro interior com capacidade para filtrar 380l por hora desculpe sou novo nestas areas e nao sei o que é a frequencia de TPA's? Citar
jhlbjp Publicado: Dezembro 30, 2015 Publicado: Dezembro 30, 2015 (editado) TPA = Troca Parcial de Água Devem ser feitas semanalmente cerca de 30 a 40%. Podem ser bisemanais, se for mais conveniente em proporções mais pequenas. O areao que colocou é areia de coral?!? Se ainda não fez nenhuma TPA desde que iniciou o aquario deve ter nível excessivos de nitratos, possivelmente amónia, etc... Tem testes para além do PH? Editado Dezembro 30, 2015 por jhlbjp Citar
pedro_jocade Publicado: Dezembro 30, 2015 Autor Publicado: Dezembro 30, 2015 (editado) ainda nao fiz troca da agua do aquario. como deve ser feita essa troca? so fiz teste do PH e era de 7.0 mas nao fiz mais nenhum teste nem tenho outro tipo de teste que nao de PH recomenda algum??? Editado Dezembro 30, 2015 por pedro_jocade Citar
jhlbjp Publicado: Dezembro 30, 2015 Publicado: Dezembro 30, 2015 Convém ter os seguintes testes: NO3 (Nitratos) NO2 (Nitritos) GH (Dureza Agua) KH (Dureza Agua) PH NH3 (Amónia) CL (Cloro) Os ultimos dois são dispensáveis, mas se os tiver, melhor ainda. O seu problema no aquario é mesmo esse, não fez qualquer troca de água. De certeza que tem amónia na mesma, os peixes não aguentam esse gás. Nem os peixes nem animal algum... Faça o quanto antes um TPA de 50%.... e mais 20% nos próximos 6 dias, dia sim dia não a ver se a coisa estabiliza. Se tiver um acondicionador de água não esqueça de usar, para eliminar o cloro da agua da rede. Não esquecer que a água a introduzir não deve ter uma diferença de temperatura de mais de 2º, caso contrário irá criar outros problemas aos peixes, com ictio, por exemplo. Só agora é que vi, somos vizinhos!!! KAKAKAKA Citar
pedro_jocade Publicado: Dezembro 30, 2015 Autor Publicado: Dezembro 30, 2015 muito obrigado pela ajuda vou proceder então a mudança de 50% da agua mas tenho uma duvida que é a seguinte ao alterar a agua o ph não vai alterar? a agua para não ter uma diferença muito grande de temperatura o que acocelha fazer? pois somos só agora é que vi tb Citar
jhlbjp Publicado: Dezembro 30, 2015 Publicado: Dezembro 30, 2015 (editado) A agua da companhia é de 7.0 (testado e comprovado) O ph é o dos fatores menos importante no aquario, não lhe dês tanto valor... O importante é não haver oscilações grandes e repentinas no mesmo. No meu aqua de 300L, o meu PH varia entre 6 e 7 todos os dias! Por causa da injeção de CO2. Como o aquario é pequeno, podes usar garrafões e enches com água da torneira aquecida pelo esquentador. Usa um termómetro para verificar a temperatura da água. Relembro que não deve ultrapassar os 2º de diferença com a água do aqua. preferencialmente para menos (como tens a 26º, no minimo a 24º) Se usares um bidão é mais facil temperares a água porque tens mais volume para ir ajustando. Dentro do garrafão só consegues medir perto da rolha e depois fica dificil ajustar. Eu uso um bidão de 60L. Editado Dezembro 30, 2015 por jhlbjp Citar
Bringer Publicado: Dezembro 30, 2015 Publicado: Dezembro 30, 2015 O pessoal já deu bons concelhos. Agora é assim, existem algumas marcas de renome nas quais podemos confiar para tratar a água e manter as coisas equilibradas, nomeadamente a nível biológico. Sem querer passar a publicidade, aconselho Seachem Prime e Seachem Stability. Não vou dizer que seja o melho do mundo, mas que é bom é. E ao contrário do que possa parecer, não é caro. Cumps José Citar
Pedro Bernardo Publicado: Dezembro 31, 2015 Publicado: Dezembro 31, 2015 Reforço o que o Bringer disse, o prime não é nada caro pois a dosagem necessária é pequena dura muito mesmo, sobre a qualidade é mesmo muito bom! Eu faço uma TPA de 130 litros e reponho água directamente da torneira e a fauna fica na boa como se nada passasse, com todos os outros acondicionadores isso não acontecia... O Prime também ajuda a inibir a amonia e nitritos o que ajuda em caso de problemas, com o ciclo. A combinação com o stability é excelente e funciona! Bringer e não se trata de publicidade, quando usamos tanta coisa e finalmente temos algo que se destaca acho que devemos aconselhar O fórum é local de partilha e também passa por aí, eu pelo menos agradeço que o façam comigo Boas festas e divirtam-se com moderação! Abraço Citar Cumprimentos Pedro Bernardo
David99 Publicado: Janeiro 3, 2016 Publicado: Janeiro 3, 2016 Eu tou usando na ciclagem o OF (OCEAN FREE) Citar
Recommended Posts